andrecardoso

Membro
  • #Conteúdo

    535
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Sobre andrecardoso

  • Aniversário 09/19/1990

Informação de Perfil

  • Sexo
    Masculino
  • País
    Portugal
  • Concelho
    Lisboa (Lisboa)
  • Localização
    Lisboa

Quem visitou o meu perfil

4298 visitas ao perfil

andrecardoso's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

11

Reputação

  1. andrecardoso

    Kh

    A areia La Plata da ADA é inerte certo? E aqueles seixos de rio escuros também? É que neste momento apenas tenho uma mini porção de aquasoil.. Dúvido que lá esteja algo.. Vou procurar de qualquer forma
  2. andrecardoso

    Kh

    Passado 2 meses a situação continua a mesma. Mudei tudo para um mini aquário de 15l Fertilizo apenas com K da ADA. KH a 11... Enquanto que o da torneira sai a 4 Aliás, até o meu nano salgado tem um kh mais baixo!!! (a rondar os Será possível o Aquasoil ter absorvido o KH aqui há 4 meses e agora estar a libertar constantemente?
  3. andrecardoso

    Kh

    Mas teoricamente, se tenho um ph de 6,2 e um kh de 8/9, deveria ter uma concentração alta de CO2 certo?
  4. andrecardoso

    Kh

    Fiz sim.. há cerca de 2 meses retirei uma série de seiryu stone (pois sei que elevam o Kh). Na altura cheguei a ter valores de 12/13.. entretanto retirei todo o hardscape, e baixou para os valores actuais. Não sei se será possível o substrato guardar algum tipo de reserva alcalina (mas também passado 2 meses e muitas tpas + consumo das plantas, não acredito que ainda se mantivesse nestes valores). As plantas apresentam-se saudáveis, tirando o facto de não se desenvolverem. De salientar também que o aquário ganha sempre muita espuma na superficie (apenas com o CO2 ligado) apesar de ter bom movimentação. O aquário em questão: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=234053#entry1319192
  5. andrecardoso

    Kh

    24 / 25ºC Fiz um teste: tirei um copo de água do aquário e deixei a repousar durante um dia para libertar a concentração de CO2. Testei depois o Kh e mantém-se nos 8/9.. portanto não é da injecção de dióxido de carbono.
  6. andrecardoso

    Kh

    Boa noite meus caros. Tenho a seguinte dúvida: Será possível o Co2 aumentar o KH de uma maneira tão significativa? Tenho um pequeno nano, com cerca de 30litros. Substrato Ada amazonia, PowerSand, e aditivos. O aquário está densamente plantado (Hc Cuba, Brevipes, Arcuata, Parvula, etc) A iluminação está a cargo de 2x24w. Injecto Co2. Valores: Ph- 6,4 Gh- 6 Kh- 9 No3- 15 Po4- 1.5 O aquário funciona sem filtro, apenas com uma powerhead pois a fauna é muito reduzida (e como o aquário se encontra densamente plantado, e com os valores de No3 e Po4 controlados, não apresenta necessidade de filtração adicional) A minha questão prende-se exactamente com o KH.. sendo que o mesmo sai da minha torneira a 3 ou 4. Não tenho qualquer tipo de rocha ou tronco, é simplesmente substrato ADA + a Flora. Como será possível que o Kh aumente desta forma? Sei que os valores de Co2 até estão elevados (pela relação de ph com kh) mas como tenho movimentação na superficie e os peixes nadam normalmente, não apresentando sintomas de intoxicação. Ps. Já utilizei dois testes diferentes, de marcas diferentes, apresentando o mesmo resultado. De salientar que os único aditivos que adiciono são ADA Step 2, Brighty K, e por vezes o Special Lights. Tinha também estado a dosear com os fertilizantes caseiros (para chegar aos valores pretendidos)- Potássio, Nitrato e Fosfato. Nada mais.. O meu maior problema com o KH, é o mesmo estar a estagnar TOTALMENTE o crescimento de todas as plantas. Apesar de se apresentarem saudáveis, não têm qualquer crescimento nos últimos 2 meses!
  7. A única desvantagem dos troncos era a facilidade em ficarem "submersos" na vegetação. Penso que o layout com estas rochas mais altas vai-se aguentar melhor.
  8. Algumas alterações no aquário, fruto de experimentações com algumas rochas. A fauna foi mudada também Comecei igualmente a fertilizar com N-P-K individualmente (soluções feitas em casa com nitrato de potássio, fosfato de potássio e cloreto de potássio) já que com os da ADA notava grande falhas na relação N e P dentro do aquário. Continuo de qualquer maneira com o Step 2 para os micros. A qualidade vale o que vale pois foi com o Instagram no Iphone.
  9. Segue uma actualização pós-poda
  10. Aqui seguem mais algumas fotografias. Entraram uns sakura e Ammania sp Bonsai para colmatar um espaço onde se encontrava uma rocha que segurava o tronco. Tenho aspirado de vez em quando um ou outro foco de diatomáceas (?) nada de especial. Passei a incluir o Special Lights diariamente mas numa dose mais reduzida. Como o aquário tem uma quantidade alta de luz/litro, torna-se necessário introduzir N e P pois rapidamente se esgota (já que tenho uma fauna reduzida).
  11. Estou de volta sim Vai bombar com os 48watts, a calha ligeiramente mais subida que o normal mas não é a primeira vez que me aventuro com racio w/L abismal eheh. Conta com 1 mês e meio. Após os picos de amónia, nitritos e nitratos, os nitratos e fosfatos andam agora perto dos 0ppm, apenas o No3 andou à volta dos 2ppm. A fauna foi introduzida à 3 dias, portanto conto que os valores comecem a subir naturalmente e estabilizem. Para compensar andava a adicionar de vez em quando o Special Lights para tentar subi-los. No entanto passei por algumas diatomáceas e filamentosas, assim como um ou outro pequeno apontamento de cyano que rapidamente desapareceu. Neste momento apenas conto com um ou outro ponto de diatomáceas castanhas que vou aspirando nas TPAs Neste momento adiciono apenas 1ml de Step 1 e 2ml de Brighty K.
  12. andrecardoso

    Ada - Bree 30

    Boa tarde a todos, Alguns lembrar-se-ão de mim, outros possivelmente não. Estou de regresso após um largo período de ausência do forum. Conto ir actualizando este tópico com fotografias, e "acontecimentos" Aquário: 30 Litros 40x30x25cm | vidro extra-claro Iluminação: 2x24w T5 (6500K, 8000K) Filtragem: Aquaclear 50 (cascata c/ heater) - Siporax - Équo Stilla - Lã filtrante (O objectivo seria levar Ada Bio Rio, mas devido à reduzida dimensão e possível entupimento do filtro, o mesmo foi descartado) Substrato: - Bacter 100 - Clear Super - Tourmaline BC - Penac P & W - Ada Power Sand S - Ada Amazonia Fertilização: - Ada Brighty K - Ada Step 1 Flora: - Hc 'Cuba' - Staurogyne Repens - Anubia 'Petit' - Ludwigia repens 'rubin' Fauna: - Neritina Sp. - Otocinclus - Caridina multidentata - Iriatherina werneri Deixo-vos, para já, com estas fotografias:
  13. Boa noite pessoal, Para quem ainda se lembra de mim (já devem ser poucos, pois já lá vão uns anos desde os meu antigos aquários) tenho aqui um problemita com uma alga. Aquário 150L - Iluminação - 6x24w T5 ATI - Escumador - Mce 300 - Circulação - 6025 e 6045(a meio gás) Aquário com 1 mês e 1 semana Sal Tropic Marin com O.I. ( 0 tds ) Reposições com a mesma água de O.I. Temp - 24.5º Salinidade - 1024 Ph - 8,4 Kh - 10 Amonia - 0 Nitritos - 0 Nitratos - 10ppm Fosfatos - 0 Cobre - 0 Calcio - 460 Magnésio - Ainda não tenho teste Ainda só tem uns eremitas, nassários e 4 turbos para controlar e revolver a areia, e para já será apenas isso. Sabendo como é obvio que o aquário ainda está muito novo e é normal uma alguitas (já passaram diatomáceas) surgiram-me umas quantas algas novas no vidro do fundo. Hoje fiz tpa (30% todas as semanas) e facilmente as aspirei do vidro, entretanto despejei-as para o lavatório para tentar identificar. O que acham que será? Espero que não "Bryopsis" pois há uns anos tive e foram muito chatas mesmo (nunca desapareceram) mas também não vos queria influenciar na identificação. O que acham? Outra coisa que queria perguntar é se acham que consigo baixar os Nitratos naturalmente (isto pois já não tenho equilibrio, já que os fosfatos já estão a zero) Acham que com TPA e Escumador vai lá?
  14. Boa noite pessoal, iniciei um tratamento com spirohexol da jbl num aquário de quarentena. Seria possível juntar também sal para ajudar na desparatizacao ? Haverá alguma interacao entre os dois?
  15. andrecardoso

    glass84

    Obrigado a todos, A verdade é que, como o h_saldanha referiu, um bom planeamento e paciência são sem duvida importantes ainda assim vale muito, mas muito a pena poupar uns trocos ou esperar mais algum tempo para adquirir material com qualidade, mesmo que seja aos poucos. Não, não recebo nenhuma comissão, seja da ELOS ADA ou qualquer outra dessas marca ditas de topo, mas a verdade é que os seus produtos são meticulosamente fabricados e pensados e quase sempre aqueles € a mais compensam. É mais fácil manter um aquário equilibrado e com menos problemas e pouca manutenção quando usamos produtos mais equilibrados ( desde que usados correctamente claro). Com tempo chega-se a um ponto de auto-manutenção (é facil ver por aí aquários com mais de um ano bastante equilibrados) - vai-se fazendo podas e trocas de água - e não dá assim tanto trabalho. Ainda que esteja num ponto com algumas filamentosas estou certo que em poucas semanas chegarei a um ponto de equilibrio. João - Está presa em dois pontos. h_saldanha - Usei uma embalagem de 15L