Limpeza geral do Aquário Vs Amónia elevada


Recommended Posts

Boa noite,

 

Tenho um aquário activo há cerca de 3 anos, recentemente o aquário ja estava a ficar um pouco "abandalhado", vidro todo verde, fundo cheio de "lixo", no entanto ao realizar os testes do ph e da amonia nitritos e nitratos estava tudo impecável...Ao nivel quimico era já um aquário maturado e estável.

 

Ontem decidi fazer uma limpeza geral ao aquário, peixes fora do aquário para não os stressar ainda mais, plantas fora, troncos e pedras vulcânicas tudo fora...Só ficou o areão que foi limpo com o tipico aspirador de fundo.

 

Os troncos foram lavados e fervidos, as plantas somente lavadas.

 

Aproveitei o embalo e limpei também o filtro externo da eheim...de salientar que a parte onde se fixam as bacterias foi lavada com água do aquário e não com água da torneira, para que deste modo não matar as mesma e manter ao máximo a sua concentração no filtro.

 

O aquário é de 150 litros dos quais foram retirados cerca de 50 litros e repostos novamente 50 litros(De água previamente colocada em garrafões para evaporar o cloro que estivesse na água)

 

Passadas algumas horas adicionei os peixes no aquário...

 

Hoje quando fui medir os valores de ph estavam bons(6,8 - 7) a amónia é que está elevadissima...fiquei a pensar, será que quebrei o ciclo do azoto?o que fazer agora?Somente fazer tpa´s não vai ser suficiente...O problema é que não tenho onde colocar os peixes e tenho receio que amanhã acorde e tenha alguns peixes mortos...

 

Se alguém me puder dar alguma dica ficaria deveras agradecido

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deves ter levantado mesmo muito lixo do fundo, pelo que dizes. Ao mesmo tempo limpaste o filtro. Mesmo com os cuidados que indicas atingiste a componente biológica da filtragem toda ao mesmo tempo. Diminuiste a capacidade de filtragem ao mesmo tempo que realizaste ações que contribuem para o aumento de amonia.

Creio que se tivesses feito a "lavagem" numa semana e o filtro noutra, teria corrido tudo melhor.

Alem disso, se levantaste muita porcaria, deverias ter feito uma TPA muito mais generosa.

Faz 2 ou 3 TPAs de 2 em 2 ou de 3 em 3 dias, comecando já. ~50%.

 

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.