TESTES E PARÂMETROS DA ÁGUA
Área dedicada a todo o tipo de questões relativamente a testes e aos vários parâmetros da água. DIY (Faça Você Mesmo) incluído.
125 topics in this forum
-
- 1 follower
- 22 replies
- 4.1k views
Boa tarde, Bem, parece-me que estou com um problema. Montei um aquário 60x30x38 há cerca de três semanas e fui sempre testando a água, aparentemente estava tudo bem, dado que obtia valores de nitratos e valores nulos nos outros testes... Na segunda eu substitui o filtro, removi a mini biobox2 e coloquei o Fluval 106. No dia seguinte tive um pico de amónia de 0,5mg/l mas no segundo dia esse pico passou... No dia de hoje, fui medir novamente os parametros e fiquei chocado: Depois destes testes eu recorri à loja que me vendeu um produto (Sera Toxivec) e esse produto fez descer pelo menos a amónia para os 0,5. Mas agora estou com imenso medo…
-
- 1 follower
- 2 replies
- 814 views
Durante o processo de Ciclagem, a amônia zerou e o nível de Nitrito está alto, o que fazer agora? Meu aquário têm 28 litros de capacidade. Início de Ciclagem dia 21/03/2019. PH 7,5 Temp. 30 graus C. Amônia : 0 Nitrito: 2.8
-
- 3 followers
- 15 replies
- 1.3k views
Antes de mais boa tarde! 😆 Recentemente foi-me oferecido um aquário de 130L,ja trazia alguma decoração nomeadamente 2 troncos, um deles é novo. Eu coloquei o filtro e o aparelho de fazer bolhas na água e coloquei água do poço juntamente com água de um outro aquário que a pessoa que me ofereceu o aquario trouxe, a questão é, de momento a água está muito turva e já está no aquário há 1semana sempre com o filtro a trabalhar e eu limpo todos os dias o filtro. O filtro é um Eheim, não sei qual o modelo apenas sei que tem um saco de carvão e 3 esponjas que são colocadas dentro de "copos" por onde a água passa no filtro. Desde já obrigado a quem me ajudar. …
-
- 1 follower
- 1 reply
- 1.8k views
Boa tarde. Gostaria de saber se posso usar água do poço no meu aquário pois, onde moro não tem agua encanada da rua, aqui todos tem poços nos quintais. Tem como tratar essa água para usar no aquário ?
-
- 0 replies
- 918 views
Boa tarde, tenho um aquario a ciclar desde o dia 27 de fevereiro e o primeiro teste que fiz deu’m um resultado de nitratos de 100mg, acontece q dps de 2 semanas e resultado continua o mesmo. Será devido ao facto de estar a ciclar ou a facto de estar a usar tiras para fazer os testes? tudo o resto faz sentido NO2 a 0 no primeiro teste que passou a 1 duas semanas depois O aqua já começou a mostrar sinais significativos de algas castanhas (diatoms)
-
- 1 follower
- 3 replies
- 7.7k views
Estou ainda em fase de ciclagem do meu novo aquário de 300 litros. O objetivo é baixar ligeiramente o PH abaixo dos 7 para daqui a algum tempo inserir discos. Inseri aqueles aditivos de bactérias para acelerar o processo de ciclagem quando inseri a água no aquário no passado dia 17 de dezembro. Meti água do meu antigo aquário e algum areão para adicionar também mais bactérias. Já inseri peixes que aparentemente dão mostras de estarem muito felizes e bem de saúde. Quando comprei o aquário o antigo dono ofereceu-me uma concha muito bonita (vou tentar adicionar aqui a foto)[gallery640x480] [photo=https://photos.app.goo.gl/YpUvyoj2YpuSY9mp6]Concha[/photo] [/…
-
- 3 followers
- 13 replies
- 1.1k views
Pessoal tive a estudar melhor os parâmetros da água e na parte do KH tou com dúvidas. Qual é o valor indicado de Kh? Quando subimos o kh o pH sobe também?
-
- 1 follower
- 2 replies
- 12.3k views
Afinal, devemos ou não utilizar sal no aquário de água doce? Esta é uma pergunta que frequentemente me colocam muitos aquariófilos que se estão a iniciar no hobby e que é também muito provavelmente uma das questões mais controversas na aquariologia de água doce... Há quem garanta que sim, que só faz bem... Há quem sustente que não, que os prejuízos são muito superiores às vantagens... Antes do mais, convém esclarecer que quando estamos a falar de sal estamos a referir-nos ao sal marinho comum, ao sal grosso utilizado na cozinha, ao sal puro, sem aditivos e não refinado (o nome correcto da substância é cloreto de sódio, cuja fórmula química é NaCl, pois é formada na propor…
-
- 1 follower
- 3 replies
- 858 views
Boas. Preciso de aumentar o ph da água do meu aquário, pois ele está baixo para a fauna que quero introduzir, que são guppies. Queria uma solução permanente (não sei se há). Neste momento tenho o ciclo feito, e ph de 6,5.
-
- 1 reply
- 1.6k views
Olá caros colegas. Trago uma situação que me está a dar problemas e que ainda não consegui resolver: O meu aquário é de cerca de 70L, água doce, já com vários anos de montagem. Tenho um tronco mopani e uma raíz, substrato era JBL manado e a nível de peixes tenho neons, corydoras, ampulárias e guppies no que seria idealmente uma água de pH 7, um intervalo bom para todos. Tenho anúbias, fetos de Java e Egeria. No entanto, à uns largos meses, que tenho notado que não consigo manter guppies, morrem todos passadas umas semanas. O pH da àgua da torneira é de 6,5 e mantive estas espécies durante vários anos sem problemas. Percebi o problema quando comecei a fazer testes de…
-
- 1 follower
- 1 reply
- 640 views
Olá, digam-me por favor. O que devo fazer se a água do meu aquário ficar muito verde e sem mudar de aquário ??
-
- 1 reply
- 1.1k views
Olá bom dia a todos. Tenho o meu aquário a trabalhar á um mês. Com a temperatura nos 25 graus ,e três plantas, ainda não troquei a água. ( Deveria de trocar ) . O aquário é de 50L, quantos peixes posso colocar.
-
- 1 follower
- 6 replies
- 1.5k views
Boas, Eu tenho uma aquário de 60 litros com: 3 corydora 3 plecostomus 3 guppy 2 comedor de alga 1 colisa Comprei recentemente os peixes e reparei que tinha um nivel de nitritos de 0,05mg/l Gostaria de saber se me devo preocupar com o nível de nitritos apesar de ser baixo ou o qie devo fazer para baixar este nivel ?? Abraço.
-
- 3 replies
- 2.6k views
Bom dia, Montei meu aquário no dia 22/09, é um aquário plantado, hoje completam-se 13 dias da montagem, o aquário tem 150 litros úteis, utilizei substrato da MBreda Discus Soil. Segundo o fabricante, MBreda, esse substrato é a base de matéria vegetal, que acidifica a água naturalmente, e que possui tendência de amônia, expliquei o problemas a eles e foi sugerido esperar e fazer 2 TPA semanais. A tendência a amônia a que eles se referem, é o teste ficar azul escuro (quase preto), desde o início das montagens e mesmo após as TPA. Estou fazendo testes diariamente, e está desde o começo da mesma maneira, o teste de amônia está azul escuro (quase preto), o …
-
- 4 replies
- 1.2k views
Boas Num dos aquas de onde tenho CRS não encontro forma de manter os parâmetros da água estáveis. Faço tpa com 50% água da torneira repousada e 50 com água do mini preço. Após a tpa o PH está nos 6,6 ou 6,8. Passado dois ou três dias já está em 7,4 ou mais. O substrato e aquagro, não tenho pedras e apenas um tronco. GH 2 e KH 2 Alguma sugestão? Enviado do meu iPad usando o Tapatalk
-
- 4 replies
- 1.1k views
Ola a todos. Alguem me pode ajudar a melhorar estes niveis!? tenho feito bastantes TPAs semanais e reduziu em muito pouco tirando mesmo o dioxido de carbono que se mantem...
-
- 0 replies
- 1.1k views
Boas Numa review de um produto para fruta, levou-me a pensar se não será capaz de medir os nitratios também em agua... como seria bem mais interessante. O preço é elevado mas nao perde o fascinio sendo que normalmente apenas o pH e TDS são medidos assim tanto quanto eu saiba. Deixo aqui o link: https://www.amazon.co.uk/Soeks-SOEKS-Nitrate-Tester-Meter/dp/B008837L1W/ref=as_li_ss_tl?ie=UTF8&qid=1511698764&sr=8-9&keywords=nitrate+tester&linkCode=sl1&tag=nunoagonia-21&linkId=97a339d00549effea1249a23bfd35068 Fiquem bem, Diogo
-
- 1 follower
- 8 replies
- 2k views
Meu betta estava com as escamas ericadas , inchado ,desbotado , e nao comia e cheguei cheguei conclusão que podia ser hidropsia . Fiz o tratamento com labcon bacter e aqualife , com isso o inchaço sumiu, porem faz uma semana que ele não come come esta muito desbotado, com as escamas ericadas e apático. Não sei o que fazer e nem o que ele realmente tem . Alguém pode me ajudar ? Tem como enviar fotos aqui ?
-
- 6 replies
- 1k views
Boas Há alguns anos tive alguns aquas de camarões incluindo Reds,Greens,CR,CB,Camarão Ibérico,camarão Madeira e Camarão Amano, e confesso que sempre foi louco por esses magníficos invertebrados, tive alguns anos desligado da aquarofilia e agora decidi voltar,mas por incrível que pareça nunca fiz testes á água e até tive sucesso com criações sempre utilizando agua da torneira. Como nao tenho nenhuma experiência sobre o assunto queria perguntar vos onde se pode adquirir os testes,quanto pode custar e como funciona o processo de medição? Obrigado Cumps joker
-
- 1 follower
- 3 replies
- 1.2k views
Olá a todos, Já sigo as informações inestimáveis aqui colocadas há bastante tempo e finalmente lancei-me na montagem de um aquário propriamente dito, quem está radiante é o meu filho de 8 Anos. Background: Aquário 75L Marina, termostato Eheim 75W, Filtro Externo Fluval 206, Bomba de Ar Marina 75, Substrato Aquabasis + Areão pequeno por cima. Termómetro adicional (decente) para saber a temperatura 27ºC Ora com este setup há já 2 semanas com água no aquário, introduzi (Há 1 semana) 3 Tetra Neon para iniciar o ciclo (e contentar o miúdo que já estava impaciente). Valores de Hoje 2017.07.31 : Dureza=? (não medi) estou na Zona do Cacém; …
-
- 0 replies
- 539 views
Boa noite! Estou a preparar tudo pata montar um novo aquário no próximo dia 28. Tem 120 cm X 50 cm X 55 cm e será um plantado. Entretanto, tenho andado a fazer pesquisa sobre a manutenção das plantas e surgiu-me a dúvida sobre os valores de gH e kH mais adequados. Agradeço toda a ajuda! Obrigado! Enviado do meu GT-I9505 através de Tapatalk
-
- 5 replies
- 2k views
Boas pessoal , já cá não aparecia há algum tempo, no entanto, decidi vir pedir a vossa ajuda antes de inv€stir na resolução do problema. Ora o que se passa é o seguinte, tenho um aquário já há bastantes anos com cerca de 350l úteis onde se encontram actualmente 6 discus, 1 pleco, 6 cardinais, 4 ottos e 6corydoras . Em relação ao layout, tenho algumas plantas , um tronco de videira com algum tratamento( no entanto vai-se desfazendo lentamente e lá criam-se muitas algas) e algumas pedras vulcânicas . Tudo isto está lá montado à cerca de 2 anos . Quanto à alimentação, uso uma papa que eu próprio faço, bem como mais algumas pastilhas e granulados para os mais pequeno…
-
- 20 replies
- 15.6k views
boas, li que o carbonato de calcio aumenta o gH e respectivamente o kH. A minha pergunta é a seguinte: Como é aplicado o Carbonato de Calcio? Directamente no aqua? Qual a dosagem? Obrigado
-
- 0 replies
- 897 views
Boas o meu aquario está com a água bastante turva assim para o amarelo. Não percebo porquê todos os dias faço uma troca de pelo menos 10lts. O aquario tem 130 lts um filtro da jbl com um caudal de 900lts/h. Desconfia das pedras ao pé do vaso ou dos vasos... Tem um flowerhorn macho a alguns guppys separados claro. Nunca sobra alimento pois dou aos poucos. Muito obrigado.
-
- 1 follower
- 1 reply
- 812 views
Boa noite. Tenho um aquário de 12litros contendo um betta e duas ampularias, os substratos são cascalhos de rio (retirado da natureza e tratado devidamente) , duas plantas artificiais e aquecedor de 10w. O que ocorre é que a agua não para neutra, fica sempre muito alcalina. Eu coloco o acidificante hoje ou faço a tpa a agua está perfeita, algumas horas depois volta a ficar alcalina. E isso está deixando meu betta com as caldas todas "corroidas" e ele fica um pouco triste . O que eu faço ? Desde ja obrigada .
-
- 2 replies
- 795 views
solução é 1/3 de água oxigenada e 2/3 de água destilada? Alguém sabe?
-
- 1 follower
- 9 replies
- 1.5k views
Boa noite, gostava que me ajudassem se possível, gostava primeiramente saber como posso saber ou se alguém sabe o ph e restantes testes da água em Armação de Pêra. Em segundo, moro perto do Pingo Doce, e a pé custa trazer vários garrafões do intermarchê que fica mais longe, mas é onde tinha o ph que pretendia para camarões, agora que pretendo mudar para Kribensis e ou tauterdinas gostava de saber que água se possível do Pingo doce aconselham, ou se dá para misturar PH'S, por exemplo se uma água de 9 de PH e uma de 5 dá 7 seguindo a lógica.
-
- 1 reply
- 906 views
Boas gente , Pretendo adquirir vários testes de agua e gostaria de saber na vossa opinião sobre qual as melhores marcas e as que possuem os testes mais fiáveis para a agua do aquário ...?? Além disso em relação a tratamentos de agua por exemplo a Sera e Seachem para mim parecem-me muito boas, mas na pratica não sei se realmente são eficazes. Que me dizem a cerca disso?
-
- 23 replies
- 32.4k views
Bom dia a todos. Há já muito tempo que ando para partilhar esta informação, mas por uma ou outra razão, ainda não o tinha feito. Uma vez que tenho tido imensa gente a perguntar-me o que é que eu tenho nos aquários e ficam muito surpreendidos, resolvi que chegou o momento de divulgar. Há uns 15, aproximadamente, tinha um aquário de 120L com uns 5 ou 6 Discus (e 1% da informação disponível que há hoje) e resolvi fazer uma experiência. Basicamente, essa experiência consistiu em: - comprei um filtro exterior para eliminar o filtro de decantação (a típica caixa preta) que tinha no aquário. Antes de a retirar, lembrei-me que poderia utilizar os dois ao mesmo t…
-
- 5 replies
- 863 views
Boa Tarde, Tenho um aquário de 17l à cerca de dois meses, já consegui com que a amónia ficasse num bom nível, no entanto os níveis de Nitritos estão a descer mas muito lentamente, encontrando-se ainda altos. Alguém me consegue dizer, qual a frequência com que devo mudar a água nesta situação?! Ou alguma outra sugestão para descer os níveis de Nitritos. Estou a utilizar estes produtos aquando das trocas de água: http://www.ecoarium.com.pt/gl/condicionadores-de-agua-manutencao/1049-stability-50-ml-2102402.html?search_query=stability&results=1 http://www.tropical.pl/en/products/aquarium/care-products-for-aquariums/blue-group/esklarin/ E estou a faze…
-
- 4 replies
- 869 views
Olá a todos! Tenho feito os parâmetros da água do meu aquario e neste momento, após feito o ciclo de anoto só detecto os fosfatos muito altos mais que 2.0 (teste sera) pH- 6.5 Nh4/nh3- 0 No2- 0 No3- 0 Kh- 3 Gh- 7 Po4- 2.0 O que devo de fazer para os baixar? Nas plantas aparece uma alga muito fina como fios que com as próprios dedos se retira. Na superfície fica uma espécie de capa transparente/ esbranquiçada. Luz ligada somente 7 horas sem luz solar direta. Neste momento são só estes os dados que vos consigo dar. Obrigado e aguardo pela vossa ajuda! Boas ano para todos! Tiag…
Last reply by Andrade8125, -
- 5 replies
- 1.1k views
Boas, já comecei o ciclo do azoto no meu aquário e em breve terei de começar a fazer as análises à água... Se não estou em erro os parâmetros mais importantes a vigiar são: pH, kH, NH3 e NO2-..... certo? E que marca/tipo recomendam, de forma a não ficar (muito) caro....?
Last reply by devilspeed999r, -
- 4 replies
- 1.6k views
alguem sabe se o sal dos himalaias è melhor que o sal natural ou o sal para aquarios de agua salgada para a receita do buffer caseiro? dizem que o sal rosa dos himalais é o melhor sal do mundo para consumo humano
-
- 3 replies
- 934 views
Boas, Ultimamente não consigo baixar e manter o PH dos meus aquários de camarões. O que mudou em ralação ao que tinha antes foi o substrato. Agora coloquei um aquagro e antes tinha um negro sem qualquer característica própria para camarões. Não consigo entender o motivo desta não descida e subida de PH. 40 litros Tronco de madeira Ponhas de amieiro Folhas de Carvalho Não há rochas no aquário Substrato aquagro Nas TPA semanais adiciono água engarrafada do mini-preço com um PH de 5,5 aprox. para compensar o da água da torneira de Gaia, que oscila entre 6,8 e 7,8, sendo que o mais normal é o calor médio de 7,3 Passado uma semana meço e está de novo nos 7…
-
- 12 replies
- 1.4k views
Olá Pessoal! Tenho um pequeno aquário de 15 litros onde tenho no momento uma colisa, já foi lar tb de 2 corydoras aeneus porém tive que separar elas em um recipiente ainda menos de 1 litro porque elas estavam ficando doentes dentro do aquário e quase morreu, então associei que as corydoras estavam ficando doente ao ph alcalino do aquário que estava de 7,5 para cima (meu teste só vai até 7,5) depois que separei as corydoras em um recipiente de 1 litro elas estão muito bem e isso já faz uns 10 dias porém sei que acabo estressando elas pois tenho de fazer tpa´s diarios de 500mls (metade da água) devido ao recipiente ser pequeno para 2 peixes e ainda não ter filtro a am…