Parâmetros e Testes de um Aquário


Recommended Posts

Boa tarde!

Durante todo o meu percurso da aquariofilia, os parâmetros da água sempre foram o tópico que menos conhecimento tinha. Obviamente tinha conhecimento sobre todos os pontos, mas confesso que de alguma forma os evitava. Olhos que não vêm, coração que não sente 😄

Com a minha evolução no hobby, fui cada vez mais descontruindo o bicho de sete cabeças e meti em mim o objetivo de os estudar cada parâmetro e compreende-lo com algum grau de maturidade.

Entretanto nas minhas pesquisas e fontes de informação, percebi que o @Ricardo Gil tinha já passado pelo mesmo problema e resolveu-o com a criação de um tópico sobre Parâmetros da Água.

Ora pois bem, a minha forma de resolução é semelhante, mas em formato vídeo, com a criação de um pequena série de vídeos onde explico cada um dos parâmetros e como testá-los.

 

Deixo abaixo os que já estão live. Vou adicionando neste tópico à medido que os for fazendo! 

 

Que seja útil e esclarecedor para quem tinha o mesmo problema que eu 🙂

 

 

 

 

 

 

 

 

Editado por JoãogaFernandes
  • Gosto 1

Logo-Glazed-Nature.png Segue-me no Instagram: @glazed.nature

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom, João! Esta também é uma questão que me interessa bastante. Eu ainda estou na fase do "um dia tenho que me debruçar um bocadinho mais para perceber isto" 🙂 . Assim espero que se torne mais fácil. Muito bom mesmo!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já vi os 4, João. Antes de mais, tenho que te dar os parabéns pela qualidade dos vídeos. Estão com um nível muito bom... do melhor que se vê em canais deste género. Mas tenho algumas coisas a apontar (e prefiro fazê-lo aqui do que no teu canal, para não estar a "contaminar" a caixa de comentários 😂)... eu percebo que exista a necessidade de publicitar o produto e como ele funciona, mas grande parte do vídeo serve apenas para mostrar como funcionam e devemos utilizar os testes, quando na realidade eu estava mais à espera de ficar a perceber a forma como o PH da água o GH, ou seja lá o que for, influencia todo o ecossistema. Outra coisa... mas isto é mais para pegar contigo... dizes que te iniciaste no hobby há 3 anos, mas existem posts teus aqui no fórum desde 2013. Então? Eheh. 

Olha, fico muito contente por estares associado a marcas como a Sera e a JBL. São marcas que estou habituado a ver desde pequeno, e que muitas lojas aqui em Portugal ainda continuam a comercializar. Fico à espera de ver o teu crescimento, e que, através de ti, essas marcas consigam um espaço dentro do universo que nunca abandonaram. Caso tenhas oportunidade, tenta contactar também a Eheim. Acho que é mais uma que é subvalorizada. Continuação de bom trabalho, João!!! Desejo-te a melhor das sortes.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, JoseCarlosMarques disse:

Já vi os 4, João. Antes de mais, tenho que te dar os parabéns pela qualidade dos vídeos. Estão com um nível muito bom... do melhor que se vê em canais deste género.

Ainda muito a aprender 😛 Estou a manter-me pelos básicos porque também é algo que dá muito trabalho na edição.

 

há 2 horas, JoseCarlosMarques disse:

Eu percebo que exista a necessidade de publicitar o produto e como ele funciona, mas grande parte do vídeo serve apenas para mostrar como funcionam e devemos utilizar os testes, quando na realidade eu estava mais à espera de ficar a perceber a forma como o PH da água o GH, ou seja lá o que for, influencia todo o ecossistema.

Obviamente que este "projeto" (se assim se puder chamar) não aconteceria se não tivesse o apoio da Sera. Como é referido no primeiro vídeo, junta-se a minha vontade de aprender com a vontade da Sera querer continuar a apostar no mercado Português. Daí toda a série ter duas componentes: Uma teórica, onde confesso que a incidência seja para público que ainda não esteja familiarizado com o tema; e uma prática, onde então explico como o material funciona e como podemos interpretar os resultados com base no que está a acontecer no aquário.

Ainda que não haja de forma taxativa o que descreves, ao veres todos os vídeos começas a ligar as pontas. O facto de Kh ter influência no Ph, Ph alto aumentar a toxicidade da amónia, etc etc etc

 

há 2 horas, JoseCarlosMarques disse:

Outra coisa... mas isto é mais para pegar contigo... dizes que te iniciaste no hobby há 3 anos, mas existem posts teus aqui no fórum desde 2013. Então? Eheh.

Tens razão 😄 Na aquariofilia desde 2013 ou 2014 nem sei, mas no aquascaping apenas há 3 anos.

 

há 2 horas, JoseCarlosMarques disse:

Olha, fico muito contente por estares associado a marcas como a Sera e a JBL. São marcas que estou habituado a ver desde pequeno, e que muitas lojas aqui em Portugal ainda continuam a comercializar. Fico à espera de ver o teu crescimento, e que, através de ti, essas marcas consigam um espaço dentro do universo que nunca abandonaram. Caso tenhas oportunidade, tenta contactar também a Eheim. Acho que é mais uma que é subvalorizada. Continuação de bom trabalho, João!!! Desejo-te a melhor das sortes.

Obrigado José. De momento vou ficar-me com estas. Em boa verdade o meu objetivo nunca foi esse, mas sim divertir-me. Não nego que o apoio que me têm dado (e ao qual estou extremamente agradecido) aumenta a possiblidade de fazer coisas giras e isso é excelente 🙂

 

Abraço!

Editado por JoãogaFernandes

Logo-Glazed-Nature.png Segue-me no Instagram: @glazed.nature

Link to comment
Partilhar nas redes sociais