dúvida sobre química em fertilização do CO2


Lucky strike

Recommended Posts

Boas a todos.

 

Estive a ler uma coisas sobre fertilização com CO2... e apesar de não ser unânime... deve-se desligar o CO2 durante a noite. OK!!!!

 

Mas ao acontecer isso... isto é, quando se para de "injectar" CO2 na água, a partir desse momento, a água começa a aumentar a sua alcalinidade.

 

Pois bem... li algures por aqui pelo fórum, que essa valiarção de pH, pode até ser superior a 1.

1 parece-me MUITO.

 

pelo menos, na espécie humana, ter 7.35 (normal) e ter 7.25 (acidose) são coisas completamente diferentes... e normalmente, o indivíduo com 7.25 não deverá estar em grande forma, salvo raras excepções.

 

As minhas dúvidas são:

 

Estas mudanças de pH são realmente prejudiciais para os peixes, ou há peixes que as toleram e outros que não?

 

Como tamponar a água do aquário de forma a impedir estas variações bruscas do pH, criando um sistema estável em termos de pH?

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estás a comparar variações de ph internas em seres humanos com variações de ph no ambiente externo nos peixes.

 

Na realidade só vais ter essas grandes variações de ph em águas com uma dureza carbonatada muito baixa... o que as torna perfeitamente insignificantes para os peixes. O ph reflecte a proporção entre H+ e HO- e não propriamente a quantidade de H+ ou HO- existente na água. Se essa quantidade for pequena (kh baixo), qualquer adição de um dos iões (por mais pequena que seja) provoca um desequilibrio grande no ph, mas não afecta os peixes porque em termos absolutos a adição foi mesmo muito pequena.

 

Se quizeres tamponar a água, basta aumentares o kh... mas isso sim, pode ser prejudicial para algumas espécies de peixes.

 

Portanto, desliga-se o co2 durante a noite para não desperdiçar e para não correr o risco de sufucar os peixes, já que durante a noite as plantas não o consomem, a variação de ph que isso provoca é inversamente proporcional ao kh e não causa problemas.

 

Cumps.

Editado por Micro-Chip

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

estou a perceber.

basicamente... há que ter em conta a dureza da água.

 

Eu referi no tópico (indirectamente) que isso podia afectar os peixes mais sensíveis. Obviamente que todos os peixes têm os seus mecanismos de homeostase, face ás variações do meio externo. No entanto, uma variação de pH de 1... é negligenciável a acontecer?

 

 

eu não sei a dureza da água do meu áqua (ainda não tenho as baterias de testes)... mas a ter baixa dureza... para lhe aumentar a dureza... acrescento carbonatos, tipo Carbonato de cálcio.... ou bicarbonato de sódio?

 

No fundo, aumentar a dureza da água, equivale a tamponar a água, certo?

 

Obrigado Micro-Chip... tens sido o meu mestre neste mundo fascinante da aquáriofilia.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

basicamente... há que ter em conta a dureza da água.

 

Dureza carbonatada (ou potencial alcalino, como preferires), não a dureza geral.

 

Se procurares uma tabela de co2 relativa a ph/kh, vais reparar que para a mesma quantidade de co2, se tiveres um kh baixo o ph vai ser muito mais baixo do que se tiveres um kh elevado.

 

Obviamente que todos os peixes têm os seus mecanismos de homeostase, face ás variações do meio externo. No entanto, uma variação de pH de 1... é negligenciável a acontecer?

 

Eu tenho um kh no meu aquário de quaze zero. Tenho ciclídeos que gostam de águas moles. Faço injecção de CO2 pressurizado que é desligado à noite. Se o aquário perdesse todo o co2 durante a noite, teria uma diferença de ph de cerca de 1. E isso não iria afectar a fauna. No entanto, o aquário durante a noite não perde grande co2, já que as plantas não o consomem (alias, o meu não perde quase nada, uma vez que o meu dropchecker continua verde de manhã) por isso a variação de ph não é assim tanta.

 

Com um kh muito baixo, mesmo uma variação de ph de 1 é negligenciável porque a diferença de quantidade de H+ relativamente ao HO- é muito pequena. Imgina que tens 10 iões H+ e 10 iões HO- o que equivale a um ph de 7. Se adicionares 10 iões de H+, vai duplicar a concentração de H+ em relação à de HO-, o que equivale a dizer uma grande descida de ph. Agora se tiveres 1000 iões H+ e 1000 iões HO- também tens um ph de 7. Se adicionares os mesmos 10 iões de H+, a concentração de H+ em relação à de HO- não vai sofrer grandes alterações, o que equivale a dizer que o ph se mantém igual. Em termos absolutos a alteração da quimica da água foi a mesma, mas numa situação o ph baixou bastante e na outra não baixou. Para os peixes ambas as situações são iguais, por isso é que o ph não tem grande relevância quando tens um kh muito baixo.

 

eu não sei a dureza da água do meu áqua (ainda não tenho as baterias de testes)... mas a ter baixa dureza... para lhe aumentar a dureza... acrescento carbonatos, tipo Carbonato de cálcio.... ou bicarbonato de sódio?

 

No fundo, aumentar a dureza da água, equivale a tamponar a água, certo?

 

Para aumentares o kh usas bicarbonato de sódio. O carbonato de cálcio, além de aumentar o kh, também vai aumentar o gh (dureza geral). Mas não vais querer aumentar o kh (nem o gh) só para não haver variações de ph. Tens que ver se a tua fauna prefere kh mais alto ou mais baixo. Se não corres o risco de estar a causar um problema à fauna, para resolver uma situação que não ia afectar coisa nenhuma.

 

Quando aumentas o kh, vais aumentar a capacidade da água de neutralizar os ácidos (capacidade tampão), mas tens que ver sempre se isso é bom para a fauna.

 

Obrigado Micro-Chip... tens sido o meu mestre neste mundo fascinante da aquáriofilia.

 

Estamos cá para partilhar experiências e conhecimentos. Mas não sou nenhum mestre, não te baseies apenas na minha opinião. Pesquisa e lê muito sobre esses assuntos. Há muito material aqui no forum e em toda a internet de muito boa qualidade.

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

 

 

vai duplicar a concentração de H+ em relação à de HO-, o que equivale a dizer uma grande descida de ph

Ai é...? Faz lá as contas, se faz favor :)

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As contas não são simples porque o pH é medido numa escala logarítmica mas o conceito está certo Micro-Chip.

 

Para saberem:

 

pH = - log [H+]

 

e

 

pKw = pH + pOH = 14

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais