ALGAS
507 topics in this forum
-
- 15 replies
- 3.4k views
Boas, faz alguns meses que estas algas me perseguem, tenho tentado de tudo, desde TPAs frequentes, paragem na fertilização, paragem na administração de CO2, como não aconteceu nada, voltei a fertilizar e a ligar o CO2, mas as danadas teimam em ficar, estas são sem duvida alguma as algas mais complicadas com que já me deparei, alastram com uma velocidade doida, julgo que sejam as ditas cianobaterias, preciso da vossa confirmação e se houver alguém entendido neste tipo de alga, peço que me dê algumas dicas.
-
- 13 replies
- 1.8k views
Ora bem pessoal. estou aqui com um problema dos diabos que tenho tentado resolver mas sem sucesso.. Tenho o aquário cheio de algas filamentosas verdes.. ainda não muito grandes.. mas em grande quantidade. penso que sejam as BBA's... É um aqua de 1m plantado, com CO2 de botija ligado de dia(de noite fecho-o e ligo a bomba do ar..) tenho TPA's todas as semanas.. agora tenho testado um produto.. alga control da PRODAC no qual tenho que colocar 84 gotas por semana.. quando meti a primeira vez notei que as algas perderam cor, não estavam tão "vivas".. no entanto ainda não resolvi o problema.. PS: retirei o carvão do filtro por causa do alga control. alg…
-
- 38 replies
- 5k views
Boas, tenho começado a tratar recentemente do meu aqua....mas desdo príncipio que tinha algas Agora há umas tipo algodão branco, ums filamentosas pequenas, e uma espécie de green spot nas pedras (xisto) e no areão.... Já me disseram para fazer fertelizações diárias de potássio (15ml), e micros depois das tpa's (5ml)...(aquário de 96l) mas também me disseram, para deixar as fertelizações e fazer tpa's de 20l de 5 em 5 dias....e agora? xD....agora comecei a fazer tudo junto....fertelizações iguais + as tais tpa's Não uso anti-algas porque já me disseram que não resultam.... Também me disseram que podia ser excesso de po4...o teste é caro, mas como é preciso …
-
- 6 replies
- 4.1k views
Boas, alguém me sabe explicar porque que eu tenho algas no meu aquário? Tenho algas nas plantas e nos vidros. TPA semanal de 50L. Fertilização: - 8 em 8 dias sera florena; - 15 em 15 dias sera flore plus; - 8 em 8 dias sera filter biostart. Fotografias das algas: Setup: Tamanho: 89 x 35 x 50 (C x L x A) cm. Volume ~ 150L. Iluminação: Calha T5, 2x54w de 90cm. Filtro: Filtro externo, sera fil bioactive 250 + UV (700litros por hora). Termóstato: Termóstato será 150w. Temperatura ~ 26º G. Substrato: Sera floredepot 4,7 Kg. Hardscape: Areia do rio. Flora: 1. Anubia barteri; 2. Lysimachia spec.; 3. Nympha…
-
- 7 replies
- 1.7k views
Olá. Tenho um aquário de 50L. Filtro AQ-300 que filtra 300L/H Lâmpada de 15W (não sei mais nada da lâmpada) Temperatura entre os 26º e 28ºC Nele tenho 3 plantas que não sei o nome, e que estão a ficar com algas a toda a volta das folhas. Gostava de saber qual o melhor tratamento, ou se existe algum peixe que goste de algas e as coma sem estragar as plantas. Já tenho: 1 Ampulária 1 Limpa vidros 3 Guppys 2 Platys 1 Molly 6 Neons Aqui fica uma foto das plantas Já agora se alguem souber o nome da alga e das plantas, agradeço. Pois sou novata. Foto das plantas: Foto das algas: (não é muito nítida, mas é o que tenho)
-
Olá, preciso de ajuda para identificar estas algas e o que fazer para as fazer desaparecer. Setup do aqua: Setup: Tamanho.100x40x50 Iluminação: 3x 39w(T5) ligada das 12 às 20 filtragem: filtro ext. EHEIM ecco 2234 Aquecimento: term. 200w; água mantem-se a 26º pH: entre 7 e 7.5 ainda não consegui acertar com o CO2 caseiro KH: 3 gH: 5 NH4: 0 NH3: 0 NO2: 0 NO3: 10 Fe:inferior a 0.1, fertilizo 1 vez por semana com Aqua-plant plus da Aquatc nature PO4: entre0.5 e 1 não tenho a certeza da côr do teste CU: 0 Fauna: 4 olho-de-fogo 4 tetra viúva 4 serpae 2 tetra fantasma 2 botia paquistanês 3 escalares 1 ramirezi 3 corydora …
-
- 7 replies
- 1.9k views
Gostava de saber qual genero de alga, estas algas são. Parecem assim um montinho de cabelos, sao castanhos/cinzentos. Aqui fica os testes à agua: pH: 6,4/6,6 NO3: 20ppm NO2: 0 ppm NH3: 0 ppm kH: 5-10 ppm gH: 40 ppm Luz: 24*3 (5 hrs diárias): duas 6500k, uma 10000k+ Fertilizo 5ml de Ellos Planta 1, dia sim dia não CO2 caseiro, com difusor de madeira Como resolver este problema de algas?? Em algumas partes do aqua, estão mesmo a tornar-se muito feias. Cumprimentos JoaoDomingos
-
pessoal, estou a ficar desesperado, como poderei erradicar estas algas. isto cola-se a tudo. Ao retirá-las manualmente arranco plantas e vem tudo atrás delas. Existe alguma forma de dar cabo desta praga?
-
- 0 replies
- 876 views
O meu tapete de parvula que custou tanto a compactar está a apanhar algas penso que filamentosas. O que eu não acho muito normal é que só está apanhar as plantas mais rasteiras, ou seja a parvula e a blyxa japónica. PH - 6.8 PO4 - Tento manter sempre em 1 ppm NO3 - 10 ppm Alguém pode dar uma dica do que se poderá estar a passar?
-
Reparei que o tronco está com umas "coisas" brancas, a água tem pontinhos brancos (muito pequenos) e estão a começar a aparecer algas (fios verdes) também no tronco! Aqui estão os últimos valores: KH - 5 pH - 7.5 (não era suposto isto estar mais baixo com o tronco e o CO2?) NH3/NH4 - 0.5 NO2 - 0 NO3 - entre 10 e 20 Fe - 0.1 ideias? Um promenor... não estou a fazer o ciclo com comida nem com peixes. Na loja disseram-me para utilizar um produto (Biotopol) durante 10 dias e, ao final desse tempo, poderia começar a adicionar peixes (1 ou 2/semana). Pelo que percebi o Biotopol são bactérias... Já vou no oitavo dia. Será que não devia adicionar dois Otocinclu…
-
- 6 replies
- 3.9k views
Olá tenho andado as voltas com as algas no meu aquário não sei como as eliminar por isso com a experiencia dos utilizadores deste fórum espero resolver o problema! Aquário = 80 Litros Iluminação = Life-glo2 20W 8 Horas por dia Filtro externo = Eheim 2211 300L/H Obrigado João Imagens das algas e aquário http://img8.imageshack.us/img8/3170/algas.jpg http://img8.imageshack.us/my.php?image=dsc00002abr.jpg
-
- 14 replies
- 3.4k views
Boas malta ontem fui a casa de um colega meu e ele tinha num aqua um tapete de algas em volta de uma folha e achei aquilo bastante engraçado Como faço para ter aquilo? alguem me pode arranjar uns tapetes desses ? cumps
-
- 15 replies
- 3.7k views
Boas! Gostava de saber se me podem ajudar com o meu problema. Ora aqui vai: tenho um aqua de 120x50x65 (390L brutos) com dois filtros de 1000l/h cada. uma calha Odissea PL-L 2x55w e outra HFL 1200 4x39w T5. a temperatura é de 28º e o PH 6,8. A minha ideia sempre foi ter um aquário de Discus com algumas plantas de fácil manutenção como anúbias e valisnérias. Acabo por ter sempre as plantas, troncos e vidros com algas verdes. As plantas acabam por crescer em altura mas as folhas ficam debilitadas muito rapidamente, ficando transparentes e apodrecendo. As anúbias resistem e até surgem novas folhas mas ficam imediatamente cobertas por algas. Os vidros …
-
- 4 replies
- 2.3k views
Gostaria de saber se realmente estas algas são as chamadas cianobactérias? Já tenho esta praga desde Maio do ano passado Setup: Aqua de 12 litros, com temperatura a 27ºC, sem filtro Flora: green cabomba de plástico Fauna Betta TPA's: 50% semanalmente Podem-me ajudar a erradicar estas malandras?
-
- 25 replies
- 4.7k views
Boa noite a todos. Estou com problema de algas, tenho um aqua plantado (pelo menos tento) com Discus, desde à uns meses começaram a aparecer algas principalmente nas plantas, troncos e rochas. As plantas ficam com as extreminadas como se tivessem uns "bigodes", os troncos e rochas estão completamente cobertos, no vidro aparecem algumas mas nada que não se limpe semanalmente com as TPA's. Comecei a notar este problema quando coloquei um relógio para ligar/desligar a luz de forma automática, daí parecer-me que será luz a mais, a iluminação esta ligada diariamente 9h. Tenho 2x T8 30W, o aqua é de 200l. Costumo fertilizar com produtos da Sera umas vezes pastilha…
-
- 2 replies
- 1.1k views
bons dias a todos.. gostavava que alguem me dissesse se o aparecimento de algas filamentosas é influenciado pelo ph da agua??? neste caso tenho a minha a 7.4 7.5...... Obrigado pela atençao Cumps Pedro
-
- 4 replies
- 1.8k views
Boa noite Pessoal, venho mais uma vez por este meio tentar que alguém me venha esclarecer algo que se passa no meu aquario em que tenho uma praga de algas tipo cabelos verdes por todo o lado e quando vou retirá-las muitas das plantas vêm atras. Era para saber se me podia ajudar neste assunto e apresentar algumas soluções para eliminar esta praga. Vou deixar a quimica e o setup do aquario. Ph - 6 NO2 - 0 NH3/NH4 - 0 Gh - 100mg/l Kh - 50mg/l PO4 - 1mg/l NO3 - 25mg/l Fe - 0 Neste momento tenho 6 discos ,2 cardinais ,2 coridoras, 2 otos e 2 Saes e inclusive uma praga de caracois. O aquario é um plantado com tapete de glossostima, blixas japonicas e muitas pl…
-
Constantemente tenho surtos de algas no aquario, resolve-se um dsses surtos e aparece outro, por mais que leia sobre manutenção das plantas, confesso que é um assunto que tenho dificuldade em perceber. Testes Efectuados: PO4 = 0,1mg/l NO3 = 0 GH = 6 Estou á espera que chegue testes de KH e NO2 Faço fertilização de 2/2 dias com seachem Flourish Substrato usado: elos e akadama Iluminação e temperatura de cores das lâmpadas: 3x54w(2x8000K + 1x6500K) Capacidade total do aquário em litros: 200L O que é que tenho de fazer? :D Cumps
-
- 1 reply
- 1.1k views
boas a todos depois do meu aqua montado, á cerca de 2 semanas,surgiu me um problema.ALGAS... vou tentar explicar. coloquei substrato sera floredepost no fundo de todo o aqua 80*50*40,e estou a fertilizar apenas com co2 caseiro. Ao fim de uma semana começei a reparar que os vidros começaram a ficar extremamente vertes e as plantas,nos rebentos antigos, ficaram muito castanhas. a minha pergunta é, sera excesso de nutrientes??? luz a mais nao acredito pois so tenho 75wts, tenho estado a controlar o ph e o resultado anda por volta de 7.4 7.2. peço ajuda a quem me conseguir responder.. obrigado pela atençao. cumps Pedro
-
- 3 replies
- 1.3k views
boa noite, possuo um aqua de 120cm da aquapor (magnum) com 2 lampadas: - hagen aquaglo - Sylvania aquastar - 2 filtros serafil 1300 com as respectivas ceramicas; - peixes variados tropicais; - ampularias; - REd sea CO2 Sytem com botija; - plantas variadas; o que tenho a perguntar é como posso eliminar as algas castanhas que estao agarradas ao vidro; ate tenho dificuldade em as retirar com um esfregão... podem ajudar-me??? obrigado
-
- 3 replies
- 1.6k views
Boas! eu queria saber que algas são estas :S já tive a ver varios sites e são parecidas com algumas alguém me pode dizer? Obrigado desde já cumps Paulo Oliveira
-
- 10 replies
- 1.8k views
Boas, nao sei porque, mas nao consigo ver as fotos das algas para as identificar, mas vou colocar umas fotos e dou o setup do aqua para ve se me podem ajudar. http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_17169_25.jpg http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_17169_23.jpg e hoje ja me apareceram sarapintadas nos vidros do aqua. 60*30*40 (40L reais) 28º PH 7 15W com 18000K(com reflector) amonia- 0.6 nitritos- 0.1 nitratos- 5 Adubo liquido de 15 em 15 dias plantamin da tetraplant 5ml para 10l agua substrato fertelizado nao sei marca e depois 3cm de areao por cima co2 caseiro(durante noite ligo bomba ar) Bio box com la v…
-
- 1 reply
- 1.3k views
Viva; montei o aqua a cerca de uma semana: Setup: Aqua : 100x40x30 -> 120 lt Brutos Filtro: Filtro Externo Tetratec Ex 600 Anivite Substracto fertil : JBL AQUABASIS PLUS (base) Substracto : akadama Iluminação : calha diy 2x39w - 10k cada 1 aqualine T5 Plant Grow 1 blau aquaristic Tempo de iluminação 8 horas Flora : é a que vêm nas fotos abaixo: Fauna : ainda vazio Injecção de Co2 DIY o problema é que desde o dia de ontem que me apareceram algumas algas filamentosas na "cuba" planta que estou a tentar fazer tapete: na foto não se ve muito bem visto que a maquina não é das melhores.... e o jeito do fotografo tamb…
-
Viva, Tenho algas castanhas no tronco e plantas e verdes nos vidros. Que testes tenho que comprar para ver os niveis e que produtos para fertilização. agradeço os vossos conselhos com alguma urgência.... obrigado
-
- 2 replies
- 1.1k views
Boas Tenho algumas algas no aquário... Causa? NO3 e PO4 ambos a 0... Posso tirar o tronco do aquário, ferver, e voltar a metê-lo? Em relação às algas, qual a solução para subir o NO3 e PO4 sem fertilizações? Eu já dou comida 3x ao dia.. Já à uma semana que não faço TPA, e a água da torneira tem o NO3 a 0 :S Daniel
-
- 4 replies
- 1.6k views
Bom dia, Comprei uma Vallisneria spiralis 'Tiger' e reparei que ela tinha algas "fuzz" -> http://www.guitarfish.org/algae#fuzz. Alem das TPA's, existe algum peixe, como Zebrasoma de agua salgada que adora este tipo de algas e que seja compativel com Discus?
-
- 8 replies
- 2.2k views
Fiz uma actualização da minha calha à uns dias, pois tinha apenas 30w para 100 litros de liquido, mudei para 2* t5 39w HO, uma de 6500k e outra de 10000k. Dai a mais um par de dias meti co2 caseiro com um kit da nutrafin. Passado uns dias reparei que as plantas estavam acastanhadas, mas não levei em consideração pois na transição de luzes o aqua ficou 2 ou 3 dias quase às escuras. Com o tempo comecei a ver que não era "apodrecimento" ou as plantas a definhar, mas sim uma camada castanha nas folhas! Tive então a analisar melhor e vi que o vidro de trás também tem um filamentos, mas estes são verdes aparentemente! Antes de meter o c02 as plantas já estavam acastanhada…
-
- 3 replies
- 1.4k views
Tenho um aqua de 260l com iluminação nao sei ao certo mas axo que são 2 T5 o aqua é um SUN SUn. Esta a trabalhar à mais ou menos 1 mes e meio e porque o antigo teve problemas tive de colocar os peixes la um pouco cedo tipo 20 dias apos ter o agua a ciclar. Neste momento tenho la cerca de 40 gupys 4 danias, 4 neos e 1 pleco. Ha uns dias a agua ficou toda verde e apliquei um produto da JBC que funcionou e limpou a agua. Neste momento ja esta igual toda verde, de tal forma que ja nao vejo os termostatos que estao no aqua. Em termos de plantas tenho 2 anubias e uns 6 pés de alternanther reineckii pink " roseafolia" que adubei com umas bolas tb da JBC que enterrei no area…
-
ola a todos tenho valisnerias num aquário de 54 litros e estas estão com uma espécie de algas que não consigo identificar. são uns fiozinho de cabelo pretos ao longo de toda a folha alguém sabe o que é? como se trata?
-
- 10 replies
- 2.9k views
Vejam este liquido maravilha e como aplicá-lo. http://faao.blogspot.com/search/label/Comb...as%20com%20H2O2
-
- 11 replies
- 3k views
Boas, antes de mais aqui fica o meu Steup: Montagem: 1-Março-2009 -Aquario 150x50x60. (~450 litros úteis.) -Substracto: Akadama em 2/3 do chão Areia de Silica em 1/3 do chão -Hardscape: 5 pedras Granito 2 Troncos ~1 duzia de pedras de xisto, para delimitar a areia de silica do Akadama -Iluminação: 2 Calha T5 num total de 4x54 Watts Iluminação diária das 16h às 0:30h (8,30h). -Filtragem: Filtro Eheim Professional II - 2028 (com cerâmica e esponjas) Filtro 405 Fluval (com carvão e esponjas), com saída p/uma UV de 11Watts, ligado 7h p/dias (os filtros não são novos, mas foram lavados e "fervidos"). -Aquecimento: Aquecedor Externo 300…
-
- 4 replies
- 1.2k views
Olá pessoal Há pouco tempo atrás começou a aparecer este tipo de algas(?) tanto nas rochas como nas plantas, assim como coisinhas verdes no vidro. Alguém me sabe dizer que tipo é e como é que posso tratar? gracias Algas1 algas2
-
boas pessoal tenho um tronco meu xeio de algas BBA sabem como acabar com elas? fika o link das fotos de um post meu abraço http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...mp;#entry740805
-
- 2 replies
- 1.1k views
Boa tarde, Agradecia que me indicassem quais os testes mais importantes a fazer num aquário e quais os intervalos aceitáveis para os mesmos. Calculo que isto seja muito subjectivo e que depende do tipo de peixes, iluminação e plantas que tenha, mas, deve haver alguns valores que possam ser considerados universais. Estou a iniciar-me nesta guerra e pelo que já percebi não vou conseguir controlar todas as variáveis numa fase inicial. Gostaria assim de ter uma lista do fundamental para me dedicar a fundo a esses aspectos. Agradeço desde já a ajuda.
-
- 1 reply
- 750 views
Ora BIBA Bem, para alem da famosa GDA agora deparo-me com esta : 120X50X70 = 400 L 6X39 W - 10horas A fertelização que faço é esta : 15 ppm K diariamente NO3 nao fertelizo está sempre a 10 ppm Fe - 2 em 2 dias 0.8 ppm Mg - 1.2 ppm diarimante PO4 - dois em dois dias 0.5 ppm normalmente dependendo dos testes. Nao consigo identificar qual é a alga, nao sei como evitar/retira-la Cumprimentos, Joel Bonifácio