TÓPICOS A MOVER (área temporária)
Tópicos a mover para os respectivos fóruns nas próximas semanas. Apenas é permitido responder aos tópicos nesta área.
12,905 topics in this forum
-
- 6 replies
- 7.3k views
Viva, A ideia é: colocarmos pequenos crustáceos no próprio aquário, separados por uma rede, esses crustáceos irão reproduzir-se. As crias, como são mais pequenas, irão atravessar a rede e serão comidas pelos peixes. Eu uso a espécie Hyalella azteca, um pequeno crustáceo que se reproduz como louco e que come tudo o que estiver ao seu alcance: bactérias, comida seca ou fresca, restos de plantas, etc, etc. De facto, quando alimento os peixes, dou-lhes sempre um pouco de comida seca ou restos de comida fresca, incluo também as folhas mortas das plantas: as azteca devoram-nas! A comida que coloco no topo da criadeira acaba com sair do outro lado.., sobre a for…
-
- 1 follower
- 20 replies
- 9.7k views
Boas, haverá algum beneficio, em ter um aquario perto de uma janela, para que este apanhe mais iluminação?
-
- 6 replies
- 12.9k views
Boas PPl Venho por este meio, perguntar se alguem conhece o funcionamento de uma maquina de cafe?? Ora as maquinas "grandes" dos cafes que nos vamos, utilizam um "tipo" de filtro , pelo nome DEPURADOR! Basicamente é um reciepiente que contem rezina la dentro e que contem duas valvulas, 1. Entrada de agua ; 2. Saida de agua ! O que eu gostaria de saber é se alguem conhece este tal Depurador, e se posso fazer tpa e reposições de agua com este aparelho?!! Nota : Este tal Depurado , é bastante caro , mesmo a nivel de venda para os "donos de cafe" Eu tenho um porque trabalho numa empresa de hotelaria , e consegui arranjar um!! Nunca fiz os testes da agua depois da filtra…
-
- 15 replies
- 16.9k views
Boas, Sera que posso por areia da praia num aquario de agua doce? Vou montar um aqua de 15o litros para cacatuoides, seria muito mais em conta se usasse esta areia :D Obrigado desde ja :D
-
- 1 follower
- 16 replies
- 5.2k views
Pessoal, fiz a asneira de por a minha botija de co2 a carregar na airliquide e há mais de um mês que não a vejo. Vou tirá-la de lá. Precisava de contactos de quem as enche na zona de Setúbal ou margem sul. Obrigado.
-
- 5 replies
- 13.1k views
Comprei um casal de colisa ouro a +- 1 mês e coloquei num aquario comunitário, hoje pela manha quando fui alimentar os peixes percebi que um dos colisa creio que a femea (não sei qual é o macho e a femea) estava com a barriga bem grande como se estivesse perto de desovar, ai estava querendo separar o casal para a repordução, como devo proceder??? é dificil a repordução de colisa e o que eu devo fazer?? quais as diferenças entre o macho e a fêmea?? Aguardo respostas.
-
- 4 replies
- 25.2k views
Existe alguma técnica para remover (ou disfarçar) riscos num aquário?
-
- 21 replies
- 5.3k views
Ola, durante quanto tempo é possivel ter um filtro externo desligado sem causar graves problemas às bacterias? Antonio Almeida
-
- 18 replies
- 34k views
O Dimensionamento dos Filtros do seu Aquário No passado relativamente recente cometi alguns erros por desconhecimento e por falta de informação sobre as variáveis envolvidas no correcto dimensionamento dos filtros dos nossos aquários. Quando pesquisei na Internet alguma informação sobre este assunto, vi-o ser tratado inúmeras vezes de forma simplista pela maioria dos aquariofilistas, afirmando que o filtro (ou melhor a sua bomba) deve ter a capacidade de circular cerca de 5 vezes o volume do aquário por hora, como se não existissem quaisquer outros factores a condicionar o dimensionamento dos filtros e consequentemente no equilíbrio do nosso sistema! Como, cons…
-
Pedras do mar
by To- 1 follower
- 13 replies
- 6.4k views
Olá a todos Queria fazer uma pergunta de principiante, se posso colocar pedras retiradas do mar no meu aquario de 50ls para peixes de agua doce e fria Obrigado
-
- 8 replies
- 8k views
Viva amigos, Alguém sabe quem é o representante em Portugal da marca FLUVAL? O meu FLUVAL 404, está a deitar água e como já tem 1ano, penso que talvez sejam as borrachas.... Por isso, se alguém souber onde posso encontrar isto: Seal Ring 404 Agradecia-vos muito!! Abraço
-
- 11 replies
- 15.4k views
Boa tarde. Gostava de comprar azul de metileno, mas não sei se é vendido em pó ou em liquido, nem mesmo se é vendido com esse nome. Agradeço a quem perceber do assunto que me esclareça. O meu obrigado desde já.
-
- 1 reply
- 1.5k views
boa tarde,tenho um lago em pedra rustica com cerca 9 metros comprimento,2 largura e 1 profundidade.este verao isolei-o com "3 de mao" de um impermeabilizante da robbialac,excepto numa pequena zona do fundo onde sai agua de uma nascente.tentei encher o lago mas este vaza quase totalmente ficando apenas com 3 dedos de agua.podem sff ajudar no sentido de informar se a agua estara a sair pelo buraco da nascente pois podera este nao suportar a pressao do lago cheio?muito obrigado.
-
- 16 replies
- 4.7k views
Alguem já encontrou algum site que envie os produtos À cobrança? Estou interessado em comprar um filtro e uma bomba de ar,mas na internet as coisas são sempre muito mais baratas... Para um aqua de 60litros que bomba de ar devo usar? E para um aqua de 120litros? Obrigado
-
- 0 replies
- 1k views
Boas pessoal Tenho uma pequena dívida , tenho um bidon de 70 litros onde costumo ir buscar agua para os meus aquários a uma fonte a minha duvida é : Como manter essa agua para não se estragar ? Meto uma bomba a fazer oxigenação ou basta ter o bidon fechado com a tampa ? Obrigado
-
- 3 replies
- 1.2k views
Boa noite. Após quase 2 anos parado no vício da aquariofilia, começou a voltar o “bichinho” e a vontade de montar um novo aqua para a sala cá de casa. Andei aqui a estudar para tentar perceber onde poderia aproveitar para colocar o penico, e o armário que vou utilizar é um destes: http://www.ikea.com/pt/pt/catalog/products/40275813/ Tendo em consideração a disposição do mesmo na minha sala, não vou poder ter o filtro escondido e a forma ideal de o montar seria ao lado do aquário, em cima do tampo do móvel (depois coloco fotos da disposição do móvel para perceberem melhor o porquê. A nível de aquário, estive a estudar duas opções: - 55 x 50 x 38 (C x A x P) …
-
- 5 replies
- 1.8k views
Boas. Quero comprar um medidor TDS que se pode encontrar no Ebay. Estes medidores já vem calibrados? Com que regularidade é que se tem que calibrar? Estou indeciso entre dois modelo, qual aconselham? http://www.ebay.co.uk/itm/Digital-TDS-Metre-Testeur-Qualite-Deau-Tester-Water-Aquarium-Filtre-0-9990-ppm-/201066548820?pt=FR_YO_MaisonJardin_Jardin_PiscinesAccessoires&hash=item2ed0800e54 http://www.ebay.co.uk/itm/Digital-TDS3-TEMP-PPM-TDS-Meter-Tester-Filter-Pen-Stick-Water-Quality-Purity-UK-/291082472269?pt=UK_BOI_Electrical_Test_Measurement_Equipment_ET&hash=item43c5de0b4d Obrigado Cumps
-
- 4 replies
- 1.9k views
Boa noite! A minha ida de férias aproxima-se e com elas uma preocupação. A parte elétrica do aquário fica assegurada mas não sei o que fazer relativamente à alimentação. Acham que a melhor opção é comprar um dispositivo de alimentação automático (por exemplo, este que encontrei: http://www.tiendanimal.pt/comedouro-automatico-digital-eheim-para-aquarios-terrarios-p-6757.html), pedir a uma loja que fique com eles durante as 2 semanas de ausência (não sei se é comum nem se me sinto à vontade com essa decisão) ou ainda têm outra alternativa que não envolva a vinda de uma pessoa amiga cá a casa? Agradecia que partilhassem as vossas soluções e que me ajudassem a e…
-
- 1 reply
- 1.5k views
Boa tarde sou novo aqui,tenho um aquario de 200 litros e esta plantado com poucas plantas ainda eu faço uso de um canister de 2100 l/h com 2kg de carvão ativo,1 kg de cerâmica e acrilon para a filtragem mecanica e faz un tempo coloquei fibra de coco .,Alimentação 3 vezes ao dias com alcon espirulina,,alcom guard de alho e jbl novo bits e ao passar 1 a 2 semanas agua turva esbanquiçada mais o aquario já e ciclado eu faço TP e a agua continua turva moradores do aquario. 7 acará disco 9 mato grosso 10 neos 10 paulistinhas Preciso de ajuda estou gastando muito material para aquario já não sei mais o que fazer !!!
-
- 7 replies
- 1.5k views
Boas tardes.... comprei um tronco e á minutos reparei que dempois de o por no aqua... ten tipo uns piolhos a andar pelo troco, brancos e com speed.... alguem sabe o que sao.... por foto nao vao conseguir ver!
-
- 36 replies
- 11.3k views
Ola caros amigos, eu ja tenho aquario á algum tempo e ele esta sempre com o mesmo cheiro (couve pobre) é um pivete!!! tenho vergonha de levar a minha namorada ao meu quarto, mas isso nao interessa, o meu quarto fica a cheirar mesmo mal e eu comecei a mudar a agua de 3 em 3 dias mas o cheiro persiste :( eu nao quero que os meus peixihos morram, nem que os tenha que dar por causa do cheiro alguem me pode ajudar???? Por favor
-
- 1 reply
- 1.3k views
Boa noite. Comprei um alimentador automático da nutrafin que deita flocos a cada 12horas. O modelo e essencialmente mecânico não tem nada de automático. Acontece que mesmo com o compartimento cheio quase não cai comida... Utilizo flocos... Alguém com experiência neste produto?
-
- 10 replies
- 1.9k views
Boa tarde, Montei o meu novo aquario de 54L na 4ªfeira já tem o filtro externo ligado desde 6ª fieira mas a agua esta turva com um tom branco. Alguma sugestão??
-
- 1 reply
- 1.4k views
Boa noite, Tenho um aquário activo há cerca de 3 anos, recentemente o aquário ja estava a ficar um pouco "abandalhado", vidro todo verde, fundo cheio de "lixo", no entanto ao realizar os testes do ph e da amonia nitritos e nitratos estava tudo impecável...Ao nivel quimico era já um aquário maturado e estável. Ontem decidi fazer uma limpeza geral ao aquário, peixes fora do aquário para não os stressar ainda mais, plantas fora, troncos e pedras vulcânicas tudo fora...Só ficou o areão que foi limpo com o tipico aspirador de fundo. Os troncos foram lavados e fervidos, as plantas somente lavadas. Aproveitei o embalo e limpei também o filtro externo da eheim...d…
-
- 6 replies
- 1.6k views
Boas amigos, Tenho um problema que apareceu esta semana! O pH está a rondar os 8-8.5 Eu uso água da torneira para fazer os TPAs e o pH dela é de 7. Acontece que n fazia os TPAs há 3 semanas (por motivos de ausência.) e já me morreu 4 peixes (2 corys, 1 guppy e 1betta). O harscape do aquario é uma planta, anúbia, uma caverna em plastico própria para aquários e uso areão no fundo. Tenho um aqua de 60L o filtro é interno (troquei agora os elementos ativos) e tenho mais alguns peixes. Nunca tive este problema de pH tão elevado! Será que alguém me pode ajudar a resolver este problema? Será que se sifonasse o fundo e fizesse uma TPA mais forte (cerca de 50%) consegui…
-
- 2 replies
- 1.2k views
Boas, venho pedir opiniões quanto a lavagem e limpeza de um aquário que suspeito que tenha sido contaminado com gasóleo O aquário não é meu e o que fiz até agora foi o seguinte apesar de me parecer insuficiente e ainda notar algumas bolhas de gordura no cimo da àgua - retirei toda a àgua do aquário e lavei com bastante água corrente - lavei todo o areão , filtro, , termostato com água corrente - coloquei carvão activo no filtro para limpeza -estou a fazer trocas parciais de água especialmente na superfície visto que o gasóleo tende a vir à superficie Há algo que possa fazer mais? Tem alguma ideia
-
- 3 replies
- 1.5k views
Estou a pensar umas divisórias para aquário com circulação de água, para isso pretendia usar rede mosquiteiro em aço inoxidável. Achei a seguinte: http://www.ebay.co.uk/itm/STAINLESS-STEEL-WOVEN-WIRE-MESH-filter-grading-sheet-/251198345904 Acham que é seguro, não altera a qualidade da água? Não acaba por oxidar com o tempo? Cumps
-
- 3 replies
- 1.4k views
Boa noite, À algum tempo tentei montar um salgado mas que tive de desistir por problemas de evaporação que deixaram as minhas paredes e tecto pretas. Na altura aconselharam-me a igualar a temperatura exterior à temperatura do aquário mas o estrago ja era muito e tive de vender tudo. Agora vou mintar um novo aquário desta vez com tampas e além de dois termostatos terei um controlador de arrefecimento jbl cool control ligado a um ventilador Dymax w-5. Gostaria de ter a divisão onde estará o aquário com a mesma temperatura do mesmo para haver o minimo de condensação. Alguem me sabe indicar um controlador de temperatura para a a divisão onde possa ligar um …
-
- 20 replies
- 44.5k views
Gostaria de saber como poderei baixar os níveis de amónia no meu aquário. Tenho tido, desde à três dias para cá algumas "baixas"dois a três peixes mortos no meu aquário comunitário e, tendo medido os valores do aquário verifiquei o seguinte: pH - 7.1 gH - 60 kH - 60 NO2 - 1.2 (nitratos) NO3 - 0.1 (nitritos) Se o símbolo químico estiver incorrecto, os valores estão certos. Uma TPA resolverá a questão? Agradeço pareceres e esclarecimentos de quem puder e souber o que poderá estar menos bem. Grato pelo vosso tempo,
-
- 3 replies
- 1.1k views
Boa noite malta, O meu nome é Rogério Marques e sou novo nestas andanças e tenho algumas dúvidas no que toca às manutenções do aquário. Tenho o aquário a funcionar à cerca de 4 meses , tem cerca de 60L sem qualquer flora e no fundo tem areão. O filtro é interno e é um Elite Stingray 15. A iluminação é um pouco fraca mas ilumina em condições o aquário. O termoestado era o que vinha com o aquário. A Fauna é a seguinte: -1 beta -2 escalares -5 cardinais (neons) -4 guppys -2 corys A minha dúvida prende-se com a correta manutenção do aquário. Costumo fazer TPA de semana a semana ou de 2 em 2 semanas. Agora como devo de limpar o fundo do aquário e de quanto em …
-
- 3 replies
- 1.3k views
boa tarde pessoal,tenho um aquário com 300 litros que neste momento esta a ser aquecido por um termostato de 150w sei que o termostato é fraco mas o de 300wts estragou-se e esta so temporariamente! só que começo a ficar com um problema, quero manter a temperatura de 29 graus, mas esta nos 31! MUITO e já baixei o termostato para os 26, mas a temperatura não baixa, será que o termostato esta estragado? obrigado Mariu Saude
-
- 2 replies
- 1.1k views
Quantas vezes devemos alimentar os peixes e se existe algum horário mais indicado?
-
- 10 replies
- 2.3k views
Boas pessoal, preciso da vossa ajuda.... É o seguinte já tenho este aquario à quase 1 ano, é um aquario de 200l, no inicio tinha apenas alguns peixes mais pequenos tipo neons e guppys e apenas um filtro interno. Obviamente com o passar do tempo e aprendendo mais sobre aquariofilia fui alterando a fauna, fui comprando filtros melhores, bombas de circulação, de ar, areão, troncos, etc.... e até a bem pouco tempo nunca tive problemas com a água nem com os peixes. Neste momento tenho 5 plecos (2 com 8cm, 2 com +/- 15cm e 1 com 32cm ) e 3 ciclideos.... e problema começou a 2 semanas....a agua começou a ficar amerelada, não tem um cheiro muito intenso. Tenho um filtro externo a…
-
- 5 replies
- 1.5k views
O aquário vem com uma peça plástica por baixo que deixa ficar umas bordas à volta e por baixo do aquário á alguma necessidade de a usar? Ou posso usar o aquário sem isso? O aquário tem apenas 30l. é mais ou menos sito que se vê por baixo do aquário PS: o aquário não é este
-
- 2 replies
- 1.7k views
Queria saber se é possível colocar esta estatueta no Aquário, e se tenho que dar tratamento prévio antes de meter na água.