media para Fluval 407


aras

Recommended Posts

Boa noite,

Venho pedir a vossa ajuda para esclarecimento de uma questão sobre um filtro.
Tenho um filtro externo fluval 407 que num dos tabuleiros tem um material cerâmico para filtração química: Fluval Biomax (aneis cerâmicos)

Pretendo substituir este material e considero as seguintes opções

  1. Usar EHEIM SUBSTRAT PRO (tenho algum)
  2. Usar EHEIM BIOMECH (tenho algum)
  3. Comprar anéis cerâmicos de outra marca (penso serem mais baratos)
  4. Comprar o indicado pelo fabricante

Será que tenho que optar pelo material original ou posso aproveitar o material que já tenho?

Obrigado pela ajuda,

 

Artur
 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. O Biomech parece-me melhor que o Substrato Pro. De qualquer maneira, e se tiveres espaço, até podes misturar os dois (ou os três, se também incluires o Biomax - que, a meu ver, é o pior de todos). Não há nada que te impeça de o fazeres, e as recomendações da marca servem só para te indicar material que eles têm para vender.

Dito isto, e se estiveres disposto a optar por outra marca, existem duas que eu recomendaria... o Neo Media Pure (é o que eu uso, mas é um bocadinho caro) ou o Seachem Matrix (que é dos melhores no mercado, e em algumas lojas até encontras à venda ao quilo).

Já agora, quantos cestos tem o teu filtro e em quantos usas Media? Pergunto porque eu tenho um 207 e optei por ignorar tudo o que a marca recomenda. Como o filtro já tem aquelas primeiras esponjas, eu optei por usar lã filtrante no cesto de baixo (uma camada) e Media; no cesto do meio apenas Media e no de cima Media seguido de um saco de Purigen (que serve para limpar todos aqueles detritos que nem sequer vemos a olho nú). 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Obrigado pelo feedback. O meu filtro tem 4 cestos e o que o fabricante recomenda é o seguinte (de baixo para cima):

Vou então colocar os produtos eheim que já tenho cesto 2.

 

E no cesto 3 ou coloco carbono ou não coloca nada, certo?

O link que usei para ver os media foi https://www.amazon.es/stores/page/33FAF63E-9670-4C07-92BE-5AB29BE17C05?ingress=2&visitId=3d29455a-e0fd-478c-af3e-7b0617d6dfcd&ref_=ast_bln

Obrigado,

 

Artur

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois... lá está... isso é o que o fabricante recomenda. Eu optei por não usar nada disso. Porquê colocar esponjas nas cestas se o filtro já tem as primeiras esponjas por onde passa a água? Eu preenchi todo o espaço que podia (das cestas) com Media. Adicionei só lã filtrante, para apanhar algum detrito que passe pelas primeiras esponjas, e o tal  Purigen, mais até para ter uma água mais límpida... mas o objectivo dele é o que te disse - apanhar aquelas coisas que quase não são visíveis a olho nú.

Não faz grande sentido usar carvão activado... o que o carvão faz (e isso aprendi aqui no fórum) é o mesmo que o Purigen. Mas assim que o carvão está saturado, começa a libertar outra vez o que apanhou. Na prática, terias que estar a troca-lo todas as semanas, ou de duas em duas semanas. Isso que a marca recomenda é uma esponja de carvão activado... pode ter um funcionamento diferente... mas o Purigen faz o mesmo, e é reutilizável (tens que procurar na Internet como o lavar, mas é um processo simples). Deixar esse cesto livre também não tem lógica. Se tens espaço, enche-o com Media, seja ela qual for. Media de fraca qualidade é melhor que nada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais