tapete de algas


rodribike

Recommended Posts

Boas malta ontem fui a casa de um colega meu e ele tinha num aqua um tapete de algas em volta de uma folha e achei aquilo bastante engraçado

 

Como faço para ter aquilo? alguem me pode arranjar uns tapetes desses ?

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

na volta nem sabem o que tou a dizer...

 

Sorry mas clarodophora sao as bolas nao e essa a alga que falo sendo assim nao sei nome das algas

 

alguem me pode ajudar»?

Editado por rodribike
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

O que procuras é a Cladophora aegagrophila

 

"Cladophora aegagrophila is not really a plant, but a ball of algae, so it is a decorative exception from the rule about avoiding algae at all costs. It is normally found in shallow lakes, where the movement of the waves forms it into a sphere. In an aquarium it must be turned regularly to keep it in shape. Cladophora aegagrophila can be divided into smaller pieces, which become spherical with time, or which form a carpet, if attached to roots and stones. Protected in parts of Japan."

 

normalmente é apresentada sob a forma esferica mas como referido no site da tropica esta pode ser utilizada sob a forma de tapete é só uma questão de "desfazer" a bola por forma a ser moldada para ser utilizada como tapete....

 

Estou a preparar um nano para camarões onde vou utilzar as Cladophora aegagrophila que tenho no meu aqua principal para fazer zonas de tapete, sempre é uma forma agradavel de ter um tapete verdinho e serve de pasto para os camarões.... ;)

28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

O mais facil é simplesmente comprar duas ou três bolas de Cladophora aegagrophila normalmente andam a volta de 2 a 3 euros das grandes, com estas podes fazer um tapete já consideravelmente grande depois é so deixar continuar a crescer e ir aparando.....

28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Está descansado que não morre pelo contrário o metodo de "reprodução" de novas bolas é por divisão de bolas em pedaços mais pequenos que por sua vez como desenvolvimento destes começam a formar novas bolas, agora se dividir-se a bola por forma a formar tapete esta crescerá para os lado e para cima....

 

Depois toda a bola é alga não tem "orgãos internos" ou coisa que se pareça.... :-D

 

Editei o post para incluir um foto que encontrei de um exemplo de tapete apesar que acho que se consegue manter-se um tapete destas algas mais nivelado e bonito, mas de qualquer forma fica aqui o exemplo... a foto veio deste blog

 

cubo3.jpg

Editado por barman_dani
28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 pessoa aqui do forum disse que tentou reproduzi-la (separou-a em 2) e ela morreu

 

Mas sem ser cortando as clarodophora ha outra maneira de criar essas algas?

 

ou entao expliquem-me o procedimento do corte das bolas sff

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Podes dividir em quantos bocados quiseres que isso não morre.

Mas se estás a espera que isso cresca até fechar o tapete, podes esquecer. O crecimento da Cladophora é, eu diria , inexistente... Por isso tenta logo comprar quantidade suficiente para fechares o tapete.

 

Tenho um tronco coberto com Cladophora no meu 54L e aconselho-te o seguinte:

Aspira bem o tapete todas as semanas com uma mangueira fininha, porque tem a tendência de acumular muito lixo (restos de alimentação, fezes de peixes, etc...). Caso não o limpes fica feio.

 

Tem cuidado com os pequenos pedaços que se vão soltando, começam a crecer em locais indesejados e esses sim, crescem rapidamente. Quando dás conta tens o aquário cheio de Cladophora.

 

1 Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais