algas e plantas fracas


johnyboygomez

Recommended Posts

Boas! Gostava de saber se me podem ajudar com o meu problema.

 

Ora aqui vai:

 

tenho um aqua de 120x50x65 (390L brutos) com dois filtros de 1000l/h cada.

 

uma calha Odissea PL-L 2x55w e outra HFL 1200 4x39w T5.

 

a temperatura é de 28º e o PH 6,8.

 

A minha ideia sempre foi ter um aquário de Discus com algumas plantas de fácil manutenção como anúbias e valisnérias. Acabo por ter sempre as plantas, troncos e vidros com algas verdes. As plantas acabam por crescer em altura mas as folhas ficam debilitadas muito rapidamente, ficando transparentes e apodrecendo. As anúbias resistem e até surgem novas folhas mas ficam imediatamente cobertas por algas. Os vidros são limpos de 15 em 15 dias.

 

Não tenho CO2 apenas faço fertilização com Flourish da Seachem duas vezes por semana.

 

As luzes estão com temporizadores e estão ligadas 7h por dia.

 

Neste momento tenho Anubias, Echinodorus e Limnofila Sessiflora.

 

Não sei se reduza o tempo de iluminação, se fertilize mais ou menos uma vez que não tenho testes de potássio ou fosfatos, ou se um filtro UV que tenho cá para casa poderia ajudar.... De qualquer das formas a ideia é não ter muita manutenção.

 

Gostaria que me ajudassem com a vossa experiência!!

 

 

Muito obrigado e desculpem o testamento.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com a iluminação que tens em cima de plantas de pouca manutenção é perfeitamente normal teres isso carregado de algas.

O Aquário, com essas plantas que mantens actualmente aguentava bem só com os 110W das PLL.

 

Experimenta e depois logo se vê. De qualquer das maneiras, compra os testes de nitratos e fosfatos, com 10€ tens os dois testes e que te dão para dezenas largas de medições.

 

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com a iluminação que tens em cima de plantas de pouca manutenção é perfeitamente normal teres isso carregado de algas.

O Aquário, com essas plantas que mantens actualmente aguentava bem só com os 110W das PLL.

 

Experimenta e depois logo se vê. De qualquer das maneiras, compra os testes de nitratos e fosfatos, com 10€ tens os dois testes e que te dão para dezenas largas de medições.

 

 

Cumps

 

Obrigado Miguel!

 

Vou reduzir a iluminação e ficar só com a HFL, 7 horas por dia. Parece-te bem?

 

Comprei só o teste de Fosfatos da nutrafin e custou-me 15€. Não encontrei o de Nitratos. Sei que é importante a relação de um com o outro mas para já só tenho o valor dos Fosfatos que é 5.0mg/L.

 

Entretanto comprei mais umas Echinodorus. Continuo com as fertilizações com o Flourish 2 a 3 vezes por semana?

 

Obrigado pela ajuda!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação à iluminação, essa potência agora parece-me bem.

 

Os fosfatos.. esse valor está alto.. bastante alto para fosfatos..

Como tens plantas de baixo consumo, efectua tpa's com mais frequência para os baixares para menos de 1ppm. Em relação ao preço do teste, nunca usei esse teste mas comprei um de Fosfatos da Aquili por 6€ e tem uma boa escala. banana rock

 

Em relação às doses de fertilização, nem excesso nem carência.. Reduz um pouco as doses e vê o comportamento das plantas.

 

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Fiz uma TPA de 40% e mesmo assim os fosfatos continuam a 2,5mg/L, não sei como baixar mais...

 

Em relação á medida ppm, como faço a conversão? A escala dos meus testes vai desde 0 a 5mg/L.

 

 

Obrigado mais uma vez pela tua ajuda.

 

Cumps!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

As algas podiam muito bem ser só do excesso de fosfatos.. a partir dos 3 corres riscos de te aparecerem derrepente.

 

As folhas transparentes pode ser falta de ferro.

 

Para ajudar a baixar os fosfatos e nitratos vale a pena meteres co2 para ajudar as planta a consumirem isso... a falta de ferro pode estar a limitar muito o crescimento das plantas e por isso a absorção de de nutrientes da sua parte.

 

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com a iluminação que tens em cima de plantas de pouca manutenção é perfeitamente normal teres isso carregado de algas.

O Aquário, com essas plantas que mantens actualmente aguentava bem só com os 110W das PLL.

 

Experimenta e depois logo se vê. De qualquer das maneiras, compra os testes de nitratos e fosfatos, com 10€ tens os dois testes e que te dão para dezenas largas de medições.

 

 

Cumps

 

Miguel reis tens que me dizer onde compras esses testes por 10 euros. sff lol Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OK. Passado uma semana e três TPA´s o problema das algas melhorou bastante. Os fosfatos encontram-se a 1mg/L.

 

Embora a questão das algas tenha melhorado bastante, as folhas das echinodorus continuam fracas e com buracos.

 

Parei com a fertilização porque tenho medo que voltem a aparecer algas mas pelos vistos as plantas estão a ressentir-se.

 

Estou a pensar em comprar um sistema de CO2 para estimular o consumo de nutrientes por parte das plantas. Qual me aconselhariam para este volume de água (400l)? devo voltar às fertilizações com o Seachem da Flourish?

 

Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apareceu-me um bom negócio para um extintor de 6kg acham que chega? Quanto tempo me durará?

 

Obrigado!

 

Cumps.

 

Se o extintor tiver preparado para levar CO2 com tudo em condições 6kg dura-te para muito tempo, o normal é ser de 2kg e já dura bastante, 6kg dura ainda muito mais :thumbup3: e não tens plantas exigentes, por isso não precisas de usar o CO2 muito forte.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas! Já não tenho algas há já algum tempo mas noto que as folhas das plantas estão fracas. Começam a ficar transparentes e muito frágeis, será falta de ferro?

 

Outra questão tem a ver com a fertilização em pastilhas de fundo, funciona mesmo? Acham aconselhável?

 

 

Obrigado a todos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais