[Fertilizante] Capsulas DIY


andre1991

Recommended Posts

Boas,

 

Estou a ponderar fazer umas capsulas com fertilizante.

Para tal necessito do que?

 

 

Screen%20Shot%202014-09-16%20at%2013.52.

 

A minha questão é já alguém fez isto? Tem boa experiência?

Pelo que tenho lido nos fóruns estrangeiros é só coisa boa, até porque fertilizar apenas na coluna de agua é um problema.

 

Pode até ser uma boa solução para quem tem low-tech e não quer tar a comprar os pós todos.

Vou mandar vir isto hoje, se alguém quiser dividir ou poder dar algum feedback agradeço.

Editado por andre1991
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sinceramente,

Nao pesquisei muito sobre a sua composição, segui me pelo video:


No US eles usam muito um Osmocote mas esse só há lá.

Então pesquisei o que havia no UK e o Miracle-gro é que usavam lá. Referem ser aprox. a mesma composição, por isso comprei esse. Ainda andei em akis etc. mas achei arriscado comprar as "cegas"...

 

Até agora saiu por 20€ por 200 capsulas vazias e um pacote de fertilizante.

Nas lojas algo equivalente custa entre 7 a 10 € por apenas 6 capsulas ...

 

Eu meti me nisto por um simples motivo, não tenho substrato fértil e também não quero desmanchar o aquário só por isso.

Agora vamos ver como corre, depois vou dando feedback.

 

edit: fica a composição

 

http://www.lovethegarden.com/system/files/user-files/product/label/01-13/mg-sr-ap-pf-label.pdf

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Já tinha pensado em fazer algo do genero, senão em capsulas em bolas, mas as capsulas parece me mais facil de trabalhar...

Tenho substrato fertil mas ai mensalmente, aquando da manutenção mais a serio do hardscape ponho sempre umas 3 ou 4 pastilhas da Sera junto às plantas de maior apetite.

Noto logo diferença na alternanthera.

Fertilização ao nivel das raizes é sempre uma boa ideia.

 

Vai dando noticias do projecto :)

 

Cumps.

Cumprimentos,

Luis Batista

Wet Dream 100x30x45 (9 Abril 2014) Easy Rider 50x50x50 (28 Maio 2015)

Green Velvet 53x26x34 (12 Outubro 2015)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Já tinha pensado em fazer algo do genero, senão em capsulas em bolas, mas as capsulas parece me mais facil de trabalhar...

Tenho substrato fertil mas ai mensalmente, aquando da manutenção mais a serio do hardscape ponho sempre umas 3 ou 4 pastilhas da Sera junto às plantas de maior apetite.

Noto logo diferença na alternanthera.

Fertilização ao nivel das raizes é sempre uma boa ideia.

 

Vai dando noticias do projecto :)

 

Cumps.

 

Vamos la ver chega dia 27 as coisas, acho que tem tudo para resultar. Eu como não tenho substrato fértil devo ganhar bastante com a introdução disto.

Boas, eu uso este tipo de receita, não tenho qualquer tipo de substrato fértil debaixo do areão, coloco as capsulas de 2 em 2 meses, e faço micros e macros da tropica. Deixo aqui a foto.

 

B2661548-D74A-45E0-85DD-A29B35EE3A2E_zps

Parece me bem, o importante e para as plantas mais comilonas :P

 

Fica a dica: Enche o aquario ou tas com medo? :D Enche ate a linha preta fica muito melhor ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tirei a foto no dia errado :) agora esta sempre até a linha preta, esta foto já tem alguns meses, a frente do Aqua fez uma espécie de tapete com uma planta que parece um trevo, não sei o nome.vais gostar do resultado, isso funciona mesmo. Já agora, de onde mandas te vir as capsulas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tirei a foto no dia errado :) agora esta sempre até a linha preta, esta foto já tem alguns meses, a frente do Aqua fez uma espécie de tapete com uma planta que parece um trevo, não sei o nome.vais gostar do resultado, isso funciona mesmo. Já agora, de onde mandas te vir as capsulas?

 

Bem nao usei aquela opção que apresentei pois pediam me mais em portes que em "material".

 

Mandei vir o fertilizante pela amazon 4.40 pounds. E as capsulas por 1.25 pounds cada 100, comprei 200 para durar uns anos. Encontrei no ebay: http://www.ebay.co.uk/itm/291236544804?_trksid=p2059210.m2749.l2649&ssPageName=STRK%3AMEBIDX%3AIT

 

Ficou a uns 8€ as capsulas sozinhas por causa dos portes que foram 3.5 pounds.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Vamos cá ver, posso dizer que ajudou bastante algumas das plantas. Tinha plantas que ressentiam um pouco a falta de fertilização pelas raízes.
Destaco:

Rotala 'bonsai' mais conhecida como Ammania sp. 'Bonsai';
E plantas tapete no meu caso foi a monte carlo.

Agora dizer que há resultados da noite para o dia? Não posso afirmar que sim. Plantas que sejam famintas por nutrientes como hygrofila polysperma ou rotula rotindofolia continuaram a notar-se defeciencias caso elas existam.

A meu ver a grande vantagem disto é que permite a planta apresentar um aspeto muito mais saudável, no caso da Rotala 'bonsai' as folhas eram assim:

 

(A planta foi comprada em Abril.)

 

Foto tirada em Junho

DSC01899.JPG

 

Passaram para:
IMG_2799.JPG

 

 

 

Tenho esta planta a mais desde Abril. Mas só depois de introduzir fertilização via raízes notei melhorias, não posso jurar que foi por causa das capsulas mas suspeito. Ela melhorou quer em aspeto quer em velocidade de crescimento antes simplesmente não crescia.

 

No aspeto geral recomendo caso não tenham substrato fértil, mal não faz e ajuda quer tenhas um low-tech (acaba-se a fertilização liquida) quer um "high-tech" ( um aqua exigente boa luz + co2 30ppm etc. + fertilização liquida).

No segundo caso ajuda no aspeto de saude das plantas ( a meu ver).

 

Eu comprei 200 capsulas. Gastei 6 desde inícios Setembro em um aquário de 54L. Resultado vai me durar imenso tempo.

 

 

 

PS2: já meto uma foto mais recente (esta ja tem uns dias) e aquilo ta com mesmo bom aspeto.

Editado por Hugo R. Silva
Negócios é noutra área.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É sempre uma boa opção, eu fiz algo assim quando utilizada a spirulina para fazer comida para os camarões, ficava com as cápsulas e depois de cheias de fertilizante colocava junto das raízes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nota-se bem que a planta ficou mais saudável.

No meu caso que só tenho como substrato areia de sílica julgo que esta solução vai ser boa para as minhas Cryptocorynes.

Tive a oportunidade de ver numa loja de planta a minha beira o Osmocote Universal da KB que é mesmo muito parecido com o Miracle Gro que utilizas-te.

Até tirei uma foto a composição:

adubo_zps2b1d8aab.jpg

 

 

Penso também que não haverá nenhum problema com a amónia, pois o adubo vem sobre a forma de NH4+ e esta forma é estável em água ácida não se transformando em NH3.

Mas já agora, observas-te algum aumento de amónia ou nitratos?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É sempre uma boa opção, eu fiz algo assim quando utilizada a spirulina para fazer comida para os camarões, ficava com as cápsulas e depois de cheias de fertilizante colocava junto das raízes.

 

Mas as capsulas eram o fertilizante tipo substrato fértil, certo?

 

Tenho lido relatos de americanos a usar apenas isto como substrato fértil e a terem bons resultados.

Mais concretamente refiro me a este canal: https://www.youtube.com/channel/UCNvwGN8lHUvMnAfuVS28NJg

 

Sao bastante interessantes os videos dele, quem quiser dar uma olhada ele discute tópicos atuais de aquários plantados.

Nota-se bem que a planta ficou mais saudável.

 

No meu caso que só tenho como substrato areia de sílica julgo que esta solução vai ser boa para as minhas Cryptocorynes.

 

Tive a oportunidade de ver numa loja de planta a minha beira o Osmocote Universal da KB que é mesmo muito parecido com o Miracle Gro que utilizas-te.

Até tirei uma foto a composição:

 

adubo_zps2b1d8aab.jpg

 

 

Penso também que não haverá nenhum problema com a amónia, pois o adubo vem sobre a forma de NH4+ e esta forma é estável em água ácida não se transformando em NH3.

Mas já agora, observas-te algum aumento de amónia ou nitratos?

 

 

 

Medi a Amônia na primeira semana, todos os dias, um pouco antes de ligar as luzes.

O resultado foi sempre 0, com o teste liquido (dentro da validade).

 

As plantas mais rapidamente consomem o NH4 do que consomem o NO3. Convém lembrar que isto são fertilizantes de libertação lenta e duram 4 meses.

Desta forma as "bolinhas de fertilizante" vão se consumindo ao longo desse tempo não se liberta uma grande quantidade de uma vez, logo não ha riscos...

 

Fica uma foto da planta (tirada a minutos):

 

IMG_2965.JPG

 

 

IMG_2966.JPG

 

Nesta ultima pode se ver a hygrofila continua a ser devoradora de nutrientes, que é bom pois posso ver as deficiências que estão a ser causadas as outras plantas de crescimento lento, de dois em dois dias (sensivelmente) podo essa hygrofila para não invadir o aquário. xD

 

Espero ter ajudado.

 

PS: as fotos nao alterei cores nem nada é como saiu do telemóvel.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nota-se mesmo que as capsulas estão a fazer bem a planta.

Também fazes fertilização líquida e CO2?

 

Como chegas te ao tempo de fertilização de 4 em 4 meses? Foste pela embalagem?

 

A minha duvida relativa ao tempo entre cada fertilização deve-se ao facto do próprio Osmocote ser umas capsulas reguladas pela humidade.

Logo nos aquários os constituintes estão em constante libertação... Agora deduzo é que seja o próprio substrato que não deixa os nutrientes subirem a coluna de água. mantende-os perto das raízes, daí os resultados positivos nesta maneira de fertilizar.

 

Sem duvida que vou avançar e fazer umas capsulas de Osmocote Universal.

 

Visto a quantidade enorme de capsulas que conseguimos fazer, estas não perderam qualidade ao longo do tempo. Mesmo que bem armazenadas? Julgo que o adubo tem um prazo de validade!?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

Mas as capsulas eram o fertilizante tipo substrato fértil, certo?

 

Tenho lido relatos de americanos a usar apenas isto como substrato fértil e a terem bons resultados.

Mais concretamente refiro me a este canal: https://www.youtube.com/channel/UCNvwGN8lHUvMnAfuVS28NJg

 

Sao bastante interessantes os videos dele, quem quiser dar uma olhada ele discute tópicos atuais de aquários plantados.

 

 

 

 

 

 

Medi a Amônia na primeira semana, todos os dias, um pouco antes de ligar as luzes.

O resultado foi sempre 0, com o teste liquido (dentro da validade).

 

As plantas mais rapidamente consomem o NH4 do que consomem o NO3. Convém lembrar que isto são fertilizantes de libertação lenta e duram 4 meses.

Desta forma as "bolinhas de fertilizante" vão se consumindo ao longo desse tempo não se liberta uma grande quantidade de uma vez, logo não ha riscos...

 

Fica uma foto da planta (tirada a minutos):

 

IMG_2965.JPG

 

 

IMG_2966.JPG

 

Nesta ultima pode se ver a hygrofila continua a ser devoradora de nutrientes, que é bom pois posso ver as deficiências que estão a ser causadas as outras plantas de crescimento lento, de dois em dois dias (sensivelmente) podo essa hygrofila para não invadir o aquário. xD

 

Espero ter ajudado.

 

PS: as fotos nao alterei cores nem nada é como saiu do telemóvel.

As cápsulas vazias depois Enchia com substrato fértil que aqui tinha.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nota-se mesmo que as capsulas estão a fazer bem a planta.

Também fazes fertilização líquida e CO2?

 

Como chegas te ao tempo de fertilização de 4 em 4 meses? Foste pela embalagem?

 

A minha duvida relativa ao tempo entre cada fertilização deve-se ao facto do próprio Osmocote ser umas capsulas reguladas pela humidade.

Logo nos aquários os constituintes estão em constante libertação... Agora deduzo é que seja o próprio substrato que não deixa os nutrientes subirem a coluna de água. mantende-os perto das raízes, daí os resultados positivos nesta maneira de fertilizar.

 

Sem duvida que vou avançar e fazer umas capsulas de Osmocote Universal.

 

Visto a quantidade enorme de capsulas que conseguimos fazer, estas não perderam qualidade ao longo do tempo. Mesmo que bem armazenadas? Julgo que o adubo tem um prazo de validade!?

Desde que introduzi faço fertilização liquida e CO2 pressurizado .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais