FERTILIZAÇÃO
853 topics in this forum
-
- 2 replies
- 981 views
Boas Tenho usado o metodo de fertilização ei e ate agora tenho comprado as macros e micros ja preparados. Como tenho uma pequena estufa hidroponica costumo comprar sais ferteis e tenho aqui por casa. A minha questao e se consigo fazer alguma mistura dentro dos valores da ei e ai precisava de ajuda de alguem mais entendido. O aquario tem 100l. Seguem os sais. Enviado do meu GT-I9195 através de Tapatalk
-
- 0 replies
- 758 views
Boa tarde, Estou no décimo dia de ciclagem de um aquário com as medidas 70lx41ax29p (cerca de 75 litros reais) e esta semana estou a introduzir a flora. Vai ser um biótopo amazónico com um casa de a. trifasciatas, quatro a seis corydoras aeneus e dez a doze neon tetras. A água está a cerca de 26ºC, o ph estava a 7.5 (teste colorimétrico. sim, demasiado alto) e o gH a 6, o filtro é um Elite Jet-Flo 100, tenho areão no fundo daquele "normal" como na praia e ainda não sei que iluminação irei colocar, se possível, agradecia também ajuda com isso. Aquelas fitas led servem? De momento tenho uma lâmpada da ExoTerra que é para a tartaruga, mas decidi montá-la no aquário por…
-
- 0 replies
- 822 views
Boa noite, Tenho por aqui um daqueles adubos de libertação lenta que usamos para as plantas de jardim. Mais precisamente o osmocote da KB. Aquilo em composição é +/- parecido com o "miracle gro" penso eu. A unica coisa que não me deixa muito à vontade é a mensagem que tem no verso: "nocivo para organismos aquáticos, podendo causar efeitos nefastos a longo prazo no ambiente aquático". Por isso parace-me que os meus peixitos não iam achar mta piada. Alguem já utilizou este adubo? Recomendam? ou é melhor estar quieto ;D OBG
-
- 5 replies
- 1.3k views
Boas, Estou com algumas dúvidas sobre a forma correta de injetar CO2 pressurizado. Há pouco tempo fiz algumas alterações no aquário, antes tinha flauta na traseira e de forma a melhorar a corrente agora tenho o tubo no lado direito a cerca de 10 cm da superfície, assim consigo uma circulação homogénea, não muito “rápida” mas massiva… Pensei que iria melhor as concentrações de CO2 pois existia menos circulação há superfície, montei o drop cheker com um líquido novo da co2art, é uma solução pré-misturada, mas estava com dificuldade em atingir a coloração verde, por isso aumentei o número de bolhas/segundo um pouco de 2 para 3 b/s Achei estranho pois as plantas fazem …
-
- 5 replies
- 2.7k views
Boas Tenho injecção de co2 no meu aquario contando com uma botija TMC 567gr com valvula e manómetro simples da TMC mas estou prestes a fazer upgrade para extintor de CO2 mas surgiu-me uma duvida. Os extintores CO2 de 2kg mais altos e finos indicam classe B e tem uma referencia 21B os mais baixos e grossos tambem CO2 2kg indicam class B C e referencia 34b Esteticamente gosto mais dos mais baixos mas há alguma diferença entre os 2 modelos em ser usado em aquário?
-
- 1 reply
- 1.3k views
Tinha uma sistema de co2 da TMC pequeno de rosca CGA320 com manómetro e regulador normal (o mais basico da tmc) mas como queria fazer upgrade para um com solenoide optei por vender tudo e comprar um extintor de 2kg e uns manometros TMC pro. O que acontece é que com o sistema antigo ao fim de umas 2 horas ja se começava a criar aquelas bolhinhas de co2 agarradas nas plantas, algumas ate "começavam a respirar" o que acontece é que com o extintor isso já não acontece! Agora a mina duvida é se é normal ou se alguma coisa poderá estar mal. Tenho lido algumas coisas que me deixam com algumas duvidas, uma delas é os extintores para aquários ficarem melhor se lhe retirarem o …
-
- 1 reply
- 940 views
Boas. Montei à pouco tempo o meu novo aquário de 240 litros, no qual tenho como flora vários fetos de java, valisnérias, e sagittaria subulata. Acontece que neste aquário, a iluminação é bastante reduzida (penso que cerca de 30W, situação que pretendo corrigir mas não tenho possibilidades económicas de momento para melhorar), o substrato é praticamente inerte (usei restos do outro aquário, mas não é nada consistente, foram misturadas no cascalho, e perdeu-se grande parte) e não tenho CO2. A minha questão é se a fertilização ajudaria a manter as plantas neste caso, para colmatar a fraca iluminação e a ausência de substrato fértil, para evitar que morram, e se s…
-
- 4 replies
- 1k views
Boa Tarde, Sou novo neste mundo da aquariofilia, portanto, tenho bastantes duvidas. Neste caso e como penso estar na área do fórum certa, venho perguntar, como já li algures aqui no site falar sobre o humus de minhoca como substrato, se devo usar este: http://www.aki.pt/jardim/equipamento-de-jardim/adubo-e-melhoramento-do-solo/correctores-de-solos/correctores-de-solos-organicos/H%C3%BAmusdeminhoca10L-P11986.aspx#tabsIdeias-1 Também queria saber, se tenho de juntar mais algum tipo de areia ou cascalho? Obrigado
-
- 11 replies
- 2.6k views
amanha tenho que comprar micros sem falta para acompanhar macros de receita caseira qual destes dois aconselham
-
- 9 replies
- 6.3k views
Boas pessoal! Após constatar que muitos de nós, quando pesquisa sobre fertilizantes caseiros, acaba mais cedo ou mais tarde por ser redireccionado para a página da calculadora do chuck. Achei interessante termos a calculadora do chuck em português, mas isso implicaria que tivesse a autorização do mesmo para fazer uma copia do site e traduzir todo o texto em portugues. Após uma tentativa de comunicação com o mesmo por email e sem sucesso, decidi criar um site com uma calculadora semelhante, mas utilizando um script diferente para que não hajam duvidas que não se trata de uma cópia. O código de programação é o Javascript, o conteúdo do site é lingeiramente diferente, poi…
-
- 10 replies
- 1.5k views
O meu aquário tem 60 L com 18W de luz com flora principalmente de baixos requisitos (Anúbias, fetos deJava) e uma ou outra com maior "consumo" de nutrientes (Egéria densa). Não tenho CO2 nem substrato fértil. Apesar dos baixos requisitos, notei que algumas plantas estavam com mau aspeto e resolvi começar a fertilizar com micros. Segui esta receita: Tive de fazer algumas alterações porque não arranjei 2 componentes. Ficou sem zinco e sem molibdénio. Acham grave? Também substituí o Fe2O3 por FeCl3.6H2O porque era o que tinha disponível. Quanto à fonte de Boro, passou a ser Ácido Bórico pelas mesmas razões. Neste último, ao pesar, como tinha inicialmen…
-
Apagar
-
- 5 replies
- 2.4k views
Boas a todos, Pesquisei muito neste forúm em relação a locais em Lisboa onde se poderia efetuar o recarregamento das ditas cujas, mas era tudo tópicos muito antigos. Hoje tive a necessidade de recarregar a minha botija, e então em Algés na Extin-Algés, para 2Kg ficou em 15euros e efetuado na hora. Fica a informação para quem necessite e fique perto. 1@braço
-
- 4 replies
- 2.6k views
Boas pessoal, estou a planear montar um low tech como o titulo indica, vou deixar o setup e depois as duvidas. Setup: Aquario 120l Substrato areia de filtro de piscina Iluminação: 2x18w t8 ou uma t5 l8 35w Sem CO2 Flora: Anubias Fetos: Java e Windelov Musgos: Java e fissidans fontanus Cryptorynes Echinodorus Sagitaria subulata Hygrofila polysperma Fauna: 1 labeo bicolor 2 raposas voadoras 1 Gyrinocheilus Aymonieri 2 comedores de algas chines(amarelo) 6 barbos 5 corydoras Mais tarde 2 Botia Palhaço Agora vai a minha duvida. Eu tenho micros e macros em pó que uso na fertilizaçao EI, é possivel ou aconcelhavel usar estes pós nas quantidades…
-
- 13 replies
- 10.3k views
Olá, boa tarde. Alguém poderá fazer o favor de me dizer a Composição quimica do 'Flourish Excel' ? Cumprimentos. M. Vieira
-
- 3 replies
- 1.7k views
Boa tarde, vou montar um aquário de 60 L e preciso de alguns conselhos a nível de fertilização, pois não vou utilizar CO2. Estou a pensar em utilizar 2,5 L de JBL Aquabase Plus + 10 L de JBL Manado. É suficiente? Penso que a cor do substracto seja um castanho claro, não me sabem dizer um substracto um pouco mais escuro mas dentro do mesmo preço? Que fertilização liquida deve utilizar e com que regularidade? Obrigado
-
- 2 replies
- 965 views
Pessoal, procuro um substrato para um aquário de 160L queria que fosse em preto ou tom bem escuro. que não turvasse a água. Mantendo a agua cristalina. Qual o melhor e onde comprar?
-
- 0 replies
- 617 views
boas refiz o meu aquario por completo, novo substrato fertil tropica e um pouco de equo. e boa camada de areão por cima. fiz duas tpa de 50% apos replantar e no final coloquei cerca de 30% de agua "antiga" o co2 já esta a funcionar. fertilizo EI amanha ou domingo vou ja começar com uma boa tpa acham que deva já começar a fertilizar com macros ou micros, ou já com ambos alternadamente. e acham que deva manter a iluminação as habituais 8,30 horas agora nesta fase, ou deverei baixar um ou duas horas.
-
- 2 replies
- 1.1k views
Boa Noite Tenho um aquário com as seguintes plantas, anubias, valisneria, cryptocoryne parva e indonesii e eleocharis parvula. Que fertilizantes devo usar? Queria daqueles fertilizantes que se compra que já tem bastante nutrientes, pois só estou com o meu aqua ao sábado e domingo, ou seja só posso dar fertilização nesses dias. Atenção já tenho o aqua montado á 3 anos, mas agora tive a por plantas novas plantas, nao tem substrato Agradecia ajuda
-
- 2 replies
- 1.2k views
Boas. Alquem que já tenha usado os dois produtos pode dar um feedback comparativo? Serão similares na eficacia de combate às algas? Tomando o exemplo dos supermercados,será o excel por exemplo o produto de marca e o easy carbo o produto linha branca? É que o easy carbo é alguns euros mais baratos... Do excel só tenho a dizer bem mas nunca usei o easy carbo... Cumps.
-
- 19 replies
- 5.3k views
Boas pessoal, outro dia estava a falar com o dono de uma loja de peixes e estava-lhe a dizer que estava com alguma dificuldade em fazer crescer as minhas plantas, infelizmente não tinha possibilidades de ter CO2 e por isso perguntei-lhe um método mais "económico" e que pudesse resultar. Chegamos a conclusão que o problema poderia ser a falta de Ferro nas plantas ao que ele me propôs, colocar pregos nas raízes das plantas. Isto é possível? Não vai alterar as propriedades da agua e mais tarde afectar os discos?
-
- 6 replies
- 1.5k views
Boas ! Venho partilhar a minha experiência num aquário de 193 que nunca ficou com as plantas da forma que eu pretendia. Então, já faz mais ou menos meio ano que comprei uma aquário de 1,20m com 193l, no inicio, de forma mal pensada, apenas tinha areia de silica branca e uma calha DIY com 36 w (por esses valores, não tenho a certeza), e apenas tinha limnophila sessiflora uma cryptocorines e poucas mais. Desde esses tempos até agora, mudei o substrato para manado, e visto ter desmontado um aqua de 60 cm que tinha uma calha, quando fui de férias decidi experimentar usar a calha juntamente com a outra no aquário, vim de férias e "puff" todas crescidas e a precisa…
-
- 17 replies
- 6.7k views
Boas, Estou a ponderar fazer umas capsulas com fertilizante. Para tal necessito do que? A minha questão é já alguém fez isto? Tem boa experiência? Pelo que tenho lido nos fóruns estrangeiros é só coisa boa, até porque fertilizar apenas na coluna de agua é um problema. Pode até ser uma boa solução para quem tem low-tech e não quer tar a comprar os pós todos. Vou mandar vir isto hoje, se alguém quiser dividir ou poder dar algum feedback agradeço.
-
- 2 replies
- 985 views
Viva, Eu sinceramente não entendo o esquema de fertilização da ADA para o primeiro ano, pois tanto o Step 1 como o Step 2 não contêm macros... Cumprimentos
-
- 6 replies
- 1.2k views
Boas pessoal, alguém já usou a gama de fertilizantes da ecogrow? Precisava de uns feedbacks. Cumprimentos, Fábio Lança
-
- 6 replies
- 5.7k views
Boas. O meu aquario de 100L tem alguma BBA no substrato e em algumas folhas. Comprei Seachem Flourish Excel para experimentar, já que li boas criticas sobre a sua capacidade algicida quando doseado em excesso. Os peixes mais sensiveis que tenho são 10 Ottos, 10 amano's, 5 Styphodon Ornatus e um par de Ramirezzis Tenho as seguintes plantas: Cryptocorynas verde Anubia sp. "Petite" Alternanthera reineckii 'Pink' (roseafolia) Alternanthera reineckii 'Mini' Micranthemum sp. "Montecarlo" Pogostemon erectus Echinodorus bleheri Echinodorus "diamante vermelho" Ludwigia sp. Red chama Moss Spiky Moss Natal Moss Hygrophila polysperma 'Rosanervig' Tenho C02 pressurizado e…
-
- 1 reply
- 858 views
Bom dia, Há duas semanas, após uma TPA de 50%, fiz um teste aos fosfatos da água do meu aquário de 240l e percebi que estavam muito altos. O teste que utilizo, da Elos, tem uma escala de 0 a 1 mg/l e, pela cor dos teste feito, estavam acima de 1mg/l. Testei também a água da torneia, que utilizo nas TPAs e deu um valor residual, que pela cor do teste me pareceu 0,05mg/l. Medi também os nitratos e estes deram 10mg/l. Como tinha nitratos e fosfatos, deixei de fertilizar com o fertilizante de macros que utilizo, o ELOS Fase 2, e apenas fertilizo micros (Elos Fase 1) dia sim, dia não e ADA Brigthy K diariamente. Desde então tenho medido quase diariamente os…
-
- 12 replies
- 1.5k views
Viva caros amigos! Comecei a ter folhas amareladas e com buracos apodrecidos no meu aquário. Dirigi-me a uma loja e chegou-se à conclusão que tenho ausência de ferro Fe. Comprei o produto indicado para resolução do problema. Pergunto: Existe algo que possa colocar no aquário, pedra, planta, etc. que mantenha os níveis desejados após se esgotar o produto comprado? Obrigado e boa aquáriofilia!
-
- 10 replies
- 1.2k views
Boas. Quantas ppm´s semanais doseam nos vossos aquas? Segundo esta calculadora: pelo que entendo, este valor de 0,5 ppm de ferro é por cada dose de 20ml. eu estou a dosear 3 x 20ml por semana, ou seja, 60ml, então estou a dosear 1,5 ppm? Cumps.
-
- 18 replies
- 2.8k views
Boas pessoal… Tenho o meu aquario montado á 8 dias e estou a pensar em começar a fertilizar com tropica specialized e premium , micros e maros penso eu… Aqua 80x40x40 Filtro jbl e901 2 calhas led 14w Aquecedor com termostato 200w substrato fértil aquabasic jbl e substrato inerte manado jbl sr Tenho provisório co2 system tropica 60 Estava a pensar dose semanal de 12ml de cada dia sim dia não? Tipo Domingo tpa 30% - macros specialized 4ml Segunda – micros premium 4ml Terça - - macros specialized 4ml Quarta - micros premium 4ml Quinta - macros specialized 4ml Sexta - micros premium 4ml Sábado – folga Para ajudar… Rotala Bonsai Myriophyllum tuberculatum Pogostem…
-
- 3 replies
- 1.1k views
Sera florena, alguem consegue dar algum Feedback
-
- 5 replies
- 1.5k views
Boa noite a todos, Tenho um aquario com 250 lt brutos (cerca de 220 lts reais de agua) bem plantado. O membro A. Ferreira ajudou-me e consegui uma mistura de 750 ml dele de fertilizante, mas quero fazer eu em casa com a compra de vários pós. Vi neste site uma mistura e como fazer e gostaria de saber mais opiniões dado que nunca o fiz e não sei se estarei a fazer mal, e tenho de saber em ppm, dos vários componentes, as quantidades que a agua deverá ter. No site diz esta mistura: PO4 Modified PMDD Formula Many people have seen a need for PO4 to be added to the original PMDD formulation so I have come up with a formula that is based on the latest fo…
-
- 1 reply
- 1.4k views
Boa tarde, estou a ter muitos problemas de fertilização com o meu aquário por isso preciso da vossa ajuda. Aquario: 200L Luz: 2 lampadas: 108w / 3 lampadas: 152w 2 filtros jbl 1501 com materias biologicas, mecanicas e 100ml de seachem purigen. Co2 pressurizado com reactor Reactor uv 18w Termostato eheim 250w Eu fertilizo com pos diy e utilizo estimative index. Juntamente meto aqui os valores da agua do segundo trimestre deste ano: http://imageshack.com/a/img540/4094/CJWItw.jpg Eu no inicio queria mandar as 3 lampadas ligadas mas depois queria so 2. Faço mudas de agua de 50% todas as semanas e trato com seachem prime. Tenho cerca de 30 peixes tipo neons e an…
-
- 1 reply
- 695 views
Boa tarde. Estou a alguns dias de montar um verdadeiro plantado de 60L depois de um ano a aprender. Então para substrato tenho a Power Sand S e New Amazonia da ADA (também tenho alguns aditivos ADA que vieram de oferta) A minha questão é? Este substrato é rico o suficiente ou acham necessário que adquira o terra zero e o aqua uno? Os aditivos ADA fazem o mesmo efeito do terra zero e aqua uno? Quais? Já que existem cerca de 6 aditivos ADA. Outro assunto é eu não gostar de sais, já experimentei e não me dei bem. Entendi perfeitamente que fertelização líquida não é uma ciência mas vou adoptar em princípio da ELOS, K40, Fase 1 e Fase 2 ou da Tropica Plant Grow Premium e…
-
- 1 reply
- 640 views
ola a todos, tenho a seguinte duvida como aumento o meu valor de PO4, estou a injetar 1ml de fosforo diariamente, mas não consigo que o valor aumente alguém consegue explicar isto?
-
Members