buracos nas folhas e algas


wally

Recommended Posts

boas

tenho um aqua de 100*40*50 com luz 2t5 36w o substrato e o jbl manado, a cerca de 15 dias comecei a injectar co2 cerca de 1 bolha por segundo durante o periodo de fotosintese que é de 8 horas.

a uns dias que me apareceram algas tipo petecas filamentosas e petecas normais escuras, a uns dias no rizoma de feto e nas echinodorus bleheri as folhas começaram a ficar com buracos.

ph:6.8

amonia:0

nitritos:0

KH:3

 

Alguem me pode ajudar para saber como tratar e prevenir k isto aconteça

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Deves ter os Fosfatos a zero, e os Nitratos acima de 5 ppm. Mede-os...

Uma medida profilática, ou mesmo para as erradicares, é usares Flourish Excel da Seachem. Tens vários tópicos aqui no Fórum a explicar como utilizar.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Não é por fazeres TPA's que vais resolver o problema.

Este é um dos casos flagrantes, em que o problema é a carência de um nutriente, não o excesso de outra coisa qualquer.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas os tpa ajudam a baixar os nitratos ou estou enganado, n vai resolver e o problema do fosfato.

ajuda me a perceber então

se através de tpa conseguir meter os nitratos a 0 alguma alteração vai acontecer ou visto k os fosfatos estão a 0 pouco importa o nível do nitrato

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando os nitratos estiverem a zero vais começar a ter outros problemas.

 

Tens que pensar nos nitratos, fosfatos, potássio, ferro etc, como comida para plantas. Elas precisam de todos - uns mais que outros. Se algum estiver a faltar resulta em carências e, em alguns casos, algas.

 

As TPA's ajudam a descer tudo porque basicamente estás a diluir tudo (isto partindo do principio que a água usada tem poucos nutrientes o que nem sempre é o caso).

 

Abraço

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

O gmmartins já respondeu, mas eu volto a dizer:

Uma carência é pior do que um excesso.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

obrigado então o melhor mesmo é colocar fertelizante de fosfato caso se comprove k o fosfato tá a 0.

 

uma outra coisa já agora

eu trabalho numa farmacêutica mas n tenho conhecimentos de química, lá tenho hidrogênio fosfato de calcio, cloreto de potássio e estearato de magnesio vegetal.

será k algum destes químico servem como fertelizantes.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

O cloreto de potássio sim. O fosfato de Cálcio podes utilizar para fertilizar Fosfato, mas tenho que ir pesquisar qual é a solubilidade do mesmo, para saber se é minimamente fácil usá-lo.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

eu tenhoi hidrogeno fosfato de calcio e fosfato de calcio anidro qual o mais indicado sabes me dizer?

São exactamente a mesma coisa... As contas para dissolver em água é que são ligeiramente diferentes.

 

Em princípio, o anidro é mais fácil de dissolver que o hidratado.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Que testes?

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

fui a agua viva e fiz os testes.

Fosfatos a 0.25/0.5

nitratos a 5ppm

 

Em conversa com ele tambem chegamos a conclusão que os buracos sao provavelmento falta de potassio.

Alguem me sabe dizer como diluir cloreto de potassio de maneira a que possa utilizar no aquario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nunca utilizei cloreto e potasssio de farmacia, continuo a dar dinheiro á Seachem, mas se fizeres uma busca, encontras muita informação de como dissolver. Por exemplo:

 

Cloreto de Potássio de pureza farmaceutica.

Como fazer o seu fertilizante de Potássio:

Dissolva 50gr. de Cloreto de Potassio em 250ml de água.

Ao adicionar 1ml desta solução aumenta em 1ppm o nível Potassio por cada 100L de água no aquário.

 

Relativamente ás carencias, na altura que andei apostado em manter um plantado, achei este diagrama das deficiências de plantas, útil:

 

deficienciadasplantas.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais