Pixy

Membro
  • #Conteúdo

    7
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Pixy's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

0

Reputação

  1. Boa noite, Tenho por aqui um daqueles adubos de libertação lenta que usamos para as plantas de jardim. Mais precisamente o osmocote da KB. Aquilo em composição é +/- parecido com o "miracle gro" penso eu. A unica coisa que não me deixa muito à vontade é a mensagem que tem no verso: "nocivo para organismos aquáticos, podendo causar efeitos nefastos a longo prazo no ambiente aquático". Por isso parace-me que os meus peixitos não iam achar mta piada. Alguem já utilizou este adubo? Recomendam? ou é melhor estar quieto ;D OBG
  2. Eslcarecido! Mto obrigado pelas repostas.
  3. Viva! Uma duvida: Tenho daqueles tubos de ceramica no filtro já há algum tempo (siporax?). A questão é: tenho que renová-los com o passar do tempo? Ou não há nenhum prazo de troca? A mim faz-me sentido que os tubos possam ser usados para sempre, já que eles servem para as bacterias se fixarem e por isso não têm desgaste. Mas posso estar a ver mal a coisa. Se tiverem que ser renovados, de qnto em qnto tempo? OBG.
  4. Pixy

    inicio em plantado

    Muito obrigado pela resposta. Já agora, se utilizasse um daqueles "adubos líquidos", isso poderia ajudar a substituir o substrato fértil? Ou seja, utilizando este tipo de produto junto com o substrato que tenho, possibilita-me a colocar plantas que tenham maior necessidade de nutrientes? Cumprimentos.
  5. Pixy

    inicio em plantado

    Viva! Quando me iniciei na aquariofilia optei por usar plantas artificiais, visto não ser necessário a manutenção e dediquei-me exclusivamente aos peixes. Acontece que agora que tenho a fauna que queria, e estar já tudo +/- estável pensei em começar a introduzir plantas naturais. O meu substrato é daquele de pedra vulcânica, acho eu, (daquelas pedras castanhas avermelhadas e porosas). O que eu queria saber é se este substrato que tenho agora serve ou se tenho que adicionar um outro por baixo? e se tiver que adicionar, isso não irá alterar os parâmetros da agua? não queria estar a alterar muito as características. poderá haver outras consequências em introduzir agora as plantas? Obrigado.
  6. Isso também me faz um bocado de confusão. Acho que não deveria ser necessário adicionar bactérias de pois do aquário estar estável. Contudo, no frasco do nitrivec da sera, diz k se deve adicionar 5 ou 10 ml(já não tenho a certeza da quantidade)do produto por 20 litros de de agua a cada semana. Não especifica se é só da agua que se adiciona ou se é do aquário todo. A mesma coisa para o equivalente da nutrafin que diz "dosagem semanal para manter uma forte e benéfica colónia de bactérias" +/- 5ml por 40 litros. De qualquer forma pode ser "conversa de vendedor". o mesmo problema se passa com os condicionadores de agua que também não especificam se é em relação à agua total.
  7. Viva! Sei que existem medidores de ph daqueles electrónicos. A pergunta que faço é: existem medidores (electrónicos também) que meçam outros parâmetros (amónia, nitritos etc.)? Sei que se houver, não devem ser baratos, mas apenas quero saber se há alguma coisa nesses campos. Cumprimentos.