diferentes leituras da quantidade de Co2


tonifer

Recommended Posts

Boa noite. Tenho lido alguns tópicos sobre a quantidade de Co2 recomendável para determinadas plantas, sendo certo que uns falam em bolhas por segundo, outros em mg/l, como é o caso da Tropica (CO2: 6-14 mg par litre)

Agradeço alguma dica. O meu aqua tem 120 litros, da aquatlantis. Tem muita variedade de plantas fáceis e muitos peixinhos (guppys, mollys, espadas, platys, um botia, vários Red). Temperatura média de 26º.

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sendo eu um novato nestas andanças independentemente da quantidade de gotas e mg tem de se ter sempre atenção á fauna ou seja se esta andar á supreficie existe demasiado Co2 isto se se tiver fauna se não se tiver fauna existem muitos outros modos de se ver como tabelas e equipamentos para...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As bolhas não são uma medição do CO2. São uma medida de... bolhas....

Se for uma bolha grande é uma coisa... se for pequena é outra. Acho que dá para perceber que não é nada rigoroso. Usa apenas como indicação. Para o teu aquário deverias ter pelo menos 3bps.

 

ppm (partes por milhão) já te indica a concentração de CO2. De uma forma geral, 30 ppm será indicado para a grande maioria das plantas e não afecta a fauna.

 

ppm = mg/L

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Basicamente o GM disse tudo.

 

Pedindo antecipadamente desculpa pelo off topic... Nunca compreendi essa situação dos peixes a arfar à superfície por excesso de CO2... mesmo com concentrações de 50ppm's.... ou muito próximo disso.

 

E passo a explicar a razão.

Primeiro porque um excesso de CO2 não acarreta necessariamente uma diminuição do O2. São 2 gases diferentes. Normalmente quando há uma boa agitação/circulação da água, os peixes não sofrem com problemas de "respirar à superfície".

 

Mas mais importante do que isso...

 

Acho extremamente difícil obterem-se num aquário, concentrações de CO2 >50ppm's.

Visto que grande parte do pessoal utiliza os difusores de cerâmica, a partir de 4 bps a difusão é muito comprometida. E por exemplo, eu fiz a experiência de aumentar (num 96L brutos) o CO2 de 4 para 7 bps e simplesmente a concentração de CO2 praticamente não variou. Isto porque o difusor atinge o máximo ás 4 bps e mais do que isso é estar a mandar CO2 pó galheiro.

 

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Tem tudo a ver com a relação entre O2 e CO2. Se a pressão parcial de CO2 for superior à pressão parcial de O2 é impossível haver trocas gasosas (nas branquias). A consequência é lógica.

 

Em teoria até podíamos ter 100 ppm de CO2 se tivermos uma pressão parcial de O2 suficientemente alta para compensar.

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui está ele... a minha televisão dos dias hoje.

O meu muro das lementações. A meu rectângulo das alegrias e das frustrações.

 

Preciso de me desprender de toda a eleocharis (que já me cansa) e sonho ter um fundo de cuba.

A macandra está provisoriamente plantada em primeiro plano para apanhar luz.

A arcuata foi dada porque estava na loja a apodrecer, mas conto que recupere. Nem uma semana tem.

Preciso de um fundo foil preto, o qual melhorará a estética do aquário em muito.

O objectivo é fazer uma parede traseira de rotalla rotundifolia

Deiam opiniões.

 

dsc00349rc.jpg

 

dsc00348xg.jpgdsc00347d.jpgdsc00345g.jpg

 

dsc00344bj.jpg

 

dsc00351kw.jpg

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais