Vera Santos Posted August 13, 2018 Author Posted August 13, 2018 Acabei o estudo das plantas, há umas que estou na dúvida de usar...duas ou três. Mas é mais ou menos isto, estará equilibrado? Rotala rotundifolia ou fica melhor Wallichii? a segunda é mais suave... o que acham deste musgo, nunca usei, queria que as folhas fossem pequenas, nada a ver com wepping, java por exemplo. Abraço Tanganyika's Peebles - O relato de um projecto em mutação; Aqua - Invictus aquaprojeckto.blogspot.pt;
Gonçalo84 Posted August 13, 2018 Posted August 13, 2018 Boas Vera. Parece me espécies a mais. Vais esconder completamente o layout. Eu mantinha a rotala green e Vietnam atrás, não metia musgos, no lugar da bonsai metia stau e no desenho falta a 6, a 11 e a 12. Aquascaping: Brown Fingers in the Jungle | Red Canyon | 山 Yama | Meia Hora | Qualicum Low-tech: Dias Contados | Silver Schist | Jungle Fingers | A Gaiata | Alpha Roots | Projectos: Luminária LED 11000 lumens | Luminária LED 500 lumens | Calha LED 11000 2017
Vera Santos Posted August 13, 2018 Author Posted August 13, 2018 há 3 minutos, Gonçalo84 disse: Boas Vera. Parece me espécies a mais. Vais esconder completamente o layout. Eu mantinha a rotala green e Vietnam atrás, não metia musgos, no lugar da bonsai metia stau e no desenho falta a 6, a 11 e a 12. Pensei na bonsai por crescer pouco, mas Staurogyne fica bem nesses sítios. Gosto da pinnatifida, não tou a ver onde a pôr... Tens alguma ideia? A tripartita é muita gira mas espalha-se imenso, tinha de andar a poda-la constantemente... Por isso não puz na foto e a wallichii também estava na dúvida... A rotundifolia não é das que mais gosto, se substitui-se pela Colorata, se calhar ficava melhor, já no outro esquema a tinha, só que Colorata e Vietnam são muito idênticas, mas a junção das duas talvez não fosse má ideia, que dizes. Nas plantas a gente entusiasma-se... Abraço Tanganyika's Peebles - O relato de um projecto em mutação; Aqua - Invictus aquaprojeckto.blogspot.pt;
ismael_figueira Posted August 13, 2018 Posted August 13, 2018 Vera, Eu não metia rotundifolia nesse layout usava antes a HM, folha mais pequena e ajuda na escala. Quanto à bonsai podes ter alguns apontamentos nas extremidades mas mais para o centro usaria a staurogyne por ser mais rasteira. Reiniki mini muito perto do vidro, olha os reflexos, se quiseres muito usa-la mete mais para o centro ou então de forma a que fique por trás de uma rocha. o resto das sugestões já disse mais atrás. Tripartita (muito invasiva) e Pinatifida também acho que não encaixam aí. É só a minha modesta opinião, claro que o teu gosto pessoal tem de prevalecer ;) Cumprimentos, Ismael Figueira Projectos correntes - FenrirSkogen / MIDGARD Projectos terminados - Laurento / Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video
Paulo F. Soares Posted August 14, 2018 Posted August 14, 2018 Boas, Seguindo .. venham lá essas plantinhas que isso é que importa. Aí é que vem a arte e a composição. The gardening.. :) Força nisso Vera. Bjs Paulo Soares AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares
Vera Santos Posted August 14, 2018 Author Posted August 14, 2018 Vera, Eu não metia rotundifolia nesse layout usava antes a HM, folha mais pequena e ajuda na escala. Quanto à bonsai podes ter alguns apontamentos nas extremidades mas mais para o centro usaria a staurogyne por ser mais rasteira. Reiniki mini muito perto do vidro, olha os reflexos, se quiseres muito usa-la mete mais para o centro ou então de forma a que fique por trás de uma rocha. o resto das sugestões já disse mais atrás. Tripartita (muito invasiva) e Pinatifida também acho que não encaixam aí. É só a minha modesta opinião, claro que o teu gosto pessoal tem de prevalecer ;) Ok, já fiquei com uma ideia mais próxima do que posso fazer, Epah vocês falam em HM "praqui" e "pracolá" e eu não estou mesmo a lembrar-me qual é essa planta... Pois, já me apercebi que os reflexos não convém muito. Enviado do meu VKY-L09 através do Tapatalk Abraço Tanganyika's Peebles - O relato de um projecto em mutação; Aqua - Invictus aquaprojeckto.blogspot.pt;
Vera Santos Posted August 14, 2018 Author Posted August 14, 2018 Boas, Seguindo .. venham lá essas plantinhas que isso é que importa. Aí é que vem a arte e a composição. The gardening.. :) Força nisso Vera. Bjs Pois vou tentar, pode ser que com mais dedicação me safe mais eficientemente desta vez. Enviado do meu VKY-L09 através do Tapatalk Abraço Tanganyika's Peebles - O relato de um projecto em mutação; Aqua - Invictus aquaprojeckto.blogspot.pt;
ismael_figueira Posted August 14, 2018 Posted August 14, 2018 há 46 minutos, Vera Santos disse: não estou mesmo a lembrar-me qual é essa planta... Hemianthus Micranthemoides, desculpa por não especificar mas como o nome é grande usa-se as iniciais.. :) Cumprimentos, Ismael Figueira Projectos correntes - FenrirSkogen / MIDGARD Projectos terminados - Laurento / Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video
Vera Santos Posted August 14, 2018 Author Posted August 14, 2018 Gosto imenso, muito verde e faz uma moita bonita. Enviado do meu VKY-L09 através do Tapatalk Abraço Tanganyika's Peebles - O relato de um projecto em mutação; Aqua - Invictus aquaprojeckto.blogspot.pt;
Pedro Mendanha Dias Posted August 20, 2018 Posted August 20, 2018 Está a ficar muito giro. Mais uma vez digo: obrigado pela inspiração. Estou com muita curiosidade de o ver com as plantinhas... ;)
Vera Santos Posted October 20, 2018 Author Posted October 20, 2018 Já é tempo de actualizar isto, para evitar de estar sempre a fazer alterações no hardscape sempre do lado direito que não ficou como eu queria, acabei por comprar 3 cups in vitro da Monte carlo e planta-los. Dia 5 SET (nova alteração do lado direito) mas apercebi-me que não tinha espaço para plantar, ali no segundo plano e a altura das pedras à direita era muito similar... Dia 11 SET Dia 22 SET Dia 1 - Drystart 23 de SET Dia 10 - Drystart 01 OUT 2 Abraço Tanganyika's Peebles - O relato de um projecto em mutação; Aqua - Invictus aquaprojeckto.blogspot.pt;
Gonçalo84 Posted October 22, 2018 Posted October 22, 2018 Buuuu dry start... Buuuuuuuuu. Já esteve mais longe! 1 Aquascaping: Brown Fingers in the Jungle | Red Canyon | 山 Yama | Meia Hora | Qualicum Low-tech: Dias Contados | Silver Schist | Jungle Fingers | A Gaiata | Alpha Roots | Projectos: Luminária LED 11000 lumens | Luminária LED 500 lumens | Calha LED 11000 2017
Ricardo Alexandre Posted October 22, 2018 Posted October 22, 2018 UAU.. Finalmente o momento que tu e nós esperavamos , não? pelo menos eu sim hehehe fico a aguardar depois fotos da evolução e pormenores 1
Bruno R. Carvalho Posted October 22, 2018 Posted October 22, 2018 Já a algum tempo que não vinha ver o teu topico Vera. As minhas desculpas por isso porque acho que o esforço que tens colocado neste projecto merece ser seguido.O último hardscape é sem dúvida o mais forte, fruto de tudo o que aprendeste nas tentativas anteriores e de teres mantido uma mente aberta às sugestões que te foram dadas.Sou de acordo que embora existam regras a seguir, no final o layout tem que ser sentido. As vezes focamos-nos demais nas mesmas e esquecemos isso. Foste para o dry start, os puristas vão sair a rua com as tochas e forquilhas. Como te atreves a tal sacrilégio? Isso precisa é de água.Agora a sério quando corre bem, o dry start tem potencial para facilitar bastante as coisas.Conselho? Muita paciência, visto que grande parte dos dry starts falham porque a pessoa não tem paciência para esperar e acaba por encher o aquario muito cedo.Não esqueças de dar uma dose elevada de Co2 nas primeiras semanas após inundares o layout. Depois podes ir reduzindo aos poucos. Este layout está a mostrar bastante potencial, por isso boa sorte com ele. Eu já me pareço contigo, o meu anda ali há tempos e não há meio de andar para a frente, só posso esperar que quando seguir saia algo com um pouco da qualidade do teu. Enviado do meu PRA-LX1 através do Tapatalk 1 Aquadesign blog Aquadesign by aquamaniac youtube you can stop me...but you can't stop us all
Vera Santos Posted October 24, 2018 Author Posted October 24, 2018 Isto é falta de tempo, preguiça e uma dose de paciência que ganhei no hobby com o decorrer dos anos, no princípio também era muito impaciente. @Gonçalo84 Se esperava @Ricardo Alexandre, já estava a passar mal, não parava quieta, mexe dali troca acoli, enfim, depois calhou numa altura que não tinha mesmo tempo de o plantar, então tive esta ideia, um dry start, é a primeira vez que experimento, e está a correr bem, lá segui algumas regras e alguns concelhos que agradeço ao@Bruno R. Carvalho e voilá! Já vos deixo umas fotos mais actualizadas de como está! Dia 30 - Dry start 21 OUT Dia 32 - Dry start 23 OUT 6 Abraço Tanganyika's Peebles - O relato de um projecto em mutação; Aqua - Invictus aquaprojeckto.blogspot.pt;
Pedro Mendanha Dias Posted October 24, 2018 Posted October 24, 2018 Está a ficar muito giro Vera. Parabéns! Só não percebo qual a função dos palitos espetados. Fazem parte do layout? 1
Vera Santos Posted October 26, 2018 Author Posted October 26, 2018 On 25/10/2018 at 00:14, Prpmd disse: Está a ficar muito giro Vera. Parabéns! Só não percebo qual a função dos palitos espetados. Fazem parte do layout? Não fazem parte do layout, primeiro foi para estudar onde pretendia as plantas e com que altura. Agora é mais para não me esquecer dos sítios das restantes... 😂 há 11 minutos, Ricardo Gil disse: Mete mas é água nisto!!!!!!!! Não meto nada!! Então um dry start não o é, se não aguentar os 1 a 2 meses com ele. Plantas in vitro, é preferível fazer um dry start, porquê, porque eu acho que se assim não for, meltam e é mais difícil de voltarem a renascer... Já se forem em vaso não tem problema nenhum, metes água e está feito. Vou continuar assim, depois se quando colocar água, algumas meltarem, já estão de tal maneira enraizadas que nasceram novas folhas e tens tapete, mais cedo ou mais tarde. Aliás se meltarem, não vou mexer, serve de "estrume", nutrientes para voltarem a rebentar. 😜 Abraço Tanganyika's Peebles - O relato de um projecto em mutação; Aqua - Invictus aquaprojeckto.blogspot.pt;
Ricardo Gil Posted October 26, 2018 Posted October 26, 2018 há 1 minuto, Vera Santos disse: Não meto nada!! Então um dry start não o é, se não aguentar os 1 a 2 meses com ele. Isso é tempo a mais a ver as coisas a crescer à velocidade de caracol 😛 1
Vera Santos Posted October 26, 2018 Author Posted October 26, 2018 há 15 minutos, Ricardo Gil disse: Isso é tempo a mais a ver as coisas a crescer à velocidade de caracol 😛 Pois isso é verdade, mas também está a ser um desafio e uma aprendizagem. O dry start era uma coisa que eu achava difícil de conseguir fazer tinha receio e por acaso está a correr bem, vamos ver. 1 Abraço Tanganyika's Peebles - O relato de um projecto em mutação; Aqua - Invictus aquaprojeckto.blogspot.pt;
Tozé Nunes Posted October 26, 2018 Posted October 26, 2018 há 5 minutos, Vera Santos disse: .O dry start era uma coisa que eu achava difícil de conseguir fazer tinha receio e por acaso está a correr bem, vamos ver. O problema do dry startup, em português "arranque a seco" 😂 é que corre tudo muito muito lento e depois quando metes água as plantas vão ter que se adaptar ao meio submerso e nessa fase aparecem as algas, o derreter de algumas plantas, etc etc. Se fosse fácil todos faziam! Mas quando não se tem tempo é uma boa opção para ir mantendo alguma vida dentro dos vidros. Adelaide Beehive- a Colmeia Scape no More! E se de repente... Crystal Beach Guesthouse Welcome to the JUNGLE
Fábio.R Posted November 16, 2018 Posted November 16, 2018 Boas Vera esse aquario ta um mimo. Gostei do layout. Mas acho que era melhor teres enchido o aquario logo. Como o Tozé disse depois pode ser problemático mas agora ja ta. Espero que corra bem pois tem tudo para andar sobre rodas. Sobre a calha realmente com uma 900S ficavas melhor ou até uma SP que fica suspensa. Assim sempre que quisesses metias a mao na agua para alguma alteração porque andar a tirar sempre as calhas para manutenção é cansativo. Mas boa escolha na mesma. Luz top de linha. Alias o Gonçalo ajudou-me a escolher a minha. ( Shiuuu Gonçalo, nao des spoiler =D, é segredo hehehe ) Plantas muito boa escolha, quase que me copias-te hsahsah ( estou a brincar, vem ai novidades =D ) Vamos la ver se temos sucesso com estes aquarios de ponta heheh Agora so falta é ai umas fotos oh vera, como isso vai? abraço 1 Reborn - https://www.aquariofilia.net/forum/topic/258167-reborn/ The Valley- http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=249960 - Origin - https://www.aquariofilia.net/forum/topic/247144-origin/ Relax - https://www.aquariofilia.net/forum/topic/259826-relax/
Vera Santos Posted November 26, 2018 Author Posted November 26, 2018 On 26/10/2018 at 23:23, Tozé Nunes disse: O problema do dry startup, em português "arranque a seco" 😂 é que corre tudo muito muito lento e depois quando metes água as plantas vão ter que se adaptar ao meio submerso e nessa fase aparecem as algas, o derreter de algumas plantas, etc etc. Se fosse fácil todos faziam! Mas quando não se tem tempo é uma boa opção para ir mantendo alguma vida dentro dos vidros. Pois compreendo-te perfeitamente mas estou com fé que vai ter um final feliz com algumas dicas que já aqui deram. Olha o que é certo é que isto está no ponto, portanto preciso da ajuda do meu assistente!! Mais nada!! 😋 Dia 66 - Dry start - 26 de Novembro Boas @Fábio.R, obrigada por aqui passares e pelo comentário animador, vamos lá ver se dou conta do recado, eheheh. Uma foto só para satisfazer o teu pedido. Depois coloco mais umas nos próximos dias, para se ver melhor, mas o tapete está praticamente fechado, portanto tenho mesmo de meter mãos à obra... Aproveirar uma semanita de férias que se aproxima. 1 Abraço Tanganyika's Peebles - O relato de um projecto em mutação; Aqua - Invictus aquaprojeckto.blogspot.pt;
Ricardo Gil Posted November 27, 2018 Posted November 27, 2018 Mas isto ainda não tem água???? tss tss... 😊
Vera Santos Posted November 27, 2018 Author Posted November 27, 2018 há 12 horas, Ricardo Gil disse: Mas isto ainda não tem água???? tss tss... 😊 Sabes lá, a água está caríssima, estou à espera da black Friday da companhia das águas de Cascais 🙄 😂 2 Abraço Tanganyika's Peebles - O relato de um projecto em mutação; Aqua - Invictus aquaprojeckto.blogspot.pt;
Recommended Posts