Dois filtros são melhor que um?


Recommended Posts

Muito boa tarde.

Quando me iniciei neste hobby, fi-lo com um tanque de 100 litros brutos. Na altura andei à procura de um filtro para o mesmo e sugeriram-me o Fluval 207, que supostamente serve aquários de 60 a 220 litros, com um caudal de 460 litros/hora. Acabei por compra-lo e, tirando uns plásticos que eu considero de menor qualidade aqui e ali,  funcionou muito bem durante dois anos, altura em que, depois de uma TPA, teimava em verter água. Como havia um igual para venda aqui na minha cidade (em segunda mão, mas nunca tinha sido utilizado), e eu não queria perder as bactérias que tinha no filtro antigo, fiz uma compra por impulso desse segundo e pu-lo a funcionar. Até agora, tudo bem... nunca me deixou ficar mal. O antigo ficou guardado para uma eventual troca de peças.

Ora, estou a começar uma nova montagem e o aquário que escolhi é ligeiramente maior... tem capacidade para 126 litros brutos. Em termos práticos, até acho que vou ter menos água dentro dele, porque vou ter muito mais pedras e vou usar muita rocha vulcânica no fundo para subir o substrato, mas como tenho muito tempo livre pus-me a pensar se não seria uma boa ideia pegar no filtro antigo e ligar os dois neste novo aquário. Ah... convém dizer que entretanto descobri o que se passa com o filtro antigo... é apenas a borracha que veda a tampa que precisa ser trocada. 

Eu não quero ter mais circulação de água no aquário... apenas mais bactérias dentro do filtro. Em contrapartida teria que comprar mais media (que não é barata) e teria que colocar mais equipamento dentro do tanque. Para não falar do aumento do gasto de energia. Acham que vale a pena, ou no meu lugar continuavam a usar apenas um filtro? A verdade é que, com tanta rocha vulcânica no fundo, também já terei aí um aumento de bactérias benéficas.

Estou indeciso, e agradeço todas as opiniões que me possam dar. Já andei à procura de artigos sobre este assunto na Internet e percebi que há muita variação nas respostas.

Um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas José Carlos 

Para que estares a complicar,se um faz o seu trabalho para que ter dois filtros,se esse fosse fraco e não desse,então já se justificava os dois,não contando que seriam dois a fazer a manutenção mesmo que intercalada,guarda o outro para se houver um acidente tens sempre um para substituir.

É esta a minha opinião.

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

47 minutes ago, Alvaro Silva said:

Boas José Carlos 

Para que estares a complicar,se um faz o seu trabalho para que ter dois filtros,se esse fosse fraco e não desse,então já se justificava os dois,não contando que seriam dois a fazer a manutenção mesmo que intercalada,guarda o outro para se houver um acidente tens sempre um para substituir.

É esta a minha opinião.

Abraços

Obrigado pela resposta, Álvaro... mas fico sempre com a sensação de que mais bactérias benéficas são melhores para o aquário. De qualquer forma, acho que vou seguir o seu conselho... se a coisa começar a correr pior, logo vejo o que fazer. Eheh. Um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lembraste de há uns tempos termos falado de colocar rocha vulcânica debaixo do substrato para o elevar? Esse método é muito bom para ter mais bactérias. Parece me mais adequado ao que queres. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

20 minutes ago, Texasrangel said:

Lembraste de há uns tempos termos falado de colocar rocha vulcânica debaixo do substrato para o elevar? Esse método é muito bom para ter mais bactérias. Parece me mais adequado ao que queres

Sim… isso já vou fazer. E são muitos quilos de rocha, portanto, por aí, acho que vou ficar bem servido. Julgo estar respondida, a minha questão. Para a próxima penso mais um bocadinho antes de abrir novos tópico no fórum. Eheh. Obrigado pela ajuda!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esta tua duvida agora pos-me a pensar, se no caso de colocares os dois a funcionar, se seria possivel pores os dois ligados um ao outro, sendo que assim apenas terias um in e um out no aquario... 😄

Dito isto, se nao vais ter mais aqua gue tinhas anteriormente, como ja disseram nao vejo necessidade de teres outro filtro, se no aquário antigo apenas um funcionava bem. Mais coisas para fazer a manutencao e para te preocupares, nao vale a pena!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 hours ago, PMarinho said:

Esta tua duvida agora pos-me a pensar, se no caso de colocares os dois a funcionar, se seria possivel pores os dois ligados um ao outro, sendo que assim apenas terias um in e um out no aquario... 😄

Pois... seria essa a minha próxima questão, mas já ouvi dizer que ligar os dois filtros em cadeia pode fazer com que a coisa corra muito mal. Há vídeos no Youtube onde se defende que é possível fazer-se... alguns com os dois filtros ligados, outros com um filtro ligado e outro desligado... há os que defendem que deves tirar a hélice de um dos filtros... há quem diga que um filtro pode avariar e rebentar com o outro... como disse no início, há opiniões para tudo. Eu vou manter apenas um filtro a funcionar e logo vejo o resultado. Com a quantidade de rocha de lava que vou ter dentro do aquário, não me devem faltar bactérias benéficas, e se a coisa começar a correr pior monto o segundo filtro independente do primeiro. É a coisa mais sensata a fazer, e a mais barata também. Eheh.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E na verdade faz sentido sim... ainda que tires a helice, estas a forcar a agua a passar outra vez pelas midias, esponjas, etc... Capaz de causar mais esforco e desgaste na bomba do filtro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

19 hours ago, PMarinho said:

E na verdade faz sentido sim... ainda que tires a helice, estas a forcar a agua a passar outra vez pelas midias, esponjas, etc... Capaz de causar mais esforco e desgaste na bomba do filtro.

Exacto. Às tantas ainda dou cabo dos dois filtro e fico sem nenhum. Melhor jogar pelo seguro!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como já disse o Álvaro, não compliques... queres mais matéria filtrante compras um filtro maior e pronto, ligar 2 filtros em série tem demasiadas coisas que podem correr mal.

 

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 hours ago, João Cardoso (Kadoxu) said:

Como já disse o Álvaro, não compliques... queres mais matéria filtrante compras um filtro maior e pronto, ligar 2 filtros em série tem demasiadas coisas que podem correr mal.

Já decidi que é isso que vou fazer, João. Mas obrigado por reforçares a minha decisão. Um abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais