TESTES E PARÂMETROS DA ÁGUA
Área dedicada a todo o tipo de questões relativamente a testes e aos vários parâmetros da água. DIY (Faça Você Mesmo) incluído.
128 topics in this forum
-
- 4 replies
- 2.1k views
alguem sabe se o sal dos himalaias è melhor que o sal natural ou o sal para aquarios de agua salgada para a receita do buffer caseiro? dizem que o sal rosa dos himalais é o melhor sal do mundo para consumo humano
-
- 3 replies
- 1.2k views
Boas, Ultimamente não consigo baixar e manter o PH dos meus aquários de camarões. O que mudou em ralação ao que tinha antes foi o substrato. Agora coloquei um aquagro e antes tinha um negro sem qualquer característica própria para camarões. Não consigo entender o motivo desta não descida e subida de PH. 40 litros Tronco de madeira Ponhas de amieiro Folhas de Carvalho Não há rochas no aquário Substrato aquagro Nas TPA semanais adiciono água engarrafada do mini-preço com um PH de 5,5 aprox. para compensar o da água da torneira de Gaia, que oscila entre 6,8 e 7,8, sendo que o mais normal é o calor médio de 7,3 Passado uma semana meço e está de novo nos 7…
-
- 12 replies
- 2.1k views
Olá Pessoal! Tenho um pequeno aquário de 15 litros onde tenho no momento uma colisa, já foi lar tb de 2 corydoras aeneus porém tive que separar elas em um recipiente ainda menos de 1 litro porque elas estavam ficando doentes dentro do aquário e quase morreu, então associei que as corydoras estavam ficando doente ao ph alcalino do aquário que estava de 7,5 para cima (meu teste só vai até 7,5) depois que separei as corydoras em um recipiente de 1 litro elas estão muito bem e isso já faz uns 10 dias porém sei que acabo estressando elas pois tenho de fazer tpa´s diarios de 500mls (metade da água) devido ao recipiente ser pequeno para 2 peixes e ainda não ter filtro a am…
-
- 8 replies
- 3.3k views
Boas, montei um novo aquario e precisava que a água fosse ácida (entre 6 a 6,7) só que a água aqui em évora sai da torneira a mais ou menos 7.6. Será que me poderiam dizer formas de baixar o ph da água e o manter num certo valor? Li que as pinhas de amieiro baixam o pH mas onde é que existe amieiro em Portugal? Obrigado
-
- 22 replies
- 16.9k views
Tenho um aquário a cerca de dois meses e agora tenho excesso de nitratos. O que devo fazer? Será que uma simples troca de água resolve? Obrigado
-
- 0 replies
- 32.7k views
Boas, Visto haver um membro que tinha muitas duvidas sobre os principais testes e o que significavam, recomendei-lhe ler a secção "Testes e parâmetros da água", mas como esta secção não tem muita informação "precisa" sobre estes principais factores num aqua, decidi pesquisar(preguiça para não estar a escrever tudo) e encontrei um tópico excelente de um moderador de um outro fórum Brasileiro no qual faço "Copy/Past" e os devidos créditos para que a informação fique mais fácil no nosso forum também. P.S: Caso a moderação(autor do tópico inclusive) não ache correcto alguma coisa neste tópico, avise-me Crédito: Mauricio Molina ( http://aquapeixes.forumeiros.…
-
- 4 replies
- 2k views
boas, Montei o meu aquário a três semanas. fiz uns testes duas semanas depois que deram estes resultados. PH- 7.6 KH- 40 GH- 120 NO2- 0 NO2- 0;6 esta semana voltei a fazer testes e foi este o resultado. PH- 7.6 KH- 40 GH- 140 NO2- 0 NO2- 0 como estão a ver o GH esta alto com continua a aumentar. não sei qual pode ser a causa se me poderem dar uma ajuda para baixar o GH agradecia. Aquário:80x30x40 Filtro: Ehieim 2213 Termostato: Prodac 150W- Tempretura 25ºC iluminação: uma led que vinha com o aquario Hardscape: dois Troncos grandes Substrato: JBL Manado Flora: 1-Ludwigia palustris 1-Limnophila sessilif…
-
- 3 replies
- 812 views
boas pessoal pelos vistos tenho no meu aquário peixes de ph's diferentes... os habitantes são os seguintes: *2 corydoras- ph 6.0 a 8.0. *2 mollys balão (macho e fêmea)- ph 7.4 a 8.5. *1 ramirezi com 2 meses (+-)-ph 5 a 6.5. *11 neons -ph 6.4 a 6.8. ....agora é o seguinte qual é o melhor valor para conseguir manter todos estes bichinhos. se me pudesem ajudar agradecia é que neste momento tenho o aquário com o ph a 7.0 obrigado cumps, André
-
- 4 replies
- 14.7k views
Boas. Depois de várias aventuras aquariófilas, com anos de intervalo entre si, tenho lido muito nos últimos meses e aprendido muito com aquariofilistas mais sábios e experientes do que eu. Este e outros fóruns têm sido fonte essencial de informação que me tem ajudado a desfrutar mais do hobby e a dar mais qualidade de vida às barbataninhas. Desde o tempo em que tive o meu primeiro aquário, nos idos de 1993, muita coisa mudou para melhor, há muita informação dantes indisponível. Espero não massacrar ninguém com tão longo relambório mas tenho gostado muito de fazer a ciclagem desta forma, que me parece segura para os peixes e interessante. As precauções na manipulação…
-
- 19 replies
- 2k views
Boa noite o pH do meu aquário está em 8.5(aqua 20L) acham que um tronco de 20cm duliminuia bem o valor do pH?
-
- 1 reply
- 660 views
Olá a todos. Tenho um aquário novo com a capacidade de 55 litros (cerca de 45 litros de volume real) que está a fazer a ciclagem à cerca de 12 dias, sem peixes. Tem areão vulcânico misturado com areia fina, um tronco natural e algumas pedras também vulcânicas. A isto juntei 2 anúbias (1 delas presa no tronco e outra dentro de um vaso cerâmico semi-enterrado na areia). Todos os dias adiciono um pequeno floco de comida moída. O filtro é um Mini Biobox 2 ao qual retirei o carvão activado. Tenho feito algumas TPAs e analisei hoje a água, tendo os seguintes resultados: Nitratos: 40 mg/l Nitritos: 1 mg/l pH: 7.5 - 8.0 (não consigo dizer com certeza pois a cor é a…
-
- 3 replies
- 942 views
Boa noite a todos, por lapso derramei uma quantidade considerável de condicionador (Kordon AmQuel Plus 29ml) no aquário após montagem do mesmo. tudo aconteceu após já ter colocado cerca de tampa e meia para acelerar um pouco o processo, pensando na minha distração que era a garrafinha do redutor de pH. deverei estar alarmado? tecnicamente o ciclo de azoto começou esta tarde. Deverei relaxar e não colocar mais produto durante uns dias ou será melhor efetuar a montagem novamente? A "posologia" do produto são 5ml por cada 40L. ora tendo eu um aquário de 60L certamente foi um pouco exagerado. qual a vossa opinião? Já que aqui estou, questiono já agora se …
-
- 7 replies
- 5.6k views
Boas pessoal acho que a dúvida está bem explícita no título mas eu gostava de colocar uns néons no meu aquário que ainda não está preparado gostava que me dessem uma ajudinha para saber como deixar o pH ácido? (Tirando a madeira e o co2)
-
Existe algum produto no mercado para por na água da torneira e que se possa utilizar a água no aquário logo de seguida.
-
- 9 replies
- 1.2k views
Ora boas, não sendo isto propriamente uma dúvida de primeiros passos, mas sim perguntada por um noob na matéria... Não sabia em que secção abrir um tópico portanto veio para aqui... A questão é a seguinte... Eu tenho-me descuidado nos últimos tempos com as TPA's e portanto fiz uma ontem e fiz testes antes de a fazer para ver como estavam os parâmetros. E estão com um pico de nitratos (tenho dois aquários, um com 200L e outro com uns 13L). O teste que tenho é da Nutrafin e mede até 110mg/L. Ou seja, está na medição máxima, o que não é nada bom... Talvez seja por isso que me morreu há uns dias um Rasbora Espei... Agora a questão é como poderei eu baixar os níveis de…
-
- 5 replies
- 966 views
Boas pessoal. Gostava de saber se os testes liquidos têm validade. Nos frascos nada indica validade de uso... Já em varios topicos/foruns reparei que membros indicam que os testes podem tar fora de validade, como podem estar se nao têm indicaçao para tal? Cumprimentos
-
- 3 replies
- 714 views
Tenho um aquário de 300l o qual mantém os parâmetros estáveis. Aconteceu e que eu tento baixar o ph para 6.5. sempre que faço uma mudança de água coloco o ph em 6.8/6.7 para não ser uma variação muito elevada. Mas passado dois dias o ph já subiu para 7.0/7.1 mas depois disso não sobe mais estabilizando nesse valor. O que poderei fazer para baixar o ph e estabilizar nos 6.5? Cumps
-
Ajuda ph e No3 1 2
by Ivo.mrds- 42 replies
- 3.7k views
Boas, precisava de uma ajuda, tenho um Aqua de 120L, fiz hoje tua 50% mas não consegui baixar o Ph 7,5 e o No3 50. Alguém pode ajudar? Uso água da torneira com anticloro da sera, a água sai da rede com Ph 6,5.
-
- 6 replies
- 1.4k views
Boas tardes. Antes de mais, procurei, mas não encontrei nenhum tópico já existente que me pudesse dar esta resposta, portanto peço já desculpa se ele existe e foi falha minha. Ora bem, encomendei um aquário novo, que chegará entre o final deste mês e meados do próximo (120 x 50 x 50), para substituir o meu actual e velho/riscado/cansado (100 x 40 x 50 - biselado). Neste novo aquário pretendo colocar Discus. Depois de ler muito, há quem defenda que é mais importante a estabilidade do pH do que propriamente conseguirmos atingir os 6,5, principalmente quando se compram animais juvenis. No entanto, gostava de tentar alcançar as condições ideais, ou o mais próximo…
-
PH Elevado
by vasco- 17 replies
- 2.5k views
Olá a todos Tenho um problema no ph, à cerca de duas semanas fiz uma muda de 2/3 de água e o ph ficou em 6,6, no entanto, quatro dias depois já estava em 7.6. E, mesmo com turfa e CO2 ele oscila sempre entre 7.2 e 7.4. Qual será o motivo ? E qual a solução ? Abraços
-
boas pessoal, fiz hoje os teste ah agua do aquario e deu me isto GH-6 KH-5 NO2-0.3mg PH- 8.0 Gostava de baixar o ph , naturalmente .
-
- 17 replies
- 4.1k views
Encontrei este produto,sem querer num site de aquariofilia inglês e depois de pesquisar melhor achei que seria interessante partilhar isto convosco. É um novo dispositivo que monitoriza o aquário 24 horas por dia e no dá a informação via uma aplicação instalada no pc, Androide ou iPhone, envia mensagens de alerta e podemos consultar os dados via internet. O dispositivo mede temperatura, amônia, pH, e informação sobre a iluminação, PAR, Lux, etc... Podem pesquisar tambem no site do fabricante e ver o video.
-
- 0 replies
- 922 views
Boas pessoal, O único tópico que encontrei aqui no forum sobre este assunto tem exatamente dez anos, por gostava de repor a questão.. Alguém ja experimentou e/ou opiniões ? (pelo preço parece valer a pena, 20€ +\- os dois testes para 6 meses e 1 ano) http://www.ebay.co.uk/itm/Ammonia-and-pH-Alert-Combo-Pack-Seachem-/171901830980?hash=item280625c744:g:u78AAOSwabhUXea8
-
- 4 replies
- 1.7k views
Bom dia. Como não tive sorte aqui permitam-me usar esta secção para colocar a minha dúvida: Muito obrigado pela ajuda que puderem dispensar.
-
- 4 replies
- 1k views
Boas pessoal , alguém me poderia dizer que tipo de lixívia posso usar para regenerar o purigen ? Ja andei a procura de lixívia "pura" mas não encontro
-
- 5 replies
- 1k views
Boas pessoal Depois de muitos anos vou voltar o montar o meu antigo aquário de 70l mas desta vez quero me certificar de que faço as coisas como deve ser, como tal, tenho algumas dúvidas relativamente à qualidade da água, produtos indicados e testes: - Para a primeira água que irei colocar no aquário qual o melhor produto a colocar, não falando ainda em plantas, Seachen Prime, Seachem Stability, ou Tetra Aqua safe? -Numa TPA qual destes produtos coloco? - Existe algum pack de testes que contenha a verificação dos valores fundamentais aqui referidos no tópico fixo: PH, NH3, NH4, NO3? - Depois de fazer o ciclo de azoto e acontecer o tal pico de amónia,…
-
- 6 replies
- 1.6k views
Boas, Alguém me sabe dizer , mais ou menos, qual a validade máxima destes testes? Cumprimentos
-
- 3 replies
- 851 views
Há um mês atrás enviei ao colega DAVID COSTA uma oferta dentro duma garrafa com água do meu aquário. Ele alertou que os parâmetros de TDS da minha água estavam muito elevados, perto dos 380, quando os valores normais andam à volta dos 120. Como sou um tenrinho nestas andanças não fiquei muito preocupado, ...mas tentei informar-me sobre o que era o "TDS". Este fim de semana adquiri um "medidor" de TDS. Eis os resultados da medição feita hoje Água da Nascente - Pingo Doce -> 024 Água da Torneira -> 370 Aquários dos camarões -> ]350,380[ Aquário comunitário 120x50x60 -> 780 Há 3 dias fiz uma TPA de +30% +-100 litros para um a…
-
- 3 replies
- 647 views
Aqui está um teste para os mais curiosos e indecisos. http://www.aquaticplantcentral.com/forumapc/cryptocorynes/76369-substrate-experiment-commercial.html
-
- 2 replies
- 1.8k views
Derivado a precisar de controlar melhor a temperatura dos meus 350 litrinhos de forma a que os discus não tenham frio nem calor, decidi comprar um STC1000 para controlar os termostatos. De forma a que não ficasse com fios e ligações á vista, decidi fazer a coisa um pouco mais PRO . Assim , tenho uma box com saidas de 220v para conectar os aquecedores e arrefecedores ( so consegui arranjar uma caixa com 3 saidas , 2 seria o ideal). Meti um botão para ligar ou desligar e luzes a avisar se está a aquecer ou arrefecer ... No aquario não vou precisar de arrefecer , mas decidi deixar ligado pois se algum dia arranjar um terrário (nunca se sabe o dia de amanhã... lol ) fará …
-
- 12 replies
- 3.2k views
Olá, Tenho a água com um tom azulado. Os peixes estão bem, incluindo alevins, assim como camarões caridina japónica e tylomelanias. Não coloquei nenhum químico que pudesse fazer isto. Será que o facto de utilizar água do esquentador esta possa passar por algum tubo de cobre e que depois faça reacção com algum fertilizante? Acho pouco provável. Recentemente comprei plantas usadas. Poderão estar a largar algo que tivessem absorvido no outro aquário? O líquido do drop checker também está lá todo. Sinceramente não sei. Agradeço opiniões. Cumprimentos, José Carrilho
-
- 0 replies
- 604 views
Confesso que não li o artigo na totalidade http://aquaticlifefarm.com/web_pages/alf_article_pH.html Cumprimentos, José
-
- 28 replies
- 22.8k views
Acho que este tópico vai ser bastante util para todos. A ideia é que cada um diga como faz a mudança da água e se usa anti-cloro ou não e se está satisfeito com os resultados. Se utiliza anti-cloro indique a marca. Eu pessoalmente tenho utilizado o tetra aquasafe mas estou na dúvida se devia deixar de o usar visto ficar um pouco caro. Começei a usar outro anti-cloro e de repente apareceu-me ictio no aquário. Já tenho uma baixa e estou a fazer tratamento. podem ver o tópico em: http://aquariofilia.lusotec.com/forum/view...opic.php?t=2776 Cumprimentos, Samu
-
- 3 replies
- 2.8k views
boas Como o titulo indica preciso da vossa ajuda para saber quais os testes necessarios para se manter um aquario plantado, como apenas tenho mantido aquarios com plantas nao tem havido a necessidade de grandes testes, mas como estou a iniciar um novo projecto vejo que ha a necessidade de fazer inumeros testes, ate porque pretendo tambem tentar a fertelizacao ei ( coisa que ainda nao consegui assimilar na totalidade). Agradecia a vossa ajuda para nao andar a comprar coisas desnecessarias!! O teste de co2 ja emcomendei no ebay, ph tambem tenho, so falta saber em concreto o resto! Obrigado Cumps
-
- 3 replies
- 852 views
Boas, Neste Aquario sempre tive o PH bastante estável entre 7 e 7,2. Acontece que de repente comecei a ter algumas baixas, tendo começado pelas corys. O PH está constantemente em 5,5. Após várias tpa's de 30% o PH volta a baixar para esses níveis. Creio que poderá estar ligado a uma limpeza mais profunda que fiz onde tendo remexido os troncos, poderá ter revolvido o substrato e ter feito vir á superfície algum do substrato fértil sera floredepot e por contacto direto com a coluna de água estar a causar este abaixamento no PH. Alguém já teve problema idêntico? Caso seja efetivamente este o motivo (não vejo outro) Existe alguma solução Que não seja ter que substitu…
-
Members