Anubias barteri var. caladiifolia???


Fabio Domingos

Recommended Posts

Boas Gostaria de saber se esta planta que tenho é uma Anubia Barter var. caladiifolia ou outro tipo de anubia, a minha dúvida é devido a que tenho outro tipo de anubia e que tem rizoma o que me parece que esta não o tem!!

 

Se conseguirem ajudar ao ver as fotos agradeço.

 

r86s.jpg

 

15py.jpg


asb4.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...
  • 4 semanas depois...

Boas Gostaria de saber se esta planta que tenho é uma Anubia Barter var. caladiifolia ou outro tipo de anubia, a minha dúvida é devido a que tenho outro tipo de anubia e que tem rizoma o que me parece que esta não o tem!!

 

Se conseguirem ajudar ao ver as fotos agradeço.

 

r86s.jpg

 

15py.jpg

asb4.jpg

Eu penso que seja SYNGONIUM PIXIE, ou da mesma familia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Anubia não me parece porque penso que todas as Anúbias têm rizoma, essa não tem, qual será sinceramente não sei porque não conheço.

Editado por TAZ

"O Dificil está feito, o impossivel vamos tentar"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Isso é Syngonium sp.

Repara na planta em concreto. Caso isso fosse uma Anubia, de todas as que são rotineiramentemente mantidas no hobby, seria a Anubias gracilis, uma anubia de medio a grande porte. Mas não se trata de uma planta desse genero. Repara no seguinte. Peciolo das folhas liso, e uniforme, algo que não é tipico do genero Anubias, se vires bem, todas as anubias, têm um discreto engurgitamento do peciolo exactamente antes do limbo da folha, é algo muito caracteristico do genero Anubias, e outras plantas da sua familia, como por exemplo os Anturium.
Outra coisa que chama desde logo a atenção, um rizoma inexistente. Na realidade o que vês nesse Syngonium é um caule, com raizes aereas, não um rizoma com raizes aquaticas. Ambas as raizes em questão assumem mais uma função de fixação contrariamente a uma função nutritiva como em raizes no solo, mas são raizes de natureza diferente.
Para além disso repara na enervação do limbo... Diferente do tipico para uma anubia.


Como tal, aconselho a retirar a dita planta do aquario, e que seja plantada num vaso, e colocada em casa. É uma excelente planta de interior, tolera submersão durante algumas semanas a meses, mas acaba por morrer.

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais