O que controlar num aquário?


godov

Recommended Posts

Boa tarde,

 

Agradecia que me indicassem quais os testes mais importantes a fazer num aquário e quais os intervalos aceitáveis para os mesmos.

 

Calculo que isto seja muito subjectivo e que depende do tipo de peixes, iluminação e plantas que tenha, mas, deve haver alguns valores que possam ser considerados universais.

 

Estou a iniciar-me nesta guerra e pelo que já percebi não vou conseguir controlar todas as variáveis numa fase inicial.

 

Gostaria assim de ter uma lista do fundamental para me dedicar a fundo a esses aspectos.

 

Agradeço desde já a ajuda.

Editado por godov
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

estes são os valores aceitáveis

 

ph-6.8

Gh-6 a 9 DT

Kh-8 a 10 DC

no2-o

no3-0.5 a 1.0 mg/L

nh3-o

nh4-o

Fe-0.5 a 1.0 mg/L

 

cump

Editado por HMN$
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou aproveitar aqui a tabela, do HMN$, pois tem alguns valores errados.

 

pH- Depende dos peixes pois 6.8 não é aceitável por exemplo para Ciclideos Africanos

Gh- Idem

Kh- Idem

no2- 0 ppm ou mg/L

no3- 5 a 10ppm ou mg/L, até 20 é aceitável desde que haja equilíbrio com os restantes nutrientes. (Principalmente com os Fosfatos)

nh3- 0

nh4- 0

Fe- 0.5 a 1.0 mg/L

PO4 - 0.5 a 1.0 ppm ou mg/L, até 2.0 é aceitável desde que haja equilíbrio com os restantes nutrientes. (Principalmente com os nitratos).

 

Os principais testes a serem adquiridos deverão ser o de pH, GH, NO3 e PO4, se for a comprar no inicio da montagem, aconselho também o de NH3 e NH4. :music_singguitar:

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais