ALGAS
507 topics in this forum
-
- 14 replies
- 51.7k views
Tradução (ou coisa parecida) de um artigo de um blog, que quanto a mim é dos mais completos que por aí andam. Basicamente isto é sobre o controlo dos nutrientes nos diversos tipos de aquários e a relação disto com os vários tipos de algas. Pode conter erros. Introdução - escrito por Dusko Bojic O controlo das algas resume-se ao controlo dos nutrientes. Mas uma que fique bem clara! Não é a mesma coisa controlar as algas em aquários plantados e não plantados. Aquários não plantados Excesso de nitratos/fosfatos e amónia/amoníaco originarão uma explosão de algas. Excesso de comida e sobrepopulação são os principais factores responsáveis pela má quali…
-
- 4 replies
- 1.7k views
boas amigos, estou com um problema com algas que desconheço e nao sei como combate-las.... tenho os parametros equilibrados: Ph-6.8 Kh-5 po4-0.5 +- no3-10 +- co2- caseiro fertilizo todos os dias com tropica liquido, dia sim dia nao com k e ferro da elos. ja tentei limpa-las com uma escova de dentes mas nao sai... estao em todo o lado, tronco, areao, pedras, tubo do filtro, folhas,etc. vou deixar uma foto para me poderem ajudar... se estiver a fazer alguma coisa mal e me possam ajudar, agradecia bastante obrigado abraço
-
- 3 replies
- 1.7k views
Boa tarde, o que se passa é que tenho umas algas esquisitas nas folhas das plantas, e como agora estou a levar o plantado a serio gostava de saber se há alguma coisa a fazer, ou se existe alguma espécie que acabe com as algas mas que não afecte os meus tetra neons e os meus corydoras. Tenho um tronco no aqua, e este tambem esta coberto por esta espécie de alga... Ficam as imagens: Cumps
-
- 8 replies
- 2.7k views
Boas comunidade... Coloca-se-me o seguinte problema, vou refazer o meu Layout e gostaria de manter algumas das plantas já existentes no aqua... Problema: tem algumas algas verdes , do tipo curtas... Conhecem alguma solução em que se possam mergulhar para as desinfestar... Cumps... e desde obrigado pela Partilha... Pedro C.
-
- 11 replies
- 7.5k views
Boas a todos... eu sei que existe topicos no forum a falar o assunto, eu ja li, e nao chego a uma conclusao concreta... a minha duvida e o seguinte: existe algum peixe que coma estas algas? eu tenho um otos, e ele parece nao gostar delas. o plecos ou os ancistrus fazem alguma coisa a esta planta? Uma coisa, como faço pra abaixar os niveis de nitratos e nitritos ou fosfatos, nao são eles que dao origem aparecerem algas? eu nunca tive problemas com algas, so ultimamnte e que tenho, prai 2 semanas atras. o areao ta a ficar com um tom acastanhado, e algumas folhas das anubias têm esta alga que nao consigo tirar esfregando... tambem ainda nao tentei usar agua oxisnada... A…
-
- 6 replies
- 1.7k views
Boas, ja tentei ir ver o artigo sobre as algas mas nao consigo ver as imagens!logo na consigo descobrir qual delas é! SETUP Aquario de 120L Co2 caseiro, e fertilizante liquido da plant gro npk Iluminaçao 2x36 w- 1 de 4200k outra 6800k os parametros da agua estao todos estaveis e dentro dos niveis normais. flora : musgo de java,anubias, sessiflora(nao sei se ta bem escrito mas acho que entendem) e uma outra que nao sei o nome. estas algas estao agarradas as plantas todas praticamente, no musgo com mais força,tambem passam para os vidros mas isso eu limpo. faço 9h de luz mais ou menos. Gostava de saber se me podem ajudar? Obrigada pela vossa aj…
-
- 7 replies
- 2.4k views
Amigos de hobbie, Hoje fazendo uma limpeza geral no aquario deparei-me com uma constatação triste. Algas ou qualquer outra coisa grudada na cola do silicone das laterias. Quando limpei vi que era uma gosma gordurosa e branca. No vidro vi algumas algas tambem, pequenos pontos que parecem algodão. Hoje fiz sifonagem, pois estava há uns 3 meses sem fazer. SETUP DO AQUARIO Largura: 50cm Coluna d'agua: 60cm Comprimento: 150cm FAUNA (aproximada) 15 molinesias, 10 neons 10 rodoster (acho que é isso) 1 cascudo 3 guppis 8 botafogo 8 rabo de fogo. FILTRAGEM Canister 2000 l/h Iluminação umas 10 h dias. Alguem pode me ajudar?
-
- 67 replies
- 7.9k views
Estou mesmo a ficar desesperada. Tenho um aqua com Co2 casiro ( estou a contar os euritos para comprar do outro). Tem 1m ,akadama de subtrato e fertilizo diariamente com ferro e potássio ( como me ensinou o Zogli a quem novamento agradeço). Tenho práticamente só anubias e musgo e outras plantas que me deu o Saleiro ( desculpa ai mas não sei o nome e são as unícas que estão lindas) . Iluminação 100w ( obra do Sergio Caneca) . Resumindo: as anubias estão cheias de raizes ( será melhor cortar ?????) e as folhas novas nascem todas ratadas... Que m....... esta.... nãoa tino com isto??? será qua algum peixe as come???? ajudem ai queria tanto fazer um tapete de ricia mas se nem …
-
- 16 replies
- 3.6k views
Alguem me sabe dizer que fauna come algas filamentosas??
-
- 8 replies
- 5.3k views
Boas Estou com cianobacterias no meu aquario,ja tentei o metodo da agua oxigenada e nao resultou,agora tenho as luzes do aquario desligadas e vou fazendo TPA´s,Mas li que montes de gente com este problema utilizam a Eritromicina,sera que este medicament é livre ou tenho que ter receita para ir a farmacia comprar??? Obrigado pelka ajuda! Boa aquariofilia
-
- 7 replies
- 1.9k views
o meu aquário esta infestado de lodo no chão na areia e agora esta a ir para cima das plantas o que a esta a estragar porque sera que isto esta a acontecer ?? deixo aqui as fotos :
-
alga
by henrique vaz- 4 replies
- 1.4k views
boas estam a crescer uma alga no aqua porque sera
-
- 13 replies
- 2.8k views
Alguns dias atrás as minhas plantas começaram a ter um problema que lhes deixa das folhas fracas, partindosse e desfazendo-se. N sei nada deste problema alguem me pode ajudar? É isto que lhes esta a acontecer alguem me pode dar umas dicas? Obrigado pela atenção
-
- 30 replies
- 5.9k views
ola boa tarde tou com um problema de algas no meu aqua eu ainda n tive ocasiao de retirar fotos para verem eu comecei esta semana a faser taps dia sim dia nao mas a minha duvida é eu ja a 3 seamanas q tou a faser um ciclo da elos de fertelisante e as plantas teem evoluido bem mas sera q teri de parar com a fertelizaçao ou as taps resolvem o prob. a eluminaçao q tenho é de 4x24w t5. se poderem dar openiam ou ajudar agradeço
-
- 2 replies
- 1.2k views
Pessoal á uns dias para trás tem me acontecido umas coisas esquesitas ás minhas plantas alguem sabe o que é isto e o que posso fazer? Se repararem na parte de cima dessas folhas é aquilo que esta a acontecer ás minhas plantas. Á 2dias numa subida dos nitritos e nitratos tive que utilizar o Sera Toxivet. Axam que pode ter sido disso... Se for o que devo fazer? Obrigado pela vossa atençao
-
- 4 replies
- 1.9k views
Boas tardes Depois deste tópico comecei então a tratar do aquário com outra atenção, nomeadamente através do Sera Florena que foi um espectáculo, pois notei um ganho grande nas plantas, que voltaram a crescer e a desenvolver-se, nomeadamente a anúbia e a valisnera que se espalhou loucamente pelo areão, fazendo um efeito engraçado. Até o Musgo de Java ganhou um avitalidade como nunca vi, com folhas a crescerem de forma muito gira. Fotos em baixo. Curiosamente as valisneras de trás estão com um péssimo aspecto. Entertanto tenho algumas questões que gostava de partilhar convosco e de ter a vossa ajuda: 1) Tenho colocado 10ml de Sera Florena por…
-
- 13 replies
- 2.8k views
boas tardes tenho um akuario d 40cm só de camaroes, e tenho umas algas cor-de-rosa, parece k estao vivas, kuando nao existe movimento no akua as algas esticam-s kuando toco no vidro recolhem para dentro da areia e parece nao existir algas, sao cor-de-rosa e kuando remexido a areia do akua ficam tipo plasma viscoso(pegamonstro lol).Podem me ajudar a eleminar estes seres k desconheço? Cumps Hugo M
-
- 2 replies
- 1.3k views
Boa noite, tenho um aqua de 75cm, com duas lampadas de 18W. As plantas crescem bem, mas uma em especial, tem bastantes algas sobre as folhas. Esta e a planta que cresce sem parar. E muito bonita mas ta a ficar feia. O que me aconselham a fazer? Mando as seguintes fotos, para me ajudarem: Cumprimentos.
-
- 9 replies
- 2.8k views
Desde que mudei de casa ainda não consegui resolver este problema de algas (e j´alá vão 4 meses) Na casa antiga corria tudo às mil maravilhas, e a única coisa que mudou foi a água ( Antes -Algés. Agora Sintra) e foi eu ter desistido do filtro UV JBL 18W, pois este nã fazia lá nada. Ligado ou desligado era igual. Agora tenho esta praga que podem ver nas fotos. Atenção já fiz uma tpa de 40% (140lts) e já lavei com lixivia todas as rochas ( que originalmente são vermelhas - vulcânicas e outras) Tenho substrato ADA no solo, 4 lampadas JBL de 30wt durante 9 horas por dia, co2 durante 9 horas por dia Nutriente líquido aquacare e nutriente por capsulas no solo. Os peixes es…
-
ola amigos tenho um aqua de 105x40x40 filtro biobox2 e um termostato de 200w duas lampadas de 36w dentro tenho platis gupis neons a luz esta ligada 8 horas acontece que a uns tempos para aki começarao a aparecer umas algas elas sao do tipo pretas e forma um pequeno molhinho agarando-se as plantas tenho uma raposa e um limpa vidros mas eles não dao conta de isto que me aconcelhoa para acabar com as algas obrigadossssssss
-
- 11 replies
- 2.3k views
Boas a todos... Podiam-me ajudar a identificar estas algas e o seu método de eliminação... A akadama tá quase toda esverdeada... Abraço
-
- 1 reply
- 871 views
Boas pessoal. Bem partilhar convosco algo que me intrigou ontem e também para saber as vossas opiniões. Tive não á muito alguma falta de controle sob as algas verdes filamentosas, não tenho fotos para mostrar mas tinha um tapete de pequenas filamentosas verdes no areão... No entanto complementei a fertilização com Flourish Excel e além das plantas crescerem a olhos vistos, as algas também foram desaparecendo. Para ajudar nessa tarefa tenho também dois SAE´s e UV.. O que acontece é que ainda ficaram pequenas algas, que supostamente pareciam mortas, agarradas ao areão. O que fiz foi, retirar a maioria do areão que tinha essas algas agarradas e ferver durante un…
-
- 3 replies
- 5.1k views
boas, eu tenho um aquario de 55 litros, dimensões 60x30x30, tenho glossostigma e musgo de java agarrado a um tronco, tenho fertilizante e CO2, o que se passa é que a agua esta a ficar verde e tipo gordurosa, e cheio de bolhas em cima. o que sera que esta mal
-
- 7 replies
- 1.8k views
Estou a ficar desesperada com umas algas tipo cabelo, verdes escuras que cobrem 2 aquas. Ja comprei SAE e faço TPA de 2 em dois dias. Tirei a maioria das folhas com essas malvadas mas continuam a crescer nas outras. Não tenho fertilizado com nada e não tenho CO2 nestes aquas. Que me aconselham. Já pensei em retirar todas as plantas para um só aqua ja com algas e lavar um deles , isto e vazar um e comprar plantas novas para esse mas tenho medo que o problema continue e não valha o investimento e trabalho. O que aconselham???? O aqua que pretendo tratar está estabilizado e montado á 3 meses ( estabilizadomenos no que respeitas ás malvadas)
-
- 11 replies
- 2.4k views
Pessoal Sou relativamente novo no assunto e começei com um aqua de 50l e um filtro Biobox 1 Depois de muito ler por aqui começei a fazer o ciclo com dois Platy, que entertanto já geraram mais una 9 ou 10 Introduzi também 3 Guppy macho + 1 Guppy Fêmea + 3 ampulárias Tenho umas plantas flutuantes, uma anúbia nana, sagitária, valisneria e uma outra que o António Violante me cedeu. Tudo estava a correr muito bem até há umas semanas atrás, a anúbia, a sagitária e as valisneras estavam a crescer bem e estavam como mostra a foto 1 O problema foi que tanto o areão como as plantas começaram a ficar com o aspecto que as fotos seguintes mostram. A que r…
-
- 5 replies
- 1.5k views
Apareceu-me isto no aquario... outra vez. Da primeira vez que me apareceu deixou-me o areão negro.E com um cheiro horrivel. Resolvi mudar o areão por completo,mas desta vez coloquei menos areão.O areão usado é completamente novo,foi lavado varias vezes antes de colocar no aquario. Quando estava descansado da vida,eis que me aparece isto outra vez... Não sei o que isto é. Podem-me ajudar? Eis aqui as fotos: Setup do aqua: 50 Lts 2x T5 15W Filtro interno TetraTec com esponja Tremoestato 75W De momento tenho 2 Blyxas no aqua. A agua usada no aquario foi de outro que ca tenho em casa (aproveitei o TPA do outro aquario para este) 70% agua…
-
- 6 replies
- 1.7k views
Prezados Colegas, Venho através deste fórum pedir vossa ajuda no sentido de tentar me ajudar a identificar esta alga que esta a atacar meu aquario ja algum tempo e que já tentei fazer tudo e mais alguma coisa, bem como a leitura de alguns tópicos deste fórum e não só, de outros tbem. Anexo, encontram-se algumas fotos, onde podem ver as algas tanto nas minhas vallisnerias como tbem no musgo da java que esta num tronco, costumo fazer semanalmente uma TPA e costumo deixar por um periodo de 10 horas a luz acessa, sendo as lampadas uma flora glow e uma power glow, estas plantas estao num substrato de 70% de areao e o restante de areia de rio, não sei o que fazer para…
-
- 7 replies
- 2.1k views
nos aquas da minha filha apareceu esta alga e agora como resolver. Elas não fertilizanão tem CO2 e tem anubias e fetos de java
-
- 10 replies
- 2.1k views
Aquário 120x40x50 - uns 220 litros reais (Montado em 20/01/05) aquecimento - 2x150w iluminação- 2x 40w (aqua glo + flora glo) filltro - Eheim 2224 professionel 700l/h injecção caseira de C02 -garrafa de 1,5 L Fauna -Barbus Filamentosus x2 -Puntius Rhomboocella x1 Flora -Ceratophyllum demersum -Nesaea crassicaulis -Alternanthera cardinalis -Limnophila sessiliflora -Musgo de Java ora então é assim, visto que sou um novato nestas andanças pretendia uma opinião de pessoas mais experientes! montei o meu aquário á relativamente pouco tempo e começo a verificar que se estão a formar algumas algas em forma de minusculos "cabelos" principalmente …
-
Blue Green Algae 1 2
by Broa- 30 replies
- 4.2k views
Boas Desde que mudei a estrutura do meu aquário e pensei em fazer um plantado não me consigo ver livre destas "algas". Bem sei que são cianobactérias e não podem ser designadas por algas, mas é o que parecem. Já fiz de tudo... - TPAS de 3 3m 3 dias cerca de 30% a 40%. - Na esperança de este problema se resolvesse comprei mais um filtro externo com UV. - Á uns dias comprei um pack de plantas aqui no fórum. E nada... E quando fertilizei para ver se as plantas se desenvolviam, no outro dia ficei com o fundo todo coberto com algas, até parece um tapete. Se alguém me puder ajudar, agradecia, pois estou a perder a paciência com isto... Setup: M…
-
- 21 replies
- 2.7k views
Boas... Eu apesar do que leio, confesso que não consigo entrar neste tema de plantas... Estou a tentar criar um aquario plantado mas faz já um mês que o mesmo se encheu de algas e mais algas, atrofiando o crescimento das plantas... Tenho um aqua de 220L, com Co2 pressurizado que só ligo de dia, e calha de 3x54W, 10 caridinas japonicas, 1 Lda25 + 5 corydoras. Já tentei identificar as algas mas as fotos q vejo é sempre de algas já mt desenvolvidas o q acaba por me baralhar imenso, dá a sensação que tenho todo o genero de praga de algas no meu aquario. Pelo que tenho lido é necessário fazer um teste de PO4, o meu deu 0,1 mg/l (penso que é bom) Neste momento ainda …
-
- 20 replies
- 3.5k views
Boas malta. Há muito tempo que por aqui não passo. Também há muito tempo que me havia desleixado com o meu aquário, e o resultado, no sábado passado, foi este: retirei 10 litros e acrescentei 20 litros; limpei (dentro do possível) vidros e aquário, e coloquei um pouco mais de akadama directamente em cima da existente. entretanto, fui comprar plantas no domingo, REFIZ O CO2, e passado 2 dias e meio das novas plantas no aqua, o resultado é este: pelo que penso, as plantas que aqui tenho são: (CONFIRMEM POR FAVOR! OBRIGADO!) Limnophila sessiliflora Ceratopteris Thalictroides Eleocharis vivipara Rotala rotundif…
-
- 17 replies
- 4.2k views
Boas pessoal, Ja consegui despachar os CAE e finalmente já nao tenho o akadama a pairar no aqua. Agora estou com outro problema, que são fios de cabelos nas plantas e troncos ...... Não tenho os testes todos para vos dar os parametros da agua.... Mas usualmente que tipo de tratamento costumam fazer? Como sabem tenho Discus/Neons/Corys/LDA..... por isso nao queria nada de choque para eles... Faço TPA'S de 40% agua (+-90lts) de 3 em 3 dias no meu aqua de 240lts. Abraços
-
- 3 replies
- 2.1k views
Olá O adição de turfa no fitro poderá reduzir substancialmente o risco de aparecimento de algas dentro do aquário ou nem por isso? É que o meu aqua já teve todos os ingredientes potenciadores dos surtos de algas (nitratos e fosfatos altíssimos, plantas de crescimento lento e muita luz) e as ditas pouco ou nada se desenvolveram. Como tenho turfa para baixar o pH e já li algures na net que a turfa inibe o crescimento das algas ocorreu-me se isso não será a explicação. Que acham os mais entendidos? Cumprimentos Margarida
-
- 6 replies
- 3.3k views
Bom dia a todos, Alguém sabe de algum método para eliminar algas que estejam no interior dos tubos de ligação de filtros externos? Agradeço desde já toda a ajuda.
-
Members