FERTILIZAÇÃO
853 topics in this forum
-
- 7 replies
- 1.8k views
Olá! Após ter enviado email para a Horizonte Aquático a perguntar qual a validade dos seus fertilizantes e como não obtive respostas pergunto aqui a suposta validade dos mesmos. Eu tenho por aqui um pote de Micros e outros de Fosfatos e de Nitratos que já devem de ter quase 3 anos. Será que ainda estão bons? Como eu sou um zero a quimica... lol Já agora aproveito para perguntar se há grande diferença entre estes fertilizantes concebidos pela Horizonte Aquático e por outras marcas como a Sachem e afins... Boa Aquariofilia Aires Justo
-
Difusor de C02 1 2
by cyclonix- 26 replies
- 3k views
Tenho um difusor de C02 de 4 Cm para o meu aquario de 240lts. O meu problema é com a saida das bolhas que só saiem de um canto do dufusor, algumas(poucas) tipo a esperada "nuvem", outras grandes. Penso que isto não seja normal, pois as bolhas deviam fazer a nuvem e sair mais distribuidas pelo difusor. Já pensei meter super cola 3 no canto onde estão a sair as bolhas, pois penso que a cola se pode infiltrar por aquela zona e tapar os buracos maiores. Existe alguma forma/solução de corrigir a saida das bolhas? Obrigado Miguel
-
- 1 reply
- 989 views
Boas! Comprei o substrato Sera floredepot para o meu aquario de 40x20x25 de água fria . Gostaria que me dessem uma ajuda na espessura que devo colocar de substrato e de matéria inerte. Não penso fazer um plantio muito denso mas gostaria que se possível me dessem também a esse nível uma dica. Desde já obrigado pela vossa atenção.
-
- 6 replies
- 1.4k views
Boa noite. Tenho lido alguns tópicos sobre a quantidade de Co2 recomendável para determinadas plantas, sendo certo que uns falam em bolhas por segundo, outros em mg/l, como é o caso da Tropica (CO2: 6-14 mg par litre) Agradeço alguma dica. O meu aqua tem 120 litros, da aquatlantis. Tem muita variedade de plantas fáceis e muitos peixinhos (guppys, mollys, espadas, platys, um botia, vários Red). Temperatura média de 26º. Obrigado
-
- 7 replies
- 1.4k views
Procuro fertilizantes DIY na zona do grande Porto, em particular KNO3 e fosfato de potássio ou sódio. pensei em encomendar por aqui https://www.aquariumplantfood.co.uk/ mas os preços dos portes de envio são verdadeiramente desmotivadores. Alguém sabe onde compro isto na zona do grande Porto, a preços correctos?
-
- 11 replies
- 1.6k views
Boas malta, o meu problema é o seguinte: montei um nano de 30L, com JBL aquabasis plus e akadama ultra especial (acontece que estes substratos teem uns 4 anos) O aquario foi montado ontem (sexta feira) então vou começar a colocar uma pastilha de sera florenette A por semana e fazer co2 caseiro. A minha iluminação é de 11w para 30L brutos. Será que assim plantas de baixa manunteção como rotalas e egeria densa vão aguentar? ou tenho que adicionar mais alguma coisa?
-
- 17 replies
- 1.8k views
ola pessoal montei a cerca de uma semana um aquario aqui para o vizinho como ainda nao esta ciclado e com medo das algas apenas tenho a luz ligada 6h por dia. a minha pergunta é quando é que devo aumentar o fotoperiodo e começar a fertelizar tipo á 2º semana , 3º semana..... o aquario tem 60 L
-
- 4 replies
- 1.4k views
Boas, tenho um aquário de 120L ,100x40x30 (C*A*L), a minha duvida é a seguinte, 10L de JBL Manado será o suficiente para tapar os 5L de JBL Aqua Basics Plus? ou seja, se fica um boa altura de substrato inerte para que o fértil não se misture com a agua.
-
- 4 replies
- 1.5k views
Boas, eu já andei a procura de informação sobre o co2 caserio aqui no forum, mas ainda nao consegui responder a todas as minhas questões! 1ª- O co2 caseiro mexe com o pH? 2º- Desvantagens? 3ª- Qual a melhor receita e mais duradoura? Meu aquário é de 90Lts Cumps JoãoT
-
- 5 replies
- 1.1k views
Bons dias, eu vou criar um aquário plantado de raiz e nao queria por qualquer coisa de fertilizante e substrato. Que substrato acham que eu deva por em cima do fertilizante aquabasis? Ou outro fertilizante se sim qual? Manado não porque e muito leve ja tenho noutro aquário e nao gostei. Substrato escuro e não muito leve. Obrigado Com os melhores cumprimentos, Luís Chalaça
-
- 10 replies
- 4.8k views
Boas a todos. Tenho uma dúvida no que respeita à fertilização DIY. Tenho em "pós" nitrato de potássio e fosfato monopotássico. Depois tenho em solução: cloreto de potássio. Agora faltam-me as fontes de cálcio e de magnésio. Para o magnésio, penso que o sulfato de magnésio é indicado. Para o cálcio, penso em utilizar cloreto de calcio (CaCl). O que acham? É indicado? os cloretos não serão prejuciais? depois, segundo o calculador de nutrientes (desses que andam por aí pela net) deveria juntar: 20g de KNO3, 1g de KH2PO4 10g de KCl 25g de CaCl 20g de MgSO4 Tudo isto diluído em 250cc de água destilada e posteriormente, 20mL's da solução d…
-
- 6 replies
- 1.7k views
Boas, dado a nao ter alternativas a comprar plantas na minha zona, vou comprar online, a minha grande duvida é que fertilizante utilizar, ja li aqui no forum varias marcas e para vários tipos de plantas , mas como ainda nao consegui perceber esta coisa de macro e micro ( entre outros) nutrientes nao sei o que comprar, assim uma vez que vou comprar online aproveitava e ja comprava o fertilizante, aqui fica uma lista das plantas que vou comprar para um nano de 20l. Eleocharis parvula ou Eleocharis sp. 'mini' Hottonia palustris Microsorum pteropus Alternanthera reineckii 'Mini' Secalhar algum tipo de musgo também Agradecia a vossa opinião. Obrigado!!!
-
- 3 replies
- 3.3k views
Boa noite, A minha duvida é a seguinte: É rentável o uso de pastilhas de CO2 ? Quais as diferenças entre o liquido e as pastilhas? Qual o melhor? Neste momento estou a usar Fertilizante liquido da SERA e pastilhas para as raizes. É necessário o uso de CO2 em pastilhas? Plantas: Anubia, Musgo de java, Valisnerias, e uma que as folhas parecem de uma árvore de natal (??) XD Cumps JoãoT
-
- 4 replies
- 1.3k views
Boa noite vou montar um novo aquário e queria que este se aguentasse bastante tempo sem as plantas começarem a apresentar carencia de nutrientes e visto que tenho utilizado fertilizante liquido da tropica que me tem deixado bastante satisfeito e depois de pesquisar um pouco queria saber a opinião sobre o substrato da tropica! Serão estes um bom investimento a longo prazo visto serem utilizados por alguns aquariofilistas?! E entre o Tropica Plant Growth e o JBL aquabasis PLUS qual será melhor?! Quanto ao substrato para colocar por cima deste tenho estou a pensar colocar o JBL Manado pois pessoalmente até gosto do aspecto dele.Será uma boa escolha para fazer um tapete de pa…
-
- 2 replies
- 915 views
Boas, Será que aqueles fertilizantes liquidos das plantas de interior e exterior que se vende nos hiper dá para as plantas de aquário? É que tem tudo o que é preciso de micronutrientes,para além de ter NKP se calhar é uma pergunta estúpida ,não sei. Alguem sabe? Cumptos João
-
- 3 replies
- 1.8k views
Bom dia venho aqui colocar uma duvida que é a seguinte: o pessoal que utiliza co2 da tmc em botija de aluminio por acaso ja reparou que estas botijas tem 5 anos de validade a partir da data cravada perto do gargalo até terem de ir fazer prova hidraulica?!É que me aconteceu o seguinte um membro aqui do forum enviou-me um conjunto de botija mais redutor e quando eu recebi reparei que a botija tinha cravada a seguinte data 2007/9 e ao fundo da mesma garrafa refere que apos 5 anos passados desta data a mesma tem que fazer a prova hidraulica informação que me confirmaram na propria tmc pois liguei para lá agora pergunto o seguinte alguem na mesma situação consegue recarregar a…
-
- 9 replies
- 1.6k views
Boas a todos. Decidi fazer este tópico, por 2 razões: primeiro para ajudar os iniciados que como eu se questionam sobre a fertilização a usar e segundo a título de "catarse" para com a frustração que sinto em relação aos fertilizantes trópica. Estou nestas coisas da aquariofilia à cerca de 3 meses. Tenho um aquário plantado de 96L, com alternanthera pink, egeria, cobomba, eleocharis mini, cuba e musgo de java. Fauna tenho guppies, neons, platys, ancistrus e introduzidos hoje 5 camarões Amano. Apesar de se associar aquariofilia a peixes, actualmente mais do que a reprodução da actual fauna tenho por objectivo ter um aquário bem plantado. Como tal, comprei os fe…
-
- 4 replies
- 1.5k views
Boas a todos, Venho pedir ajuda aos mais experientes nestes assuntos para me darem uns 'empurrões' nesta área. Tenho 2 aquários de 60lt cada bem plantados e queria usar um fertilizante DIY em ambos. De preferência algo do género tudo-em-um, mas também não me importo de fazer um para cada elemento. Vamos a dizer que de momento só tenho acesso a: - Cloreto de Potássio (KCl) - Fosfato Monopotássico (KH2PO4) - Sulfato de Magnésio Heptahidratado (MgSO4,7H2O) Isto basta para fazer o que pretendo? Que receita sigo? Recomenda-se usar água de osmose para este efeito? Obrigado, David
-
- 1 reply
- 764 views
Boas. Alguem me pode dar alguma dica sobre como aplicar fertilizante liquido? è melhor aplicar de manhã ou á noite? com o filtro ligado ou desligado? Se alguem me puder ajudar agradeço. Abraços. Rui Bizarro
-
- 17 replies
- 3k views
Boas pessoal, estou agora a iniciar me nestas bandas. Quero aumentar os meus Nitratos no meu aquario. Estão sempre a 0 e ja' algumas plantas deixaram de crescer por isso. Amanha chega o Nitrato de Potássio que encomendei. a minha duvida é mesmo na ''receita'' que tenho de fazer ou seja, so' queria aumentar 10 ppm de cada vez. sei que tenho de por o po' com agua destilada mas nao sei mais nada.. ca' vai o setup do aqua. Aquatlantis start 55 55x30x34,8 Iluminação: 11 w Pl + 18 w pl Filtro: Eihm 2211 Substrato Fertil: JBL Aqua Basic plus Substrato inerte: Akadama CO2: kit CO2 water plant 500gr Flora: Eleocharis acicularis…
-
- 1 reply
- 684 views
Comprei este fertilizante (AquaBasis Plus) para usar num futuro Nano plantado de 15L. Gostaria de saber se posso usar apenas este fertilizante ou se tenho de acrescentar algo mais. Ainda tenho silica preta e areão normal de sobras do aquario principal mas nao estava com ideia de os usar no Nano. cumps, Miguel
-
- 7 replies
- 1.2k views
Boas pessoal Podem esclarecer-me se necessito de fertilizar com nitratos (nitrato de potassio), mesmo tendo regularmente valores de 10mg/dl. Isto porque apesar de usar micros, kcl e fosfato monopotassico continuo a não ter o crescimento desejado das plantas do meu aqua. Gostaria de o ver como os de alguns de vós que são espetaculares. obrigado e cumprimentos
-
- 1 reply
- 902 views
Boa noite vou montar um novo aquário e queria que este se aguentasse bastante tempo sem as plantas começarem a apresentar carencia de nutrientes e visto que tenho utilizado fertilizante liquido da tropica que me tem deixado bastante satisfeito e depois de pesquisar um pouco queria saber a opinião sobre os substratos da tropica! Serão estes um bom investimento a longo prazo visto serem utilizados por alguns aquariofilistas?! Se sim qual será melhor o Tropica Plant Substrate com Argila e Espagno na sua composição ou o Tropica Plant Growth á base de argila,turfa e espagno?! Quanto ao substrato para colocar por cima deste tenho lido que o JBL Manado é uma boa escolha e pesso…
-
- 20 replies
- 2.1k views
Estou farto de procurar e nao consigo ver onde posso comprar kno3 kh2po4 e kcl, encontrei no olx mas nao tenho confiança no produto. o horizonte aquatico o site nao da para fazer nada... alguem me pode ajudar?
-
- 3 replies
- 5.1k views
Um feliz ano para todos, Tenho visto no forum pessoas que usam Co2 caseiro e dizerem que dura 1mês e por vezes mais tempo. Eu segui esta receita, durante um dia deita bolhas que até dá gosto, ao 3 dia, só de vez em quando..muito de vez em quando. A receita que fiz foi: 1. Garrafa Coca Cola 2Lt 2. 2 canecas de café de açúcar, não sei indicar peso, 3. Colher de chá de bicarbonato 4. uma saqueta de fermento de padeiro O aquário em questão é este:
-
- 12 replies
- 2.7k views
Na sequência do meu projecto de aquariofilia... num áqua de 96L brutos (80x40x30)... filtro interno, brevemente substituído por um fluval 406. termostato 100W (24ºC). Iluminação 2x24W + 2 reflectores JBL. Basicamente... tenho como flora: egeria densa, alternanthera roseafolia, eleocharis "mini", limnophila aquatica, cladophora. Fauna: 2 ancistrus e 10 tetra neons. Adquiri hoje 1 flipper para difusão de CO2 e um drop checker. o drop checher da JBL, basicamente é uma camera com o reagente no interior que muda de cor. Não tem solução standard com dureza de 4kH como muitas vezes li por aqui. Estou um bocado na dúvida sobre isso. Mas visto que o d…
-
- 7 replies
- 1.2k views
boas tenho este kit CO2 ista Aluminum Cylinder Supply Set / 0.5L – Single Pressure Gaugee http://www.istaproducts.com/details+CO2+Aluminum+Cylinder+Supply+Set++05L+%e2%80%93+Single+Pressure+Gauge/products/13/ e tem funcionado bem , mas agora queria fazer um upgrade e meter uma electroválvula , queria saber se posso aplica-la neste regulador .
-
- 6 replies
- 1.5k views
Boas. É do conhecimento científico que o Azoto é yalvez o macro mais importante das plantas. A fertilização de macros faz-se com coisas do género nitratos de potassio, fosfato de potassio e afins. Corrigam-me se estou errado, mas estes compostos vao ser hidrolisados, para haver disponibilidade de azoto "puro" para as plantas. Isto significa que se colocarmos no áqua compostos azotados, como por exemplo certas proteínas (albumina por exemplo), as bactérias do aquário vão obter o azoto partindo a albumina e decompondo-a? á alguém ouviu falar disto?
-
- 5 replies
- 1k views
Boas , tenho este aqua http://imageshack.us...1213134008.jpg/ nao faço ideia que plantas sao , ja tive substrato quando montei o aquario mas agora com estas plantas preciso fertelizar? conseguem saber que plantas sao estas?
-
- 6 replies
- 1.1k views
Boas a todos. Estive a ler uma coisas sobre fertilização com CO2... e apesar de não ser unânime... deve-se desligar o CO2 durante a noite. OK!!!! Mas ao acontecer isso... isto é, quando se para de "injectar" CO2 na água, a partir desse momento, a água começa a aumentar a sua alcalinidade. Pois bem... li algures por aqui pelo fórum, que essa valiarção de pH, pode até ser superior a 1. 1 parece-me MUITO. pelo menos, na espécie humana, ter 7.35 (normal) e ter 7.25 (acidose) são coisas completamente diferentes... e normalmente, o indivíduo com 7.25 não deverá estar em grande forma, salvo raras excepções. As minhas dúvidas são: Estas mudanças de pH s…
-
- 5 replies
- 1.7k views
Boa noite pessoal, nao tenho postado nada e tenho dado uma vista de olhos aqui ao forum, as atualizaçoes. Por acaso, vi este tópico (http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=198651#entry1147765) que fala exatamente de uma montagem e uma pessoa diz que numa montagem usou substrato fértil para bonsai(http://www.continente.pt/ProductDetailMain.aspx?productId=4031714&CategoryPath=4&CategoryName=&SubCategoryName=&PageIndex=1), será isto possivel e viavel? Abri o link lá posto e também vi o fertilizante liquido universal (http://www.continente.pt/ProductDetailMain.aspx?productId=2143776&CategoryPath=4&CategoryName=&SubCategoryName=&…
-
- 2 replies
- 709 views
Boas a todos. Os macro nutrientes das platas sao vulgarmente 3. Nitrato de potassio. Sulfato de potassio. e mono fosfato de potassio. A questao é que sao moléculas quimicamente grandes e de grande peso molecular. Por isso a questao é: a planta é capaz de absorver estas moléculas em bruto, ou elas tem de ser hidrolisadas nos seus compostos ionicos para serem absorvidas? Tipo: O nitrato de potassio sera partido em nitratos e em CLoretos e ai serao absorvidos, ou sao absorvidos enquanto molécula nitrato de potassio? é que Ca2+, CL-, K+, SO4- e afins::: tipo ioes.... arranjo facilmente. Agora moléculas macro compostas é mais dificil. Por fim: os nitrat…
-
- 3 replies
- 5.5k views
Estou a pensar em implementar um sistema de CO2 caseiro no meu aquário de 96L, a fin de ter plantas mais exigentes no áqua. Tenho lido que existem problemas no contro do débito de difusão (normal), mas penso que isso, com algum trabalho e paciência resolve-se. Li também que a garrafa pode explodir. Bem, teoricamente pode. Mas, seria lógico pensar que, se a pressão dentro da garrafa for muito elevada, o que vai acontecer é o débito ser aumentado, em virtude do aumento da pressão. a não seu que o ponto de difusão seja obstruído. Por isso eu pergunto: será o perigo do CO2 caseiro real??? É que 175€ por um sistema de difusão comercial.... não vai dar. Já par…
-
- 7 replies
- 1.2k views
Boas, montei, à um mês e meio um pequeno plantado com menos de 50 lt úteis e continuo sem conseguir combater eficientemente as algas. Como reutilizei o substrato fértil e inerte da anterior montagem e apenas coloquei novo inerte por cima da antiga mistura, comecei a fertilização liquida duas semanas depois. E despejei tampas NPK e Micros (de Seachem que sinceramente para plantados não é o mais indicado). Mantive sempre 3bps+ de CO2. Mas acho que o problema pode ter avançado mais rapidamente porque também tinha 60w pll com 6h de periodicidade. À uma semana, aumentei a distancia da calha em poucos centímetros, e diminuí a intensidade para 36w por 7h. Tamb…
-
- 3 replies
- 1k views
Tenho um aquario de 670lts muito plantado em que instalei o sistema de CO2, gostaria que alguem me conseguisse explicar o porque do meu aquario abastecido com CO2, a cerca de 1 mês nao efectua o chamado efeito Pearling nas plantas, tenho cadencia de 3 gotas/ seg, acoplado a um difusor de vidro, se alguem me puder ajudar a resolver este fenomeno, pois vejo aquarios tao pequenos em comparaçao com o meu e todas as plantas brotam saude a libertar O2, com o CO2 a bombar( a movimentaçao a superficie da agua é quase nula) apenas tenho bombas de circulaçao debaixo da linha agua