Recommended Posts

Olá, estou com problemas para controlar meu pH
Tenho um aquário low tech de 150 litros (sem injeção de CO2, iluminação bem fraca) e os peixes que tenho exigem pH levemente ácido de 6,8 e água mole
Também tenho algumas anubias bartieri que tirei do meu aquário high tech e que vão muito bem sem iluminação.

Minha água da torneira tem ph=6,8, KH=1 e GH=1.
Então, adiciono Seachem Equilibrium, Alkaline Buffer e Acid Buffer para aumentar KH=4 e GH=4, mantendo o pH em 6,8.
Porém, no aquário, o pH está subindo para 7,5.

   - Utilizo substrato inerte que não eleva o pH (já testei água + substrato para comprovar isso)
   - Não estou usando nenhuma pedra ou decoração que possa afetar o pH
   - Eu tenho um tronco/madeira grande (que na verdade deveria diminuir o pH...)
   - Tenho 2 discus acará bandeira, 1 cascudo, 1 flying fox e ~15 peixes neon
   - Tenho 3 plantas de anubia bartieri de 12 centímetros cada
   - Eu uso apenas mídia seachem matrix meu filtro canister

1. Preciso de ajuda para entender por que meu pH está subindo para 7,5
Ouvi falar em decalcificação biogênica, mas não vejo nenhuma calcificação nas folhas das minhas plantas e estamos falando de 3 pequenas anubias em um tanque de 150 litros quase sem iluminação (além da luz natural). Para que ocorra descalcificação biogenica pelo que li a planta deve ter ausência de CO2, e também muitos nutrientes e luz (que não é meu caso)

2. Como posso baixar o pH de volta para 6,8
Ouvi falar de turfa, mas não queria que minha água escurecesse por causa do tanino. Também tenho medo de colocar turfa e ainda não resolver o problema.

Alguma idéia/sugestão?
Muito obrigado antecipadamente 🙂

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

O aumento rápido de pH pode indicar um índice de amónia elevado. Como é o seu calendário de TPA? Talvez seja melhor reduzir o espaço temporal entre cada uma. Evitando o uso de turfa, talvez uma filtragem por osmose inversa possa ajudar. Outra sugestão é a utilização de folhas de amêndoa mas a libertação de taninos na água é quase inevitável mas em nível bem menor do que em relação a turfa. 

Penso que outra solução possa ser a utilização de Purigen num dos estágios do filtro actual...

Editado por Rui Assunção
Link to comment
Partilhar nas redes sociais