Diogo HC Matias

.Membro Ausente
  • Content Count

    2,124
  • Joined

  • Last visited

  • Country

    Portugal

Community Reputation

11 :)

About Diogo HC Matias

  • Rank
    Membro Super Entusiasta
  • Birthday 05/29/1987

Contact Methods

  • Website URL
    http://dmscaping.blogspot.com/
  • ICQ
    0

Profile Information

Recent Profile Visitors

4,956 profile views
  1. Diogo HC Matias

    Diogo HC Matias

  2. Diogo HC Matias

    Concurso de Hardscape na petfestival 2017

    Pois, aprendi muito aqui neste forum durante alguns bons anos! E já participei em anteriores edições da PetFil, uma delas como palestrante darei certamente, mas não deve ser já, já... Não fosse aquele pau enviesado que te estava a atrapalhar a composição (chegamos a falar) e tinhas ficado com uma profundidade à maneira! Parabéns também pela classificação Acerca desta composição, aproveito para mostrar porque é que ela funcionou:
  3. Diogo HC Matias

    Concurso de Hardscape na petfestival 2017

    Muito obrigado aos Júris pela excelente classificação! Que bom saber que não lhe perdi o jeito apesar de estar sem aquário há quase 1 ano. Os meus agradecimentos ao Forum e aos intervenientes na PetFil 2017 que (como em anos anteriores) com pouco fazem muito! E obrigado à Ecoarium, loja que ainda não tive a oportunidade de visitar em Lisboa, mas que o farei certamente antes de montar novo aquário .png' alt=':biggn:'> PS: pode ser que esteja para breve!
  4. Diogo HC Matias

    Concurso de Hardscape na petfestival 2017

    Boas, Ainda dá para acrescer o meu nome na sexta? É sempre uma boa oportunidade para rever esta malta! Abraços!
  5. Diogo HC Matias

    3ª Maratona de Aquascaping da Aquaeden

    Sim, o Vasco tem toda a razão, este evento foi de nível! Muita gente, alguns conhecidos, outros que se ficaram a conhecer, bom convívio, em suma uma tarde muito bem passada! E em particular para mim que estive uns anos fora do aquascaping foi um regresso em grande. .png' alt=':biggn:'> Já há algumas fotos no facebook da Aquaeden, mas ficam aqui as fotos "possíveis" (o Francisco, Miguel e Pedro tiraram com melhor detalhe) de cada ronda só para ficarem com uma ideia do que foi o nível do evento. 1ª Ronda 2ª Ronda 3ª Ronda 4ª Ronda Não fixei o número dos layouts vencedores de cada ronda, mas à final chegou este grupinho Layouts final Obrigado Rui e restante equipa Aquaeden pelo excelente evento. E este foi o resultado da ronda final.
  6. Diogo HC Matias

    IAPLC 2013

    Os resultados já seguiram por correio... mas vamos recebe-los no e-mail dentro de 2 dias.
  7. Diogo HC Matias

    IAPLC 2013

  8. Diogo HC Matias

    Calmia - Nano 20L

    É com muito gosto que volto a ver aqui um projecto teu! Bem estudado e bem efectuado. Gosto particularmente da realização do hardscape e da escolha da flora. Queria deixar apenas dois apontamentos: Acho que colocaste a hydrocotyle muito encostada à direita, criando-se uma zona de contraste numa lateral do aquário e logo um ponto focal num local menos desejável. Deverias tentar poda-la de modo a limitar o volume ocupado no canto direito de modo a começar a ocupar a zona mais à frente da main stone de tal modo que até passe servir como transição no plano intermédio. Não gosto da rotundifolia neste layout. Tem folhas muito grossas em comparação com as restantes plantas usadas. A wallichii seria preferível, ou então uma outra planta de caule de folhas finas como a L. arcuata. Outra opção era não usares mesmo nenhuma planta de caule, substituindo-a por exemplo pela vivipara que adicionaste recentemente. Aguardo novidades! Abraço!
  9. Diogo HC Matias

    Clareza, um pequeno nano recife

    Ola! Não usei areia viva. Apenas areia de coral moido. Irá ser colonizada com base na rocha viva introduzida. Abraço
  10. Diogo HC Matias

    Nano Reef PFerreira 54L

    Demasiada rocha e demasiado efeito parede. Porque não fazeres duas ilhas? Parece-me que algumas dessas rochas são menos porosas... eu retirava-as e mantinha as mais porosas que são as que maior filtração permitem.
  11. Diogo HC Matias

    MINI-CONCURSO DE AQUÁRIOS PLANTADOS PETFESTIVAL 2013

    Quando quiserem postar ai umas fotos dos aquários com indicação do seu autor, cheguem-se à frente .png' alt=':biggn:'> Haviam uns muito interessantes apesar das limitações de hardscape e plantas...
  12. Diogo HC Matias

    Uma reflexão IMPERATIVA sobre a fertilização de marca.

    Esta é uma questão interessante de ser colocada. Também não sou adepto dos all-in-one porque gosto de controlar o que coloco na água, mas há vantagens nos all-in-one que não podem ser desprezadas. Nos fertilizantes de marcas como a ADA ou Elos, os seus all-in-one são formulados não apenas com nutrientes inorgânicos (nitratos, fosfatos, potássio, magnésio, ferro, etc) mas também com complementos orgânicos (aminoácidos, vitaminas, fontes de carbono orgânico) que potenciam o crescimento vegetal. No entanto, não são essenciais, pelo que se faz perfeitamente um luxuriante plantado sem o uso dos mesmos. Existem no entanto duas marcas que comercializam todos os nutrientes separadamente: a americana Seachem e a holandesa Easylife. A vantagem de usar fertilizantes deles em relação aos sais? Duas: menos trabalho (soluções já preparadas) e garantia de qualidade (ambas as marcas disponibilizam as análises aos seus produtos). A desvantagem: o preço. Pessoalmente sempre optei por uma solução intermédia: N-P-K e eventualmente Mg em sais e micros + Ferro de marca. Assim conseguia poupança e ao mesmo tempo eficácia. Boas fertilizações!
  13. Diogo HC Matias

    Ajuda com Fertilização DIY

    Sim, KNO3 é essencial, mais importante que o sulfato de magnésio. Eu cheguei a usar uma proporção NPK de 20-5-40, que resultava num aquário densamente plantado, mas prefiro dosear em separado para corrigir carências.
  14. Diogo HC Matias

    Clareza, um pequeno nano recife

    Obrigado Duarte e Miguel pelos comentários. Não respondi logo na altura, mas tive em conta os comentários feitos. O setup depois de lavado e instalado no móvel (IKEA Expedit), ficou com este aspecto: Comprei 2 kg de rocha viva de boa qualidade e sal Red Sea Pro. Tenho o aquário em funcionamento desde o dia 25/01, mas só fiz o aquascaping no dia 31/01. Acho que correu relativamente bem, agora o resto vai com o tempo e com a adição dos primeiros corais daqui a umas duas semanitas. Para quem gostar de aquascaping fica aqui um passo-a-passo: Relativamente à potencia da MP10 para um volume tão pequeno, a verdade é que raramente posso passar dos 50% e mesmo este valor só elevo durante uns minutos por dia, duas ou três vezes por semana para agitar a areia e evitar assim a acumulação de detritos. No entanto, é mais do que apropriada para este volume, sendo muito mais versátil que uma Koralia Nano ou equivalente e ocupando muito menos espaço no interior do aquário. Tenho neste momento um pequeno filtro de cascata (Elite Hush 10) com apenas lã de vidro para filtrar as partículas de maior dimensão. Como ainda não tenho vivos, não estou muito preocupado com a degradação de matéria orgânica por causa desta matéria filtrante, e até julgo que irá contribuir para "alimentar" as colónias de bactérias nitrificantes. Depois pretendo substituir este filtro por um de maior volume para colocar as resinas e um pequeno refugio com macroalgas. Um último relance do aquário, já com água. Mais fotos quando adicionar vivos!
  15. Diogo HC Matias

    Clareza, um pequeno nano recife

    Bom dia, Desmontei recentemente o plantado que mantinha e irei agora tentar uma nova experiência em água salgada. Ainda estou numa fase de aquisição de vários materiais e equipamentos, mas já tenho uma boa ideia daquilo que quererei montar. Aquário: 45*25*25 cm (Cube Garden GAD em vidro extra claro) ~ 28 litros Filtragem: Filtro cascata com filtragem biológica e química Iluminação: Calha PLL 27W (CW+B) Circulação: Vortech MP10w ES Rocha Viva: A adquirir Substrato: Areia de coral moído Reposição de água evaporada: A adquirir Suplementação: Método de Bailling O objectivo deste sistema é a manutenção maioritariamente de corais moles e invertebrados. Um ou dois micro-peixes também poderiam entrar, mas só depois da boa estabilização do aquário. Irei iniciar o sistema à maneira americana, usando um filtro de cascata adaptado para conter filtração química (Purigen e outras resinas / carvão activado) e biológica (macro-algas). Já foi esta a configuração que usei num pico reef que mantive alguns meses e os valores de nitratos e fosfatos estiveram sempre controlados, pelo que acredito que nos primeiros 6 a 12 meses irá correr tudo bem com esta configuração. No entanto, tenho algum receio que a médio prazo não seja o suficiente para assegurar a manutenção da melhor qualidade de água, pelo que uma pequena sump não está fora dos planos a médio prazo. Acho que vou querer começar maioritariamente com a rocha morta que já tenho, mas adicionando alguma viva de MUITO boa qualidade. Sei as desvantagens de começar assim, mas também vejo algumas vantagens como o mais fácil controlo de intrusos contidos na rocha viva e a maior facilidade em realizar um bom aquascaping a seco. Por outro lado, gostaria de montar um hardscape leve e natural, sem estar a encher o aquário de rocha à toa. Qual será a quantidade mínima de rocha para este sistema? A minha outra dúvida é a iluminação. Já tenho esta calha à medida do aquário, mas apenas debita 27W de iluminação PLL. No plantado que tinha, era suficiente, embora por vezes sentisse falta de alguma luz extra para plantas mais exigentes. Será que vai chegar para o tipo de corais que pretendo (zoanthus, palythoas, actinodiscus, ricordeas e GSP)? Para terminar este primeiro tópico ficam uns aperitivos que me têm servido de inspiração: Devo iniciar a montagem durante esta semana, mesmo sem ter todo o material, para iniciar a maturação o mais rapidamente possível. Agradeço críticas e comentários construtivos, Diogo Matias