Como Baixar os níveis de amónia


Recommended Posts

Gostaria de saber como poderei baixar os níveis de amónia no meu aquário.

 

Tenho tido, desde à três dias para cá algumas "baixas"dois a três peixes mortos no meu aquário comunitário e, tendo medido os valores do aquário verifiquei o seguinte:

 

pH - 7.1

gH - 60

kH - 60

NO2 - 1.2 (nitratos)

NO3 - 0.1 (nitritos)

 

Se o símbolo químico estiver incorrecto, os valores estão certos.

 

Uma TPA resolverá a questão?

 

Agradeço pareceres e esclarecimentos de quem puder e souber o que poderá estar menos bem.

 

Grato pelo vosso tempo,

Cumprimentos,

 

Sérgio Costa

 

Aqua http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_3296_6.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Adicionar carvão activado no filtro durante alguns dias resolveria alguma coisa?

 

Prejudicaria as culturas de bactérias?

Cumprimentos,

 

Sérgio Costa

 

Aqua http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_3296_6.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nada de carvão activado:-)

Acrescenta bactérias após troca parcial de água; se possível reduz a população de peixes e (mero pormenor) coloca mais plantas pois ajudarão no consumo de nitratos (assim que a colónia de bactérias estiver estabelecida a amónia converte-se em nitritos e depois nitratos)

___________

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com aqueles valores, parece-me que a colónia de bactérias já está a andar a bom caminho. O que o Puer escreveu faz todo o sentido: uma TPA para baixar um pouco os nitratos e uma "dose" de bactérias para ajudar com os nitritos e a situação deve estar controlada numa questão de dias.

 

Outra hipótese é fazer a TPA e não juntar bactérias. Pode demorar mais tempo, mas o resultado deve ser o mesmo.

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Importante reforçar...

 

Não metas mais peixes por enquanto até esses niveis irem a zero por eles. Isto é importante :P

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O teu aquario deve ser recente.

 

já agora...estás trocado o NO2 são nitritos e o NO3 são os nitratos. Por isso tanto podes estar na fase de crescimento das bactérias que fazem a transformação em nitritos como podes ja estar a começar a fase de crescimento das bacterias nitrito->nitrato. Apenas poderás saber que o ciclo está completo quando tiveres um pico de nitratos.

 

Faz TPA's frequentes, diarias se quiseres ou bi-diarias medindo os valores de nitritos e nitratos antes. quando tiveres os nitritos bem proximo de Zero podes alargar o tempo entre as mudas de agua e pensar em meter mais peixes.Faz TPA's de 10 ou 20%.

 

 

Se o caso não for o de aquario recente...tens ai um problema mais grave, provavelmente falta de filtração. ou por congestionamento do filtro com detritos acumulados ou então filtro insuficiente. A unica coisa que me leva a descartar esta hipotese é teres os nitratos tão baixos.

 

 

Por outro lado o valor tão alto de nitritos podem ser devidos aos peixes terem permanecido mortos no teu aquario durante algum tempo antes de tu os veres (morrido durante a noite) ou durante o dia quando nao estavas em casa)

 

Pedro Alves

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A mim o que me parece é que ainda não se desenvolveram as bactérias que transformam os nitritos em nitratos. Talvez só com TPA's lá vás uma vez que deve ter uma população maior do que o teu aqua suporta.

 

Abraço e boa sorte,

Bruno

Abraço,

Bruno Barreiros

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vejamos se consigo lançar mais alguma luz:

 

Aquário montado em 23.09.2004

Plantas (15.10.2004) Peixes (23.10.2004)

 

Medições efectuadas ontem 06.01.2005:

 

pH - 7.1

nitritos - 0.1

amónia - 1.2

kH - 60

gH - 60

 

Aquário 1.20m

Luz : 1 power glo + 1 flora glo (7 horas ligada - das 18h30 às 01h30)

última TPA : 22.12.2004 (+/- 40L)

2 filtros 2026 eheim (lã vidro + ceramicas + substrato)

Termostato 300w - Temp. 27º

Almentação : flocos diversos, tips, dáfnias, larvas mosquito, artémia e tubifex (congelados)

 

 

População:

25 cardinais

2 tubarões martelo (14 cm)

1 tubarão bala (10cm)

1 Tubarão frenatos (10cm)

3 casais espadas

5 casais molly

2 guppy macho + 4 fêmeas

5 caridinas

5 sismesis algae eater

5 botias

6 trichogasters

2 Khuli

1 femea betta

1 pleco (12 cm)

2 Caracóis (2.5cm)

Cumprimentos,

 

Sérgio Costa

 

Aqua http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_3296_6.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O teu problema não é o ciclo...é claramente excesso de população! Esses valores de amónia e nitritos revelam claramente isso.

 

com tão poucas lampadas as tuas plantas não devem consumir quase amónia nem nitritos na origem...e com tantos peixes...

 

1º passo, parar de comprar peixes

2º passo, arranjar outro aquario ou dar/vender peixes!!!

 

Soluções a meio prazo e a fazer ao mesmo tempo, mais plantas do tipo que consomem nutrientes rápido (flutuantes-salvinia-lentilha , ou de plantio- egeria densa, hygrophilas polisperma ou difformis,etc), assim as plantas vão consumir os nitratos na origem.

Podes tambem aumentar a iluminação e começar com CO2, ao aumentares a iluminação as plantas consomem isso mais depressa e ao injectares CO2 por um lado estimulas as plantas e por outro baixas o pH (alguns viviparos nao vao gostar muito) o que contribui para a amónia estar num estado menos tóxico para os peixes quando em solução na agua.

 

 

Só pelos grandes peixes...

2 tubarões martelo (14 cm)

1 tubarão bala (10cm)

1 Tubarão frenatos (10cm)

5 sismesis algae eater

5 botias

6 trichogasters

1 pleco (12 cm)

 

 

Só agora deves ter detectado o problema porque foste acrescentando, os peixes foram crescendo, a alimentação foi consequentemente aumentando e os dejectos tambem...

A amónia e nitritos foram subindo, os teus peixes foram tolerando e aguentando até nao dar mais...e começaram a acontecer as primeiras baixas.

 

ainda nao devem estar todos crescidos ao tamanho maximo , e então á medida que forem crescendo os teus problemas vão aumentar...

 

e depois se os viviparos se metem a fazer filhos...

 

vão ser mortes atrás de mortes.

 

Boa sorte, que bem precisas!

 

Pedro alves

  • Votar + 1
Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto à lentilha tudo bem, tenho e desenvolve-se a cada dia.

 

Quanto à iluminação, quantas horas deveria manter ligada a luz, duplicar (12 a 14 horas)?

 

Egéria densa também tenho uns 15 pés num outro aquário que vou transferir para este. Uma questão : vem de um aquário onde fiz tratamento de íctio, poderá contaminar este?

 

Quanto a aumentos na população, PAREI!!

 

Obrigado a todos,

 

PS - É esta a mais valia de pertencer e participar num fórum, ajudar e ser ajudado por que sabe e se dispõe a ensinar.

 

O meu MUITO OBRIGADO a todo o fórum.

Cumprimentos,

 

Sérgio Costa

 

Aqua http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_3296_6.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Iluminação, sim...mete 12-14 horas...

transfere ja a egeria e não deixes a lentilha cobrir toda a superficie. porque impede trocas gasosas...ou seja, promove bem a oxigenação, é melhor esqueceres o CO2 enquanto nao tiveres plantas suficientes.

 

Quando tiveres mesmo muitas plantas...se é que queres seguir esse caminho, colocas CO2 durante o dia, tiras a agitação superficial (filtros a trabalhar debaixo de agua (entradas e saidas) e de noite ligas a pedra difusora.

 

Qúanto á população..paraste mas os viviparos...tendem a tentar reproduzir-se sempre que podem. Acho que devias parar e regredir, vender peixes, dar peixes, mudar alguns de aquario...decide.

 

Boa sorte

 

Pedro Alves

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já imprimi as indicações que me deram.

 

Em relação aos guppy's, estou a ponderar sériamente transferi-los para o aquário de 60 cm.

 

Obrigado mais uma vez.

Cumprimentos,

 

Sérgio Costa

 

Aqua http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_3296_6.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também concordo com o just_me...

 

Devias regredir na população pois tens claramente um aquário superlotado.

Aumentares a iluminação prepara-te pois vais ter uma explosão de algas... com tanto nitrito e nitrato com luz decente ficas com o aquário verde em pouco tempo.

 

Tem tambem cuidado com a lentilha e com o co2... com tanto peixe os niveis de o2 devem andar baixos e daí a morrerem peixes asfixiados vai apenas uma falha de energia que te pare os filtros/bombas.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou tratar da aquisição hoje mesmo de uma bomba de ar para colocar, segundo percebi, durante a noite.

Cumprimentos,

 

Sérgio Costa

 

Aqua http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_3296_6.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 9 anos depois...

Gostaria de agradecer a todos que usam este forúm para partilhar os seus conhecimentos.

Tenho aquário novo, cometi erro não esperar tempo de ciclagem e já tenho peixes.

Hoje fiz teste da amónia e acusou, já fiz TPA´s e acrescentei um pouco do produto Nutrafin cycle

(acrescentei metade dosagem produto, para não stressar peixes, pessoa amiga disse que dosagens completas,

devido à diferença de valores repentinos, stressam e pode haver baixas.

Acima fala-se do carvão activado, gostaria de comprar um filtro externo da marca Eheim Eco 130 em breve.

Qual vossa opinião?O filtro demasiado cedo ou não vai interferir com desenvolvimento das bactérias de nitrificadoras ajudando assim à limpeza da água.

Obrigada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostaria de agradecer a todos que usam este forúm para partilhar os seus conhecimentos.

Tenho aquário novo, cometi erro não esperar tempo de ciclagem e já tenho peixes.

Hoje fiz teste da amónia e acusou, já fiz TPA´s e acrescentei um pouco do produto Nutrafin cycle

(acrescentei metade dosagem produto, para não stressar peixes, pessoa amiga disse que dosagens completas,

devido à diferença de valores repentinos, stressam e pode haver baixas.

Acima fala-se do carvão activado, gostaria de comprar um filtro externo da marca Eheim Eco 130 em breve.

Qual vossa opinião?O filtro demasiado cedo ou não vai interferir com desenvolvimento das bactérias de nitrificadoras ajudando assim à limpeza da água.

Obrigada

 

Boas

 

Suponho que ja tenhas um filtro a funcionar, quando comprares o outro podes colocar logo a funcionar juntamente com o antigo, passado uma semana desligas e retiras o antigo.

Caso tenhas possibilidade mudas as materias filtrantes de um filtro para o outro.

Em relação á amonia, não deves adicionar mais peixes até baixar. Vai fazendo TPAs a fim de corrigir os valores.

Espero ter ajudado.

 

 

Cumps

Sands

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação ao filtro, entendi. È interno e acho que não está a ajudar muito.

Em relação à amónia, existe algum produto para baixar valores sem fazer TPA´s, ou a única solução

é mudança de água?

Obrigada pela ajuda, foi muito útil.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Susana, bem vinda a este nosso cantinho.

O que provocou o aparecimento da amónia foi a entrada dos peixes o que em si não é um problema havendo filtragem biológica (bactérias) suficiente que transforme em nitritos e depois em nitratos, sendo estes últimos retirados via mudanças parciais de agua. Ora não havendo filtragem suficiente ao inicio os peixes vão sofrer um pouco. Daí a necessidade de promover mudanças frequentes de agua em pequenas quantidades. Deves investir num bom filtro com capacidade para albergar matérias filtrantes biológicas e mecânicas e se possível colocar plantas aquáticas que ajudam na oxigenação. Em relação ao uso de carvão no filtro apenas deves usar para retirar restos de remédios que sejam colocados na agua após tratamento.

Quando puderes cria um tópico com o teu aquário com o setup completo e com muitas fotos :)

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.