FILTRAGEM E CIRCULAÇÃO
Área dedicada a filtros, bombas, sumps e todo o restante equipamento de filtragem e circulação. DIY (Faça Você Mesmo) incluído.
760 topics in this forum
-
- 2 followers
- 37 replies
- 18.3k views
Por muito assustador que possa parecer de inicio, a manutenção de um aquário saudável é algo muito simples, dependendo do quanto dominamos conceitos básicos! Imaginem o aquário como um corpo humano! O coração e os rins estão para o corpo como o filtro está para o aquário! Quando estão bem, tudo corre bem, quando começam a ficar doentes, temos problemas graves, quando param nós morremos! No aquário, se o filtro é funcional, adequado e mantido em condições, só com muitos disparates teremos problemas no aquário. Ao contrário, com filtros deficientes, desadequados e/ou com má manutenção, vamos ter problemas! Não é uma probabilidade, é uma inevitabilidade!!! …
-
- 0 replies
- 9.5k views
O que é Filtração? Uma operação de filtração consiste essencialmente em fazer passar um fluido (líquido ou gás), por um dispositivo (filtro) formado por uma ou mais camadas de materiais diversos, conhecidos conjuntamente como o “meio filtrante”. Essa operação visa obter como produto, o fluido introduzido em estado de maior “pureza”, ou seja mais livre de eventuais agentes “poluentes” (físicos, químicos e biológicos). Este artigo trata da filtração da água para um aquário, levando em consideração as características e necessidades essenciais desta atividade. Porém, algumas considerações gerais a respeito de filtros utilizados para outras finalidades serão discutidas…
-
- 2 replies
- 4.8k views
Boas, Não sei se já aconteceu isto ao vosso filtro externo mas se sim deixo-vos aqui uma dica para solucionar. Problema: Barulho na cabeça do motor. Se algum dia depararem com este tipo de barulho no vosso filtro é sinal que precisa de manutenção. Exemplo: https://www.youtube.com/watch?v=8AEv5MThfzE Dica: Para efectuar a manutenção da cabeça do filtro convém ter sempre à mão uma escova de dentes usada e... vaselina. 1º Devem sempre retirar tudo com muita calma e jeito para não se perder nada (principalmente as 2 borrachas pequenas do veio que evitam oscilações da hélice). 2º Usem a escova de dentes para limpar tudo muito bem. 3º No fim de estar tudo bem…
-
- 2 followers
- 2 replies
- 244 views
Bom dia Caríssimos Aquariofilistas, vou-me iniciar no mundo da aquariofilia e estou com uma grande dúvida na qual necessito da vossa preciosa ajuda, tenho um aquário de 240l e estou com ideias em comprar um filtro externo JBL e1902 o mesmo tem uma capacidade de 1900l/h, a minha dúvida é não será muito muito caudal para este aquário? não colocará os peixes em stress? Agradecia a vossa opinião e ajuda. Muito grato desde já. Obrigada Fernando Mesquita
-
- 2 followers
- 3 replies
- 215 views
Bom dia Recentemente adquiri um filtro externo JBL e1502. Instalei ontem e faz bastante barulho, mesmo dentro do armário. Já desmontei e voltei a montar várias vezes, reiniciei várias vezes, já o "abanei" para retirar todo o ar e o barulho continua... bastante vibração. Alguém sabe mais algo que possa tentar? Não há nada (mangueiras, etc) a tocar no armário...
-
- 5 followers
- 2 replies
- 734 views
Boa tarde. Hoje, ao ligar o filtro x6 depois de uma troca parcial de água, ele nao inicia com a sua potência normal e sempre de uma forma pulsante. Porque esta acontecer esto? O motor morreu? O motor tem 2 anos, acabou a garantia no mês passado. Como posso resolver esto? Obrigado
-
- 3 followers
- 4 replies
- 301 views
Bom dia, Estou a planear fazer um aquário nano (30 L) com algumas plantas e camarões. Alguém me recomenda um filtro interno adequado que, principalmente, seja silencioso? Obrigado desde já 🙂
-
- 4 followers
- 7 replies
- 789 views
Oase Biaster Thermo 850 Iniciando um projeto de uma aquário 120x50x45 (CxLxA) virado para o aquaescape Filtro que estou a pensar colocar é um Oase Biomaster Thermo 850. (Inicialmente queria comprar um mais tarde outro para ter 2(sempre ouvi dizer que na filtragem nunca se é de mais) Alguém têm e que me possa dar feedback? Será suficiente para um aquário de aproximadamente 300L
-
- 1 follower
- 0 replies
- 761 views
Bom dia todos! Estive meio ausente da aquariofila durante alguns anos, mas nunca completamente fora. É impossível :) Sempre houve alguma água (pouca) e algumas barbatanas por casa. Verão passado (2021), tive a oportunidade de arranjar um aquario de 270L bem em conta, e como a filha (7 anos na altura) até gosta de ver uns peixinhos... Hora de arregaçar as mangas com um pouco de bricolage. O aquário necessitava de uma boa limpeza e algumas mas pequenas "obras", mas nada de mais... com mais um par de mãos da filha, rapidamente se concluiu :) Objetivo eram peixes peixes dourados. Ora, estes peixes crescem um bom bocado e são um bocado "cagões", o …
-
- 5 followers
- 13 replies
- 862 views
Boas maltinha, Trago a discussão um produto muito recente, que creio ainda não ter chegado ao mercado Português. De qualquer das formas, e tendo como ponto de partida as vossas experiências com filtros, inflows e outlows, que inputs poderão dar sobre este produto?! Vantagens e desvantagens assim à partida. O produto que me refiro é o novo NEO Mixer da Aquario. Basicamente é uma solução integrada de um outflow com um difusor inline mas que não deixa de ser um difusor de cerâmica. O que tem a dizer sobre isto? O produto -> http://aquario.co.kr/unit/neoMixer.php Um unboxing ->
-
- 1 follower
- 1 reply
- 389 views
Boas tardes tenho um aquário de 70 litros com sump integrado , tenho uma bomba de 600 litros gostava de saber se é suficiente ou devia aumentar
-
- 1 follower
- 11 replies
- 612 views
Boa noite malta, Tenho atualmente um filtro interno mas estou a pensar comprar um filtro Hang On, mas as recargas são muito caras e tem que se mudar mais ou menos de duas em duas semanas, Estava a pensar comprar o filtro marina s10 pois o meu aquário é de 20L, têm dicas para substituir as recargas que a marca vende ? Sei por exemplo que posso colocar cerâmicas dentro, algo mais ? Muito obrigado
-
- 3 followers
- 10 replies
- 1.1k views
Muito boa tarde. Quando me iniciei neste hobby, fi-lo com um tanque de 100 litros brutos. Na altura andei à procura de um filtro para o mesmo e sugeriram-me o Fluval 207, que supostamente serve aquários de 60 a 220 litros, com um caudal de 460 litros/hora. Acabei por compra-lo e, tirando uns plásticos que eu considero de menor qualidade aqui e ali, funcionou muito bem durante dois anos, altura em que, depois de uma TPA, teimava em verter água. Como havia um igual para venda aqui na minha cidade (em segunda mão, mas nunca tinha sido utilizado), e eu não queria perder as bactérias que tinha no filtro antigo, fiz uma compra por impulso desse segundo e pu-lo a funcionar…
-
- 2 followers
- 9 replies
- 446 views
Olá a todos. Espero que estejam bem. Venho de novo pedir a vossa ajuda nesta questão. Há cerca de 4 semanas que iniciámos um aquário e colocámos as plantas que surgiram desde logo com biofilme mas que me foi explicado logo aqui pelo João e pelo Álvaro que era normal e que iria existir até se alcançar o equilíbrio. Assim foi, escovámos os troncos e as plantas com escova de dentes como aconselhado, para retirar excesso, e depois iniciámos a introdução dos peixes. Contudo, apesar de o aquário e as plantas e troncos terem ficado limpos, continuamos a ter de lavar as esponjas do filtro e limpar os vidros do aquário e os tubos todos os dias, porque surge uma espécie de ge…
-
- 2 followers
- 1 reply
- 420 views
Olá a todos! Estou aqui com uma dúvida existencial! Precisava de fazer limpeza do meu Seachem Tidal 35 porque já começou a fazer o barulho habitual de quem precisa de limpeza. No entanto...ainda estou no processo de ciclagem e estou na duvida se limpar não me vai estragar as coisas, nomeadamente fazer desaparecerem as boas bactérias. Alguem me pode ajudar no que devo fazer? Desde já obrigado!
-
- 2 followers
- 4 replies
- 400 views
[RESOLVIDO] Boas a todos! Estou aqui com um problema com o filtro. Após uma limpeza ele começou a fazer um barulho que me pareceu ser o típico ar, esperei. No entanto tem estado com o mesmo barulho desde então. A água continua a fluir normalmente, já verifiquei o impeller e parece-me que está ok, além de mais o filtro é praticamente novo. Há algum motivo para causar o barulho? Desde já agradeço.
-
- 3 followers
- 10 replies
- 900 views
Boa noite pessoal!! Tenho aquário comunitário com cerca de 200 litros e tinha 2 filtros da Eheim classic 2213 mas um queimou já não tem arranjo e outro já tive colar a curva por onde entra a agua no filtro e por isso prefiro substituir os dois filtros só por um e estou a pensar no filtro EHEIM PRO 4+ 250. Gostava de receber feedbacks sobre este filtro e outras opções dentro dos valores deste( +- 150€). Desde já muito obrigado pela ajuda. Bom ano para todos.
-
- 2 followers
- 1 reply
- 455 views
Filtro Biológico de Fundo: informaram- me numa loja d "aquariofilia" que FBF dá cabo da cola dos AQUÁRIOS ? - ISTO TEM FUNDAMENTO ?
-
- 2 followers
- 3 replies
- 301 views
Bom dia, Alguém utiliza ou já utilizou este filtro? Recomendam? Abraço
-
- 3 followers
- 8 replies
- 1k views
Bom dia! Sou aqui novo e venho perguntar como devo calcular o tipo de filtro. Devo multiplicar por cinco o volume do aquario (120 L/125 L) ou por mais? Que outros parâmetros devo ter em conta? Parece que o Eheim é o melhor, pelo que li, por esse facto é a marca da minha preferência. O problema é:qual? Estou-me a iniciar na aquariofilia e quase nada sei! Agradecia que me elucidassem.
-
- 3 followers
- 2 replies
- 433 views
Boa tarde! Tinha decidido comprar o Eheim pro 4+ 350 - pareceu-me bem para um aquário de 125 Litros. Vi no manual on line que, na manutenção havia perigo de entalamento devido à magnetização. Que devo entender por isto? Apenas uma entaladela, ou mais do que isso (que não me parece provável) e me levará a ter de escolher outro de outra marca?
-
- 2 followers
- 6 replies
- 697 views
Olá boa noite só uma pergunta que me anda aqui a fazer o Tico e o Teco baralhado. Bem tenho um aqua de 60l e um filtro externo fluval 207 o a entrada do tubo da água que está no aqua está oposto que sai a água para o aquário. Estou a falar do tubo do chupador que está dentro do aqua, para o filtro e o que sai do filtro para dentro do aqua estão os 2( visto de frente o bocal que sai a água no nosso lado direito e o que entra no lado esquerdo. Faço me entender? https://photos.app.goo.gl/NuJ9yCxq2QEZQsSe6
-
- 0 replies
- 692 views
Bom dia, Partilho dois artigos sobre o impacto da agua da torneira (com os elementos usados para a manter "saudável para humanos") nas bactérias nitrificantes. Este é um estudo norte americano sobre as suas águas. Não quero defender com estes estudos que vou deixar de usar anti-cloro, ou outro tipo de técnicas, até porque não vou alterar os meus hábitos pois o impacto nos peixes é bem visível, porém fico muito mais sossegado em relação a limpezas de equipamento de aquários. A leitura é curta e fácil apesar de estar em inglês. Espero que ajude. Bacterial Nitrification in Chloraminated Water Supplies https://journals.asm.org/doi/pdf/10.1128/a…
-
- 2 followers
- 15 replies
- 709 views
Boa noite. Tenho um aquário de 80L, uso um filtro interno que vinha com o aquário (cleansys 600), já foi trocado duas vezes em 6 meses por causa do barulho que faz... Já o limpei vezes sem conta e quando começa a fazer barulho não à limpeza que valha. Queria saber qual ou quais as melhor marcas, pois queria comprar um que desse menos problemas... Será, Marina, Eheim... Estava virado para comprar um da Eheim mas disseram me que a Será eram melhores e até para trocar as matérias filtrantes eram melhores... Atenção estou a falar de filtros internos. Preciso de ajuda. Obrigado
-
- 4 followers
- 9 replies
- 702 views
Boas sou novo neste hobby, não tenho um grande orçamento e foi me oferecido um aquário de 105 litros, (70x30x50) e após várias horas de pesquisa percebi que os filtros internos não são muito bem vistos (se alguém me puder explicar o porquê agradecia), mas acabam por ser os mais baratos. Percebi que devo ter um filtro com capacidade de circulação por volta dos 525 l/h , entretanto encontrei este filtro da Sicce Shark e queria perguntar o que acham dele e se podia fazer alguma coisa para o melhorar . Obrigado
-
- 2 followers
- 7 replies
- 757 views
Boa tarde. Sou novo aqui no forum portanto não sei se estou a colocar a minha dúvida no lugar correto... Vou comprar um filtro novo e estou indeciso entre o Fluval 207, o Tetra EX 800 Plus e o Sera Fil Bioactive ( estou mais inclinado para o fluval). O aquário é de 120L com plantas naturais e gostava de saber algumas opiniões para estar convicto na minha decisão final.
-
- 1 follower
- 9 replies
- 504 views
Afastei me por uns tempos desse hobby agora voltei novamente mas tenho uma dúvida em relação ao filtro eu tinha e tenho um eheim 2217. A questão é se recompensa comprar um ecco ou um que consuma uns 8 a 10w por causa dos custos de electricidade, será que compensaria gastar agora uns 100€ ou ficar com o que tenho pois o que tenho é excelente mas gasta 20w, precisava de opiniões.... Ps terei de gastar no meu eheim 45€ em torneiras duplas.
-
- 1 follower
- 3 replies
- 413 views
Bom dia, tenho um filtro de mochila eheim liberty 130 com os cartuxos de origem (2617411 e 2617401). Recomendam alguma mudança para melhorar a filtragem? Adicionar outro tipo de materiais filtrantes, esponjas? Os melhores cumprimentos, André
-
- 1 follower
- 1 reply
- 555 views
Pessoal ontem ao tentar tirar o tubo que liga á carcaça do filtro partiu-se isso existe á venda?
-
- 2 followers
- 6 replies
- 474 views
Boa tarde a todos, Preciso da vossa ajuda, posso encher o aquário com a água da torneira e depois adicionar o acondicionador ou devo adicionar o acondicionador na água antes de colocar a água no aquário? Durante o processo de ciclagem devo continuar a adicionar o acondicionador todos os dias? Obrigada
-
- 2 followers
- 7 replies
- 863 views
Boa noite, vou voltar a montar o meu aquário, tenho um eheim liberty 130 de mochila, em que sempre o usei com os cartuchos de origem, uma esponja azul, uma esponja verde e a preta de carvão cativo. Será que o filtro tem um melhor desempenho com medias em vez dos cartuchos? se sim devo manter algum deles em conjunto com as medias e que medias devo usar? Obrigado🙂
-
- 2 followers
- 2 replies
- 468 views
Olá a todos, Estou montando um aquário para um Beta, increvi me no fórum porque tenho algumas dúvidas visto ser o nosso primeiro projeto. Depois de algumas pesquisas comprei um aquário de 38 litros e um filtro hang on hf 400/350 l/h porque na caixa dizia de 30 a 80 litros, a minha primeira dúvida é: será demasiado para o meu aquário? Visto que existe o 300/290 l/f? A minha segunda dúvida é com relação as mídias biológicas, o que aconselham? E para terminar é a escolha do substrato, já li imenso sobre este tema e estou confusa visto haver quem diz que o cascalho é o melhor outros dizem ser a areia, o que acham? Vou começar com plantas artificiais …
-
- 1 follower
- 4 replies
- 730 views
Olá! Comprei um filtro interno Tc-200 apenas fornece a limpeza da água ou também da oxigénio? Se não fornece oxigénio o que devo fazer?
-
- 1 follower
- 3 replies
- 513 views
Boas a todos, recentemente tive que me mudar e com isso fui desativando os vários aquários que tinha, fiquei apenas com este de 60l onde agora pretendo conseguir manter 2 bettas a cada ponta e outras espécies no meio onde deixei um espaço maior, usando o mesmo aquário e o filtro que tenho. Foi então que tive a ideia de fazer estas divisórias fazendo assim 3 compartimentos, mas para tal fiz também um segundo fundo onde ficou o filtro e o termostato. Optei por apenas furar o fundo e não as divisórias(caso seja logo se fura) a minha dúvida é se apenas com os furos que fiz a água é filtrada decentemente. Aceito qualquer tipo de sugestão e ajuda. Deixo aqui a…
-
- 2 followers
- 5 replies
- 633 views
,Olá boa tarde tenho um aqua de 60 litros com umas plantas e uns 20 peixes lol comprei um Fluval 207. Tenho uma dúvida: gostaria de saber mais ou menos em quanto tempo faço tpas semanalmente ou de 2 em 2 semanas visto k o filtro consegue filtrar bem a água. Obrigado