Retrieve Forefathers


Vera Santos

Recommended Posts

há 21 horas, tmiravent disse:

Olá Vera,
grande projecto!

Tenho cá pedra vulcânica pequena (vermelha), devem ser uns 20Kg, podes levar o que precisares.
Filtros para mim é EHEIM e pouco mais... (bem podem andar às voltas)

:my_rolleyes:

 

Isso era excelente, não sei é quanto preciso, se não queres nem precisas, trago o que sobrar devolvo-te :my_biggrin: 

...quanto ao resto já respondo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok, vamos á questão do filtro...

Para mim, sempre houve tres marcas de filtros e o resto passava ao lado, a ser Fluval; Eheim e em terceiro JBL (Preço/qualidade).

Aqui há que fazer contas, Aquário 90*45*45= 182.5L Brutos, agora a descontar 32 kgs de rocha vulcânica =  150L, menos 4 sacas de 8L de substrato, ficam 118L - duas sacas de 5kg de rocha mais esmigalhada, 108L, 16L se calhar de substrato saturado para fazer altura também arredondando 100L uteis, mesmo que fossem 110/120L...

O aconselhado e nem toda a gente respeita são 7X o volume da litragem do aqua, eu para ciclideos gosto de ter 10X, só quando não p€ss€ é que não tenho! Não vejo porque é que há-de ser preciso para um plantado 10X a litragem? Não há mal nenhum mas não é necessário...ora 7X, seria preciso um filtro de 840L/h de caudal, certo?

Hora se é garantido que o caudal com materias filtrantes seja em que filtro for desce de 15% a 50%, temos de contar com mais caudal que o anunciado. O Sicce diz 1100l/h e há quem garanta que não perde mais de 15% do caudal...

Agora respondendo ao Gonçalo por causa do JBL, é como disse, tem uma boa relação qualidade preço, gosto imenso dos filtros JBL, tenho 3, falta de experiência com eles não é, têm limitações... á têm mesmo!!!

está em alemão mas dá para perceber, fica para reflexão...

22050465_1501335666570186_915359905_o.png

Sendo assim, novamente indo pela relação preço qualidade vou experimentar o Sicce Whale 350, está aconselhado para aquários de entre os 180 e os 350L, o que sendo assim, não me parece de todo mal...há é que não confundir filtragem com circulação e nesse casa tenho sempre a hipótese posteriormente de colocar uma bomba de circulação...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas vossas dicas até ao momento estão a incentivar, falta resolver a questão dos lilypipes, aço inox ou vidro, já parti um de vidro da marca VIV sinceramente estou na dúvida...em que é que votam, vidro ou inox? :my_biggrin:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vera.. lily pipes tem apenas atenção às furações do inflow. Se forem 10.. adeus filtro. Quanto menos furações tiverem mais vao estrangular o filtro. A partir daí se sao de inox ou vidro ja é uma questão pessoal.



Enviado do meu SM-A510F através de Tapatalk
 

Editado por PAFS

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Verinha.. lily pipes tem apenas atenção às furações do inflow. Se forem 10.. adeus filtro. Quanto menos furações tiverem mais vao estrangular o filtro. A partir daí se sao de inox ou vidro ja é uma questão pessoal.

 

Bjs bjs bjs

 

Enviado do meu SM-A510F através de Tapatalk

 

 

Xiiiii, Paulo, não percebi, explica lá isso como se eu fosse loira.

 

Tem que ter mais mas porquê?...

 

Enviado do meu U FEEL LITE através de Tapatalk

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No inflow existem aquelas ranhuras por onde a água é sugada. Ss forem só 10 nao te metas nisso! Compra um inflow que tenha 18 a 20 ranhuras. Creio que a VIV tem mas os da Aqua Rebel têm de certeza.

O Ivo Soares tem bue inflows que eu vi la na loja à umas semanas atrás.

 

Enviado do meu SM-A510F através de Tapatalk

 

 

 

 

Editado por PAFS

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim Vera, o Paulo tem razão, quantas mais ranhuras melhor circulação, os da VIV 16/22 têm 20 ranhuras.

Tive uns 12/16 com 10 ranhuras e tive de cortar o fundo do inflow e colocar uma rede inox para aumentar a circulação :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem Vera, a questão aqui é se nas outras marcas não acontece o mesmo?? Claro que sim, até porque o caudal da bomba é medido com o filtro vazio, daí a aconselhar-se sempre 7 a 10 vezes a litragem bruta. Para se descontar a media filtrante, o tamanho das mangueiras, a sujidade etc. Mas não é só isso que muda entre o 350 e o 500, é o tamanho do copo! passa de 5.25l para 7l. E aí está o mais importante. Espaço para matérias filtrantes.

 

 

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por norma faço as contas ao volume total do aquário. Portanto 180 litros brutos x 7 = 1260L (até costumo fazer apenas x6). E porquê? Como falaste de pedras vou seguir esse exemplo. 2 pedras do mesmo tamanho não pesam o mesmo. Ou seja, colocares 20 KG de basalto, não vão ocupar o mesmo que se colocares 20 KG de xisto ou rocha vulcânica. Isso tem mais a ver com a massa de cada uma. O mesmo sucede para os troncos.

Em relação ao filtro, e como o Gonçalo disse, o volume do copo é muito importante, não só porque permite colocar mais massas filtrantes, como também mais materiais para a filtragem mecânica. Mais esponjas ou perlon, entre outros, permitem segurar mais matéria orgânica e por isso manter a água limpa por mais tempo e mais cristalina.

No fim tudo se resume ao nosso bolso, mas no que toca à qualidade da água, nada é mais importante num aquário.

Editado por brunofasoares
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vera, 

 

Faço minhas as palavras do Bruno e do Gonçalo, ainda hoje ando ás turras com esta questão por ter comprado um filtro que está no limite dos limites para o meu aquário. Isto é um ponto que nunca deve ser descurado de forma alguma, já nem digo tanto pela capacidade de circulação da bomba (também ela muito importante) mas pelo simples facto de quanto mais matérias filtrantes melhor, mais superfície para as bactérias benéficas logo mais qualidade da água e regeneração dos elementos químicos da mesma.

 

Abraço 

 

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem falou-se no volume do copo aí já percebi a vossa preocupação, quanto maior melhor, disso também não tenho dúvidas, se calhar ainda troco o filtro pelo 500, são mais 30€, acaba por valer a pena o investimento.
Bruno eu sempre contei com volume da litragem útil, acho que é mais lógico, o aquário nunca vai estar vazio, acho que não há necessidade de contar com a litragem bruta, como é óbvio não estou a dizer que estás errado, também serve o propósito.
Então quanto aos lily pipes, 10a 20 ranhuras, tamanho 16/22 se calhar só em vidro, haverá em inox. É que eu tenho aqui uns e só têm 10 e depois dá para regular a entrada conforme o skimmer funcionar melhor. Que é que vocês acham, o meu dilema prende-se que já parti um inflow da viv, fiquei furiosa, na altura pensei, que mania de gostar dos lilys limpos, pra próxima deixo sujos uns meses!

Enviado do meu U FEEL LITE através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 30/09/2017 at 11:56, Vera Santos disse:

Bem falou-se no volume do copo aí já percebi a vossa preocupação, quanto maior melhor, disso também não tenho dúvidas, se calhar ainda troco o filtro pelo 500, são mais 30€, acaba por valer a pena o investimento.
Bruno eu sempre contei com volume da litragem útil, acho que é mais lógico, o aquário nunca vai estar vazio, acho que não há necessidade de contar com a litragem bruta, como é óbvio não estou a dizer que estás errado, também serve o propósito.
Então quanto aos lily pipes, 10a 20 ranhuras, tamanho 16/22 se calhar só em vidro, haverá em inox. É que eu tenho aqui uns e só têm 10 e depois dá para regular a entrada conforme o skimmer funcionar melhor. Que é que vocês acham, o meu dilema prende-se que já parti um inflow da viv, fiquei furiosa, na altura pensei, que mania de gostar dos lilys limpos, pra próxima deixo sujos uns meses!

Enviado do meu U FEEL LITE através de Tapatalk
 

Para além de ter o copo maior acaba com a necessidade de ter mais um equipamento de plástico dentro do aqua (bomba de circulação) o que é uma vantagem em termos estéticos. 

Quanto aos lilys os de vidro sem dúvida que são mais bonitos, mas é só quando estão limpos... Eu ia para os de inox, apesar de baterem mais na vista estão sempre iguais. E se não me engano os da solaqua têm bastante ranhuras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, estou mais inclinada para os de inox, mas se calhar sem skimmer.

Quanto ao filtro para ter vmais volume tb podia acrescentar um JBL 700. Alguma objeção?

 

Enviado do meu U FEEL LITE através de Tapatalk

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 41 minutos, Vera Santos disse:

Sim, estou mais inclinada para os de inox, mas se calhar sem skimmer.

Quanto ao filtro para ter vmais volume tb podia acrescentar um JBL 700. Alguma objeção?

 

Enviado do meu U FEEL LITE através de Tapatalk

 

 

 

 

Mais lilys, mas mangueiras, mais fichas, mas por outro lado mais matérias filtrantes, mas espaçamento entre limpezas e possibilidade de limpezas alternadas :my_cool:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não Gonçalo, expliquei-me mal, em paralelo, mesmo assim não sei se vale a pena.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em série, não será isso? Uma entrada e 1 saída, só assim não duplicarias inflow e outflow. Mas julgo que não é boa ideia pôr filtros de caudais diferentes em série.

 

E porque não com skimmer? Superfície sempre limpa, melhor oxigenação da água, menos 1 aparelho a gastar energia, caso mais tarde optes por 1 skimmer.

 

Os meus levam todos skimmer (uns mais partidos que outros )

 

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola a todos, 

Vera, 

Em qualquer dos cenários o ganho em termos de eficiência é zero atrevendo-me até a dizer que terás mais perdas que ganhos. 

E isto supondo que consegues uma sincronização absoluta dos dois filtros no exemplo do caso 1. Teriam que ser dois filtros exactamente iguais e... a debitar exactamente o mesmo. Resumindo.. ter os dois rotores perfeitamente sincronizados porque se assim não fosse, não quero imaginar as entropias estando um Out a mandar mais caudal de água que o IN que o segundo filtro conseguiria aspirar.

No caso 2 nunca poderias ter o filtro 2 (F2) ligado (NOTA: As setas do IN estão ao contrário). Apenas serviria de ponto de passagem de água para as cerâmicas. mas aí e como já foi dito, vê bem a quantidade de mangueira e cerâmicas que iriam estar entre o percurso de entrada e saída até ao aquário. Lá se ia o rendimento do filtro. 

Na minha óptica este tipo de solução não é viável pois não estamos a falar de dois componentes estritamente elétricos (exemplo baterias, audio ou assim) mas sim electromecânicos.  

 

Citação

 

Aqui há que fazer contas, Aquário 90*45*45= 182.5L Brutos, agora a descontar 32 kgs de rocha vulcânica =  150L, menos 4 sacas de 8L de substrato, ficam 118L - duas sacas de 5kg de rocha mais esmigalhada, 108L, 16L se calhar de substrato saturado para fazer altura também arredondando 100L uteis, mesmo que fossem 110/120L...

 

Sim, concordo com a tua leitura aqui neste paragrafo. 180 Litros brutos, e vá descontando 30 ou 40 ou 50 ou mais litros de material iria parar aos 120 / 130 / 140 / 150  litros reais ou menos e tomando como exemplo a minha litragem não tenho a mais pequena duvida que mesmo com Lily Pipes basta um filtro até 1250. Nada contra o 1500 é claro e é uma máquina. Sendo que o de 1500 poderá ser excessivo e terás que estrangular/regular a saida (Out). Não te esqueças que com 1500 de débito a atirar com água pela "parede" de 90 cm quando chegar ao outro lado atira com tudo para o chão. Por isso depois ou estrangulas a saida no regulador ou escolhe um filtro de 1250 podendo até ser igual ao meu por exemplo que ficas excelentemente bem servida. 3 cestos de Equo Stilla e o ultimo de lã. Três cestos de cerâmicas dá para qualquer aquário.

E olha digo-te uma coisa.. sei que tens um JBL 900 não é assim?. Antes de gastares dinheiro num filtro, monta lá isso com esse JBL 900 de forma a que não tenhas mais que 30 a 40 cm de mangueira em cada lado. Faz uma caixinha se necessário para o filtro estar mais elevado do chão. És capaz de ter uma surpresa se fores meter tanto calhau e substrato no aquario. Se a litragem real andar nos 100 a 120 não comprava nada sem antes experimentar se o JBL só com o tubo de saida e o IN do filtro. (nada de bicos de patos ou outras cenas).

 

 

Citação

 

Slide1

 

Editado por PAFS

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Era isso Ignace, em série, lol. Tb tinha essa ideia, mas não custa perguntar...

Paulo

Pois li atentamente as tuas palavras, o filtro já cá está tem bom aspecto, parece robusto, fácil de manusear, é um Sicce só que é o 350, este fim de semana estive á conversa com dois amigos, e os dois experientes nestas andanças, disseram-me que este filtro vai fazer o seu trabalho, porque nunca podemos esquecer a filtragem biológica quer do substrato quer das plantas e afinal estamos a falar de um plantado, dai eu não compreender porque é que um plantado haveria de ter um filtro a fazer 10X o volume do aquário, quer brutos quer úteis...eu sei que sou teimosa, vou experimentar este filtro, acho que tal e qual o da JBL é bom.

Obviamente que não me importava de comprar um eheim, serie 3 ou 4, mas isso implica mais gastos, e de momento não dá jeito, não quer dizer que de futuro até adquira 1, mesmo em 2ª mão.

Portanto as tuas palavras vão de encontro ao que penso, lilys, vou optar por inox com skimmer, sempre é menos um equipamento no aquário que até é feio, mas mais porque tenho azar com vidro, já parti dois conta bolhas, e um inflow, não me está a apetecer gastar dinheiro para o boneco...

Tenho cá uns de inox mas são 12/16 e estou satisfeita, vão para o aqua dos tangs para já, porque já estou a ver futuro para eles num possível aquário muito mais pequeno. Assim vou ter que comprar uns 16/22 ou 17mm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boa noite Vera,

Espero que não te importes que esteja a usar o tópico para tirar esta dúvida. Mas estou a pensar regressar aos plantados com um 60x40x40 ou 60x45x40, ainda não sei bem.

Nos meus antigos aquários sempre tive a série professional da eheim e 5*.

No entanto para este, e como se trata de um aquário pequeno, e como queria reduzir no diâmetro das mangueiras e também não queria gastar muito, por isso estava a pensar adquirir o JBL E902, que me parece ser um filtro bastante razoavel e com boa circulação.

Pelo que me parece.. tens uma boa opinião dos JBL certo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite Vera, Espero que não te importes que esteja a usar o tópico para tirar esta dúvida. Mas estou a pensar regressar aos plantados com um 60x40x40 ou 60x45x40, ainda não sei bem.

Nos meus antigos aquários sempre tive a série professional da eheim e 5*.

No entanto para este, e como se trata de um aquário pequeno, e como queria reduzir no diâmetro das mangueiras e também não queria gastar muito, por isso estava a pensar adquirir o JBL E902, que me parece ser um filtro bastante razoavel e com boa circulação.

Pelo que me parece.. tens uma boa opinião dos JBL certo?

 

Tenho boa impressão sim, e acho que ficavas bem servido, tenho três JBL, nunca tive problemas, sempre a fazerem um bom trabalho, nada a apontar, comprei os dois primeiros em 2010.Podes regular o caudal de saída se for preciso...

 

Tenho a impressão que te conheço de outras bandas, aproveita e abre um tópico, agora é muito mais fácil colocar fotos, acho que era uma boa ideia.

 

Já agora acrescento umas fotos da desarrumação que por aqui vai, nem mostro uma das casas de banho, está transformada em serração!!!

 

Enviado do meu U FEEL LITE através de Tapatalk

 

 

 

 

5d48778c8b6bef349f9213f45d93d35e.jpg918079b37aaf2ee5a9d3981040ec4865.jpg3beae098de2e86851bb07e879425f257.jpgbb7e6556692c5cb16972c873b27b33ab.jpgd0cfcb5f4b03ee072dd2a36269f0777f.jpg8a753de8090d08ec88595dab272dff21.jpg

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia!

Sim, também tenho essa ideia..de outras paragens :D

Bem se em 2010 eram bons.. vamos esperar que em 2017 não tenham regredido :D

E a nível de materias filtrates? Os professional traziam vários materiais, estes da JBL é só esponja.

 

Boa sorte com o projecto. A calha é a twinstar Light E?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia!
Sim, também tenho essa ideia..de outras paragens :D
Bem se em 2010 eram bons.. vamos esperar que em 2017 não tenham regredido :D
E a nível de materias filtrates? Os professional traziam vários materiais, estes da JBL é só esponja.
 
Boa sorte com o projecto. A calha é a twinstar Light E?
É sim senhor, achei que não valia a pena comprar a S, eram mais 100€. E esta foi concebida para aquários destas dimensões.

Isso das matérias filtrantes, tens muita escolha, escolhe cerâmicas que sejam mais porosas, acabam por alojar mais quantidade de bactérias, o que é benéfico.

Para além dos JBL 900, tenho um e701, já greenline, a diferença é mínima, quase imperceptível, acho que em termos de consumo melhorou mas em termos de material, é igual, é funcional, resistente, esteticamente agradável....olha que não tenho comissão para estar a dizer bem...


Enviado do meu U FEEL LITE através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boa tarde Vera, 

 

Como andam as coisas por aqui? Meteste o gatito a montar o aquário, e esqueceste de actualizar aqui o tópico!

 

Já que optaste por avançar com a compra do sicce 350, podes sempre testar e verificar se é capaz o suficiente. Caso precises tens sempre o JBL para auxiliar. 

 

Abraço 

 

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 22/10/2017 at 09:13, PhantomNorth disse:

Bom dia!

Sim, também tenho essa ideia..de outras paragens :D

Bem se em 2010 eram bons.. vamos esperar que em 2017 não tenham regredido :D

E a nível de materias filtrates? Os professional traziam vários materiais, estes da JBL é só esponja.

 

Boa sorte com o projecto. A calha é a twinstar Light E?

Ó nazareno vai para o JBL que não ficas mal servido, e compras uma saco de Equo Stilla e fica de topo. Tenho um 901 e trabalhou sempre bem (de momento está escostado) e tem a vantagem de ter mangueiras 12/16 que fica melhor em aquas pequenos.

 

Vera faço minhas as palavras do Ismael! Deixa a preguiça no sofá e conta lá como vai isso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais