perigos do CO2 caseiro


Lucky strike

Recommended Posts

Estou a pensar em implementar um sistema de CO2 caseiro no meu aquário de 96L, a fin de ter plantas mais exigentes no áqua.

 

Tenho lido que existem problemas no contro do débito de difusão (normal), mas penso que isso, com algum trabalho e paciência resolve-se.

 

Li também que a garrafa pode explodir. Bem, teoricamente pode. Mas, seria lógico pensar que, se a pressão dentro da garrafa for muito elevada, o que vai acontecer é o débito ser aumentado, em virtude do aumento da pressão. a não seu que o ponto de difusão seja obstruído.

 

Por isso eu pergunto: será o perigo do CO2 caseiro real???

 

É que 175€ por um sistema de difusão comercial.... não vai dar. Já para não falar nas recargas caríssimas.

 

Dêm as vossas opiniões POR FAVOR, para que eu me possa elucidar sobre este aspecto fundamental da fertilização.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

deixa-me dar-te a minha opinião de quem já usou as 2 coisas.

sistema caseiro é instável porque não tens sempre o mesmo fluxo, e dá muito trabalho estar sempre a mudar a mistura. Passado uns tempos aborreces-te e sentes a necessidade de ter co2 pressurizado.

 

co2 pressurizado é muito bom, principalmente se tiveres válvula solenóide porque te permite poupar co2 durante a noite, evitando também que a tua fauna sofra com isso.

O meu sistema de co2 com válvula solenóide não custou mais de 100 euros, porque tu consegues arranjar um extintor de co2 de graça, só tens é qe investir numa coisa deste género que custa 58 euros

http://www.ebay.com/itm/CO2-regulator-with-solenoid-valve-control-A153-/300739077239?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item4605722477

 

mais um difusor e um tubo de co2 que consegues arranjar pelo fórum baratíssimo ou se quiseres investir mais um bocadinho mas aproveitar melhor o co2 compras um reator da ista ou coisa parecida.

Carlos Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Duas questões: porque se desliga o CO2 durante a noite? Num meio natural, os níveis de >CO2 não são constantes durante dia e noite? OU o interesse é apenas de o ter ligado quando as plantas efectual a fotosíntese e o podem assimilar?

 

Segunda questão:

Li algures que uma garrafa de CO2 caseiro dura em média 15dias a 3 semanas. Uma garrafa de 500gr de CO2, num aquário de 100L durará quanto tempo em média?

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

co2 durante a noite está desligado porque as plantas também libertam co2 e isso poderia causar problemas à tua fauna. Num meio natural a questão nem se põe porque não há injeção de co2 artificial que possa causar evenenamento, existe sim uma mineralização do solo que faz com que este liberte co2 para as plantas. Não e esqueças de outra coisa, muitas das plantas que usamos nos aquário e que necessitam de co2 na natureza não estão debaixo de água, estão sim em zonas de muita humidade e podem captar o co2 diretamente da atmofera.

 

A garrafa de 500gr depende do nível de difusão que obtenhas. Se tiveres uma má difusão até podes ter 10 bolhas por segundo e não tens co2 suficiente, com uma boa difusão podes ter níveis ótimos de co2 apenas com 1 bolha por segundo.

 

Mesmo assim, uma garrafa de 500gr é muito pouco. Arranja um extintor de 2kg que é mais fácil.

Carlos Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais