3 tipos de algas


LuisBarroso

Recommended Posts

Boas pessoal começo a desanimar e a pensar que não vou conseguir manter o aquario em equilíbrio,hoje reparei que tenho 3 tipos de algas.. :(

 

Meu setup é

 

aquario de 50LT

CO2 Caseiro

luz ,2 economizadoras 15w(6400k) cada uma T5-aqua-glo(18.000k) 15w e uma T8-18w(6400k)

fertilizante liquido Tropica Plant Nutrition +

substrato fértil sera

 

tenho reparado que os NO3 sai um bocado alto tem estado sempre entre 15 e 20 teste dos fosfatos não tenho..

 

deixo aqui as fotos.

 

 

 

dscf1322f.jpg

dscf1324v.jpg

dscf1325t.jpg

dscf1326y.jpg

dscf1328i.jpg

 

penso que elas estejam na parte inicial pois ainda não são muitas!

 

que devo fazer?

 

cumps!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

para já podes tirar uma lâmpada. 30w T5 é mais que suficiente para o teu aqua.

 

Segundo, quase sempre as algas são o resultado de um desequilíbrio entre luz, co2 e nutrientes.

Provavelmente tens muita luz para o co2 que introduzes (o caseiro é traiçoeiro). Ao reduzires a luz as coisas ficam mais fáceis de controlar.

 

Podes às vezes ter muito co2 mas a sua distribuição não é boa. Se for, é o mesmo que não ter pois não chega onde é preciso. Verifica se podes melhorar a circulação de água dentro do aqua (e.g. aumentando o caudal ou mudando o outlet do filtro de sítio.)

 

Deduzo que não seja fertilização pois estás a fazê-la. Ainda assim revê a quantidade. Falta de nutrientes também causam algas. O excesso... bem já sabes a minha opinião.

 

abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas GM pois a circulação como sabes neste momento não é muito boa, pois o filtro e interno e penso em conseguir na próxima semana o Liberty 150 (2041), mas mesmo assim vejo que as bolhas ficam bastante tempo, eu tenho fertilizado com metade da doze recomendada, pois como tenho os NO3 altos estava com receio de os aumentar mais, então o melhor mesmo é desligar a agua-glo e aumentar a fertilização?

 

cumps!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva,

 

sim eu tirava uma lâmpada, aumentava para 2x a dose recomendada, e fazia TPA's dia sim dia não durante uma semana e depois vais espaçando.

 

Não consegues que o filtro chupe as bolhas de CO2? Não faz muito bem à cabeça do motor mas não há melhor para dissolver o CO2. E se der para regular mete-o no máximo. O meu liberty 100 está no máximo no meu aqua de 10l. Algas... não sei o que é isso. ;)

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois o meu mal e ja saber o que são 3 :)

 

ele não tem regulador mas estão como o teu a corrente contra os co2 o difusor e de vidro as bolhas ate ficam na plantas que estão perto.

então é isso que vou fazer mas só um questão dia sim dia não como faço a fertilização? e que fazendo o tpa não estou a tirar a agua que tem o fertilizante?

 

cumps!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok então a distribuição parece bem

 

nunca usei o TPN+ mas... o que é que diz na embalagem? Faz o que eles dizem mas 2x mais. ;) Claro que se eles disserem para fertilizar apenas 1x semana podes dividir essa quantidade por 6-7 dias e assim já sabes o que tens que por todos os dias (2 x mais). Assim evitas por tudo de uma só vez.

 

Sim a TPA tira nutrientes por isso fertilizas logo a seguir. A TPA tem 2 funções num plantado: retirar qualquer vestígios de amónia (mais importante numa nova montagem ou após mexidelas no substrato) e retirar metabolitos produzidos pelas plantas que são tóxicos. Não é para tirar excesso de nutrientes como a maioria pensa...

 

abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

então assim vai ser :) também vejo que o co2 não é constante depois de algum tempo, nem que tenha de fazer co2 todas as semanas... :)

não vou é desistir pois também já investi um pouco e seria deitar dinheiro fora...

 

abraço e depois posto aqui os resultados..

 

cumps!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois é amigo mas para já tenho que me sujeitar mais para a frente quem sabe :) e que começar é logo um despesa muito grande, só espero conseguir o equilíbrio, uma da luzes já desliguei amanha já não acende, quando acordar vou fertilizar, o recomendado é 5mml por isso vai ser 2,5mml diário, assim fico com o problema da luz e fertilizante de lado, amanha também já vou buscar o filtro.. depois se não resultar só pode ser uma coisa...CO2.

 

Obrigado a serio pelas dicas sem este fórum não conseguia nada :)

 

abraço..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem fiz um updrade ao co2 coloquei duas garrafas em cada saída das garrafas uma válvula anti retorno assim sempre que tirar uma a outra fica a bombar pois com o novo filtro Liberty 150 não me parecia que se dissolvia tanto, para já estou a seguir a risca penso que só posso apurar os resultados daqui a umas semaninhas certo?

 

Já agora noto que a Rotala rotundifolia as folhas mais novas algumas tem o carecimento atrofiado tive a ler e penso que seja PO4 certo?

Também pode ser devido a fauna ainda ser pouco só três ottos e alimentação é a nível vegetal, isso estará relacionado?

 

cumps!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também pode ser devido a fauna ainda ser pouco só três ottos e alimentação é a nível vegetal, isso estará relacionado?

 

cumps!

 

Não. Os ottos apesar de serem herbivoros eles alimentam-se basicamente de algas e vegetais se lhes deres. Se colocares pepino por exemplo vais ver como eles adoram.

 

Relativamente às plantas, a causa penso que não passa pelos ottos.

 

De todos os ottos que tive nunca nenhum me atacou as plantas, por aí penso que podes ficar descansado.

 

 

 

Cumps

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Não. Os ottos apesar de serem herbivoros eles alimentam-se basicamente de algas e vegetais se lhes deres. Se colocares pepino por exemplo vais ver como eles adoram.

 

Relativamente às plantas, a causa penso que não passa pelos ottos.

 

De todos os ottos que tive nunca nenhum me atacou as plantas, por aí penso que podes ficar descansado.

 

 

 

Cumps

 

Boas amigo desculpa se me expliquei mal, o que queria dizer é que PO4 para alem das fertilizantes são derivados a comida e penso que também dos excrementos, logo menos fauna menos PO4..

Falei nos ottos pois a única comida que deito no aquario é vegetal penso que tenha poucos PO4 fiz a pergunta que pode estar todo relacionado...

Mas não sei. :)

 

Eu pelo que pesquisei penso que atrofio nas folhas seja carência de PO4 mas também não tenho certeza.. ;)

 

cumps!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Provavelmente não tens fosfatos na agua, sem fosfatos isso não anda, compra um teste para saberes com o que lidas.

Se os fosfatos estiverem a zero não adianta colocar co2 nem os nitratos vão ser consumidos e nem adianta usares o TPN

 

Mede os fosfatos e talvez seja mais facil ajudar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Provavelmente não tens fosfatos na agua, sem fosfatos isso não anda, compra um teste para saberes com o que lidas.

Se os fosfatos estiverem a zero não adianta colocar co2 nem os nitratos vão ser consumidos e nem adianta usares o TPN

 

Mede os fosfatos e talvez seja mais facil ajudar

 

pois neste momento não tenho o teste dos fosfatos, mas o TPN + tem fosfatos certo? a zero acho que não podem estar amigo...

 

cumps!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tem sim, fui ver a net, aumenta a dose e aguarda 3 semanas e corta a luz como te disseram

 

sim já estou a colocar 2x a dose recomendada ;)

 

Foi só para informal que aumentei o co2 ;)

 

agora menos luz mais co2 e nutrientes espero conseguir o equilíbrio :)

 

cumps!

Editado por LuisBarroso
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estás no bom caminho :juggle:

 

Já sabes que as coisas demoram o seu tempo a ter efeito por isso calma. Vai fazendo a manutenção certinha e não te esqueças da fertilização. Vai olhando com atenção para as plantas e peixes e vê o que elas te dizem! Se chegares bem perto vais ver elas falam ;)

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estás no bom caminho :juggle:

 

Já sabes que as coisas demoram o seu tempo a ter efeito por isso calma. Vai fazendo a manutenção certinha e não te esqueças da fertilização. Vai olhando com atenção para as plantas e peixes e vê o que elas te dizem! Se chegares bem perto vais ver elas falam ;)

 

Abraço,

 

GM

 

:) :) estou a esperar que eles me digam,perco muito tempo olhar para ele ;)

 

obrigado por tudo agora vou esperar depois logo posto os resultados ;)

 

cumps!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só mais uma coisa. De acordo com este site (http://calc.petalphile.com/) para 50l deves usar 5ml de TPN+ (3x por semana). Não sei quanto estás a usar de momento nem se as contas dele estão bem feitas mas deduzo que sim porque o autor é membro activo do fórum do Tom Barr.

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só mais uma coisa. De acordo com este site (http://calc.petalphile.com/) para 50l deves usar 5ml de TPN+ (3x por semana). Não sei quanto estás a usar de momento nem se as contas dele estão bem feitas mas deduzo que sim porque o autor é membro activo do fórum do Tom Barr.

 

Abraço,

 

GM

 

ui na guia do fertilizante diz 5mml por semana estou a deitar todos os dias 2mml é pouco?

 

cumps!

Editado por LuisBarroso
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Luis, 2ml por dia é praticamente o mesmo que 5ml 3x por semana.

2ml diarios de TPN, para 50 litros, não acho que seja pouco.

 

Já agora, tens no site da aquaticplant central uma calculadora muito boa, para ajudar nas contas dos fertilizantes. Dá uma olhada:

http://www.aquaticplantcentral.com/forumapc/fertilator.php

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

O tat tem razão. é praticamente a mesma coisa. E é como te digo, espera umas semanas e vê o que acontece. Se vires que as plantas estão com carências ou que começam a aparecer alguns tipos de algas aumentas um pouco. sem stresses.

 

tat, não consegui ver a calculadora. Deduzo que tenha que me registar certo? Qualquer dia tenho 40 registos em fóruns de aquariofilia ;)

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

SIm, tens de te registar. Mas vale a pena, a calculadora dá bastante jeito.

 

Luis, é dificil identificar o desiquilibrio de um aquario, mas se fosse a ti focava-me em aumentar a circulação da agua e manter os níveis de CO2 perto dos 20 ppm.

Resolvidos estes 2 problemas, voltavas a analisar a evolução das plantas.

Editado por tat
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem deixo aqui a corrente do aquario penso que assim terei uma boa dissolvência de CO2!

 

 

 

semttulo1v.jpg

 

Basicamente a corrente sai do filtro vem contra o vidro da frente, vai abaixo um bocado e sobe junto ao vidro de trás, o que tenho reparado e que a bastantes bolhas de co2 no topo e com a corrente elas voltam a saída de agua do filtro mandando outra vez para baixo contra o vidro da frente...

 

não sei se me fiz entender :)

 

cumps!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais