Algas...... alguém ajuda????


helio.salgueiro

Recommended Posts

Boa noite pessoal,

 

Estou com um grande problemas de algas filamentosas, nunca em 10 anos me tinha aparecido, mas neste momento tem-me lixado a cabeça em grande....

 

Não sou grande ajuda com o setup do aqua mas...

 

Aqua com cerca de 100 litros brutos

Filtro interno de 1000 L/hora

2 escalares adultos

1 discu

lampada 18 w para crescimento de plantas

lampada de 30 watts para fauna

valisnerias

elodea

sagittaria

o substrato é areia de rio com 2 mm

 

Não tenho fertilização e injecção de CO2

 

Pois penso mesmo, que o problema resida aí, mas como disse anteriormente nunca tive algas!!!!

 

Agradeço a vossa opinião!!!!

 

SDC10052.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem reduzir o tempo de iluminação ajuda, podes tentar fazer um apagão de 2 dias tb já li que ajuda, no meu caso resolvi com reduções drásticas do tempo de iluminação, de umas 9 para 6 horas, remoção física das algas (com uma escova de dentes nova e nunca usada funciona que nem uma maravilha), tpas mais regulares e pronto resolves isso!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Começa a fertilizar com um fertilizante composto amigo ;)

 

As algas podem aparecer por vários motivos mas em aquários que não sejam fertilizados é o principal motivo, se nunca tiveste é porque algo mudou, ate mesmo a agua que usas para tpas podes ter tido mudanças menos rica em nutrientes devido a tratamento, etc..

 

"lampada 18 w para crescimento de plantas

lampada de 30 watts para fauna. "

 

No total tens 48w não como disseste estes w são todos aproveitados pelas plantas ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

uns peixes comedores de algas também te ajudará a resolver esse problema.

O comedor de algas Siames (Crossocheilus siamensis), é muito bom para tal pois come algas filamentosas.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pessoal!!!!

 

Luis como disseste, algo mudou, sem duvida, mudei de casa...... e realmente falta-me um substrato rico em nutrientes para as plantas, pois minha valisnéria começa a ficar transparente!!!! :(

 

Agora para colocar o substrato composto, como faço com o aqua cheio????

 

Pedro, o comedor de algas, não cresce muito???? é que já me bastou um pleco que tive com uns 20 cm, deves imaginar, plantas eram atletas, andavam sempre de fugida!!!!!!

 

Obrigado pela ajuda :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não precisas de pôr substrato neste momento.

 

Basta um fertilizante líquido.

 

Podes optar por um "tudo em um" como o da Trópica (TPN+). É o que eu uso de momento e com muito bons resultados.

 

Ou podes optar por uma gama mais dividida como por exemplo os da Seachem que tem vários produtos com macros e micros para acertares melhor a tua fertilização.

 

Para as plantas é indiferente se os nutrientes lhes chegam por via das raízes ou das folhas. Desde que lá estejam para elas é igual.

 

Abraço.

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas helio,

 

sim torna-se um problema um peixe grande num aqua com plantas.

Tenho lido que chegam aos 14cm, mas eu tenho um desses Comedores de Algas Siames (Crossocheilus siamensis) já a algum tempo, num aqua de 120L e nunca me cresceu mais de 5/6cm. Já tive vários peixes que se alimentam de algas, o mais pequenino um Otocinclus Affinis que não cresce muito mais que 2/3cm.

Mas como o Comedor de Algas Siames nunca vi, é mesmo um exelente comedor de algas.

E atenção, os Comedores de Algas Siameses são muitas vezes confundidos com os Comedores de Algas Chineses.

 

Cumprimentos

Editado por P3dr0
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado P3dr0 :)

 

Verdade, meu pleco estava enorme, e acabei por o dar, apesar de gostar bastante dele, já o tinha à 8 anos, era o unico sobrevivente do aquario de montagem :)

 

Mas como deves imaginar, arrancava tudo e passei-me qnd o vi atrás dos escalares!

 

Sim, vou ter mesmo de comprar um comedor de algas siameses, e estive a ver um artigo bastante interessante, que falava que problema da alga que me apareceu no aqua, era falta de CO2 e nutrientes, onde aconselham a comprar os comedores de algas e injectar no aquario, Seachem Flourish Excel.

 

Que vos parece???

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

há a relação entre Luz, CO2 e nutrientes, que se estiver controlado as algas não têm hipoteses.

Se exprimentares injectar CO2 ou fertelizar, não o faças em grandes quantidades, pois só tens 48W.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:) Diz-me uma coisa, o aqua é de 1 metro, aqueles da aquapor, acho que 40 X30...... 48 watts é então insuficiente, certo?????

 

http://www.theplantedtank.co.uk/algae.htm o link que falava sobre as algas, muito bom

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:) Diz-me uma coisa, o aqua é de 1 metro, aqueles da aquapor, acho que 40 X30...... 48 watts é então insuficiente, certo?????

 

http://www.theplante...co.uk/algae.htm o link que falava sobre as algas, muito bom

 

Abraço

 

Tens luz que chegue perfeitamente para uma uma vasta escolha de plantas,se injectasses CO2 arrisco-me a dizer que só mesmo em tapete que terias dificuldades...

 

"Excesso" de nutrientes não traz algas mas sim falta de um, é melhor uma dose a mais que uma a menos... ;)

Editado por LuisBarroso
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tambem tive problemas com algas e logo com as BBA, a minha solução foi adicionar Co2 e após 3 semanas as algas ficaram controladas, é chato de inicio pois não sabemos dos 3 factores(luz, fertilização, Co2) o que está em desvantagem ....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas atenção se adicionares CO2 é importante fertilizares com um fertilizante completo.

 

Se adicionares CO2 o que vai acontecer?

 

Vais aumentar o ritmo da fotossíntese, se não houver nutrientes suficiente na agua para acompanhar esse ritmo, já sabes o que vai acontecer, maus algas vais ter...

 

É importante começar a fertilizar e só depois pensas no co2 ;)

 

Mas é a minha maneira de ver as coisas ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Helio

 

Na minha opinião devias aplicar fertilizante primeiro pois se as plantas estão fracas o Co2 só vai piorar, tambem tens de regular o fotoperiodo, no meu caso só deixo as luzes ligadas 9h por dia pois a maior parte das minhas plantas não necessitão de muita luz....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais