SantosNuno Posted Sunday at 06:28 PM Posted Sunday at 06:28 PM (edited) Boas, De volta ao hobby, passei de 40 litros para 93 litros 🙂 SETUP - Aquário AQUADREAM AQUATLANTIS 80 (+/- 90L) 80x30x40 - Biobox 2 (Bomba 310L/H + Midias + Aquecedor 100W) centrado ao aquario HARDSCAPE - Substrato inerte Cascalho - Rocha Vulcanica - Troncos FLORA - Musgo de Java FAUNA - Coridora Paleatus - Coridora Albina - Alevinos de Guppys Endler PARA BREVE - 2 Otocinclus Affinis - Anubias Nana Foto do Aquário A àgua está turva, tenho feito tpas de 2 em 2 dias, filtros lavados com a respectiva àgua do aquário. Como a Biobox 2 está centrada meti a àgua a sair em frente, será que coloque o cotovelo e virar para um dos lados? Se sim qual. Uso os produtos da SERA (Bionitrivec, Aquatan e Florena). Onde estou a falhar? Sugestões, opiniões e afins são bastante bem vindos. Edited Sunday at 06:37 PM by SantosNuno Quote
Alvaro Silva Posted Sunday at 09:23 PM Posted Sunday at 09:23 PM Boas Santos Nuno Bem vido de novo ao Fórum. Há quanto tempo tens o aquário a trabalhar,fizestes o ciclo do azoto todo,ou saltastes no tempo? Partindo do princípio que sim fizestes tudo bem,então quando há esse problema da água ficar turva é porque as bactérias heterotróficas,que são aquelas que se alimentam dessa matéria,se multiplicaram em grande quantidade e turva a água. Tão bem pode ser uma das principais causas da água leitosa é o excesso de matéria orgânica na água. Sendo que a BIOBOX 2 como filtro deixa muito a desejar,mas respondendo há tua pergunta,o cotovelo deve sim estar virado em frente,porque a água faz todo o percurso e volta a entrar na BIOBOX. Saudações Quote
SantosNuno Posted Sunday at 09:44 PM Author Posted Sunday at 09:44 PM Boas Santos Nuno Bem vido de novo ao Fórum. Há quanto tempo tens o aquário a trabalhar,fizestes o ciclo do azoto todo,ou saltastes no tempo? Partindo do princípio que sim fizestes tudo bem,então quando há esse problema da água ficar turva é porque as bactérias heterotróficas,que são aquelas que se alimentam dessa matéria,se multiplicaram em grande quantidade e turva a água. Tão bem pode ser uma das principais causas da água leitosa é o excesso de matéria orgânica na água. Sendo que a BIOBOX 2 como filtro deixa muito a desejar,mas respondendo há tua pergunta,o cotovelo deve sim estar virado em frente,porque a água faz todo o percurso e volta a entrar na BIOBOX. SaudaçõesBoas Alvaro Silva, Sabe bem voltar ao hobby e ao fórum claro está. Foi tudo feito em 2 mesitos. Segui os picos dos nitritos e nitratos até ao zero. Ph anda a volta dos 6.7Os peixes entraram faseadamente já para evitar complicações.Enviado do meu 2312DRAABG através do Tapatalk Quote
Alvaro Silva Posted Sunday at 10:35 PM Posted Sunday at 10:35 PM O bixinho da aquáriofilia quando péga não deixa mais. Muito bom sim senhor,então a água turva acaba por desaparecer,faz uma TPA no meio da semana,e outra no fim de semana,isto até a água ficar transparente,não mexas em muitas coisa ao mesmo tempo,porque a sim ficas sem saber o que foi a causa da água ficar turva,lava a BIOBOX só mesmo quando ela precisar,e não é má ideia em começares a pensar num filtro externo,é muito melhor que essa BIOBOX. Saudações Quote
SantosNuno Posted Wednesday at 02:28 PM Author Posted Wednesday at 02:28 PM O bixinho da aquáriofilia quando péga não deixa mais. Muito bom sim senhor,então a água turva acaba por desaparecer,faz uma TPA no meio da semana,e outra no fim de semana,isto até a água ficar transparente,não mexas em muitas coisa ao mesmo tempo,porque a sim ficas sem saber o que foi a causa da água ficar turva,lava a BIOBOX só mesmo quando ela precisar,e não é má ideia em começares a pensar num filtro externo,é muito melhor que essa BIOBOX. SaudaçõesBoas 1 muda de água feita.Já se nota mais Clarita há uns dias, agora só me falta eliminar o castanho dos vidros apesar de ter limpo aquando da mudança.Sent by Redmi Note 13 5G Quote
Alvaro Silva Posted Wednesday at 09:26 PM Posted Wednesday at 09:26 PM Boas Santos Nuno Quando o aquário ficar mais maduro,depois de o aquário ter uns seis meses,esse castanho não aparece tantas vezes,isto se fizeres as TPA;s sertinhas,tudo começa a correr bem,é claro que ter muitas plantas ajuda a consumir os nutrientes,e a sim não deixar as algas aparecer. Saudações Quote
JoseCarlosMarques Posted 12 hours ago Posted 12 hours ago Bem vindo de volta ao hobby, Nuno.É sempre bom ver gente "nova" por aqui. Espero que tudo corra bem com o teu projecto. Vou acompanhar. Só por curiosidade... essa Biobox que tens é igual à que apresentas no link? Tens ali uma câmara que fica quase vazia...parece-me um desperdício de espaço. Se fosse eu, enchia a câmara do meio com Seachem Matrix, cortava o tubo do motor e metia umas esponjas por baixo dele. Acho que ficavas com uma melhor filtragem. Com um bocado de sorte ainda enfiavas aí um saco de Seachem Purigen e ficavas com essa água limpa num instante. Eheh. Um abraço! Quote
SantosNuno Posted 11 hours ago Author Posted 11 hours ago Bem vindo de volta ao hobby, Nuno.É sempre bom ver gente "nova" por aqui. Espero que tudo corra bem com o teu projecto. Vou acompanhar. Só por curiosidade... essa Biobox que tens é igual à que apresentas no link? Tens ali uma câmara que fica quase vazia...parece-me um desperdício de espaço. Se fosse eu, enchia a câmara do meio com Seachem Matrix, cortava o tubo do motor e metia umas esponjas por baixo dele. Acho que ficavas com uma melhor filtragem. Com um bocado de sorte ainda enfiavas aí um saco de Seachem Purigen e ficavas com essa água limpa num instante. Eheh. Um abraço! Boas José, Sim é, 1 câmara com a bomba de 310 litros por hora 1 câmara com as mídias 1 câmara com o aquecedorACTUALIZAÇÃO Entrada de dois novos habitantes os GYRINOCHEILUS AYMONIETI ou mais conhecidos como comedores de algas chinês.Sent by Redmi Note 13 5G Quote
Recommended Posts