TESTES E PARÂMETROS DA ÁGUA
Área dedicada a todo o tipo de questões relativamente a testes e aos vários parâmetros da água. DIY (Faça Você Mesmo) incluído.
128 topics in this forum
-
- 18 replies
- 10k views
Boas a todos, Ando aqui com algumas dúvidas que travo batalha, mas está difícil de tirar conclusões e como tal peço ajuda Estou com alguma dificuldade para baixar os parâmetros na água da rede, não recorrendo a osmose nem a cO2, qual a melhor forma de baixar o meu ph sem prejudicar a fauna? Atualmente a agua da rede após 24h de oxigenação num reservatório fica com: ph-8.4 gh-5 kh-5 Pretendendo eu que a mesma fique com: ph-7.0 gh-5 kh-2 Estou a pensar no uso cuidado de Ácido cloridrico ou no Ácido fosfórico, sei que o fosfórico vou ter problemas com algas, mas já alguém mediu após o ensaio? Li este tópico antigo mas muito válido, concordam com ele? http://www.aquari…
-
- 2 replies
- 601 views
Olá, Quando adquiri o aquário, eta vinha com um simples filtro de esponja. Andou assim cerca de um mês. Esta seguna-feira passada, coloquei um filtro de cascata com esponja, carvão activo e massas; por enquanto o antigo ainda irá continuar por mais alguns dias. Hoje decidi tirar o carvão. Fiz bem? Tinha-o deixado estar apenas para limpar e purificar melhor a água, mas como o aquário tem algumas plantas, resolvi tirá-lo. Pergunto se fiz bem. Já agora, depois de seco posso guardar e voltar s utilizar no futuro? Obrigado. Cumprimentos, José
-
- 0 replies
- 526 views
Olá, Se já utilizaram o Toxivec e/ou o Phosvec Clear como "cura" ou simples prevenção, o que acharam? Obrigado. Cumprimentos, José
-
- 5 replies
- 1.1k views
Boa noite Sou uma estudante do ensino superior e estou a realizar um projeto onde desenvolvo um multisensor para aquários que será capaz de medir 13 grandezas, entre elas o pH, temperatura, salinidade, cálcio, nitratos, entre outros. O seguinte inquérito tem como objetivo apurar quais os pontos mais importantes no que diz respeito aos aquários e o cuidado diário a ter com o mesmo. Se possível, peço que preencham o questionário, é simples e rápido Agradeço desde já a vossa disponibilidade Claudia Pereira https://docs.google.com/forms/d/19zVEanew42NLa8kvJqJo67ucJ8BbKkdM-tlIbFlHPHw/viewform?c=0&w=1
-
- 13 replies
- 1.1k views
Bom dia, gostaria de saber o que fazer neste caso especifico, tenho um aqua novo a ciclar á 15 dias, e o pH encontra-se nos 5.0 , de salientar que a agua sai a 7,5 da torneira . O aquário é de 60*30*40 , filtro Eheim 2213 com substrat pro e mech. O substrato é Elos terra. Tenho quatro "mini" troncos Opuwa-Wood. O objectivo do mesmo é colocar um casal de Apistos, apesar de eles gostarem de aguas acidas, parece-me que estes valores são extremamente ácidos. O que poderei fazer para baixar o Ph. ?? deixo algumas fotos para poder enquadrar o problema. Atenciosamente Edgar Afonso
-
- 11 replies
- 3.4k views
Boas a todos, Estou com um problema no meu aquario. Tenho um aquario de 250L e tenho um tronco, musgo e umas plantas. Contudo a minha água está castanha. Refiz o aquario há cerca de 2 semanas e cada vez mais escura a agua está. Como é o meu primeiro topico não que mais informações deva dar. Obrigado
-
- 12 replies
- 1.8k views
Boas, recentemente montei o meu aquário, com agua reciclada de outro aquário, e ele primeiro ficou com a agua turva para o branco, mas agora é mais para o esverdeada o meu aquario é de 70 litros com filtro interno de 550l/hr com caixa de materiais filtrantes, os materiais que tenho são espuma, e cerâmicas já de um outro aquário fiz ainda hoje uma tpa de 30%. que mais posso fazer?
-
- 2 replies
- 806 views
montei o meu aquário esta semana, com agua de um outro aquário, mas a agua estava limpa, clara, hoje passado 3 dias a agua esta meio turva, po branco, o que será, o filtro nao tem nome mas tem capacidade de 550l/hr, e o aquário é de 70 litros, os únicos materiais filtrantes que tenho é esponja e cerâmicas de outro aquário, será das cerâmicas?
-
- 2 replies
- 664 views
tenho testes da nutrafin mas não sei da bula do teste de kd e gh no gh deu me 9 a 10 gotas até mudar de cor no kh tambem cerca de 10 gotas alguem me pode ajudar
-
- 4 replies
- 769 views
tenho um aquario de 200L e gostaria de saber se posso mudar a água e depois é que meto o acondicionador, se sim, meto a dose para a água que mudei, ou meto para o aquario todo? Obrigado
-
- 11 replies
- 868 views
Boas. Recentemente adquiri uns testes da marca AMTRA num patrocinador aqui do forum. Lembrei me de ir testar a garrafa onde tenho apenas Nitrato de Potassio e não é que o teste ficou azul, indicando fosfatos? Lavei bem o copo, lavei bem a seringa, e voltei a testar na garrafa do potassio e voltou a ficar azul, a indicar presença de fosfatos!!!! Então mas o teste de fosfato acusa outros nutrientes como nitratos, magnesio e potassio? Sendo assim, quando testo a agua do aquario, que valor está o teste a testar, se ele acusa tudo? Cumps.
-
- 40 replies
- 4k views
Boas noites, Fiz uma TPA esta semana e deixei assentar uns dias até fazer testes novamente. Hoje fiz e acho que os resultados tão horríveis e preciso de ajuda.. sei que a água da minha zona é uma bosta e isso não ajuda nada.. os resultados foram: NO3 - 100mg/l NO2 - 10 mg/l gh - <3°d kh - 3°d Ph - 7.2 Fiz com os quick test da sera.. ajudem-me pfv!
-
- 9 replies
- 2.4k views
Boas a todos, Há já muito tempo que ando a tentar ler algum artigo válido sobre a influência das pinhas de amieiro em baixar/alterar os seguinte parâmetros: -ph: .será que baixa mesmo? .quantas pinhas por litro é necessário para baixar o ph em 0.1 .será que já alguém fez este teste em concreto com várias medições? -GH: .em principio e pela lógica, as pinhas não mexem neste parâmetro, pois como a dureza geral é quase na sua totalidade cálcio e magnésio... suponho que não, mas sempre a aprender -KH: .este ainda mais dificil de alterar que o ph, será que os valores alteram com a introdução das nossas pinhas? Quero com este tópico esclarecer…
-
- 2 replies
- 808 views
Olá a todos, muito resumidamente queria somente saber se o produto em questão contem bactérias auto ou heterotroficas. Obrigado!
-
- 11 replies
- 4.3k views
Olá a todos. Estou com grande dificuldade em baixar o Kh e o Gh do meu aqua 100x50x50. Já utilizei o Harte reductor da Amtra e nada, mantém-se nos 9 O PH está bem e os restantes valores também. Uso Substrato Amazónia ADA e Ryuoh Stones, plantado com Monte Carlo e Párvula. A água na saída da torneira tem 4 de Kh, já fiz TPAs
-
- 6 replies
- 1.1k views
boas pessoal tenho um aquario : AQUARIO COMUNitario AQUARIO - 60x30x35 SUBSTRATO- TERRA AQUILI AQUA SOIL AMAZONIA FILTRO - resun cyclone cy20 TEMPERATURA - VARIA 25- 27 CO2 - CASEIRO TRONCOS - VIDEIRA (o pequeno) E MEDRONHEIRO (o maior) FLORA: Java Moss , anubia nana, amnania sp bonsai, anubia minima, blyxa japonica, rolta rotundifola, ludwigia, staurogyne repeus, feto java, pogestemon helferi, egeria densa, heteran therazosterifolia, vallsneria id FAUNA guppys endler caracois Planorbis azul camaroes reds e castanhos fertelizantes: macro- caseiro 5ml por semana micro- nutrafin plant gro 5ml por semana testes da agua ph: 7,…
-
- 19 replies
- 2.5k views
Boas como posso baixar um pouco o PH? Quem me da umas dicas. Cumps Sent from my iPhone using Tapatalk
-
- 9 replies
- 1k views
Olá a todos, sou novo neste fórum e também o sou no mundo da aquariofilia de peixes tropicais. É o seguinte, montei um aquário de 54 litros recentemente, e tudo parece estar bem, no entanto o ph da agua não me agradou muito, pelo que comecei a adicionar Sera ph/Kh- minus. Entretanto tenho feitos os testes de ph e este já desceu de 8 para 7.5 sendo que eu quero que esteja muito aproximado a 7. Tendo a agua da torneira da minha localidade um ph de 8, e a do meu poço 6, será possível, para futuras trocas de água misturar os dois para de alguma forma atinjir um ponto de equilíbrio? Peço desculpa desde já se estou a fazer alguma pergunta estúpida. Obrigado!
-
- 18 replies
- 1.1k views
Boa tarde. Tenho um aquario já a bastantes anos, no entanto desleixeim-me um pouco e quero "ativa-lo" de novo. So tenho 3 Peixes: -synodontis eupterus -Nigroasciatus -Plecostomus comum Eu nunca tive a agua muito cristalina e não percebo o porque, outra duvida é que sempre tive valores de Ph 7.5 mas Kh de 20 e dH de mais d 20.. obviamente so tive estes e não juntei mais peixes porque nunca consegui estagnar os valores..mesmo depois de acondicionar com produtos,, voltam ao mesmo...logo será algo do aquario? So tenho 2 pedras porosas que comprei em loja própria e aquele fundo de gravilha para aquario....não sei o que possa ser.. Obrigado pela atençao
-
- 15 replies
- 1.8k views
Boas, iniciei um aquário há algumas semanas, coloquei os peixes passado 1 semana, 6 guppys, 2 barbos e um plecostumos. Acontece que o ph da água está a 7.8. Já retirei alguma água do aquário e coloquei do garrafão mas continua igual. Entretanto morreram os 2 barbos, 1 no primeiro dia, outro há 2 dias atrás. O que posso fazer para por o ph nos 7.5 ou mais baixo???
-
- 6 replies
- 926 views
Boas. Estou para começar a fertilizar segundo o Metodo EI, por isso precisava de comprar uns testes, nomeadamente de PO4 e NO3. Gostava que me indicassem então uma boa marca de testes, que sejam o mais precisos possivel. Tenho andado a investigar a coisa e ao que me pareceu existem testes com uma amplitude maior que outros, por exemplo, Vi testes que mediam PO4 em escala de 5 ppm´s, ou seja, 0 a 5, 5 a 10, por ai fora. Não me parece que estes valores, com margens tão grandes, sejam fiaveis para saber mais rigorosamente os Nitratos e Fosfatos que a fauna e alimentação produzem e qual o Uptake das plantas diariamente para saber o que dosear... Agradeço a ajuda qu…
-
- 0 replies
- 956 views
Boas, Tenho visto vários equipamentos no ebay que medem os valores da agua dos aquários mas nao sei bem quais preciso! O medidor digital de ph consigo identificar. Depois encontro lá um tal de medidor TDS: http://www.ebay.com/itm/Digital-TDS-Meter-Tester-Filter-Water-Quality-Purity-/111262756040?pt=US_Garden_Tools&hash=item19e7c6ecc8 E um medidor US: http://www.ebay.com/itm/Digital-Hydroponics-Aquarium-EC-Conductivity-Tester-Water-Quality-New-/271515191582?pt=US_Hydroponics&hash=item3f3791091e Alguém sabe o que isso mede?
-
Olá a todos... Bom quero dar-vos a conhecer um medidor digital que foi feito por mim, é um medidor que me levou algum tempo a projectar e que finalmente esta pronto. Como podem verificar a sonda de ph é da sera (escolhi por ser uma das mais baratas), tudo o resto foi projectado por mim. Tenho ligo alguns topicos aqui no forum sobre o assunto de fazer controladores para aquarios. Bom isto já é um começo, espero terminar esta fase quando projectar o controlador de CO2 pela valvula magnetica por este medidor de PH. Ai não vai ser só possivel medir o ph mas também controlalo. Eis a foto: Provavelmente este topico vai ser movido para um outro local por um…
-
Members