Quando dosear de Fe?


Luis Batista

Recommended Posts

Boas.

 

Quantas ppm´s semanais doseam nos vossos aquas?

 

 

Segundo esta calculadora:

 

irondose2_zpsd76442f4.png

pelo que entendo, este valor de 0,5 ppm de ferro é por cada dose de 20ml.

 

eu estou a dosear 3 x 20ml por semana, ou seja, 60ml, então estou a dosear 1,5 ppm?

 

 

Cumps.

Cumprimentos,

Luis Batista

Wet Dream 100x30x45 (9 Abril 2014) Easy Rider 50x50x50 (28 Maio 2015)

Green Velvet 53x26x34 (12 Outubro 2015)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sempre achei essa calculadora uma treta!

 

Vê esta: http://blog.fluidsensoronline.com/calculators/estimative-index/

 

Foi o que usei para calcular a quantidade de micros

Editado por andre1991
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sempre achei essa calculadora uma treta!

 

Vê esta: http://blog.fluidsensoronline.com/calculators/estimative-index/

 

Foi o que usei para calcular a quantidade de micros

Também tenho esta nos favoritos :-D

Mas esta é com doses de 50ml.

Tenho que ver bem isso é fazer a conta para os 20ml.

O que atrapalha isto tudo é que algumas calculadoras indicam os valores por dose e outras por semana.

Tenho que reduzir então dos 20ml para 10ml, fazendo assim em vez de 0.5 por por dose faz 0.25, fazendo por semana 0.75 ppm...

Tu doseias 1ppm não é?

Partilha aí a tua receita anda :P

Quantas gramas usas?

 

Cumprimentos.

 

Sent from my Nokia 3310!!!

 

 

Cumprimentos,

Luis Batista

Wet Dream 100x30x45 (9 Abril 2014) Easy Rider 50x50x50 (28 Maio 2015)

Green Velvet 53x26x34 (12 Outubro 2015)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu coloco 1ppm (semanalmente) o que equivale a 30ml (semanalmente).

 

A receita foi feita para 50L e coloco 8gramas @ garrafa com apenas 300ml de água.

 

Faço apenas 300ml porque os micros estragam-se facilmente e então quanto menos tempo tiver desde que foi misturado melhor.

 

Para 100L é simples:

 

50L -------- 8 g

100L -------- x g

 

E doseias os 10ml dia sim dia não que dá os 30ml por semana!

 

Cumps

Editado por andre1991
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tou a usar 12g para 400ml para dosear 60ml semanalmente...

Amanhã é dia de macros mas sábado já reduzo

 

Sent from my Nokia 3310!!!

 

 

Cumprimentos,

Luis Batista

Wet Dream 100x30x45 (9 Abril 2014) Easy Rider 50x50x50 (28 Maio 2015)

Green Velvet 53x26x34 (12 Outubro 2015)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se fosse a ti mexia so daqui a uns tempos, isto porque sei que alteraste os NO3 à pouco...

 

As tantas daqui a umas duas semanas debates te com o problema foi de aumentar o NO3 ? ou de reduzir os micros?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu coloco 1ppm (semanalmente) o que equivale a 30ml (semanalmente).

 

A receita foi feita para 50L e coloco 8gramas @ garrafa com apenas 300ml de água.

 

Faço apenas 300ml porque os micros estragam-se facilmente e então quanto menos tempo tiver desde que foi misturado melhor.

 

Para 100L é simples:

 

50L -------- 8 g

100L -------- x g

 

E doseias os 10ml dia sim dia não que dá os 30ml por semana!

 

Cumps

 

olha lá, acho que tas enganado na receita, tal como eu estava.

 

a fazeres a receita para 50L com 8g, para 300ml e dosear 10ml x 3 vezes semana, dá mais que 1ppm semanal.

0.44ppm a cada dose dá 1.32 ppm por semana :)

 

50l_zps45b004d9.png

 

tens aqui o link: http://www.prirodni-akvarium.cz/en/index.php?id=en_calculator#fertilization

 

estas calculadoras tambem me enganaram bem :)

Editado por Luis Batista

Cumprimentos,

Luis Batista

Wet Dream 100x30x45 (9 Abril 2014) Easy Rider 50x50x50 (28 Maio 2015)

Green Velvet 53x26x34 (12 Outubro 2015)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou ser sincero, eu meti até ver que não havia melhorias nas plantas.

Comecei com 5ml durante umas duas semanas e depois subi para 10ml e notei que melhorou um pouco os vermelhos.

 

Eu só dou esse excesso por causa das plantas vermelhas que requerem mais Ferro.

 

Com o EI a ideia é dar tudo em excesso de forma a garantir que não há carências. Por exemplo reduzi esta semana o NO3 5ppm e fiquei com greenspot nas folhas ao fim de uma semana, nem tanto. Agora só as plantas de crescimento rápido ainda é que mostraram esses sinais, neste caso a hygrofila polysperma. As outras esta tranquilas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim, o principio do E.I é dosear tudo em excesso para não haver carência alguma mas como o E.I já recomenda 0.5ppm é porque já será um valor em excesso :)

logo dosear como eu estava a dosear 3x mais que o recomendado,mesmo que não seja toxico, o que ao que parece apenas é com valores proximos das 50ppm, é um exagero e é estragar fertilizante...

 

fizeste nova mistura esta semana ou apenas reduziste na dose? é que green spot é sinal de fosfatos baixos e não nitratos...

Cumprimentos,

Luis Batista

Wet Dream 100x30x45 (9 Abril 2014) Easy Rider 50x50x50 (28 Maio 2015)

Green Velvet 53x26x34 (12 Outubro 2015)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, ha sitios onde dizem que há sinais de excesso de Ferro mas sinceramente li naquele forum UKPS, um dos tipos que ta sempre lá a postar a dizer que 1.5ppm era tranquilo. Isto depende tudo da quantidade de plantas que estão no aquário e o tipo de plantas. Os valores recomendados são uma coisa os "corretos" são outra, dai as questões que a fertilização levanta a tanta gente.

 

Dizer "eu meto apenas 10ppm de NO3 resulta comigo portanto tem de resultar contigo também", é so irrealista. Cada caso é um caso. Dai eu ser a favor de fertilizar separadamente cada nutriente, é mais chato mas até acertar com as doses certas tem de ser... Depois de tar uns 2 meses sem stresses de algas carências etc entao ai um tipo pode fazer uma mistura so de macros acho, porque vai por as mesmas quantidades tudo num só.

 

Quanto a ser fosfatos aquilo é greenspot nas folhas, não nos vidros. Penso que seja diferente! sou sincero não me lembro, para ja vou aumentar de novo o NO3, se passar então foi disso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pelo que andei a pesquisar por aqui, ukaps, plantedtank,barreport, green spot seja nos vidros,plantas ou decorações é sinal de fosfatos baixos tanto que eu aumentei o fosfato, como sabes, e deixei de ter tanto no tronco e vidros.

ainda me aparece alguns spots mas nada que se pareça de quando fertilizava menos PO4...

Mas isto é como tudo. Por vezes, cada site, cada blogue diz uma coisa diferente e lá fica um gajo sem saber ao certo...

Cumprimentos,

Luis Batista

Wet Dream 100x30x45 (9 Abril 2014) Easy Rider 50x50x50 (28 Maio 2015)

Green Velvet 53x26x34 (12 Outubro 2015)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais