FILTRAGEM E CIRCULAÇÃO
Área dedicada a filtros, bombas, sumps e todo o restante equipamento de filtragem e circulação. DIY (Faça Você Mesmo) incluído.
769 topics in this forum
-
- 1 follower
- 37 replies
- 21.4k views
Por muito assustador que possa parecer de inicio, a manutenção de um aquário saudável é algo muito simples, dependendo do quanto dominamos conceitos básicos! Imaginem o aquário como um corpo humano! O coração e os rins estão para o corpo como o filtro está para o aquário! Quando estão bem, tudo corre bem, quando começam a ficar doentes, temos problemas graves, quando param nós morremos! No aquário, se o filtro é funcional, adequado e mantido em condições, só com muitos disparates teremos problemas no aquário. Ao contrário, com filtros deficientes, desadequados e/ou com má manutenção, vamos ter problemas! Não é uma probabilidade, é uma inevitabilidade!!! …
-
- 0 replies
- 10.4k views
O que é Filtração? Uma operação de filtração consiste essencialmente em fazer passar um fluido (líquido ou gás), por um dispositivo (filtro) formado por uma ou mais camadas de materiais diversos, conhecidos conjuntamente como o “meio filtrante”. Essa operação visa obter como produto, o fluido introduzido em estado de maior “pureza”, ou seja mais livre de eventuais agentes “poluentes” (físicos, químicos e biológicos). Este artigo trata da filtração da água para um aquário, levando em consideração as características e necessidades essenciais desta atividade. Porém, algumas considerações gerais a respeito de filtros utilizados para outras finalidades serão discutidas…
-
- 2 replies
- 5.2k views
Boas, Não sei se já aconteceu isto ao vosso filtro externo mas se sim deixo-vos aqui uma dica para solucionar. Problema: Barulho na cabeça do motor. Se algum dia depararem com este tipo de barulho no vosso filtro é sinal que precisa de manutenção. Exemplo: https://www.youtube.com/watch?v=8AEv5MThfzE Dica: Para efectuar a manutenção da cabeça do filtro convém ter sempre à mão uma escova de dentes usada e... vaselina. 1º Devem sempre retirar tudo com muita calma e jeito para não se perder nada (principalmente as 2 borrachas pequenas do veio que evitam oscilações da hélice). 2º Usem a escova de dentes para limpar tudo muito bem. 3º No fim de estar tudo bem…
-
- 2 followers
- 6 replies
- 1.5k views
Boas, tenho um aquário com as seguintes medidas: 50 x 20 x 35cm Capacidade: 35L Filtro interior da TetraTec 300 Aquecedor da Elite 25W Iluminação: calha LED Hygger HG07 de 14W, 915 lúmens no máximo (regulado para 50% - aprox. 500 lúmens) Flora : Feto de Java e uma Anubias bateria nana. Fauna Betta Splendens O filtro mesmo regulado para o mínimo parece ter um corrente um pouco forte. Há algum que seja mais "fraquinho"?
-
- 3 followers
- 19 replies
- 1k views
Olá pessoal, tenho um aquário 85cmx25x25 e o filtro indicado acima. Na mangueira que fica de fora e recolhe oxigénio tenho regulado para o mínimo, no entanto, parece que cria uma corrente muito forte no aquário incomoda os peixes. ha alguma forma de reduzir a intensidade até ficar adequada ao meu aquário?
-
- 4 followers
- 8 replies
- 1.4k views
Estou pensando em adquirir um aquário da Aquatlantis SPLENDID 80. Tem cerca de 146L ao todo. O filtro estava a pensar no Oase biomaster thermo 250. Será este um bom filtro para este aquário? E este filtro vem com filtro UV imbutido? E o aquário será uma boa compra? Sugestões? Obrigado 🙂
-
Fluval 307
by tnp21- 3 followers
- 2 replies
- 658 views
Boa tarde, montei recentemente o meu primeiro aquário de 120l onde coloquei um filtro externo Fluval 307. A minha questão será mais no sentido de perceber se o que está a ocorrer será normal ou não… o filtro aparentemente está sem ar e funciona na normalidade mas de tempos a tempos (sem padrão, acontece por vezes) o filtro parece que ganhou ar e aparecem uma bolhas de ar a sair pelo injector, mas é uma coisa de 1, 2 segundos e depois continua a trabalhar normal. Já tentei aumentar a pressão, reduzir. Desligar o filtro e bombear manualmente a ver se tinha algum ar a mais… mas de volta em meia volta a fazer. Isto acontece esteja o injector acima do nível da água ou abaixo. …
-
- 5 followers
- 50 replies
- 4.5k views
Boa noite a todos. Tenho o meu aquário com filtro externo Eheim Pro 4+. Pensava que era de 1250L/h mas afinal é 1050L/h. O aquário é de 150x50x60 O filtro tem 5 litros de capacidade na filtragem e está tudo cheio. Neste momento tenho na base Biohome Ultimate, no seguintes estagio tenho bio cerâmicas (não sei dizer a marca) e no ultimo novamente bio cerâmicas juntamente com um bag de carvão ativado e lã filtrante. No pré filtro só tem aquela esponja que já vem com o filtro. Todo este material já estava no aquário quando o comprei. O antigo dono sempre teve assim, mas com menos fauna do que eu. Tenho escalares(10), Discus (4), neons(14), tetra limão(11), ancistrus sp(…
-
- 3 followers
- 4 replies
- 866 views
Boa noite, Venho pedir a vossa ajuda para esclarecimento de uma questão sobre um filtro. Tenho um filtro externo fluval 407 que num dos tabuleiros tem um material cerâmico para filtração química: Fluval Biomax (aneis cerâmicos) Pretendo substituir este material e considero as seguintes opções Usar EHEIM SUBSTRAT PRO (tenho algum) Usar EHEIM BIOMECH (tenho algum) Comprar anéis cerâmicos de outra marca (penso serem mais baratos) Comprar o indicado pelo fabricante Será que tenho que optar pelo material original ou posso aproveitar o material que já tenho? Obrigado pela ajuda, Artur
-
- 2 followers
- 1 reply
- 654 views
Bom dia a todos. Possuo um filtro aquael, que inicialmente vinha apenas com esponja. Cortei metade e pôs no fundo as pedras de cerâmica, com a metade da esponja, mas mesmo assim, gostaria de melhorar. O que aconselham para substituir a esponja? Lã filtrante? Cumprimentos Enviado do meu SM-A546B através do Tapatalk
-
- 4 followers
- 8 replies
- 1.3k views
Boa tarde, Desde já muito obrigado a todos. Retomei recentemente o hobby e posso dizer que tudo mudou bastante! Neste momento, possuo um aquário nano de 25 litros, plantado low tech. Pretendia melhorar a filtragem do aquário. Neste momento estou a utilizar um filtro eheim liberty 75, em que na parte esquerda consegui encaixar eheim substrat pro, para realizar a filtragem biológica. Contudo, com o intuito de melhorar, pesquisei e encontrei mais algumas opções, que gostaria de discutir com vocês. - Eheim AquaCompact - já permite a colocação de matérias filtrantes melhores; - Oase Eden 501 - filtro externo... terá bom desempenho?…
-
- 1 follower
- 1 reply
- 518 views
Boas. Retomei o hobby à umas semanas e estou a usar um aquário antigo que tinha guardado. A questão é que ele tem daquelas bioboxes( não sei se é o nome correcto) e eu não encontro a tampa, agora os peixes estão sempre a saltar para lá e é um trabalho enorme para os retirar. A minha questão é...é possível retirar isto do aquário? E que filtro usar? O aquário tem 100l
-
- 1 follower
- 2 replies
- 699 views
Bom dia Caríssimos Aquariofilistas, vou-me iniciar no mundo da aquariofilia e estou com uma grande dúvida na qual necessito da vossa preciosa ajuda, tenho um aquário de 240l e estou com ideias em comprar um filtro externo JBL e1902 o mesmo tem uma capacidade de 1900l/h, a minha dúvida é não será muito muito caudal para este aquário? não colocará os peixes em stress? Agradecia a vossa opinião e ajuda. Muito grato desde já. Obrigada Fernando Mesquita
-
- 1 follower
- 3 replies
- 661 views
Bom dia Recentemente adquiri um filtro externo JBL e1502. Instalei ontem e faz bastante barulho, mesmo dentro do armário. Já desmontei e voltei a montar várias vezes, reiniciei várias vezes, já o "abanei" para retirar todo o ar e o barulho continua... bastante vibração. Alguém sabe mais algo que possa tentar? Não há nada (mangueiras, etc) a tocar no armário...
-
- 2 followers
- 2 replies
- 1.1k views
Boa tarde. Hoje, ao ligar o filtro x6 depois de uma troca parcial de água, ele nao inicia com a sua potência normal e sempre de uma forma pulsante. Porque esta acontecer esto? O motor morreu? O motor tem 2 anos, acabou a garantia no mês passado. Como posso resolver esto? Obrigado
-
- 2 followers
- 4 replies
- 773 views
Bom dia, Estou a planear fazer um aquário nano (30 L) com algumas plantas e camarões. Alguém me recomenda um filtro interno adequado que, principalmente, seja silencioso? Obrigado desde já 🙂
-
- 3 followers
- 7 replies
- 1.7k views
Oase Biaster Thermo 850 Iniciando um projeto de uma aquário 120x50x45 (CxLxA) virado para o aquaescape Filtro que estou a pensar colocar é um Oase Biomaster Thermo 850. (Inicialmente queria comprar um mais tarde outro para ter 2(sempre ouvi dizer que na filtragem nunca se é de mais) Alguém têm e que me possa dar feedback? Será suficiente para um aquário de aproximadamente 300L
-
- 1 follower
- 0 replies
- 1.2k views
Bom dia todos! Estive meio ausente da aquariofila durante alguns anos, mas nunca completamente fora. É impossível :) Sempre houve alguma água (pouca) e algumas barbatanas por casa. Verão passado (2021), tive a oportunidade de arranjar um aquario de 300L bem em conta, e como a filha (7 anos na altura) até gosta de ver uns peixinhos... Hora de arregaçar as mangas com um pouco de bricolage. O aquário necessitava de uma boa limpeza e algumas mas pequenas "obras", mas nada de mais... com mais um par de mãos da filha, rapidamente se concluiu :) Objetivo eram peixes peixes dourados. Ora, estes peixes crescem um bom bocado e são um bocado "cagões", o …
-
- 4 followers
- 13 replies
- 2k views
Boas maltinha, Trago a discussão um produto muito recente, que creio ainda não ter chegado ao mercado Português. De qualquer das formas, e tendo como ponto de partida as vossas experiências com filtros, inflows e outlows, que inputs poderão dar sobre este produto?! Vantagens e desvantagens assim à partida. O produto que me refiro é o novo NEO Mixer da Aquario. Basicamente é uma solução integrada de um outflow com um difusor inline mas que não deixa de ser um difusor de cerâmica. O que tem a dizer sobre isto? O produto -> http://aquario.co.kr/unit/neoMixer.php Um unboxing ->
-
- 1 follower
- 1 reply
- 878 views
Boas tardes tenho um aquário de 70 litros com sump integrado , tenho uma bomba de 600 litros gostava de saber se é suficiente ou devia aumentar
-
- 1 follower
- 11 replies
- 1k views
Boa noite malta, Tenho atualmente um filtro interno mas estou a pensar comprar um filtro Hang On, mas as recargas são muito caras e tem que se mudar mais ou menos de duas em duas semanas, Estava a pensar comprar o filtro marina s10 pois o meu aquário é de 20L, têm dicas para substituir as recargas que a marca vende ? Sei por exemplo que posso colocar cerâmicas dentro, algo mais ? Muito obrigado
-
- 3 followers
- 10 replies
- 2.2k views
Muito boa tarde. Quando me iniciei neste hobby, fi-lo com um tanque de 100 litros brutos. Na altura andei à procura de um filtro para o mesmo e sugeriram-me o Fluval 207, que supostamente serve aquários de 60 a 220 litros, com um caudal de 460 litros/hora. Acabei por compra-lo e, tirando uns plásticos que eu considero de menor qualidade aqui e ali, funcionou muito bem durante dois anos, altura em que, depois de uma TPA, teimava em verter água. Como havia um igual para venda aqui na minha cidade (em segunda mão, mas nunca tinha sido utilizado), e eu não queria perder as bactérias que tinha no filtro antigo, fiz uma compra por impulso desse segundo e pu-lo a funcionar…
-
- 2 followers
- 9 replies
- 1.1k views
Olá a todos. Espero que estejam bem. Venho de novo pedir a vossa ajuda nesta questão. Há cerca de 4 semanas que iniciámos um aquário e colocámos as plantas que surgiram desde logo com biofilme mas que me foi explicado logo aqui pelo João e pelo Álvaro que era normal e que iria existir até se alcançar o equilíbrio. Assim foi, escovámos os troncos e as plantas com escova de dentes como aconselhado, para retirar excesso, e depois iniciámos a introdução dos peixes. Contudo, apesar de o aquário e as plantas e troncos terem ficado limpos, continuamos a ter de lavar as esponjas do filtro e limpar os vidros do aquário e os tubos todos os dias, porque surge uma espécie de ge…
-
- 1 reply
- 863 views
Olá a todos! Estou aqui com uma dúvida existencial! Precisava de fazer limpeza do meu Seachem Tidal 35 porque já começou a fazer o barulho habitual de quem precisa de limpeza. No entanto...ainda estou no processo de ciclagem e estou na duvida se limpar não me vai estragar as coisas, nomeadamente fazer desaparecerem as boas bactérias. Alguem me pode ajudar no que devo fazer? Desde já obrigado!
-
- 2 followers
- 4 replies
- 925 views
[RESOLVIDO] Boas a todos! Estou aqui com um problema com o filtro. Após uma limpeza ele começou a fazer um barulho que me pareceu ser o típico ar, esperei. No entanto tem estado com o mesmo barulho desde então. A água continua a fluir normalmente, já verifiquei o impeller e parece-me que está ok, além de mais o filtro é praticamente novo. Há algum motivo para causar o barulho? Desde já agradeço.
-
- 3 followers
- 10 replies
- 1.9k views
Boa noite pessoal!! Tenho aquário comunitário com cerca de 200 litros e tinha 2 filtros da Eheim classic 2213 mas um queimou já não tem arranjo e outro já tive colar a curva por onde entra a agua no filtro e por isso prefiro substituir os dois filtros só por um e estou a pensar no filtro EHEIM PRO 4+ 250. Gostava de receber feedbacks sobre este filtro e outras opções dentro dos valores deste( +- 150€). Desde já muito obrigado pela ajuda. Bom ano para todos.
-
- 1 follower
- 1 reply
- 797 views
Filtro Biológico de Fundo: informaram- me numa loja d "aquariofilia" que FBF dá cabo da cola dos AQUÁRIOS ? - ISTO TEM FUNDAMENTO ?
-
- 2 followers
- 3 replies
- 553 views
Bom dia, Alguém utiliza ou já utilizou este filtro? Recomendam? Abraço
-
- 2 followers
- 8 replies
- 2.5k views
Bom dia! Sou aqui novo e venho perguntar como devo calcular o tipo de filtro. Devo multiplicar por cinco o volume do aquario (120 L/125 L) ou por mais? Que outros parâmetros devo ter em conta? Parece que o Eheim é o melhor, pelo que li, por esse facto é a marca da minha preferência. O problema é:qual? Estou-me a iniciar na aquariofilia e quase nada sei! Agradecia que me elucidassem.
-
- 2 followers
- 2 replies
- 856 views
Boa tarde! Tinha decidido comprar o Eheim pro 4+ 350 - pareceu-me bem para um aquário de 125 Litros. Vi no manual on line que, na manutenção havia perigo de entalamento devido à magnetização. Que devo entender por isto? Apenas uma entaladela, ou mais do que isso (que não me parece provável) e me levará a ter de escolher outro de outra marca?
-
- 1 follower
- 6 replies
- 1.5k views
Olá boa noite só uma pergunta que me anda aqui a fazer o Tico e o Teco baralhado. Bem tenho um aqua de 60l e um filtro externo fluval 207 o a entrada do tubo da água que está no aqua está oposto que sai a água para o aquário. Estou a falar do tubo do chupador que está dentro do aqua, para o filtro e o que sai do filtro para dentro do aqua estão os 2( visto de frente o bocal que sai a água no nosso lado direito e o que entra no lado esquerdo. Faço me entender? https://photos.app.goo.gl/NuJ9yCxq2QEZQsSe6
-
- 0 replies
- 975 views
Bom dia, Partilho dois artigos sobre o impacto da agua da torneira (com os elementos usados para a manter "saudável para humanos") nas bactérias nitrificantes. Este é um estudo norte americano sobre as suas águas. Não quero defender com estes estudos que vou deixar de usar anti-cloro, ou outro tipo de técnicas, até porque não vou alterar os meus hábitos pois o impacto nos peixes é bem visível, porém fico muito mais sossegado em relação a limpezas de equipamento de aquários. A leitura é curta e fácil apesar de estar em inglês. Espero que ajude. Bacterial Nitrification in Chloraminated Water Supplies https://journals.asm.org/doi/pdf/10.1128/a…
-
- 2 followers
- 15 replies
- 1.4k views
Boa noite. Tenho um aquário de 80L, uso um filtro interno que vinha com o aquário (cleansys 600), já foi trocado duas vezes em 6 meses por causa do barulho que faz... Já o limpei vezes sem conta e quando começa a fazer barulho não à limpeza que valha. Queria saber qual ou quais as melhor marcas, pois queria comprar um que desse menos problemas... Será, Marina, Eheim... Estava virado para comprar um da Eheim mas disseram me que a Será eram melhores e até para trocar as matérias filtrantes eram melhores... Atenção estou a falar de filtros internos. Preciso de ajuda. Obrigado
-
- 4 followers
- 9 replies
- 1.3k views
Boas sou novo neste hobby, não tenho um grande orçamento e foi me oferecido um aquário de 105 litros, (70x30x50) e após várias horas de pesquisa percebi que os filtros internos não são muito bem vistos (se alguém me puder explicar o porquê agradecia), mas acabam por ser os mais baratos. Percebi que devo ter um filtro com capacidade de circulação por volta dos 525 l/h , entretanto encontrei este filtro da Sicce Shark e queria perguntar o que acham dele e se podia fazer alguma coisa para o melhorar . Obrigado
-
- 2 followers
- 7 replies
- 1.5k views
Boa tarde. Sou novo aqui no forum portanto não sei se estou a colocar a minha dúvida no lugar correto... Vou comprar um filtro novo e estou indeciso entre o Fluval 207, o Tetra EX 800 Plus e o Sera Fil Bioactive ( estou mais inclinado para o fluval). O aquário é de 120L com plantas naturais e gostava de saber algumas opiniões para estar convicto na minha decisão final.
-
Members
No members to show