Preciso de ajuda Algas descontroladas


agostinhomgm

Recommended Posts

Boas a todos

Estou a ficar preocupado e desesperado pois desde ha alguns mese tenho algas filamentosas, principalmente, e q tem vindo a aumentar até ao desepero.

<<<apesar de muitos casos descritos no forum e dos quais me socorri para tentar o seu controle, nada consegui. Até tentei como desepero a eritromicina o apagão e as TP conjuntamente ( eu li q a eritro usa-se nas algas azuis, mas o desespero falou mais alto).

setup:

- aqua de 100x40x30

- filtro fluval 104

- luz - 1 lampada 30w - 6400K

- 1 lampada 30w - 4600k

- 2 lamoadas 15w daylight total de 10h por dia

 

- Co2 caseiro (n~controlo o nº de bolhas)

- fauna - 10 neons, 8 coridoras, 1 imperador, 1 peixe cego de 10cm, 3 rodostomos, 2 platys, 1 neon negro e 5 olhos de fogo.

- Flora - valisnerias 10 pés, rabo de raposa 10 pés, musgo de java, feto de java (quase raquitico quando em tempos foi fabuloso), sp green e algumas flutuantes.

- Fertilização - não uso de marca mas coloco cloreto de potassio, sulfato de magnesio e sulfato ferroso (menos vezes e menos quantidade)

- TP - 15/15 dias 30% mas desde há 1 mes comecei a fazer semanal para tentar parar o agravamento,

- Testes - PH - 7, Nitratos 5mg/dl, não faço mais testes.

Nunca usei antialgas mas até nisso eu ja pensei.

Peço ajuda a todos. li q a capacidade dos filtros sera importante, o meu sera um pouco limitado mas desde q o tenho 5 anos ainda não tinha tido um problema desta dimensão.( reparei q tem menos força q antes pois a agua sai com menos velocidade e força)

Alimento os peixes 1 x dia e vou variando o tipo de comida e tento que não deixem restos.

 

obrigado a todos e cumprimentos

tchau a todos

 

agostinhomgm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

como opção natural para ajudar aconselhava-te o SAE (comedor de alga siames) são fantasticos a comer algas filamentosas...começaram a aparecer-me algumas no meu aqua...introduzi um bichinho destes e tem feito um trabalho fantastico. Deverias também ver como estão os niveis dos fosfatos, pois esse é também um factor com impacto directo no surgimento das algas

Editado por RuiMFJ
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fácil... reduz a luz para apenas 60w. É mais que suficiente e mais adequado para quem tem CO2 DIY.

 

E embora tenhas plantas não muito exigentes vai pensando em fertilizar com macros (NPK) para que as plantas cresçam saudáveis e não raquíticas.

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais