José Prada

Moderador GERAL
  • #Conteúdo

    1074
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Days Won

    2
  • País

    Portugal

José Prada last won the day on Setembro 15

José Prada had the most liked content!

Reputação

223 :)

Sobre José Prada

  • Rank
    Membro Entusiasta
  • Aniversário 05/18/1975

Formas de Contacto

  • Website URL
    http://olhares.aeiou.pt/microchip

Informação de Perfil

  • Sexo
    Masculino
  • País
    Portugal
  • Concelho
    Sintra (Lisboa)
  • Localização
    Algueirão - Sintra

Quem visitou o meu perfil

1708 visitas ao perfil
  1. José Prada

    Helenas e outros caracois!

    Boas, Eu optaria por despistar primeiro a questão da luz, já que foi a única coisa que alteraste. Em vez de reduzir o período de iluminação, experimenta levantar a calha. Ao aumentares a distância entre a luz e a coluna da água estás a reduzir a intensidade de luz que chega às plantas. É melhor reduzir a intensidade (que é o que eventualmente estará a causar problemas) do que o tempo de iluminação que me parece bastante normal (7h/8h). Ainda assim, umas fotografias dava jeito. E uns testes de nitratos e fosfatos, caso tenhas. E já agora... TPA's de que quantidade e com que frequência? Não posso deixar de comentar isto... 20ml de vinagre?! Eu prefiro o meu peixe com limão... mas é quando vai para a grelha! O manado é inerte... o quartzo rosa também é inerte... a madeira baixa-te o pH... Ou o teu teste de pH não está correcto, ou a tua água de reposição já tem um pH de 9. O que estás a fazer com a injecção de vinagre é apenas criar oscilações de pH (e adicionar outros compostos orgânicos) que são mais prejudiciais do que deixar o pH elevado mas estável.
  2. José Prada

    Helenas e outros caracois!

    Boas, Por muito que eu ache que os caracóis, os camarões e os otocinclus são uma óptima equipa de limpeza (por vários motivos e não só pelas algas)... parece-me que devia começar pelo princípio. Estamos a falar de que aquário? Dimensões, equipamentos, fauna, flora, ciclos de luz, rotinas de manutenção, há quanto tempo está montado, parâmetros da água... esse tipo de coisas. Depois, quais são as algas em concreto e o estágio de desenvolvimento das mesmas? Estão a começar a aparecer agora ou já estão espalhadas pelo aquário todo? Umas fotos do aquário em geral e do problema em específico ajudam. Todos estes factores vão influenciar naquilo que podemos propor como solução. Sem essa informação estamos todos aqui apenas a dar palpites. Quando se trata de algas, é sempre melhor resolver a origem do problema do que tentar eliminar os efeitos.
  3. José Prada

    Preciso de ajuda

    Boas, Estás a falar de que espécie de lagostins? À partida é normal a fêmea esconder-se quando está ovada e não aparecer nem quando colocas comida. Isso não quer dizer que não coma... apenas que não a vês comer.
  4. José Prada

    Cambarellus Diminutus e ancistrus

    Boas, Depende do que te referes quando falas em seguro e, claro, do aquário em questão. Não me parece que nenhum deles vá atacar o outros, no entanto não diria que é seguro. Os movimentos bruscos dos ancistrus são capazes de não ser muito benéficos para os cambarellus.
  5. José Prada

    *URGENTE* Camarões red cherry

    Boas, Camarões junto com ramirezis não é boa ideia, vão acabar por ser comidos ou, no mínimo, vão viver em constante stress. Um aquário de 20l dá para 5 reds, mas quando começarem a reproduzir, depressa vão encher o aquário e vais ter de pensar numa alternativa. O termostato nesta altura até é dispensável, estando o aquário dentro de casa. Já o filtro, apesar de ser possível não usar, aconselho-te a arranjar um, nem que seja um de cascata baratinho dos chineses. Boa sorte com eles. Enviado do meu SM-G935F através do Tapatalk
  6. José Prada

    AMPULÁRIAS COMENDO MUITO E CAGANDO MUITO

    Boas, Quanto mais comida disponível, mas elas vão comer. Especialmente se a temperatura da água for mais elevada, acelerando-lhes o metabolismo. Não sei que bolinhas estás a falar, mas reduzir a comida parece-me bem, até por uma questão de não degradar muito a qualidade da água. Não te preocupes que elas não morrem de fome... normalmente num aquário há sempre algas para elas comerem. De qualquer forma, convém dares mais informação sobre o aquário onde elas estão para podermos dar melhores opiniões.
  7. José Prada

    Ovos de caracóis

    Boas, As vulgarmente designadas ampulárias ou caracol maçã (pomacea bridgesii) habitualmente não comem plantas. Poderá estar a fazer confusão com a pomacea canaliculata (golden apple snail), estas sim, comem tudo o que é vegetal!
  8. José Prada

    Espécies que não se reproduzem?

    Boas, Dessas espécies, as neritinas não reproduzem em água doce e quer as ampulárias, quer os tylomelania precisam de um macho e uma fêmea para reproduzir. Atenção que os tylomelania são originários de águas bastante alcalinas, nem sempre sobrevivem em águas mais ácidas.
  9. José Prada

    Aquário comunitário de camarões

    Boas, Não me parece que seja assim tão linear. Misturar apuramentos de neocaridinas vai acabar por dar um resultado... wilds. Não há uma transição brusca, mas vais perdendo o apuramento sem sequer te aperceberes. Nos neocaridina o melhor é manter apenas um apuramento por aquário.
  10. José Prada

    Aquário comunitário de camarões

    Boas, Os red cherry são neocaridina davidi e apenas cruzam com qualquer outro neocaridina. Dos outros que referes, crystal red, crystal black e genericamente os "bee" são caridina logemanni e os bumblebee são Caridina breviata e todos cruzam entre si. Portanto, desses apenas podes ter red cherry e uma das outras espécies... desde que os parâmetros sejam adequados a ambos (principalmente aos caridina, já que os neocaridina são muito mais permissivos relativamente aos parâmetros da água). Agora outra questão... 30l com red cherry vão ficar saturados em pouco tempo. A outra espécie não vai conseguir competir. Eu aconselhava-te a escolher só uma das espécies para esse aquário.
  11. José Prada

    Pet Festival 2018 Challenge

    Boas, Ficam aqui as fotos dos cubos tiradas na petfestival:
  12. José Prada

    Aquarios CRS´s + CBS´s - Pedido de conselhos e ajuda

    Boas, Cuidado com os substratos da ADA (nomeadamente o amazónia) para aquários de camarões. No início libertam muitos nutrientes para a coluna de água (incluindo amónia) e os camarões ressentem-se disso. Só passado bastante tempo é que é possível estabilizar o aquário para entrada de camarões com esse tipo de substrato. Se o objectivo é um aquário de camarões, acho preferível manter o HELP que serve perfeitamente para plantas de baixa manutenção.
  13. José Prada

    Praga de pulgas e planarias

    Boas, Ao contrário do que possa parecer, existir micro-fauna num aquário é bom sinal e nenhum aquário saudável passa sem esses seres. Agora já não é muito normal existirem em quantidade excessiva, principalmente se o aquário ainda não está habitado. Por acaso não estarás a introduzir comida para "fazer o ciclo" ao aquário? E o substrato, estás a usar substrato fértil ou é só inerte? Por norma o aumento exagerado na população da micro-fauna está relacionada com grande quantidade de comida disponível para eles.
  14. José Prada

    Sorte madrasta

    Boas, É normal os ramirezis comerem os ovos, principalmente se for a primeira postura. Inexperiência e stress são causas normais para que isso aconteça. Uma luz de presença, de forma a que eles continuem a ver os ovos quando as luzes do aquário apagam, costuma ajudar. Um aquário bastante plantado também ajuda a reduzir o stress... até porque é natural eles de vez em quando chatearem-se e se não tiverem algum sitio onde possam ficar escondidos um do outro, a coisa pode complicar. Ainda assim... um aquário de 60cm é, na minha opinião, o mínimo para manter um casal. Colocar dois casais é o primeiro passo para teres muitas desilusões com eles. Quanto ao incubar os ovos sem os pais, sim, é possível. Eu costumava aspirar alguns dos ovos para outro aquário ou para uma maternidade daquelas de pendurar por fora (as de rede eles vão lá morder e estragam os ovos), com uma bomba de ar e umas gotinhas de azul de metileno por causa dos fungos. Depois, caso ecludam, tens o grande problema de alimentar os alevins... para mim, eclodir artémia sempre foi a melhor solução. Boa sorte com eles.
  15. José Prada

    Caracol com o "porta" destacada

    Boas, O que é que chamas de um "caracol comum"? É normal o opérculo (a tal "porta") não estar agarrado à concha, mas sim ao "pé" do caracol. Agora, se se soltar completamente do caracol, é sinal que morreu ou vai morrer em breve. Também é normal os caracóis por vezes ficarem imóvel durante bastante tempo. Experimenta tirá-lo de dentro de água e ver se ele reage. Se por acaso morreu, tira-o do aquário imediatamente porque são super-poluentes quando entram em decomposição. Que tal umas fotos? Sem mais informação é difícil perceber se é uma situação normal ou se o bicho poderá ter algum problema.

Tempo de vida do fórum


Data de criação do fórum: March 16, 2003 00:00:00