ALGAS
507 tópicos neste fórum
-
- 23 respostas
- 4.8k visitas
Boa tarde pessoal, preciso de ajuda a identificar uma alga/bacteria que apareceu no meu aquário. Fotos: A primeira sei que são cianobacterias, ando a combate-las já à algum tempo com aspirações e blackouts mas sem sucesso, voltam sempre a aparecer. Vou na próxima semana testar com Eritromicina que consegui arranjar numa veterinária amiga, só estou a espera que chegue. Agora a dúvida é, e aqueles "pelos" na segunda foto? Serão cianobacterias filamentosas? Alguma ideia de como combater ambas de uma vez? Obrigado. Cumps. :D
-
- 46 respostas
- 6k visitas
Boas pessoal desde forúm que tanto nos ensina. Já algum tempo postei aqui um tópico, pois estava com problema de algas pretas em todo o lado e algas filamentosas no vidro. Na altura um colega nosso (Alfacinha) mandou-me um link de como se devia fertilizar correctamente. Na altura verifiquei que era do facto de não ter nitratos, então comecei a fertilizar com nitratos, potássio e ferro pois tinha plantas com buracos e amarelas para além das algas, claro. Passou-se algum tempo e as plantas melhoraram a cor e já não têm buracos, mas acontece que continuo com algas pretas, pincel. Tento remover as folhas infectadas, mas acabam por as folhas novas ficarem outra x com alga…
-
- 2 respostas
- 1.2k visitas
Boas... nas minhas pesquisas pelo forum e pela net, descobri que o uso da agua oxigenada para combater as algas é bastante bom. no outro dia,passando os olhos pelas prateleiras do de borla, vi oxigénio ativo... Será que este liquido também nos ajuda no combate às algas? Obg
-
- 13 respostas
- 7.6k visitas
Boas pessoal venho aqui dar a conhecer as ideias e conçeitos que ganhei num espaço de 1 ano e meio com um grande problema que tive no meu aquario... ....tenho um aquario de 600L e com uma iluminaçao de 2 x 80W t5 de origem eram duas lampadas tectlantis uma com 4000k e outra com 6800k... ....tenho cerca de 12 discus grandes e comem muito, tenho 2 troncos grandes e varios pes de valisnerias e 2 anubias e desde cedo começei a ter imensas algas verdes no aquario, tronco, pedras, e areao e sempre na zona por baixo da lampada que tem cerca de 1.5m de comprido e o aquario tem 2m e nas zonas que nao ficam debaixo das lampadas nunca tive algas nenhumas.....faço tpa sema…
-
- 3 respostas
- 1.9k visitas
Boas, Necessito de uma ajudinha... Tenho um aquário com as medidas 100*40*50 no qual tenho um filtro da Ica - Turbo Jet Pro 2210 - com um caudal de 760L/h. O aquário está montado à cerca de dois meses e de há duas semanas para cá formaram-se manchas, que me paracem algas, dentro da tubagens do filtro (fora do aquário). Esta situação é normal? Dentro do aquário não tenho algas... Obrigada pela ajuda que me possam dar. CCarmo
-
- 1 resposta
- 921 visitas
Boa noite Tenho reparado que tenho em algumas das minhas plantas, o que parece ser algas, mas no entanto não consigo identificar o tipo das mesmas. Tenho os nitratos a 5ppm e os fosfatos a 0.25ppm, utilizo co2 de pastilhas de 2 em 2 dia. se me poderem ajudar agradecia. cumpz
-
- 5 respostas
- 1.7k visitas
Boa noite! De uma semana a esta parte deu-se um "boom" de algas verdes em tudo o que é superfície no meu aquário. Em alguns sítios, como os troncos até fica bonito mas no vidro traseiro e nas plantas fica horroroso. são cabelinhos fininhos muito verdes tipo aquelas bolas de musgo que se vendem mas mais clarinho. Aquario - 240 litros
-
- 0 respostas
- 1.1k visitas
Boas caros aquariofilos, a uns tempos que nao lançava nenhum tópico mas desta vez dar-vos-ei um pouco de trabalho, nao sei bem se me conseguem ajudar dadas as circunstancias, passo a a explicar. Últimamente tenho tido problemas de algas, as petecas, outras parecidas mas verdes(sao uma especie de pelinhos verdes) nas plantas, aquelas verdes dos vidros e nao sei bem se sao consideradas algas mas as folhas das plantas tem ficado com us pontos verdes escuros. Isto anda-me a aborrecer, ja pensei em desistir disto durante uns tempos. Eis o problema, o unico teste que tenho é o ph, isto da crise fica dificil amigos e gostava muito que me conseguissem ajudar embora esta grande d…
-
- 0 respostas
- 1.1k visitas
Boas eu tenho um nano de 18 litros com red cherrys e 3 carinotetraodons travancoricus...E ultimamente tem-me aparecido algas de vários tipos diferentes, verdes compridas, castanhas, "barba" entre outras, já usei algit da tetra pois n contem cobre, mas n resultou...O que me aconselham a fazer? Que produto usar? A causa de elas aparecerem desconheço eu só ponho comida uma vez por semena (isto para os dwarf puffers) meia duzia de larvas vermelhas que eles comem...E depois de 2 em 2 dias coloco uns cubinhos da sera (shrimp natural) Luz amais tambm n pode ser ja diminui o temp'o para 8 horas...O que fazer?
-
- 5 respostas
- 3.1k visitas
Boa noite, Este montagem tem 4 semanas e nos ultimos dias apareceu-me a alga que tenho na imagem. Como a posso combater? Tenho feito TPA´s 2 vezes por semana e fertilizo com o Tropica Plant Nutrition+ e com o Nutrafin Plant Gro. Uso também o Seachem Fluorish Excel. Abaixo deixo-vos o setup. Setup do Aquario Aquario: 60x30x35 (CxLxA) tem 50L reais Iluminação: PLL 36W (7 horas por dia) Aquecimento: 100W - 26º Filtro: Elite Crystal Flo 20 360l/h (Externo) Hardscape: Xisto e Tronco de Videira Substracto fértil: 2,5L Terra de Bonsai Substracto inerte: Akadama Shohin Fertilização: 5 ml Tropica Plant Nutrition+ (Sábado), 9 ml Nutrafin Plant Gro (Terça)…
-
- 8 respostas
- 3.8k visitas
Boas! Tenho algas castanhas há 3 semanas no meu aqua e não consigo livrar-me delas. 54L água doce, fria filtro interno lâmpada 11W (ligada 8 horas por dia) utilizo fertilização líquida nutron flora 1 kinguio 5 tanichthys (introduzidos há uma semana) anubias nana (4) Andei a ler, e cada site diz uma coisa. Ou é muita luz, ou é pouca luz. Ou é excesso de nutrientes, ou é falta de nutrientes. Não consigo perceber o que fazer. Ainda por cima as anúbias são plantas pouco exigentes. Na loja estavam num aqua que mal luz tinha. Entretanto também tenho anubias e musgo de java noutro aqua que não tem iluminação artificial e a luz do compartimento é mes…
-
- 6 respostas
- 1.7k visitas
Qual o método mais fácil para eliminar o verdete num Tronco?
-
- 36 respostas
- 4.4k visitas
Boa tarde Bem estou com um problema que nao consigo resolver e ja fiz tudo que podia desde de mudas parcias de agua a retirar as algas (filamentosas) manualmente, mas nada resultou tou desanimado preciso de ajuda. montei o aquario à 4 semanas. Aquario com 200lt Comprimento: 1m Altura: 44cm Largura: 41,5cm luminaria : 2 lampadas com 10000kelvin 39w 2 aqua reef 39w (estas duas vou trocar por duas de 6500) Filtro: All Pond Solutions 1000EF Aquarium External Filter Co2: 1 bolha/sg Flora: Bocopa caroliniana Hemianthus callitrichoides ''Cuba'' Vesicularia ferriei 'Weeping' Fauna: 4 Escalar (Pterophyllum Scalare) 3 SAE´s 3 Oto…
-
Ajuda Algas 1 2
by pmsmhome- 29 respostas
- 3.2k visitas
Viva, Comecou-me a aparecer agora algumas algas no vidro nãoa s consigo identificar. Podem-me a ajudar a irradicar? Obrigado Pedro Caracteristicas: Dimensões aquário: C99xL37xA61 cm Ph 7.0 Temperatura: 24 a 25 º Dureza : +/- 10 2x39 W T5 com balastro electrónico Filtro Externo 200 L/Hora Co2 RedSea
-
Boas ! Alguem me sabe dizer se eu utilizar um filtro UV, consigo diminuir essas algas ? Bem, já mudei a fertilização, aumentei a flora, diminui a fauna ! bahhh .. e aparecem-me sempre essas algas. Sei que se colocar plantas de crescimento rapido, resolvo isso .. mas nas plantas de crescimento lento elas aparecem com frequencia. Com os melhores cumprimentos Carlos Alves
-
- 23 respostas
- 5.1k visitas
ola amigos tou com algas petecas no meu aquario vou fazer os testes amanha porque hoje vou tar o dia todo fora mas ja sei que alguma coisa esta mal. estas algas sao de dificil remoçao sao pequenos tufos de um verde escuro quase preto. ja ouvi falar de uns peixes que as comem mas nao sei quais sao alguem sabe? ja agora dêm-me dicas para eleminar estas algas porque nao tou a conseguir ilemina-las setup aqua 180 L luz 2x39w 8h diarias filtro sun sun 1000L/h co2 pressurizado cerca de 2 ou 3 bolhas p/ seugundo fertelizante TPN+ uma vez por semana TPA 1 vez por semana ph 6.7 23ºc
-
- 6 respostas
- 1.6k visitas
Boas pelo título vem logo a minha dúvida, é problema em por o Algizit da tetra num nano de camarões red cherry? Sei que o cobre é venenoso para os camarões, mas na composição do algizit diz ter só monolinuron...Alguém sabe se á problema é que é urgente o nano está cheio de algas...Obrigado
-
- 0 respostas
- 703 visitas
Boas pelo título vem logo a minha dúvida, é problema em por o Algizit da tetra num nano de camarões red cherry? Sei que o cobre é venenoso para os camarões, mas na composição do algizit diz ter só monolinuron...Alguém sabe se á problema é que é urgente o nano está cheio de algas...Obrigado
-
- 2 respostas
- 1.2k visitas
Boas a todos Estou a ficar preocupado e desesperado pois desde ha alguns mese tenho algas filamentosas, principalmente, e q tem vindo a aumentar até ao desepero. <<<apesar de muitos casos descritos no forum e dos quais me socorri para tentar o seu controle, nada consegui. Até tentei como desepero a eritromicina o apagão e as TP conjuntamente ( eu li q a eritro usa-se nas algas azuis, mas o desespero falou mais alto). setup: - aqua de 100x40x30 - filtro fluval 104 - luz - 1 lampada 30w - 6400K - 1 lampada 30w - 4600k - 2 lamoadas 15w daylight total de 10h por dia - Co2 caseiro (n~controlo o nº de bolhas) - fau…
-
É verdade, tenho a água toda verde, e sei bem o que é. Não vos peço descrições, apenas soluções. Já fiz apagão de 5 dias, mudei a água, e no dia seguinte estava tudo verde OUTRA VEZ. Não está a receber luz directa, está cheio de plantas, os únicos nitratos e fosfatos que entram neste são com a comida dos peixes. Mai nada. Tem 140 litros, 110 W de iluminação, não arranjo dáfnias, e os filtros UV são caríssimos. Por favor não me sugiram mudas de água. Sugestões?
-
- 8 respostas
- 7.3k visitas
Para começar o setup: Dimensões: Comprimento 60cm - Largura 30 cm - Altura 30cm Capacidade: aprox. 54 litros reais Iluminação: calha boyu PL-60 2X18w (6700k e 8000k oro) (8 horas diárias) Filtro: HBL 701 (mochila de 600l/h) Aquecedor: Aquael AQ-50 (50w) CO2: DIY, com deposito para mistura caseira de 5l e difusor em vidro. Fertilização liquida: tropica plant nutrition liquid plus (5ml por semana) Os valores da água: Temperatura 25,2 PH 7,1 GH 6ºd KH 3ºd NO2 0 NO3 10 Começei esta montagem depois de ter limpo todo o aqua por causa de um surto de lagas green spot. acontece que um mês e tal depois de ter começado, e apesar de não ter cometido o…
-
- 2 respostas
- 1.7k visitas
Boas, podem me indicar onde adquirir KH2PO4 tenho problemas com algas green spot e pelo que tenho lido aqui possivelmente tenho fosfatos baixos, alguém me pode indicar. Cumps, Pedro Pereira
-
- 22 respostas
- 1.4k visitas
Boa noite pessoal, Estou com um grande problemas de algas filamentosas, nunca em 10 anos me tinha aparecido, mas neste momento tem-me lixado a cabeça em grande.... Não sou grande ajuda com o setup do aqua mas... Aqua com cerca de 100 litros brutos Filtro interno de 1000 L/hora 2 escalares adultos 1 discu lampada 18 w para crescimento de plantas lampada de 30 watts para fauna valisnerias elodea sagittaria o substrato é areia de rio com 2 mm Não tenho fertilização e injecção de CO2 Pois penso mesmo, que o problema resida aí, mas como disse anteriormente nunca tive algas!!!! Agradeço a vossa opinião!!!!
-
- 35 respostas
- 2.9k visitas
Eu gostava de saber que tipo de algas é que são estas e como é que posso fazer para as elminiar. agradeço a ajuda. cumps
-
- 2 respostas
- 1.3k visitas
Boa tarde, Desde à umas tempo que esta alga me anda a atacar o aquário (http://www.aquariofi...pic=171559&st=0), mas de à 2 semanas para cá tem crescido com maior velocidade e deixando o areão com muito mau aspecto! Já procurei no "catálogo" das algas e não vi nada parecido... Alguém sabe o que é?? Como posso combate-la?? Testes PH - 6.8 NO3 - 0 NH3 - 0 Só tenho estes.... Fertilização - Semanal - a seguir a TPA - 2 ml de Ellos Planta 1 - 5 ml de Ellos Planta 2 Pelo que li acho que é pouco... Alguém aconselha uma mudança e para que valores?? Diária, Semanal ou 2x por Semana?? Substrato Fertil - Ellos Botton mineral Subst…
-
- 18 respostas
- 2.4k visitas
boas tenho um aqua de 100*40*50 com luz 2t5 36w o substrato e o jbl manado, a cerca de 15 dias comecei a injectar co2 cerca de 1 bolha por segundo durante o periodo de fotosintese que é de 8 horas. a uns dias que me apareceram algas tipo petecas filamentosas e petecas normais escuras, a uns dias no rizoma de feto e nas echinodorus bleheri as folhas começaram a ficar com buracos. ph:6.8 amonia:0 nitritos:0 KH:3 Alguem me pode ajudar para saber como tratar e prevenir k isto aconteça
-
- 0 respostas
- 901 visitas
boas tenho um aqua de 100*40*50 com luz 2t5 36w o substrato e o jbl manado, a cerca de 15 dias comecei a injectar co2 cerca de 1 bolha por segundo durante o periodo de fotosintese que é de 8 horas. a uns dias que me apareceram algas tipo petecas filamentosas e petecas normais escuras, a uns dias no rizoma de feto e nas echinodorus bleheri as folhas começaram a ficar com buracos. ph:6.8 amonia:0 nitritos:0 KH:3 Alguem me pode ajudar para saber como tratar e prevenir k isto aconteça
-
- 9 respostas
- 3.9k visitas
Boas, Tenho um dos aquas infestado deste tipo de alga. Tenho visto alguns tópicos onde se refere como solução a realização de TPA's frequentes e a remoção manual das mesmas. Acontece que tem sido extremamente dificil removê-las. Consegue-se retirar algo, mas uma grande parte fica na planta e logo volta a crescer. Por outro lado tenho efectuado Tpa's com regularidade semanal e não vejo as algas a diminuirem, antes pelo contrário, Alguém tem algum método mais eficáz, que possa aconselhar?
-
- 5 respostas
- 1.4k visitas
Boas Já me tinham falado nisto, mas decidi exprimentar e de facto num aquario com 120 L e com uma Gro Lux de 30 W e onde tinha mais uma T8 de 21W tirei a T8 e coloquei uma PLL de 24W e começei a ter muito mais algas. Será que as PLL "incentivam" o crescimento de algas? Abraço
-
- 20 respostas
- 3.1k visitas
Boa tarde, Alguém me pode identificar este tipo de algas (a que está entre o areão e o vidro)? Devem-se a excesso ou falta de quê? Cumprimentos
-
- 30 respostas
- 5.4k visitas
tenho estas algas e algumas green spot vista geral do aqua tenho os seguintes parametros de agua temp - 26ºC no3 - 25 ph - 7 kh - 4 po4 - 1.8 ppm co2 o drop cheker esta verde 25 - 30 ppm filtro externo aqua 80*40*30 fertilizante npk com pos de farmacia 5ml 3x semana fertilizante micros nutrafin plant gro 3ml 3x semana vou mudar para SERA flourena 6.5ml 3x semana o que acham que esta mal? abraço
-
- 5 respostas
- 1.7k visitas
Boa tarde eu tenho no meu aquario umas algas pretas que se agarram as folhas das plantas e pedras e não sei como as tirar, é que nem raspando com a una elas saiem. Tbm tenho muitos animais que comem algas como ampularias, camarões e otocinclios mas não comem este tipo de algas. alguem me pode ajudar?? Agradeço desde já.
-
- 3 respostas
- 989 visitas
Boas pessoal ainda ando no combate com as algas elas tem diminuído bastante, mas hoje depois de um TPA de 20% desliguei as luzes um pouco como faço sempre, e ao ligar a minha surpresa tinha alguma plantas e no ariao uns fios brancos não entendo como isto aconteceu nem o que é pois antes do tpa não tinha nada disto, deixo aqui a imagem para me poderem ajudar... se repararem há uns fios brancos agarrados as folhas tenho também nas blyxas e no ariao mas só na zona de meio para a frente do aquario tipo na parte de traz não aparece nada... que pode ser isto? algas? Obrigado cumps!
-
- 10 respostas
- 1.7k visitas
Boa tarde, Tenho o aquario infestado com esta alga, que mostro nas fotos. Alguém me pode ajudar a identificar a alga, para começar o combate a esta desgraçada? 1: 2: 3: 4: Video:
-
- 23 respostas
- 2.4k visitas
Boas pessoal começo a desanimar e a pensar que não vou conseguir manter o aquario em equilíbrio,hoje reparei que tenho 3 tipos de algas.. Meu setup é aquario de 50LT CO2 Caseiro luz ,2 economizadoras 15w(6400k) cada uma T5-aqua-glo(18.000k) 15w e uma T8-18w(6400k) fertilizante liquido Tropica Plant Nutrition + substrato fértil sera tenho reparado que os NO3 sai um bocado alto tem estado sempre entre 15 e 20 teste dos fosfatos não tenho.. deixo aqui as fotos. penso que elas estejam na parte inicial pois ainda não são muitas! que devo fazer? cumps!
-
Members
No members to show