Preciso de ajuda como fertilizar o meu aquario


diogoreis

Recommended Posts

Boa tarde, estou a ter muitos problemas de fertilização com o meu aquário por isso preciso da vossa ajuda.

Aquario: 200L

Luz: 2 lampadas: 108w / 3 lampadas: 152w

2 filtros jbl 1501 com materias biologicas, mecanicas e 100ml de seachem purigen.

Co2 pressurizado com reactor

Reactor uv 18w

Termostato eheim 250w

 

Eu fertilizo com pos diy e utilizo estimative index.

Juntamente meto aqui os valores da agua do segundo trimestre deste ano:

http://imageshack.com/a/img540/4094/CJWItw.jpg

Eu no inicio queria mandar as 3 lampadas ligadas mas depois queria so 2.

Faço mudas de agua de 50% todas as semanas e trato com seachem prime.

Tenho cerca de 30 peixes tipo neons e ancistrus pequenos.

 

Queria que me indicassem como deveria fertilizar o aquaio semanalmente..

Editado por diogoreis
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Tens 3 "problemas", luz, CO2 e fertilização que estão todos ligados.

 

Primeira coisa é automatizares o processo. Luz com temporizadores e co2 com temporizador. Sugiro um esquema em que tens a luz ligada durante 9H. Durante as primeiras 2 horas tens 2 lâmpadas ligadas, depois ficas com as 3 ligadas e finalmente nas 2 ultimas horas, apenas usas 2 lâmpadas. Imagina o cenário:

 

10h -> Liga 2 luzes;

12h -> ligadas 3 luzes

17h -> ligas 2luzes

19h -> desligas as luzes.

 

Segunda coisa é "configurar" o CO2 para conseguires os 25/30 ppm, para isso tens duas hipóteses: usas um dropchecker e uma solução de 4dkh ou vais subindo os valores diariamente ate veres que os peixes estão a sofrer da falta de O2 e reduzes um pouco para eles ficarem bem e as plantas também terem CO2 suficiente.

É também boa politica ligar o CO2 1 horas antes das luzes ligarem para garantires que se atinge os 25/30 ppm de CO2 quando ligas as luzes.

 

Finalmente, o mais simples de controlar, a fertilização.

Quanto a fertilização, segundo o EI deves fazer TPA's de 50% todas as semanas, isso serão uns 80L todas as semanas.

Segundo a ideia do EI deves garantir que semanalmente colocas:

 

NO3 -> entre 10/20 ppm

PO4 -> 3 ppm ( se tiveres algas BBA é uma boa ideia acrescentar mais um pouco.)

Mg -> entre10/20 ppm

Ca -> entre 10/30 pmm

Mg -> entre 2/5 pmm

 

Micros -> garantir que metes 1ppm de Fe.

 

Deves fazer uma garrafa para cada um dos elementos que precisas. Assim tens mais flexibilidade de aumentar um parâmetro sem teres de mexer os outros todos.

Outra questão é nao misturar PO4(fosfato) com Micros. Nunca deves fazer a tua solução com os dois la dentro. Nem deves fertilizar exatamente na mesma altura os dois. Deves esperar uns minutos. Se seguires o EI é dia sim dia não Micros e macros.

-------

 

Há ainda algumas questões. Primeiro disseste que fazias EI, foste super vago não explicaste o que fazias. Nem explicaste quais os teus problemas

 

 

... estou a ter muitos problemas de fertilização com o meu aquário ...

Se fores ao medico não dizes que tens muitos problemas dizes o que tens (estou a brincar) mas assim e dificil de ajudar.

 

Depois uma coisa que eu desligava era esse filtro UV, pois da cabo do Fe que colocas como fertilização.

 

 

Quanto as quantidades de fertilização so sabendo o teu problema é que se pode ajudar !

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais