ALGAS
507 topics in this forum
-
- 3 followers
- 14 replies
- 9k views
Boas a todos, antes de mais desejo-vos um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo :) Tenho o meu aquário há mais ou menos 4 meses, e desde a terceira semana depois da montagem comecei a notar que começaram a aparecer algas em todo o aquário (deixo fotos no post para ajudar a identificar as algas). O meu aquário é de 115 litros, tem substrato fértil, iluminação de 10h por dia, filtro biobox que veio com o próprio, termostato e temperatura a 26ºC. De flora tenho sagittaria subulata e heteranthera zosterifolia, e de fauna tenho 5 neon tetras, 6 rasboras arlequim, 2 corydora bronze, 1 plecostomus, 1 colisa lalia, 3 molinésias e 2 comedores de algas chineses. Tinha co2 ca…
-
- 1 follower
- 2 replies
- 2.4k views
Boas a todos, Tenho dois aquários, um de 60 litros, outro de 115 litros. O de 60 litros tem 2 anubias, uns quantos fetos de java e é só, não tem substrato fértil nem co2, mas tem lampadas t8 que ficam ligadas 10 horas por dia, e tenho tido problemas com algas nas folhas das anubias,em alguns fetos de java e no vidro do aquário (embora pouquissimo). No aquário de 115 litros tenho eleocharis mini, sagittaria subulata e heteranthera zosterifolia, tenho injeção de co2 caseira e substrato fertil, com luz de uma calha led incluida no conjunto ligada 10 horas por dia. Tenho algas no vidro do aquario e em folhas das plantas, bem como no filtro Biobox. …
-
- 3 replies
- 1.9k views
Boa noite pessoal. Como já indiquei no tópico das apresentações, sou novo por aqui. Neste momento, tenho uma praga daquilo que penso que sejam algas ou qualquer coisa do género num aquário com guppies, espadas, corydoras e neons. Há anos que mantenho este aquário, sempre saudável. Não sou nenhum mágico mas nunca tive que recorrer ao controlo do pH, nitritos, nitratos, amónia, etc. Sempre com populações saudáveis e de "longa duração". Não enfrento nenhuma crise de decréscimo de população mas sim desta praga que, permitam-me, já me mete nojo. Deixo-vos duas fotografias do que está no aquário já há uns mesitos. Obrigado, d2ferrao
-
- 1 follower
- 9 replies
- 2.9k views
Boas Tenho tido umas poucas algas no aquario, mais ou menos controlado agora estas nas anubias já me chateiam. Ideias? Obg Cmpts Paulo Ribeiro
-
- 0 replies
- 1.3k views
Olá! Montei um aquário plantado de 260 litros com cilindro de co², substrato Mbreda, tenho um canister Boyu EFU 35, ph em 6,8 e três lâmpadas LED de 30 wats cada. Iluminação fica ligada das 20:00 até às 23:59. Porém fica próximo a uma porta. Mas ele está com as plantas todas marrom... Antes eu tinha esse aquário sem canister montado em outra casa e nunca tive problemas com algas... O que pode ser? As plantas que tem são: rotala SP Green - hygrophila difformis - blyxa visto - Bacopa lanigera - vários tipos de valisneria - sagittaria subulata - echinodorus amazonicus
-
- 1 reply
- 2.4k views
Boa noite! Preciso de ajuda, apareceu alga BBA pelo aquário todo. Que devo fazer? Aumentar ao CO2 e reduzir ao caudal? Aquario 170x40x40 272L Iluminação 4x49w liga 20h desliga 00h Co2 liga 18h desliga 23h 2 Filtros externos Cumprimentos
-
- 27 replies
- 6.9k views
Viva, Tive 2 meses fora, em trabalho e a minha esposa ficou a "tomar conta" do aquário Em 2 meses só se acrescentou a água evaporada e alimentou os peixes. Faço fertilização EI, mas durante este período não se fez porque os parâmetros já deveriam estar todos lá em cima e sem mudança de água, achei melhor não fazer. O resultado foi este: Todas as fotos: https://www.dropbox.com/sc/fxp4q4a1x8902jw/AABFNmuIeDVLjlkV6QiDdwmKa Hoje os parametros são: Fosfatos > 4mg/l (a rebentar a escala) Nitratos = 40 mg/l Drop checker verde amarelado Tenho injeção de CO2 constante com um difusor da VIV. O aqua tem cerca de 280L. Neste momento estou a fazer…
-
- 14 replies
- 4.1k views
Olá a todos As malditas BBA´s aparecem no aquário, mas...de onde vieram? São o resultado de desequilíbrio/excesso de nutrientes. Apareceu BBA´s no meu aquário...e agora? Não vale a pena entrar em pânico, devemos é estar sempre alerta para o caso de ser contemplado, e atacar antes que ela prolifere e invada todo o aquário. A pedido de várias famílias, nos próximos dias vou demonstração de como se pode erradicar as BBA's pela via de H2O2. Nunca tentar raspar BBA de vidros ou outros elementos que se encontrem dentro do aquário, pois o que vão fazer é espalhar esporos pelo aquário todo. Qualquer elemento que possa ser retirado do aquário para se fazer o r…
-
- 9 replies
- 2.1k views
Boas Trata-se de um aquário low tech. Desde que mudei a luz das minhas velhinhas t5 para uma calha led, não passa uma semana sem os vidros começarem a ficar invadidos por algas. Antes de férias o aquário estava num caos, tantas eram as algas e tão variadas que tive de fazer uma nova montagem, substrato novo e plantas novas. Acontece, que por este andar, vai pelo mesmo caminho... Tenho um foto-período de apenas 6 horas e mesmo assim elas surgem e proliferam rápido. ...please! Agora... Antes da mudança geral... Enviado do meu iPad usando o Tapatalk
-
- 1 reply
- 1.1k views
Bom dia, Fui de férias, e deixei a alimentação a cargo de uma vizinha, quando cheguei deparei-me com o aquário totalmente "sujo". Qual poderá ser o problema? Alimentação a mais? o filtro que não está a funcionar corretamente? Agradecia ajuda sff. Obrigado Outra:
-
- 4 replies
- 1.5k views
Viva! Num descontrole de emigrantes para o meu aqua surgiu uma alga negra. Espalhou-se com facilidade e é quase impossivel com controle de CO2 ou plantas de crescimento rápido... nada deu resultado. Por ser de 500 L tenho aqui uma dúvida sobre o esha protalon 707 ... Já Alguém usou? que resultados? Saudações Pedro
-
Algas BGA 1 2
by Luis Alves- 30 replies
- 6.3k views
tenho no meu aquario Algas BGA e nao me consigo livras das sacanas, ja usei agua oxigenada com sucesso, mas deve ficar sempre algum resto e voltam sempre. pelo que estive a ver e se nao estou enganado, pode ser: nitratos baixos pouco co2 movimentaçao da agua pouca tambem filtro sujo ora bem ontem medi nitratos e estao a 25mg ... medi o ph pelo que li nao gostam dele baixo, e tenho ph 6. hoje vou limpar o filtro, tenho de ser sincero, em 3 meses que esta montado nao o limpei nenhuma vez, mas tambem esteve 2 meses sem peixes, ou melhor so plantas e uns camaroes, so meti 7 arlequins a coisa de 1 mes... nao sei se sera dai. ai logo vou eliminar 2 opçoes…
-
- 7 replies
- 2.1k views
Amigos.... Preciso de ajuda... Agora que me tinha visto livre das BBA, aparecem-me estas algas.... Já estou á duas semanas com elas, e tenho cortado as plantas afectadas e deitado fora.... Estou a aplicar Florish Excel nas mesmas todos os dias, mas cada vez sao mais. Nao posso inserir caracóis nem camarões pois tenho 5 Botias. Faço TPA´S todas as semanas de 30% PH 6.3 Amonia 0 Outros valores nao sei pois nao tenho testes. Alguma fauna me resolve isto se inserir em quantidade? Setup: Aqua de 80Lts Calha de 4 x 24W (2 x 6500K; 1 x 10000K e 1 x Actinica) . Ligada 6 horas por dia. Filtro JBL 701 - 700Lts P/H Substracto JBL Manado Macros e Micros NPK SOLAQUA CO2 P…
-
- 2 replies
- 1.5k views
Boas companheiros, Pela 2º vez estao a aparecer estas manchas!! Alguem me pode dizer o que é e como se resolve de uma vez. Cumps Melfe
-
Algas
by Miguel Neto- 13 replies
- 2.7k views
Boas pessoal. Tenho andado ás cabeçadas aqui com umas algas filamentosas que não vejo a hora de elas irem embora. Setup do aquário: Aquario: 80Cx40Ax30L Filtro: Fluval 305 1000L/h Co2 com solenoide, difusor 40mm da viv Fertilização macros e micros EI, alternado dia sim dia não. iluminação: T5 2x24W, 4000K atras + 6500K frente, 7h ligadas testes: ph-7, kh-8, no2-0.05, no3-5, nh3/nh4-0, fe-0, po4-1 Tenho dois otos e duas caridinas japonicas Não consigo colocar imagens, bloqueia sempre. Algumas dicas pra ver como as remover?
-
- 7 replies
- 4.1k views
Boa tarde companheiros, Venho abrir este tópico como esclarecimento de duvida, uma vez que a pouca informação que encontro me parece duvidosa. Já é conhecido o uso de Vodka por aquariofilistas de reefs para baixar e manter os níveis de fosfatos e nitratos em valores estáveis. Ora como sabemos os altos níveis de fosfatos e nitratos nos nossos aquários são causa das famosas BBA's, e como solução é habitual e regular o uso de Excel como meio de tratamento. Segundo sei o Excel é nada mais nada menos do que carbono liquido (corrijam-me se estiver enganado), ora esta mesma fonte pode ser obtida através da Vodka (atenção que estamos a falar de vodka simples sem qual…
-
- 10 replies
- 6.4k views
Tenho um aquário de 50x25x30, filtro externo Tetra EX 400, iluminação led 2x13w+t8 x 15w,aquecimento 50w a 24º.Desde a ultima vez,que postei tópico , já baixei a iluminação, montei co2 caseiro (químico), adicionei mais peixes,aquecedor eheim e plantas (christmas moss, eliocaris mini e marsileia crenata.Mas entre tanto tive uma praga de alga filamentosa, e resolvi tirar todo o musgo de java (era onde a alga estava mais concentrada).Actualmente está mais ou menos controlado, com exceção dum outro tipo de alga que está agarrada a uma outra planta e troco, e que tenho estado a tratar com àgua oxigenada.Mas o que me preocupa mais é questão que as plantas não desenvolvem nada, …
-
- 18 replies
- 5k views
Bom dia, Alguém já experimentou isto: https://www.sera.de/en/products/in_category/filter-media-357/product/sera-siporax-algovec-professional.html Parece que consome os nutrientes das algas!
-
- 0 replies
- 937 views
Bem, tenho escalares no aqua e por acaso um amigo meu deu me um pouco de musgo, a verdade é que aquilo não cresce por nada, alguém me poderia dar dicas de como fazêlo crescr, e já agora ninguém tem musgo para envio?
-
Algas no arranque 1 2
by ramif- 38 replies
- 5.6k views
Boas Montei o aqua a uma semana e desde ontem que comecaram a aparecer umas manchas verde escuras nas pontas das folhas da bacopa. As restantes parecem estar livres de algas. Seguem algumas fotos para me poderem ajudar. setup: Aqua 100x30x40 2x 39w 7 horas dia Co2 3/4 bps sempre ligado que nao tenho a valvula ainda Fertilização: soluções aquáticas - 3x semana micros. 3x semana macros. Tpa 50% domingo tou a dar 8ml dia Sera que devo aumentar a dose de fertilizacao e fazer mais tpas durante a semana?
-
- 1 reply
- 1.5k views
Olá, Recentemente começaram a aparecer nas folhas e rochas este tipo de alga: O meu problema é que não sei mesmo o que se passa.. Do que me lembro elas começaram a surgir logo depois de adicionar a fauna (30 tetras amandae). Desde que me surgiu isto, comecei a fazer testes mais regulares.. "Segue o testamento": ================================================================== 09-12-2015 - quarta-feira 20h ph - 6.5> 6.4 gh - 10dgh kh - 5dkh nh4/3 - 0 no2 - 0.5mg/l no3 - 25< 30mg/l po4 - <2mg/l fe - 0.25mg/l 3 bombadas de tropica verde + 2x 5ml sera florena + 2x2.5ml potassio equo TPA Domingo 17l ===============================================…
-
Boa tarde a todos. Tenho um aquario(In Paradise)montado desde dia 4 de Agosto. Faço tpa's com frequencia,uma média de 2/3 vezes por semana e fertilizo com Plant Grow Specialized da Tropica,tambem tenho CO2.. Ultimamente tenho observado que tenho cada vez mais algas..numa anubia petit,na ludwigia repens rubin e na cryptocoryne undulata broad leaves..as unicas que se têm safado é o musgo de java e a rotala rotundifolia. Gostava que me dessem alguns conselhos e me ajudassem a resolver este problema. Obrigada Cumps, Enviado do meu GT-I9195 através de Tapatalk
-
- 7 replies
- 1.1k views
Boa noite. Apareceu uma alga assim para o cinza escuro com uma aparência aveludada, já reduzi as horas para 6hrs e o resto de luz natural. Também tenho feito troca de água com mais frequência. O que me aconselham? Obrigado, Paulo Oliveira
-
- 0 replies
- 848 views
Estou com meu plantado a desse início de setembro de 2015 e estes fungos apareceram ontem. Se desenvolveram rápido e cobriram somente as plantas mais finas. Alguém identifica o nome dele é forma de tratamento. Obs: apareceu imediatamente após a TPA. Aquario 1,00x0,60x0,40m Substrato Ada Amazônia Filtro camiseta armam 3338 CO2 1bolha por segundo nível controlado por medidor. Plantas: eleocharis minima, rotala wallichii, rotala rotundifolia, callitriche sp. hydrocotyle tripartita, alternanthera reineckii, blyxa japonica, bacopa myriophylloides Padrão de TPA: 20% uma vez por semana. Ph: 6,6 Peixes: neon e otocintus Valeu... Enviado do meu iPhone usando…
-
- 2 replies
- 980 views
Boas, eu gostava de saber como se pode produzir diatomas. Já li qualquer coisa sobre ter sílica na água. O objectivo para querer causar, em vez de me livrar, os diatomas é porque quero tentar daqui a um tempo fazer uma reprodução de caridina japónica e isso seria um bom alimento para as larvas. Com algas presentes dificilmente seria necessário alimentá-las.
-
- 5 replies
- 1.3k views
Boas malta, Apareceu a coisa de dias estas algas http://s27.postimg.org/t9burrsg3/tmp_8738_20151007_184118_1479523816.jpg Alguém sabe com remove las? Obrigado pela ajuda Fábio
-
- 0 replies
- 779 views
Boas eu gostava de saber como fazer água verde, com o propósito de alimentar larvas de camarões. Pelo que li, uma das formas de fazer é com água do aquário com um pouco de relva/bocados de folhas de algum vegetal e deixar ao sol durante alguns dias. Ou, caso não tenhamos sol pode-se usar uma luz forte 24/7. Confirmam? Ou há alguma forma melhor de fazer água verde? Cumprimentos.
-
- 9 replies
- 1.5k views
Boas, Gostaria de sabe qual será a alga que eu estou com problemas, pois não sei se será alga filamentosas ou Fuzz algae, aqui estão algumas fotos: Estas são as características do meu aquário: Aquario: 95x43x44 Filtro: All Pond Solutions 1000EF Aquarium External Filter e vou adicionar HYDOR KORALIA NANO EVOLUTION 900 L\H Substrato: JLB Manado, JBL Aquabasis Plus Aquecedor: Eheim Jager 125W Flora: ELEOCHARIS PARVULA; MICRANTHEMUM "MONTE CARLO"; ROTALA BONSAI; LUDWIGIA REPENS RUBIN; MYRIOPHYLLUM MATOGROSSENSE (esta ja não se encontra no layout) Fuana: 3 Escalares, 3 crossocheilus siamensis, 10 Rasbora Espei In…
-
- 6 replies
- 1.2k views
Boas, Já tinha reparado antes na green spot nas folhas das anubias, principalmente nas que estão mais expostas à luz, mas hoje com mais atenção reparei que as green spot aparecem nas folhas e são bem verdinhas, mas nos bordos das folhas de crescimento lento e em algumas filhas da ludwigia aparece algo mais escuro que não sei o que será… Foto: No tronco reparei hoje num caridina japónica a papar e ao lado estão dois tufos verdinhos que não consigo identificar, cada dos lados da anubia na foto, logo a esquerda do camarão. Foto: Tenho cerca de 200 litros, neste momento 4 X 39W T5, 4200k+6500+8500+10000k, faço E.I. e CO2 …
-
- 9 replies
- 5.2k views
Boas. O título diz tudo. Aqua: 120 x 55 x 60 Substrato: vários kilos de substrato fértil; vários kilos de basalto recolhido na praia e areia de sílica comprada numa loja de bricolage. Iluminação: (já vinha com o aquario rena) 2x 30W 10000K 2x 30W 8500K Filtração: rena Filstar XP3 1300lt/h e 7.5 lt de media As anubias estão cheias destas manchas como se vê na foto abaixo. (Tinha acabado de alimentar os peixes dai a agua um pouco suja (comida congelada)) normalmente esta cristalina. Não fertilizo. Pdem ajudar-me? Se precisarem de mais informação é só dizer que forneço com todo o gosto. Quero é Ver-me livre deste problema Des…
-
- 1 reply
- 936 views
Boas, Estive fora uma semana e quando cheguei encontrei o meu aquário com este tipo de algas ou sujidade que raspo raspo e nao sai! Alguém sabe me dizer o que origina e k que faço para tirar? Setup: 120x50×40 Anubias, feto de Java, musgo e Fox tail. Neon's, bêbados e limpa vidros Co2 1bps Calha led 120 cm 6h diarias Jbl manado mais areao, Jbl substrato Fertilizantes Jbl ferropol Neste momento já fiz tpa de 50% quase.
-
- 7 replies
- 1.8k views
Boas, A apresentaçao do aquario esta aqui: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=239208 neste momento no musgo em cima do tronco encontro 3 ou 4 tipos de algas: Ideias e ajuda para resolver o problema? CO2 a 2 bolhas por segundo fertilizaçao de ecogrow micro e macro com descanso ao domingo (meia tampa por dia dia sim dia nao, intercalados). parametros medidos diariamente: PH - 6.8 TDS - 160 Parametros medidos ha algum tempo: nitrato - 8 ppm fosfato - 0.5 ppm
-
- 7 replies
- 1.6k views
Boas, trago aqui o meu segundo aquario plantado, isto depois de 5 anos sem aquario por razoes de deslocamento constantes, e desta vez decidi investir à seria, portanto parece q perdi a pouca experiencia q tinha.. Desde que iniciei o aquario (1mes) já tive bastantes contratempos inesperados que causaram penso eu desde inicio uma instablidade no meu aquario. paço a citar o setup do meu aquario. Aquario 200L Iluminação: T5 4x39w (dois tubos especial plantas) Substrato: Florabase pro Decorações: Raiz de Mangrove Filtros: Eheim pro 3 (com as seguintes camadas(Substract pro, Biomech, Siporax ceramica, uma espoja azul e duas brancas nos dois primeiros niveis) Filtro inter…
-
- 2 replies
- 986 views
Boas pessoal, tentei identificar em sites mas não encontro nenhuma semelhante, será Fuzz Algae? Apareceu alguns dias após eliminar as Filamentosas. Reparei também na Monte Carlo: Procedimentos? Pensei em reduzir o fertilizante (sera flore daydrop) e o fotoperiodo, está correcto? Muito agradecido.
-
- 2 replies
- 924 views
Boas Tenho o meu aquário a ganhar estas algas. Tentei identificar mas não a consegui identificar, espero a vossa ajuda. Queria identificar para saber o que tenho que fazer para as remover. Obrigado.
-
Members