Alga vs tratamento


sarasdcunha

Recommended Posts

Olá.

 

Tenho um aquário de 50L.

Filtro AQ-300 que filtra 300L/H

Lâmpada de 15W (não sei mais nada da lâmpada) :?:

Temperatura entre os 26º e 28ºC

 

 

Nele tenho 3 plantas que não sei o nome, e que estão a ficar com algas a toda a volta das folhas.

Gostava de saber qual o melhor tratamento, ou se existe algum peixe que goste de algas e as coma sem estragar as plantas.

 

Já tenho: :computer003:

1 Ampulária

1 Limpa vidros

3 Guppys

2 Platys

1 Molly

6 Neons

 

Aqui fica uma foto das plantas

 

Já agora se alguem souber o nome da alga e das plantas, agradeço. Pois sou novata. :smilecolros:

 

Foto das plantas:

 

161q.jpg

 

Foto das algas: (não é muito nítida, mas é o que tenho)

 

hpim2797x.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Ja mediste os niveis de p04 ?

Essa iluminação é um pouco fraquinha para as plantas logo as algas conseguem crescer mais rapidamente que as plantas , pois não necessitam de muita luz , se a aumentares as plantas vão esgotar os nutrientes acabando assim com as algas .

Isto claro se os p04 não estiverem muito acima de 0,25mg/l ,

As algas que tens ai parecem-me ser algas castanhas ,um otto , sae ou um lda25 acabam com elas , penso que a ampularia tb ...ou um caracol de outra especie... camarões são uma opção mas tens de ter a agua muito limpinha senão puff , esse limpa vidros é um otto experimenta comprar mais ... e aumenta a iluminação pois caso contrario é dificil manter as plantas , precisas de pelo menos 25 w de luz sendo o ideal 50 w ...

Tens ai um equinidorus amazonicus ou bleheri , essa verde grande, e a outra deve ser uma nymphaea lotus , por baixo diria uma Hygrophila polysperma rosanervis ( e se for mesmo essa iluminação não chega) e deves precisar de C02...tipo sera tabs

 

Cumprs Filipe Cruz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

A planta com os veios rosados não é aquática... :P

 

Vê aqui: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=129279

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é luis realmente da ultima vez não vi com atenção e inclusivamente lhe disse que no outro post que esta poderia ser uma higrofila , verifiquei ser igualzinha a outra , uma fittonia red ? que não é aquatica....

Ja agora vou-me corrigir , os p04 devem estar inferiores a 14 x o numero dos teus n03 para que não apareçam algas , algo até um 1ppm ou 1mg/l e n03 até 14mg/l

Cumprs Filipe Cruz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é luis realmente da ultima vez não vi com atenção e inclusivamente lhe disse que no outro post que esta poderia ser uma higrofila , verifiquei ser igualzinha a outra , uma fittonia red ? que não é aquatica....

Ja agora vou-me corrigir , os p04 devem estar inferiores a 14 x o numero dos teus n03 para que não apareçam algas , algo até um 1ppm ou 1mg/l e n03 até 14mg/l

Cumprs Filipe Cruz

 

 

Boas Filipe Cruz posso saber em que te baseias nisso que dizes e se tens a certesa absoluta no que falas ??

 

eu mantenho muitas veses o meu aquario com 5ppm de NO3 e com 3 a 4ppm de PO4 quando quero puxar mais pela coloraçao das plantas e no entanto nao tenho algas nenhumas :smile2:

 

nao esquecer que o que provoca as algas sao os desiquelibrios de nutrientes , quando se fala em desiquilibrios é a ausencia de um deles.

pois havendo sempre desponiveis as algas seram nulas independente dos valores que queiras ter no aquario.

Editado por krypticall
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Filipe Cruz posso saber em que te baseias nisso que dizes e se tens a certesa absoluta no que falas ??

 

eu mantenho muitas veses o meu aquario com 5ppm de NO3 e com 3 a 4ppm de PO4 quando quero puxar mais pela coloraçao das plantas e no entanto nao tenho algas nenhumas ;)

 

nao esquecer que o que provoca as algas sao os desiquelibrios de nutrientes , quando se fala em desiquilibrios é a ausencia de um deles.

pois havendo sempre desponiveis as algas seram nulas independente dos valores que queiras ter no aquario.

 

Não posso afirmar com certeza absoluta que se tiver mais que este valor terá absolutamente algas em relação a este aquario , posso o afirmar sobre a minha experiencia propria e o que de forma geral acontece, agora 3 a 4 ppm x14 =56ppm n03?

 

Pelo menos se tiver em consideração o que gente com muitos mais anos experiencia do que eu diz ser a proporção correcta entre nitratos e fosfatos ... um valor da ordem de 50 ppm de nitratos é no minimo toxico para alguns peixes .

 

Pois se não ten nitratos elevadissimos manipula muito bem os nutrientes (e ainda bem ) , ou pura e simplesmente nunca lhe entrou nenhuma alga no aquario , não sei pois não o posso afirmar no seu caso especifico.

Agora diz isso a quem não perceba nada de aquarios , ( sim porque este post é para ajudar quem recentemente entrou nisto e tem uma duvida ... não para comparar espadas ..)

 

Os desiquilibrios são provocados pela ausencia ?? e o excesso não ? Então um desiquilibrio não é provocado por valores diferentes da proporção correcta? ( esta afirmação que fez é tão ou mais errada que a minha)

 

De forma geral , e enfatiso geral , a quebra da proporção provoca geralmente um melhor desenvolvimento de algas , sendo que de forma geral os valores são de 1ppm de fosfatos o limite para um funcionamento normal .( ja é aceitavél e obrigado pela correcção)

 

Como tal digo que cada aquario tem a sua especificidade e o que é certo para mim pode não o ser para si ... O unico que se pode fazer é aconcelhar numa maneira a que de forma geral , as coisas funcionem .

 

Sim até porque eu só escrevo aqui para tirar duvidas , que em 15 anos não tirei e ajudar quem posso com a experiencia que fui acumulando , embora que não muita e nem por sombras suficiente pois a aprendizagem é feita ao longo de toda a vida...

 

Agora se quiser provar cientificamente que a proporção geral de 14 x está errada até lhe agradeço pois seria otimo ter certezas absolutas sobre os aquarios , sim porque em nenhuma das minhas afirmações eu fui absoluto ( ou pelo menos não fiz com essa intenção) - ... algo até um 1ppm ou 1mg/l e n03 até 14mg/l.... - não me parece absoluto...

 

claro que temos de ter em conta o potassio e o nitrogénio etc e eu deveria ter dito de forma geral tal acontece etc ...

 

O que me deixa estarrecido é visto ter um conhecimento tão extenso , bem poderia ter respondido a esta senhora em vez de vir contradizer as minhas afirmações ...

 

Cumprs Filipe Cruz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os p04 devem estar inferiores a 14 x o numero dos teus n03 para que não apareçam algas , algo até um 1ppm ou 1mg/l e n03 até 14mg/l

Cumprs Filipe Cruz

 

Boas Filipe Cruz a razao apenas porque te chamei a atençao é a informaçao que deixas para a restante comunidade ler.

 

quando se fala na relaçao 1/10 é apenas uma base para que as pessoas iniciadas no ramo tenhao uma ideia por onde começar.

 

mas na verdade nao quer dizer que seja obrigatorio manter esses valores.

 

eu posso muito bem ter valores de 4ppm de PO4 no meu aquario e nao é por isso que vou ter algas, alias até me evita algas como green spots

por exemplo.

 

se manter esses valores de PO4 nao é por isso que serei obrigado a ter quase 40ppm de NO3 para que esteja equilibrado ou fazer uma tpa para os abaixar.

 

apenas basta que mantenha algum NO3 sempre desponivel , tenha uma boa concentraçao de CO2 diluida na agua e uma iluminaçao suficiente e que baste fertilizar um pouco de K consuante sao consumidos tanto o NO3 como o PO4.

 

aliás até um aquario pode estar com a relaçao 1/10 e ter algas na mesma por deficiencia de luz ou excesso dela assim como a falta de uma fonte de carbono. depende de muitos factores e é tudo uma questao de se procurar um equilibrio.

 

a chamada de atençao foi apenas para fazer ver certos pontos e demaneira nenhuma criticar a tua intençao de ajudar ;)

 

 

só para acabar , excesso de nutrientes nunca foi a causa de motivos de aparecimentos de algas , mas sim a falta de um deles o tal desiquilibrio :thumbup3:

 

abraços.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Filipe Cruz a razao apenas porque te chamei a atençao é a informaçao que deixas para a restante comunidade ler.

 

quando se fala na relaçao 1/10 é apenas uma base para que as pessoas iniciadas no ramo tenhao uma ideia por onde começar.

 

mas na verdade nao quer dizer que seja obrigatorio manter esses valores.

 

eu posso muito bem ter valores de 4ppm de PO4 no meu aquario e nao é por isso que vou ter algas, alias até me evita algas como green spots

por exemplo.

 

se manter esses valores de PO4 nao é por isso que serei obrigado a ter quase 40ppm de NO3 para que esteja equilibrado ou fazer uma tpa para os abaixar.

 

apenas basta que mantenha algum NO3 sempre desponivel , tenha uma boa concentraçao de CO2 diluida na agua e uma iluminaçao suficiente e que baste fertilizar um pouco de K consuante sao consumidos tanto o NO3 como o PO4.

 

aliás até um aquario pode estar com a relaçao 1/10 e ter algas na mesma por deficiencia de luz ou excesso dela assim como a falta de uma fonte de carbono. depende de muitos factores e é tudo uma questao de se procurar um equilibrio.

 

a chamada de atençao foi apenas para fazer ver certos pontos e demaneira nenhuma criticar a tua intençao de ajudar ;)

 

 

só para acabar , excesso de nutrientes nunca foi a causa de motivos de aparecimentos de algas , mas sim a falta de um deles o tal desiquilibrio ;)

 

abraços.

 

Tomei um pouco a peito e fui um pouco arrogante .. peço desculpa :blush:

Mas realmente queria dizer a sara que de modo geral estas proporções estão na causa do aparecimento das algas .. mas como tal ,e tenho de dar a mão á palmatoria , foi uma boa chamada de atenção que outros factores influenciam o aparecimento de algas .

Cumprs Filipe

Link to comment
Partilhar nas redes sociais