Combinar fertilização e co2 com luz


valter coelho

Recommended Posts

Boas malta,

o meu problema é o seguinte:

montei um nano de 30L, com JBL aquabasis plus e akadama ultra especial (acontece que estes substratos teem uns 4 anos)

O aquario foi montado ontem (sexta feira)

então vou começar a colocar uma pastilha de sera florenette A por semana e fazer co2 caseiro.

A minha iluminação é de 11w para 30L brutos.

Será que assim plantas de baixa manunteção como rotalas e egeria densa vão aguentar?

ou tenho que adicionar mais alguma coisa?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

qual rotalla?

se for a rotundifolia safa-se.

 

Se for a wallachii bem podes esquecer.

 

A egéria desconfio que até no escuro cresce, tal é a capacidade da planta. Só por curiosidade, a egeria é uma espécie invasiva e o seu cultivo em natureza é probido nos estados unidos por exemplo.

 

Agora com essa luz, num cubo, podes ter plantas de baixa-moderada exigência... na minha opinião... mas atenção aos camarões que colocas.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

co2 caseiro para isso? não precisas nada.

 

eu mantenho com otimas condições rotalas rotundifolia, christmas moss, foxtail, hyrocotyle sp,. japan em aquários sem substrato fértil, co2 ou qualquer tipo de fertilização. só tem 2 lâmpadas de 8w. ou uma calha led de 10w.

pensa nisso porque pode ser uma boa solução para ti.

Carlos Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

co2 caseiro para isso? não precisas nada.

 

eu mantenho com otimas condições rotalas rotundifolia, christmas moss, foxtail, hyrocotyle sp,. japan em aquários sem substrato fértil, co2 ou qualquer tipo de fertilização. só tem 2 lâmpadas de 8w. ou uma calha led de 10w.

pensa nisso porque pode ser uma boa solução para ti.

Mas é realidade é que essas plantas com co2 e fertilização são de uma beleza diferente.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

depende da iluminação. Se quiseres puxar o vermelho da rotala então precisas de muita iluminação, o que quer dizer também que tens de ter muito co2 dissolvido. O mesmo se passa com a foxtail. Em relação ao musgo e à hydrocotyle posso garantir-te que a única coisa que muda é mesmo a velocidade de crescimento porque ambos estão com ótimo aspeto, exatamente como já as mantive no aquário principal com injeção de co2.

 

Mas é realidade é que essas plantas com co2 e fertilização são de uma beleza diferente.

 

lâmpada economizadora - 1000lm,

calha led 10w - 950lm.

 

não é assim tão economizadora quanto isso. Não acho mesmo que precises de co2.

 

 

Eu penso que vou fazer um apdate na minha calha para uma lampada economizadora branca de 20W - 1000 lumens.
Neste momento só tenho no aquário a rotala rorundifolia.
Cumprimentos

Carlos Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nisso o cman tem toda a razão.

economizadoras... só no nome. Se fossem economizadoras, toda a gente as tinha em aquários.

 

Mas... é preciso começar por alguma coisa.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

depende da iluminação. Se quiseres puxar o vermelho da rotala então precisas de muita iluminação, o que quer dizer também que tens de ter muito co2 dissolvido. O mesmo se passa com a foxtail. Em relação ao musgo e à hydrocotyle posso garantir-te que a única coisa que muda é mesmo a velocidade de crescimento porque ambos estão com ótimo aspeto, exatamente como já as mantive no aquário principal com injeção de co2.

 

 

lâmpada economizadora - 1000lm,

calha led 10w - 950lm.

 

não é assim tão economizadora quanto isso. Não acho mesmo que precises de co2.

Infelizmente o meu maior problema é mesmo dissolver o CO2.

Apercebo-me que tenho um difusor extremamente ineficaz, aliado a uma altura do aquário de 40cm's.

Só assim se explica que com 7-8 bps, não consiga ter níveis de pH desejáveis, nem o pearling desejável, nem muitas outras coisas desejáveis... nomeadamente 40 ppm's de CO2.

 

Mas é que é que se pode fazer? gastar 50€ num reactor externo?

Não vai dar.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Infelizmente o meu maior problema é mesmo dissolver o CO2.

Apercebo-me que tenho um difusor extremamente ineficaz, aliado a uma altura do aquário de 40cm's.

Só assim se explica que com 7-8 bps, não consiga ter níveis de pH desejáveis, nem o pearling desejável, nem muitas outras coisas desejáveis... nomeadamente 40 ppm's de CO2.

 

Mas é que é que se pode fazer? gastar 50€ num reactor externo?

Não vai dar.

existe uma relação entre iluminação e pearling. quando ponho os 80w a funcionar tenho pearling, quando tenho metade não tenho nada. O co2 é sempre o mesmo.

 

Em relação ao reator externo, já ouvi pessoal a dizer muito bem de atomizadores de co2, e custam praí 20 euros. é questão de tentares.

Carlos Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

existe uma relação entre iluminação e pearling. quando ponho os 80w a funcionar tenho pearling, quando tenho metade não tenho nada. O co2 é sempre o mesmo.

 

Em relação ao reator externo, já ouvi pessoal a dizer muito bem de atomizadores de co2, e custam praí 20 euros. é questão de tentares.

Boas.

Nao sei bem o que é um atomizador. Tenho de ver.

Mas eu tinha um sistema flipper em que as bolhas de CO2 0a medida que subiam pelos tubos labirinticosse iam dissolvendo,. O problema é que quer um sistema quer outro nqo toleram grandes débitos de CO2. o problema é mais evidente em aquarios baixos, como o meu que tem 40 cm's.

 

Eu passei 3 semanas a 48W, e tinha um pearling residual. Liguei para 96W e continuo com um pearling residual, apesar de saber que a fertilizaçao é correcta e adequada. tenho a certeza que é o CO2 o elemento limitador.

 

O problema é que o reactor externo obriga a fazer bricolage no filtro e bla bla bla. E custa 60€.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais