TESTES E PARÂMETROS DA ÁGUA
Área dedicada a todo o tipo de questões relativamente a testes e aos vários parâmetros da água. DIY (Faça Você Mesmo) incluído.
128 topics in this forum
-
- 19 replies
- 12.4k views
Boas Fica aqui o link para o mapa de registo de parâmetros quimicos da água em Portugal: Qualidade da água em Portugal Agradecia a quem estivesse interessado em ajudar ao seu preenchimento, me contactasse, no sentido de controlar quem edita e coloca as informações no mapa de forma a que ninguém seja induzido por entradas erróneas e/ou maliciosas. Aproveita-se, este tópico, para que os membros possam contribuir com os valores que têm na sua zona. Para que o mapa se torne o mais completo possivel, agradeciamos que registassem não só os valores presentes, bem como as variações que tenham constatado. O mapa está presentemente sem registos, irá ser actualiz…
-
- 3 followers
- 3 replies
- 1.8k views
Olá, estou com problemas para controlar meu pH Tenho um aquário low tech de 150 litros (sem injeção de CO2, iluminação bem fraca) e os peixes que tenho exigem pH levemente ácido de 6,8 e água mole Também tenho algumas anubias bartieri que tirei do meu aquário high tech e que vão muito bem sem iluminação. Minha água da torneira tem ph=6,8, KH=1 e GH=1. Então, adiciono Seachem Equilibrium, Alkaline Buffer e Acid Buffer para aumentar KH=4 e GH=4, mantendo o pH em 6,8. Porém, no aquário, o pH está subindo para 7,5. - Utilizo substrato inerte que não eleva o pH (já testei água + substrato para comprovar isso) - Não estou usando nenhuma pedra ou decora…
-
- 3 followers
- 2 replies
- 439 views
Pessoal, meu aquário está ficando com um pH de 7.7 e meus peixes preferem aguas ácidas (pH 6.8). Tentei de todas as formas abaixar o pH, mas como tenho rochas calcárias, a única forma que consegui foi com injeção de CO2. Como meu aquário só tem plantas low tech e baixa iluminação, com bem pouco CO2 eu já consegui abaixar o pH para 6.8. Mas ao cortar o CO2 durante a noite, o pH sobe novamente para 7.7 e entendo que isso pode ser ruim aos peixes que são de água ácida. Minha dúvida é: eu posso deixar o CO2 ligado 24 horas para manter meu pH estável? Lembrando que a injeção de CO2 é muito pequena, e o objetivo dela é somente reduzir o pH, pois tenho pouc…
-
- 3 followers
- 6 replies
- 1.3k views
Boa tarde! Durante todo o meu percurso da aquariofilia, os parâmetros da água sempre foram o tópico que menos conhecimento tinha. Obviamente tinha conhecimento sobre todos os pontos, mas confesso que de alguma forma os evitava. Olhos que não vêm, coração que não sente 😄 Com a minha evolução no hobby, fui cada vez mais descontruindo o bicho de sete cabeças e meti em mim o objetivo de os estudar cada parâmetro e compreende-lo com algum grau de maturidade. Entretanto nas minhas pesquisas e fontes de informação, percebi que o @Ricardo Gil tinha já passado pelo mesmo problema e resolveu-o com a criação de um tópico sobre Parâmetros da Água. Ora pois bem, a …
-
- 2 followers
- 8 replies
- 1.4k views
Olá a todos! Decidi abrir este tópico porque parece-me que faz mais sentido neste sub-forum...apesar de já ter debatido um pouco o tema no tópico do meu projeto. Precisava de uma ajuda aqui com os paramêtros do meu aquário que estão no minimo....loucos. Não sei identificar o que se pode ter passado, e mais do que isso, como é que os meus Otos não se queixam minimamente do tema, ao contrário de qualquer outro peixe que tenha colocado no aquário. Portanto..e tendo em conta estes valores, estamos com um problema grave de: Dureza geral Nitritos Nitratos Agora...errr...será que alguém me conseguiria ajudar a perceber isto? Estou…
-
- 1 follower
- 2 replies
- 2k views
Boas,eu já algum tempo que tenho um aquário e já devia ter comprado algum teste de água, é algo que evitei e que provavelmente deveria ter comprado antes de sequer ter peixes, entretanto o meu filtro foi ao ar entretanto já pus outro , queria testar a água mas muitos dos testes de fitas medem cloro,carbono, nitrito,nitrato,ph,dureza mas não medem a amonia alguém conhece alguma marca que a fita dê para nitrito nitrato amonia e ph ou será melhor poupar e investir num kit de testes líquidos tipo os da jbl? É que se for para comprar fitas para amonia e fitas para outros compostos acaba por sair perto do preço dos kits acho eu.
-
Aquatic Log 1 2
by Diogo.Sousa- 3 followers
- 40 replies
- 7.6k views
Não sabia em que subforum poderia enquadrar este tema mas deixo aqui um site que apesar de uma interface menos aprimorada em relação por exemplo ao Aquarium Note, tem algumas vantagens como por exemplo poder aceder-se à aplicação tanto pelo telemóvel como via browser. Depois, o developer da aplicação é extremamente aberto a criticas, alterações e pedidos. Eu por exemplo, enviei-lhe um mail porque não era possivel colocar os preços em euros e...passado 3 dias...voilá, estava disponivel a opção para colocar em euros. Penso que vale a pena dar uma vista de olhos: https://aquaticlog.com/
-
- 1 follower
- 15 replies
- 5.8k views
Bom dia, Estou actualmente a montar um pequeno sistema aquapónico e vou precisar de controlar diferentes parâmetros referentes à qualidade da água, nomeadamente o pH, nitritos NO2-, nitratos NO3- e "total ammonia nitrogen (TAN)" representado por NH3/NH4+. Para aqueles que desconhecem, aquaponia é uma mistura de piscicultura com hidroponia, técnica de cultivo agricola sem recorrer à utilização de solo. O amónio libertado pelos peixes é bombeado para a área de cultivo onde se desenvolvem bactérias, as mesma presentes nos filtros dos vossos aquários. Posteriormente, essas bactérias irão decompor o amónio em nitratos que serve de fertilizante natural para plantas. Por…
-
- 1 follower
- 1 reply
- 848 views
Boas noites, Estou com algumas dúvidas e alguns problemas em manter os valores do TDS baixos, mais propriamente abaixo dos 100. Usei água desmineralizada e água engarrafada para iniciar com os valores quase a 0, neste momento tenho os valores a 120...
-
- 1 follower
- 1 reply
- 820 views
Partilho um artigo (este artigo não é cientifico, porém cita vários artigos científicos e testes) sobre a toxicidade dos Nitratos e o impacto dos mesmos nos nossos peixes. Ao que parece perpetuamos ideias de valores segundo os quais começamos a sentir impacto da qualidade da água nos habitantes do nossos aquários e parece que os estudos científicos provam o contrário. Assim como, os valores dos testes em laboratório não correspondem aos dos nossos testes havendo assim uma discrepância enorme. Este artigo só não refere algo que sempre senti, e acho que todos também. O facto de 200ppm de Nitratos (segundo o documento) não ser prejudicial para os peixes, existe um aumento en…
-
- 1 follower
- 4 replies
- 1.1k views
Olá boa tarde, para um aquário de 60 litros com 2 troncos e umas 4 plantas. eu uso os testes da será quick test k da no3 NO2 GH kh pH e cl2 k são de palhinhas. Gostaria de comprar os testes mas de gotas que e mais viável qual os parâmetros obrigatório a fazer por semana, e qual seria o kit. Obrigado
-
- 8 replies
- 3.2k views
Olá boa tarde, hoje fiz um teste e deu No3-2,5 No2-0 Gh-6 Kh-6 Ph-6,4 Cl2-0,8 Este cl2 está muito elevado e eu uso seraaquatan 5ml para 10 litros de água e o cloro nunca baixa fica sempre com 0.8 porque será? Obrigado
-
- 0 replies
- 653 views
Boas tardes amigos Há 5 das mude de filtro interno para um externo-RENA FILSTAR XP3) O aquario tem 120L de capacidade Acontece que ja fiz 2 testes e tenho estes valores: nitratos- 75 nitritos- 0.25 dureza total- 7d dureza carbonatada- 0d ph- 7.0 cloro- 0 co2- 17 Anteriormente com o outro fltro tive sempre os valores normais o q mudei: coloque substratos FLOREDEPOT da SERA e ADVANCED SOiL PLANTS Ja estou á 2 das a introduzr bacterias e este valor da dureza carbonatada tem vindo a baixar O que esta mal alguem me dá uma opinião será estes substratos q coloquei? Agradecdo
-
- 1 follower
- 11 replies
- 1.2k views
Olá boa tarde, ontem fiz um TPA e fiz um teste, o pH estava a 6.4 e o resto estava tudo ok. Antes estava a 6.8 nunca consegui a por e manter nos 7 neutro. Será por ter comprado 2 troncos na loja aqualovers, que me baixou o pH? Como faço agora para subir o pH? O Sr Álvaro não anda aí?????? Looool abraço
-
- 1 follower
- 3 replies
- 1.9k views
Bom dia amigos, alguém sabe dizer se os teste de Omonia permanentes são fiáveis? Vi na NET uns que se colocam dentro do aqua e duram cerca de um ano, mostrando os valores da amonia dentro do aqua. Serão bons, e fiáveis? Obrigada
-
- 1 follower
- 10 replies
- 1.8k views
Desde já boa tarde á malta. Tenho um Aqua montado á cerca de meio mês ( 18/02/2021), tenho feito as ditas tpas e teste á água. Passados mais ou menos 2/3 dias a seguir á tpa, o pH e o KH da agua baixam e não estou a ver onde estará o problema, será que me conseguem dar uma ajuda do que terei que fazer ou se terei que usar algum produto especifico tanto na agua ou no filtro. Deixo aqui o Setup e todos os parametros importantes. Setup Aqua - 60L Substrato - Tropica Aquarium Soil Materiais do scape - Rocha Ryouh / Madeira Videira Robusta ( Tronco bem grande) Plantas - Microsorum / Anubias / Rotalla/ Ludwigia / Cryptocor…
-
- 8 replies
- 3.8k views
Viva pessoal, é o meu primeiro post neste vosso maravilhoso forum, mas já tenho andado por aqui a ler bastante. então é o seguinte, montei um novo e meu 1º aquário de agua doce (nunca tive aquários, tirando aqueles globos quando era miúdo). o aquário está montado há praticamente 1mês e está com um habitante (guppy endler) desde 2ª semana do ciclo (não me culpem a mim, mas a mulher ouviu-me dizer que UM peixe poderia ajudar o ciclo e então trouxe para casa o guppy e ele está no aquário desde então) e mais duas corys albina que entraram entretanto. O meu setup é o seguinte: Aquario: 120x50x50 (300l brutos) Filtro: JBL CristalProfi E1501 Termo: Fluval M300 …
-
- 1 follower
- 1 reply
- 1.1k views
Bom dia a todos Tenho um aqua de 55L com cerca de mês e meio ja com peixinhos, fiz a preparação do mesmo durante 3/4 semanas antes de os colocar. Coloquei 20 peixes no total, 4 guppys, 3 tetras, 2 ancistrus e 11 neons desde 5 de janeiro. Infelizmente tive uma praga de ictio a 21 O qual fiz tratamento com esta exit e retirei o filtro de carvão e aumentei a temperatura para os 30 graus, e assim ainda tive 4 baixas. Com isto tudo, os nitritos e nitratos, ao fazer medição no dia 6/7 fevereiro que sempre tinham estado baixos agora subiram, ja fiz toa de cerca de 12L, logo no mesmo dia, passados 3 dias tirei mais 6L, e comecei a c…
-
- 1 follower
- 4 replies
- 1.8k views
Olá amigos, Tenho um plantado de 130l que já faz umas duas semanas que a água está ficando turva direto. Já fiz TPA e olhei parâmetro mas não consigo deixar a água cristalina. Alguém tem alguma dica, li que a turbine na água poderia ser devido a variações de pH, mas estou fazendo como dito abaixo. O pH da água da minha região é na casa de 8 a 8,5 tinha alguns peixes que eram de pH na casa dos 7,3 então estava utilizando o Seachem neutral regulator para segurar o pH em 7 consegui muito bem só que gastava muito produto para estabilizar o pH. O infelizmente esse meu peixe de pH neutro morreu e …
-
- 1 follower
- 2 replies
- 1.7k views
Boa noite, Eu e o meu namorado decidimos ter um aquário. Posto isto, comprámos um de 120L. Durante uma semana estivemos a "fazer" o tratamento da água (Bactoactive+Esklarin). Findada essa semana decidimos (também por aconselhamento), colocar peixes que fossem mais resistentes, nomeadamente 2 "limpa-fundo" e 1 "limpa-vidros". Devo alertar que também temos plantas naturais no aquário. Desde a introdução destes peixes temos feitos alguns testes, através do "Sera- Quick test" e os resultados de NO2 e NO3 dão sempre bastante elevados. Em loja, aconselharam-nos a fazer uma limpeza do aquário e a colocar mais um filtro de cerâmica. Atualmente temos,…
-
- 0 replies
- 782 views
Boa noite montei um aquário com tronco e substrato fetil plantaactive, faz 4 dias e ph continua altíssimo, demora muito para estabilizar? Ou logo em seguida ele já vai se estabelecendo seu padrão
-
- 1 follower
- 1 reply
- 1.1k views
Boas! Como vão vocês? Espero que bem. Estou utilizando aqui o Aquaguard da Azoo para efetuar a retirada do cloro da água. Fui fazer o teste - apareceu cloro. Portanto, como meu aquário possui 16 litros, coloquei as gotas necessárias (8, pois fiz TPA de 50%) Para minha surpresa, fui fazer o teste denovo e continuava tendo cloro. Coloquei mais 10 gotas... esperei e fiz o teste. AINDA TEM CLORO. Aí fiz o besteira de colocar 50 gotas. AINDA TEM CLORO. Mas agora estou preocupado com a qualidade da água depois de ter colocado tanto Aquaguard. Fiz besteira? Vou zuar o meu betta? E o que está acontecendo com esse cloro Highlander?!?!?! edit: Eu mi…
-
- 6 replies
- 1.2k views
Pessoal, Boa noite... Montei meu primeiro aquário, são 40L, está em processo de ciclagem. Estou utilizando desde o primeiro dia um acelerador biológico conforme o fabricante recomenda, hj completou 15 dias e a amônia não baixa. está em torno de 6.5.. É normal toda essa demora mesmo utilizando o acelerador??
-
- 1 follower
- 2 replies
- 859 views
Boa noite onde comprar Azul de metileno no Porto. Obrigado
-
- 1 follower
- 1 reply
- 1.5k views
Olá, pessoal. Tudo bem? Estou com muita dificuldade para subir o GH do meu aquário. Pelo teste da labcon, o Gh está menor que 3dH, como eu crio guppies e alguns camarões neo caridina, gostaria de subir o GH para 6dH ~ 8 dH. Tentei adicionar conchas, corais e casca de ovo ao aquário, venho testando a água e nada disto está fazendo o GH subir. Pesquisei sobre o tema e vi algumas pessoas testando o produto "ProCalcium" que é um suplemento de cálcio e magnésio (CaMg(CO3)2) para consumo humano, como o produto só tem em sua composição cálcio e magnésio e algumas pessoas já testaram em seus aquários, resolvi testar também. Mesmo assim o GH não sobe. Achei a…
-
- 2 followers
- 11 replies
- 3.4k views
Boa tarde. Gostaria de, juntamente com o vosso conhecimento, saber que tipo de testes (tiras ou reagentes) hei-de adquirir e de quais vou precisar. Este é o meu aquário https://r.tapatalk.com/shareLink?url=https://www.aquariofilia.net/forum/topic/259013-green-rebel-1%C2%AA-experi%C3%AAncia-em-plantado/&share_tid=259013&share_fid=34560&share_type=t Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk
-
- 5 replies
- 2.1k views
Ola a todos o que me aconselham em termos de kit de testes a parametros da agua? Neste momento tenho os da Tetra em liquido, um para medir PH e o outro os nitritos. Qeria mudar para uma coisa mais especifica, concreta e completa. Estou bastante interessado nos novos da JBL Proscan... Qual o vosso feedback acerca deles?? Ou digam-me os que para voces sao os melhores. Obrigado desde ja
-
- 0 replies
- 704 views
Boa noite,comprei um teste K, para medir o potássio, pedi o teste K aquatest, não tinham enviaram um teste K da salifert. No teste o valor que indica como ideal é os 400 ppm,mas após adicionar várias gotas do teste,acusou 180 ppm. Alguém me sabe dizer se é mesmo os 400 ppm o valor ideal. É um aquário plantado de água quente e doce. Obrigado.
-
- 1 follower
- 2 replies
- 1.1k views
Boa tarde. Recentemente dirigi-me a uma loja de aquariofilia a procura de algo tipo calcio para resolver o problema da casca branca dos meus planorbis rosa.o vendedor recomendou me o aquarium mineral Gh/kh+. A minha questão é...que quantidade usar para apenas ajudar na questão do cálcio e não me alterar completamente os parametros de dureza. O meu aquário tem 150 l . obrigada
-
- 2 replies
- 886 views
Boas , tenho os valores de KH a pouco mais de 0 e o pH a menos de 6 , segundo o reste da JBL pro scan. Montei o aquario na quarta feira , é um aquario de 60 Litros com substrato terra ativa da blau. O porque de valores tao baixos ? Será do substrato ? Vai normalizar? Obrigado
-
- 0 replies
- 796 views
Olá, boa noite! Sou novato no fórum e estou com dúvidas so o GH do meu aquário, tenho um plantado de 200L, com substrato fértil, uma camada de areia, depois basalto n° 0 por cima, o aquario tem sump lateral, bomba de 400 a 1000 litors hora, uso o neutral regulator da seachem, para subir o KH, e regular o ph, porém como minha fauna são os guppys, os mesmos preferem uma água mais dura, andei lendo que o sulfato de magnésio (sal amargo) ajuda a subir o GH, porém tenho cascudos, limpa vidros e corridoras, Não faria mal a esses peixes essa solução? Alguém tem dicas de como subir o GH sem que afete os peixes de couro?
-
- 1 follower
- 1 reply
- 771 views
Boa tarde nao sei se sera o sitio indicado.. mas tenho uma questao... a fim de ter uma leitura da dureza geral da agua mandei vir um aparelho digital mas este le me em (Ms) e eu nao sei converter para os normais ppms neste momento tenho 0.74 ms e 7.5 de ph. O aquario c125x l46 xa56 Filtro fluva 406 Tenho uma areia branca que segundo o que me falaram altera o ph. Tenho a bomba de ar ligada sera que isso me faz ter menus co2 .e.por iso o ph sobe? Ao inicio coloquei fertelizante liquido sera que isso aumentou em a dureza? Por ja tar gasto deixei so ceramica e perlon no filtro sera que foi isso que me provocou as alteracoes? Mm com fol…
-
- 3 followers
- 15 replies
- 2.4k views
Boa tarde, tenho notado num acumular de bolhas na água, junto ao vidro... o que poderá dizer? A última vez que fiz os testes, estavam, no2-0,5 ph-7,5 kh-4, obrigado
-
- 1 follower
- 9 replies
- 2.7k views
Boas pessoal. Já tentei encontrar um tópico sobre o assunto mas quando é dureza permanente penso que não é tão comum e há menos tópicos sobre o assunto. Tenho um aquário montado há um mês e agora mais perto do final de completar o ciclo do nitrogénio fiz os testes para colocar vivos. No entanto estou com receio que não sobrevivam com a dureza ( GH) que a água tem. Todos os restantes parâmetros parecem bem. Gostaria de saber se não há problema ou qual a solucao para reduzir este parâmetro na água. Sent from my Redmi Note 5 using Tapatalk
-
- 1 follower
- 3 replies
- 1k views
Boa noite, O meu aquário tem 200L e a agua encontrava se muito suja, limpei-a 1x quase 1/3 e continuou suja entao limpei mais 1x e aí mesmo 1/3 e ela continuou na mesma... Depois fui a uma loja de animais para me medirem os parâmetros da agua e disseram-me que os nitratos estavam muito maus perto da morte, o teste era por cores e o tubo tava quase roxo, então vendeu-me um produto para baixar nitritos e disse p fazer 1 tampa de manhã e outra à tarde durante 3 dias e lá voltar p medir, assim fiz e qd la voltei os nitratos estavam ainda piores, mesmo roxos desta vez e a amonia dava uma cor verde, o que queria dizer que tambem estavam muito maus Venderam me en…
-
Members