Mauzaos Posted October 15, 2021 Share Posted October 15, 2021 Olá boa tarde, hoje fiz um teste e deu No3-2,5 No2-0 Gh-6 Kh-6 Ph-6,4 Cl2-0,8 Este cl2 está muito elevado e eu uso seraaquatan 5ml para 10 litros de água e o cloro nunca baixa fica sempre com 0.8 porque será? Obrigado Link to comment Share on other sites More sharing options...
Ricky 1000 Posted October 16, 2021 Share Posted October 16, 2021 Boa noite. Que teste usas? Quanto á dosagem pode não ser suficiente. Os fabricantes poem uma dosagem média que dê para todos os países independentemente de a agua ser tratada com cloro ou cloraminas. Se o teste que fazes é de uma marca respeitável? Em principio o resultado estará correto, pelo que deves aumentar a dosagem do aquatan. Podes testar a agua da torneira para veres com que valores sai a agua. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Mauzaos Posted October 16, 2021 Author Share Posted October 16, 2021 O teste e o da sera quick test pH,kh, GH,cl2, NO2,no3 aqui na bola diz pra dar 5ml para cada 20 litros de água. Eu tou a dar 5ml para cada 10 litros e mesmo assim tá alto o cl2. O pH testei e sai da torneira a 6.4 tbm lol Link to comment Share on other sites More sharing options...
JVHiggs Posted October 17, 2021 Share Posted October 17, 2021 (edited) Boas Provavelmente algo me está a escapar. -Se moras em Queluz, os parâmetros de PH da agua não são 6,4. Sintra abastece a 7,5/7,9 dependendo da freguesia. Os aquários tem tendência para baixar naturalmente o PH ao longo da vida. Mas isso começa a acontecer ( se entretanto não adicionares fonte de taninos ou algo parecido ou com injeção de CO2 "a martelo" - perdoa-me a expressão) quase ao fim de 2/2,5 ano de estar montado. Há hipótese de ser saber a data de montagem desse aquário? -Se Cloro que medes é à saída da boca da torneira, até poderás medir valores dessa ordem de grandeza( no entanto e segundo os SMAS de Sintra o máximo valor medido será de 0,7 e o minino de 0,2) . Se for medido já no aquário horas depois ( não consigo ver isto esclarecido no teu post) te posso garantir sem necessidade de medir que será 0. Pessoalmente o Cloro é algo que eu nunca meço, visto que faço TPA's com 24 horas de repouso, e de ser extremamente volátil. Deixo-te aqui o link para as ultimas analises de água em Sintra e por freguesias só para teres uma base de trabalho https://www.smas-sintra.pt/aguas/controlo-e-divulgacao-de-dados-da-qualidade-da-agua/ mas penso fundamentalmente que terás de alterar a metodologia que estás a utilizar nas tuas analises. Edited October 17, 2021 by JVHiggs Link to comment Share on other sites More sharing options...
Mauzaos Posted October 17, 2021 Author Share Posted October 17, 2021 Olá bom dia, o aquário tem a volta de 8 meses sensivelmente. Eu antes tinha o pH de 6.8 agora tenho 6.4 porque adicionei 2 troncos daí baixar o pH. Mas a minha dúvida está no cl2( cloro, cloramina) eu testei com o sera quick test abro a torneira e molho a fita e depois vejo o resultado passado 1minuto e o cl2 está sempre a 0.8 penso que tinha que estar a 0 porque deixo a água repousar 15 minutos com o seraaquatan. Depois e que coloco no aquário. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Mauzaos Posted October 17, 2021 Author Share Posted October 17, 2021 https://photos.app.goo.gl/eK5V6jJVBFkeDBuVA Link to comment Share on other sites More sharing options...
Mauzaos Posted October 17, 2021 Author Share Posted October 17, 2021 Fiz o teste ao aquário agora mesmo. Mas acho k não está muito conclusivo. Secalhar o melhor e comprar os reagentes. Qual os prioritários para usar semanalmente? Link to comment Share on other sites More sharing options...
Mauzaos Posted October 17, 2021 Author Share Posted October 17, 2021 https://photos.app.goo.gl/awwjAYWY53cRH5vc7 Está aqui o resultado Link to comment Share on other sites More sharing options...
Ricky 1000 Posted October 17, 2021 Share Posted October 17, 2021 O teste de cloro tens que ver imediatamente. O repouso faz subir e dá valores incorretos pelo que passado 1 minuto o valor está errado Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts