OUTROS PEIXES
Identificação e características das espécies não englobados nos outros Sub-Fóruns específicos, graus de dificuldade, alimentação especifica, o que colocar, quando colocar, compatibilidades, etc. Procura sempre fazer uma descrição pormenorizada ou colocar a foto da espécie em questão.
2,585 topics in this forum
-
- 0 replies
- 4.4k views
[gallery640x480] [album]4959[/album] [/gallery]
-
- 2 replies
- 8.4k views
Olá amantes da aquariofilia! Hoje, trago-vos um peixe Asiático, conhecido por muitos como, talvez, apenas, Danio, mas não se deixem enganar pois este não é o famoso Danio Zebra ( Brachydanio rerio ) mas sim o robusto, veloz e atraente Danio Gigante. Foto: Família: Cyprinidae Género: Devario Nome cientifico: Danio aequipinnatus Origem/Distribuição: Ásia - Índia Sociabilidade(1) com peixes da mesma espécie: Excelente Sociabilidade com outros peixes(2): Muito boa Tamanho adulto: 10cm (dez centímetros) macho e fêmea Parâmetros da água: -Temperatura: 22ºC - 27ºC / 72-81 °F (compreendido entre vinte e dois graus celsius e os vinte e sete graus ce…
-
- 8 replies
- 15k views
DANIO RERIO Bastante comuns como primeiros peixes, são fáceis de manter e até de reproduzir, formam lindos e activos cardumes. Classe: Actinopterygii Ordem: Cyprinodontiformes Família: Cyprinidae Género: Danio Espécie: Danio rerio Hamilton, 1822 Nome comum: danio zebra, zebrinha, zebrafish Origem: Paquistão, Índia, Bangladesh e Nepal (Ásia). pH: 6 a 8 dH: 5 a 19 Temperatura: 18ºC a 26ºC Comprimento máximo: 4 cm Hábitos alimentares: os danio zebras são omnívoros, alimentam-se de praticamente tudo o que lhes é oferecido. No entanto, apreciam comidas vivas e congeladas, pequenas o suficiente para que as c…
-
- 6 replies
- 22.3k views
Viva ! Vou colocar aki um esquema "em inglês" da anatomia de um peixe. Penso que terá interesse... Aki vai : Primeiro um esquema sobre as barbatanas = fin em inglês Função das Barbatanas: Orgão de deslocação e protecção Caudal - Barbatana propulsora permite ao peixe deslocar-se mais facilmente e rapidamente pela àgua. Basta lembrar a função do pé de pato do mergulhador. Serve ainda de leme. Dorsal - Mantem o peixe direito na àgua. Se fosse cortada o peixe rodopiava sobre si mesmo continuadamente. Qdo nada com mais velocidade esta barbatana recolhe-se diminuindo o atrito com a àgua. Braquial - Serve como as pás dos remos de um barco. Qdo po…
-
- 16 replies
- 20.9k views
TANICHTHYS ALBONUBES Tão atractivos, tão activos, tão belos! São os Tanychthys. Só existem boas razões para os ter no seu aquário. Classe: Acinopterygii Ordem: Cypriniformes Família: Cyprinidae Género: Tanichthys Espécie: Tanichthys albonubes Nome comum: Tanictis, néon chinês Origem: China pH: Idealmente a 6,7 mas suporta qualquer nível entre 6 e 8, embora preferir a água ácida. dH: 5-19 Temperatura: 10 a 25 graus centígrados. Idealmente entre os 20 e os 23. Comprimento máximo: 4 cm Hábitos alimentares: alimenta-se de pequenos seres e particulas em suspensão. No entanto, recomendo que complemente a sua alimentação com flocos e comida viva. A boca dos tanict…
-
- 9 replies
- 13.2k views
PANGIO KUHLII Trata-se de um peixe com um formato bastante particular e é possível encontrar exemplares que diferem nas cores. É bastante útil num aquário pois alimenta-se dos restos de comida que são deixados por outros peixes. Classe: Actinopterygii Ordem: Cyprinodontiformes Família: Cobitidae Sub-Família: Cobitinae Género: Pangio Espécie: Pangio kuhlii Valenciennes, 1846 Nome comum: cobrinha kuhli Origem: Indonésia, Malásia e Tailândia pH: 5.5 a 6.5 dH: 5 Temperatura: 24ºC a 30ºC Comprimento máximo: 12 cm Hábitos alimentares: come praticamente tudo o que encontra. Isto significa flocos, comida viva, com…
-
- 10 replies
- 11.2k views
Nome cientifico - Beaufortia leveretti Nome vulgar - Peixe - Lapa Família - Balitoridae Descrição - corpo achatado em forma de 8,(2 ventosas). Origem - Correntes dos rios da china Dimensão - 12 cm Agua - PH neutro para acido (6.5-7.5) Temperatura - 18º e os 24º Características - apanha doenças com muita facilidade em aguas poluídas precisa de pedras lisas ou chamadas pedra de rio, precisa de mudas frequentes de agua, devemos fornecer agua com alguma corrente e bem oxigenada e que precisa de mudas frequentes de agua Comida - comida viva, ração seca, artêmias, larvas de mosquito, minhocas picadas, patês e infusorios, etc. Obrigado pela…
-
Biotopos Geral 1 2
by ezstyle- 30 replies
- 22.6k views
Oi Pessoal! ja que esse e um assunto que todos se interesam,vamos dar continuidade no assunto em outras posições geograficas,conto com a participação de todos e toda contribuição e bem vinda. ÁSIA vamos começar por um genero que e muito popular o Betta,e muito comum citar o biotopo dos bettas como arrozais,mas eles foram introduzidos em meio a essa cultura,seu habitat são pequenos riachos,planices alagadas e alguns rios de correteza lenta. esse e o habitat do Betta Splends no seu estado selvagem outras especies vivem em habitats diferentes esse e o habitat do Betta Prima esse do Mahachai e do Anabatoides NASCENTES DE FLORESTAS nas nascentes de flore…
-
- 2 replies
- 20.3k views
Montando seu aquário brackish (salobro) Afinal, o que é Brackish ? Brackish é a palavra usada especialmente para descrever onde a água do oceano se encontra com a água de rios (vice-versa), misturando água salgada com água doce, deixando a característica da água nem doce e nem salgada (salobra), variando a salinidade através de alguns fatores como: - A força do fluxo da água doce do rio reduzindo a quantidade de sais da água marinha; - Durante a maré alta, o sal sobe rio acima muito mais que em marés baixas, flutuando a salinidade da água por duas vezes ao dia. - O sobe e desce constante do nível da água em torno das áreas como o delta e o escape da água…
-
- 10 replies
- 8.2k views
Barbo Puntius Titteya Nome popular: Barbo Cereja Nome científico: (Puntius titteya) Família: Ciprinídeos Origem: Ásia (Siri Lanka) Tamanho: 4 a 6cm Ph: 6.5 a 7.0 Temperatura: 25 a 27ºC Aquário mínimo: 50L Alimentação: Onívoros: Basicamente comem de tudo alimentos vivos flocos. Reprodução: Ovíparo Compatiblidade: Trata-se de um peixe pacifico desde que seja colocado num aqua com varios esconderijos e com outros membros da mesma especie. O barbo Titteya tem um forma semelhante á do barbo Oligolepis embora seja um pouco mais alongado. As escamas encontram-se bem defenidas, as duas filas centrais apresentam manchas escuras que formam um linha entre o focinho…
-
- 4 replies
- 11.8k views
Para evitar alguns erros cometidos por falta de informação, tanto dos lojistas como de quem compra, resolvi criar esta ficha sobre um belo e micro peixe, infelizmente raro nas nossas lojas - talvez por falta de informação, a maioria dos peixes adquiridos duram pouco tempo em aquário.... Badis bengalensis - Dario dario A principal dificuldade em manter estes badis (existem muitas outras espécies), reside no facto de só aceitarem comida viva. Com alguma sorte e paciência, acabam por aceitar comida congelada e até flocos, mas em pequenas quantidades - os meus só viva e a mexer. Deixo já o aviso, se nao tiverem culturas de comida viva, não vale a pena tentar m…
-
- 1 follower
- 36 replies
- 22.2k views
"São chamados de infusórios, muitos tipos de protozoários que se formam a partir de infusões de vegetais. São usados para a alimentação de alevinos e se alimentam das bactérias também produzidas pela infusão. Na infusão podemos usar muitos tipos de vegetais como cascas de batata, nabo, folhas de alface, almeirão, cascas de banana... A infusão é feita com a colocação de água fervente sobre a matéria vegetal após secá-la ao sol. O chá que bebemos também é uma infusão! Para criarmos infusórios, existem diversas receitas. Uma que funciona bem consiste em deixar no sol cascas destes vegetais, ou folhas de alface até ficarem secas. Alguns autores recomendam não usar alface…
-
- 2 replies
- 6.5k views
nome comum Tetra Azul status IUCN Não incluído no Livro Vermelho do IUCN Reino Animalia Filo Chordata Superclasse Osteichthyes Classe Actinopterygii Ordem Characiformes Família Characidae Género Boehlkea Espécie B. fredcochui Binómio Boehlkea fredcochui Autor do binómio Géry, 1966 Exemplar de Tetra Azul Macho e fêmea. O Tetra Azul (Boehlkea fredcochui) é um pequeno peixe com uma beleza muito peculiar, a ponto de um aquariofilista menos conhecedor poder suspeitar de que este peixe foi artificialmente colorido: não é o caso. Atingem cerca de 5,5 cm e, tal como todos os outros membros da família Characidae, é um dispersor de ovos que prefere águas macias. Tax…
-
- 2 replies
- 8.9k views
1) Introdução Seguindo outros exemplos anteriores, venho por este meio colocar à disposição da vossa contribuição ou simples curiosidade mais uma ficha. O objectivo do modelo adoptado será dar a conhecer esta raridade e ao mesmo tempo receber os vossos comentários com correcções dos dados, com actualizações da informação apresentada, com ligações oportunas via Internet ou simplesmente com inclusão de informações eventualmente omitidas, para que desta forma se possa eliminar uma lacuna em língua Portuguesa... informação sobre o misterioso ovovivíparo de Endler. Concebida num formato pouco original esta contribuição é composta por uma parte descritiva dos acontecimentos ma…
-
- 2 followers
- 3 replies
- 1.1k views
https://drive.google.com/file/d/12cKspAdvFMA7Z-4WgDozWWca-EZAekye/view?usp=drivesdk Boa tarde, alguem consegue perceber o sexo dos meus guppies ? Nao consigo grandes fotos porque sao muito energicos
-
- 2 followers
- 2 replies
- 821 views
Boas pessoal, há dois dias encontrei esta corydora no topo do aquário a "andar" a roda devido a corrente do filtro, com a barriga para cima, pensei que estivesse gravida e coloquei dentro deste acessório onde tem estado mais protegida, mas a minha dúvida é, ela realmente está grávida ou está doente,l. Quando bato no vidro, ela mover-se para o fundo e nada para as laterais e acaba sempre por vir parar à superfície com a barriga para cima. Podem me tentar esclarecer. Obrigado. Edit: coloquei um vídeo neste site https://www.veed.io/view/39594959-3e3c-4082-9156-6c44fc979f39?sharingWidget=true&panel=
-
- 1 follower
- 3 replies
- 1.6k views
Tenho um Botea que se mete nos locais mais esquisitos do aquário. Hoje enfiou-se na toca que arranjei para ver se os ancistros lá procriam... É normal?
-
- 1 follower
- 0 replies
- 599 views
Olá boa tarde. Deixo aqui um pequeno vídeo de um casal de Dario Black Tiger. Cumprimentos a todos, Ricardo Correia
-
- 0 replies
- 475 views
Antes de estudar mais a fundo, acabei por colocar lebistes e neons no mesmo aquário que estava com um ph neutro. Porém o Ph estabilizou em 7.2 e estou preocupado com os neons, é possível mantê-los neste ph? Bem como o intervalo de temperatura, seria ruim manter 25°c ? Obrigado amigos!
-
- 8 replies
- 11.2k views
boas, eu tenho um ph da torneira de cerca de 7.0, pois as vezes varia e estes testes de ph da sera nao tem leitura fixa.isto é exemplo 4.5,5.0, 5.5, 6.0, 6.5, 7.0, 7.5, 8.0, 8.5, ...por isso é complicado dizer ao certo o ph mas pela cor que indica é mais o neutro ( no maxim ovaria entre o 6.5 e 7.5) é possivel manter neons e discus nesses ph??..
-
- 1 follower
- 3 replies
- 1.5k views
Boa noite, Ontem já ao final da noite, para meu grande espanto, encontrei um alevin de otocinclus agarrado ao vidro do aquário. Pelo que tenho lido parece que a reprodução destes animais em cativeiro é bastante rara e por isso queria tentar mantê-lo vivo. Alguém tem alguma ideia se esta cria precisa de alguma alimentação em especial? Tenho uma maternidade de rede, já pensei em colocá-lo lá, mas não sei se será boa ideia do ponto de vista de alimentação disponível para ele. O pequeno só aparece á noite no vidro, e conseguir apanha-lo não me parece que vá ser tarefa fácil. O aquário encontrasse plantado e com outros habitantes: 2 Guppies, 4 micro rasb…
-
- 1 reply
- 833 views
Boas Pessoal, Tenho 2 peixes dourados no meu aquário água fria, posso juntar peixes neons? Obrigado
-
- 1 reply
- 557 views
Boa noite, já à alguns dias que estou intrigada com uma coisa e resolvi arranjar maneiras de resolver esta situação. Eu sei que quando se adquire um aquario novo deve se cicla-lo durante 1 mês no mínimo e só depois acrescentar qualquer peixe no entanto eu já tinha este peixe comprado há algum tempo e na altura (foi uma compra impulsiva ) comprei um aquario de 9litros para um peixinho de agua fria branco com a cabecinha laranja e comprei o produtinho para as aguas da torneira e comida, na altura nao comprei filtro porque tinha uns na casa da minha mae de aquarios que tambem ja tive. Entretanto adquiri um aquario de mais ou menos 30 litros com um filtro bom e tudo (es…
-
- 1 follower
- 3 replies
- 818 views
Estou pensando em iniciar no aquarismo, e fui presentada com um aquário de 57 litros. Alguma sugestão de fauna para ph alcalino? Queria um peixe central mais colorido, que conseguisse conviver com invertebrados. Achei uma boa opção o peixe Mexerica (Etroplus maculatus), porém este precisa de água salobra. Desde já agradeço.
-
- 1 reply
- 902 views
Ola, tenho primeiramente eu tinha 2 kinguios machos e ganhei mais um macho, so que os dois antigos estao espurrando o novo,perseguindo e apertando ele no vidro e o empurrando para a superficie. Pode ser briga ou estao brincando?
-
- 1 follower
- 6 replies
- 1k views
Olá boa noite comprei este colisa Lalila como macho gostaria de saber se realmente e obrigado. https://photos.app.goo.gl/9Ng9c7gUiT479djRA
-
- 1 follower
- 8 replies
- 2.7k views
Tenho um aqua com 4 guppies machos uma swellia,um Ancistrus e vários Red cherries. O aqua tem à volta de 26 litros, um dos guppies machos ainda é pequeno e está na maternidade. Portanto são só 3 que contam, um deles tem a cauda desfiada não está toda junta mas está a agir naturalmente mas já o outro que é daqueles mais pequenos com uma cauda bastante longa está com a cauda roida, pus lhe na maternidade separado dos outros, ele não come e fica parado no fundo. A cauda regenera? Demora muito? E o que tem a cauda desfiada tem alguma causa do tipo stress ou algo do género?
-
- 0 replies
- 1k views
Boas! Tenho no meu aquário comunitário 5 mollies balão e uma das fêmeas parece-me muito mais "gorda" que as restantes. Contudo, nunca fiz reprodução de mollies balão nem sei bem como avaliar quando estão grávidas e/ou prestes a ter os alevins. Assim, gostava que me dessem a vossa opinião sobre se esta molly estará grávida (a cinza) e, caso haja aqui algum entendido na reprodução desta espécie, que sinais posso esperar de uma molly balão prestes a ter alevins com vista a separa-la dos restantes peixes. Desde já agradeço
-
- 1 reply
- 681 views
Boa tarde, é primeira vez que tenho guppys, comprei as a uma semana e desde logo reparei que pelo menos uma estava grávida, hoje reparei que nasceu um e separei logo a fêmea para a maternidade, mas passadas 4 horas ainda não nasceu mais nenhum. É normal?
-
- 1 follower
- 3 replies
- 791 views
Tinha um Ancistrus ainda novo no meu aquário de 26l, e perguntei na loja se podia ter uma swellia juntamente com os Ancistrus, disseram me que sim sme problemas, cheguei a casa coloqueia e tudo bem, só que agora umas horas depois o Ancistrus está sempre a ir atrás da swellia alguém sabe me explicar o porquê?
-
- 2 replies
- 931 views
Boa tarde, Já li várias vezes que é quase impossível reproduzir otocinclus em aquário mas fico na dúvida se a dificuldade é que façam posturas ou que estas vinguem. Fiz novamente uma pesquisa rápida e parece-me que a primeira dificuldade é desde logo que façam postura. Os meus otocinclus estão definitivamente em processo de acasalamento desde manhã. Alguém pode ajudar a esclarecer esta dúvida? Muito obrigada Enviado do meu STK-LX1 através do Tapatalk
-
- 1 follower
- 2 replies
- 926 views
Olá, Pessoal, estou há mais de 60 dias com uma espadinha fêmea, comprei com um macho para reproduzir e o macho no mesmo dia pulou e morreu, eu comprei ela gordinha já pensando que vinha grávida, acho que acertei, com poucos dias ela teve os primeiros alevinos alevinos, mas vejam só, sentem ai que lá vem historia; Quando os alevinos estavam começando a ficar grandinhos ela teve pela segunda vez mais alevinos, e hoje para minha surpresa teve a terceira demanda de alevinos, A segunda e terceira demanda de alevinos não foram dos filhos dela pois ela não estava junta de outros peixes, desde que o macho morreu que a espadinha fêmea ou estava sozinha ou com bettas fêmeas, p…
-
- 1 follower
- 4 replies
- 1.1k views
Bom dia, preciso da vossa ajuda! Foi-me oferecido um casal de colisas, sendo que o macho morreu passado 1 dia de estar no aquário.. A fêmea sobreviveu mas está sempre muito parada, com pouco interesse na comida.. É mesmo do feitio das colisas ou sente falta do macho? O macho já morreu à umas 3 semanas.. Ela no dia em que veio (com o macho ainda vivo) andava muito ativa a explorar o aquário e ia várias vezes ter com o macho. A minha questão é se devia arranjar um macho? Ou se é do feitio da colisa ser mais quieta Ou até se devia dar a colisa fêmea Não sei se será compatível com os peixes que tenho (guppys, 1 betta fêmea, corydoras e danio…
-
- 0 replies
- 791 views
Gostava de saber como escolher peixes de água fria diferentes para o mesmo aquário? No meu caso o aquário de 100litros e gostava de ter "muitos" peixes, e plantas.
-
- 0 replies
- 730 views
Olá a todos estou planejando colocar uma colisa ou um tricogaster leeri no meu aquario , ele tem 75 litros 60x30x45 ph 6.8 temperatura 26 graus Fauna : 4 corydoras, 4 otocinclus, 1 ancistrus , 1 dianema e um ciclideo anão que ainda não escolhi ( ou papilocromis ou ramirezi ou kribensis) . Gosto muito das duas eapecies mas gostaria de saber qual seria a mais pacifica e que se daria bem com os peixes do meu aquario
-
Members