Farewell to my mother


Bruno R. Carvalho

Recommended Posts


Ora cá estamos de novo naquela altura do ano, mais um novo desafio. O ano passado a coisa nao me correu muito bem e cheguei a dizer que nao voltava a participar.Mas quem desiste são os fracos e nao sou de desistir, logo cá estou de novo para mais um desafio.
 
Este é o meu terceiro e estas foram as minhas duas participações.
 
 
4ceac2c852882d0eb78d2ef62e23a13d.jpg
 
c554968bc7c4249f229aa0249edcf038.jpg
 
O segundo foi do ano passado e por motivos exteriores deixou muito a desejar.
 
De qualquer maneira, ontem la fui direito a FIL para mais um dia acompanhado de pessoal que tal como eu não bate bem da bola e em vez de passar os fins de semana em familia, ou a beber umas jolas e ver a bola, insistem nesta coisa de decorar caixas de vidro. Vá-se la entender.
Fruto da situação de saúde da minha mãe ainda ponderei desisir, mas optei por ir, pensei que seria uma boa distração para mim dos problemas estar entre amigos e a plantar um aquario, não me enganei.
 
Aquario: ILA 45x30x30
Filtro : Aquael Versamax FZN-1
Luz: twinstar 450EA serie 4
Co2: strideways com extintor 2kg
Substrato:Aquael advanced soil plants + areia de piscina e areao variado
Hardscape: rochas relief
 
Plantas:
Rotala h'ra
Rotala green
Rotala yao yai
Pogostemon erectus
Anubias mini mini
Bucephalandra kedanbang
Micranthemum monte carlo
Hemianthus cuba
Eleocharis mini
 
O ano passado tentei fazer algo muito elaborado e depois falhei miserávelmente, logo este ano optei por criar algo mais simples e facil de manter, nao vai ganhar concursos, mas ao menos espero que seja algo que chegue bonito ao dia de ser apresentado na petfestival.
É basicamente um layout rochoso de montanha, que usa uma pedra grande do lado esquerdo para criar escala sombras e o resto do layout colocação das rochas flui dai.
 
O estilo de plantação é inspirada nos layouts brasileiros, alias a lista de plantas é quase cópia do meu layout de 90 cm.
Tirando um pequeno acidente de uma rocha que descolou e moveu durante o transporte o aquario chegou bem a casa e ja esta cheio desde ontem.
A agua esta muito enevoada, mas durante o dia de hoje isso deve passar.
Ontem nao tive tempo por isso logo é que vou ligar o co2.
 
O esquema de TPA's na primeira semana será de 60% todos os dias.
De referir que adicionei capsulas da neo debaixo do substrato para garantir uma fertilização mais minimalista na coluna de água, fornecendo nutrientes atraves do substrato.
 
Aqui ficam fotos
77c9d8d976e229c1ea439a8bb0d99750.jpg
 
b8596e9d56c764c812297301fb829f4e.jpg
 
bea77693cc5d854eed9c43bf61fa49e0.jpg
 
Nao tenho tempo para muito mais, visto que estou a escrever este tópico na pausa de almoço do trabalho, mas o nome deste layout é Farewell to my mother, infelizmente a minha mãe esta internada no hospital ja há semanas, encontra-se já em estado vegetativo.
Embora ainda esteja viva, a minha mãe, a pessoa maravilhosa que ela era, que me cuidou, que me dava comer, que brincava comigo, que ria comigo, que enxugou as minhas lagrimas, que me ajudou a levantar quando cai, desde que dei o primeiro buaaa neste mundo, a minha mae ja cá não está, por isso este layout é em honra dela, uma espécie de despedida que faço á pessoa que me deu vida e me trouxe a este mundo, que sempre colocou a minha vida a frente da dela, mesmo que eu nestas voltas da vida, porque sejamos sinceros esperamos sempre que os nossos pais estejam ca sempre para nos, mesmo que eu as vezes tenha falhado em reconhecer tudo o que ela fez por mim, pensamos sempre que temos tempo para dar aquela palavra, aquele beijo, aquele abraço.
Pois digo-vos se tem mãe, dêem-lhe agora e todos os dias o carinho que ela merece, pois senão um dia pode ser tarde demais.
Assim foi para mim, farewell to my mother, espero meter na criação e manutenção deste aquário tudo aquilo que queria ter dito a minha mãe e que ficou por dizer porque infelizmente a vida tem destas coisas.
Ela ainda está cá, mas ja nao está, este aquário é uma homenagem que lhe faço.
Uma forma de procurar sentido em tudo isto.
 
 
 
 
Enviado do meu SM-A202F através do Tapatalk
 
 



  • Gosto 6

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bruno, como todos os que lá estiveram, assim espero, passámos um dia em que nos libertamos dentro de 5 vidros! Quer seja por gosto ou por refúgio, aquele momento foi nosso e essa experiência ninguém nos pode tirar. Cada um à sua maneira expressou para dentro do aquário aquilo que se lhes proporcionou! 

 

Acima de tudo quero lamentar toda a situação da tua Mãe e deixo aqui o desejo de que tenhas a força necessária para ultrapassar esta fase! 

 

Quanto ao aquário, que bonita homenagem! Meticuloso, simples e harmonioso tudo num só! Menos arrojado que o do ano passado, mas aqui menos é mais! Gosto da escolha de plantas. Agora é o costume, esperar que elas comecem a dar forma à tua ideia e que tu consigas moldar para atingires a tua visão do aquário.

 

Grande abraço 

 

  • Gosto 1

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui vai um update.
Nao se passou muita coisa em 24 horas, o aquário ja tem co2, drop checker, o filtro levou materias filtrantes da neo e la de filtro, mantive algumas das esponjas originais.
Agora é deixar crescer, TPA's diarias nesta fase inicial e ver como corre.

Foto de ontemb43e059dc28c676b737e0c8d194f6dba.jpg

Enviado do meu SM-A202F através do Tapatalk

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 09/10/2023 at 13:34, Bruno R. Carvalho disse:

logo este ano optei por criar algo mais simples e facil de manter, nao vai ganhar concursos, mas ao menos espero que seja algo que chegue bonito ao dia de ser apresentado na petfestival.

Nunca se sabe o resultado final antes de ser avaliado! Se tiveres disponibilidade para manter o plantado nos eixos, garanto-te que não vamos ficar desiludidos! 

Forte abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está muito bom Bruno...

Se o conseguires manter da mesma forma que os crias tem tudo para ficar algo muito bom e candidato à vitória final.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O resultado que esperas já alcançaste, Bruno. Lamento imenso tudo aquilo por que estás a passar... passei pelo mesmo no início do ano e estou muito longe de recuperar. Muita força para ti.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora um update

O melt começou, é sempre a monte carlo, poderia dizer porquê eu?
Mas talvez nao goste de ouvir a resposta.

" A resposta é porque o Bruno as vezes é estupido, teimoso e arrogante.

Passo a explicar, é um facto, não só confirmado pelas minhas experiências, como por informação transmitida por outros aquascapers, entre eles o nosso Filipe Oliveira, que percebia disto como poucos, como disse é um facto que as 1-2 grow tem uma tendencia a meltar durante as fases iniciais do ciclo, sendo que monte carlo então é quase uma certeza.
O Filipe uma vez explicou isso muito bem num workshop, os quandos e os porquês deste fenomeno, tendo recomendado sempre o uso de potes.
Agora aqui entra a estupidez e teimosia do Bruno, sabendo eu desta informação 4 dias antes do desafio eu plantei o meu aquario de 90 com praticamente todas as plantas em pote, sobretudo a cuba e a monte carlo, que são para mim as mais susceptiveis ao melt ( eleocharis e crenata nao ficam muito atrás).
Usei apenas 1-2 grow em plantas que nao havia alternativa.
A estupidez é que sabendo disto, e tendo tido o cuidado de nao usar 1-2 grow no meu aquario, eu pedi as mesmas no aquario do desafio.
A teimosia e arrogância foi que o fiz, para esticar mais os potes, com a ideia fixa que desta vez o desfecho seria diferente.
Toma la que ja almoçaste, a monte carlo ja meltou toda.

Para evitar problemas de maior removi todos os pedaços de monte carlo e replantei com um pote que me sobrou do de 90. O que nao fiz foi voltar a colar a monte carlo na rocha, decidi que nesta fase mais vale deixar o aquario estabilizar e entao sim colar, preferivelmente, se puder colar podas que ja tenham feito a transição para submerso e devidamente adaptadas ao aquário.

Em discussão com os meus colegas de concurso um deles deu uma descrição detalhada do fenómeno que leva a que as 1-2 grow meltem, que nao deixa em nada a desejar a explicação que o Filipe deu há anos atrás. Espero que ele a coloque no topico dele pois é conhecimento imprescindível para evitar que alguns sem saber passem por isso. ( nada a fazer em relação a estúpidos,teimosos e arrogantes, esses não há cura, gajos que julgam que sabem tudo. Eu não vou dizer nomes, so que é o gajo que acabou de estourar um pote de monte carlo.

De qualquer maneira o resto das plantas estão a crescer bem e fora disso a TPA diária foi efectuada.

Aqui vai a foto de ontem

bffb81c4e9b9ff8964c488234552a93a.jpg

Enviado do meu SM-A202F através do Tapatalk

  • Gosto 2

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha, deste-me uma novidade... nunca tive melt com Monte Carlo 1-2 grow. Acredito que tenhas toda a razão e eu tenha tido apenas sorte, mas é a experiência que tenho (mesmo com dry-start).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha, deste-me uma novidade... nunca tive melt com Monte Carlo 1-2 grow. Acredito que tenhas toda a razão e eu tenha tido apenas sorte, mas é a experiência que tenho (mesmo com dry-start).
Dry start é um pouco diferente, a planta depois do dry start pode sofrer melt na transição de emerso para submerso, porque a crescer debaixo de água tem disponível apenas uma fração do co2 que tinha em seco no dry start.
Dai que para evitar isso após o dry start é necessario debitar quantidades elevadas de co2.
Se cresceres 1-2 grow em dry start, quando inundares a planta ja nao vai ser propriamente 1-2 grow, vai estar no formato emerso, pois durante o dry start adaptou-se a esse ambiente.
No caso das 1-2 grow submerso o problema é que a planta é crescida em laboratório, logo nao tem defesas e o choque é maior nesta planta que na versão pote que cresce na forma emersa e quando é metida no aquario apenas tem que fazer a transição de emerso para submerso.
Nao quer dizer que todas tenham melt, mas as chances são maiores, logo vale mais usar pote.

Enviado do meu SM-A202F através do Tapatalk

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

15 hours ago, Bruno R. Carvalho said:

Dry start é um pouco diferente, a planta depois do dry start pode sofrer melt na transição de emerso para submerso, porque a crescer debaixo de água tem disponível apenas uma fração do co2 que tinha em seco no dry start.
Dai que para evitar isso após o dry start é necessario debitar quantidades elevadas de co2.
Se cresceres 1-2 grow em dry start, quando inundares a planta ja nao vai ser propriamente 1-2 grow, vai estar no formato emerso, pois durante o dry start adaptou-se a esse ambiente.
No caso das 1-2 grow submerso o problema é que a planta é crescida em laboratório, logo nao tem defesas e o choque é maior nesta planta que na versão pote que cresce na forma emersa e quando é metida no aquario apenas tem que fazer a transição de emerso para submerso.
Nao quer dizer que todas tenham melt, mas as chances são maiores, logo vale mais usar pote.

Sempre a aprender 🙂 . Obrigado pela explicação, Bruno.

O problema dos potes que eu arranjo perto da minha casa é que não são da melhor qualidade... não em termos da planta em si, mas parece-me sempre que trazem pestes associadas... caracóis, principalmente. Estava a pensar, na minha próxima montagem, usar apenas plantas 1-2 grow, mas sendo assim vou repensar essa opção... talvez o melhor seja mesmo fazer uma encomenda de potes submersos numa loja mais "limpinha". Mais uma vez, obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora cá estamos de novo

Este é um aquario de contrastes.

Foto deles hoje antes da TPA46d887d964220bc9b7394db83e890c1c.jpg

Parece bonito, mas o melt continua nas 1-2 grow. Agora é a stauregeyne reppens.

48e4a64e3d156dcd7bba5a7b152e4cdf.jpg

As outras plantas estao bem.

3ac706a801f3ba178c299bcd5ddbcd5c.jpg

Tenho dois aquarios plantados com 4 dias de diferença, 1 tem melt, o outro não.

Diferenças entre eles:

1- tamanho, 45P vs 90P
2- o de 90 usa difusor em linha
3 - o de 90p usou pouco 1-2 grow, no entanto ambos usam 1-2 grow stauregyne
4- o de 90 fez dark start
5- ambos usam agua de rede mas de sítios diferentes

TPA diarias 50% nos dois

Hoje resolvi alguns problemas, mudei o difusor de sitio, agora esta no lado oposto ao filtro. E aumentei o co2.
Amanhã a ver se arranjo uns testes e faço as medições da agua.

O melt é algo esperado, nao me chateia, quando o aquario estabilizar passa. So questiono porque um dos aquarios tem melt, e o outro não.




Enviado do meu SM-A202F através do Tapatalk

  • Gosto 1

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 22 minutos, Bruno R. Carvalho disse:

O melt é algo esperado, nao me chateia, quando o aquario estabilizar passa. So questiono porque um dos aquarios tem melt, e o outro não.

Suponho que ambos estão com bastante CO2. Já estás a adicionar fertilizantes, ou ainda não?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Suponho que ambos estão com bastante CO2. Já estás a adicionar fertilizantes, ou ainda não?
Ambos tem capsulas debaixo do substrato. E ambos tem fertilizante da 2hr aquarist, um tem o apt1 e o outro tem o apt3.
O do melt tem apt1, mais adequado a aquarios acabados de plantar.

Enviado do meu SM-A202F através do Tapatalk

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 horas, Bruno R. Carvalho disse:

ambos tem fertilizante da 2hr aquarist, um tem o apt1 e o outro tem o apt3

Talvez seja por aí...

O APT1 não tem nitratos nem fosfatos. Também tem um bocadinho menos de Magnésio, mas não creio que seja significativo. O APT2 sim, tem nitratos e fosfatos... Não conheço esse solo que estás a utilizar, mas suponho que seja o mesmo em ambos os aquários.

As plantas "in vitro" são muito peculiares, por um lado o sistema foliar é criado numa situação semelhante a uma planta emersa, o que conduz à necessidade de muito CO2 para as ajudar na transição para submerso. Por outro lado, as raízes vivem num caldo "hiper fertilizado", o que faz com que a quando da sua adaptação ao aquário sofram com uma notável escassez de nutrientes... Escassez é talvez um termo pouco adequado, pois é apenas "escasso" comparativamente ao que elas tinham anteriormente disponível.

Gerir essa transição é compreensivelmente delicado, pois se por um lado as fizermos passar fome elas ressentem-se, por outro lado se as mantivermos num ambiente muito rico, como elas ainda não comem o suficiente as nossas outras companheiras oportunistas instalam-se... nesse caso é fundamental um regime intenso de TPA's,

Mas talvez seja por aí, não sei!

Editado por C Mocho
ortografia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

9 hours ago, Bruno R. Carvalho said:

Hoje resolvi alguns problemas, mudei o difusor de sitio, agora esta no lado oposto ao filtro. E aumentei o co2.

A mim, no meu último tanque, o aumento de CO2 fez maravilhas. Não tinha melt, mas as plantas estavam quase sem desenvolvimento... de um dia para o outro começaram a crescer como doidas. Também as privei de alguns nutrientes na coluna de água, e elas começaram a ir busca-los ao substrato. Deve ser isso que faz o APT1. Em plantas como a stauregeyne, pode não ser tão benéfico, porque se alimentam muito pelas folhas, e pode ser por isso que estejam a derreter num aquário e não no outro. Mas relaxa... como tu próprio dizes, elas não estão a morrer... estão só a adaptar-se.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Comecemos pelo principio,após TPA hoje está assim.

b401676b67638730ce01cddd18e0036d.jpg

Hoje levou TPA e poda das rotalas com replantação das podas. Está bonito, tou contente com o progresso, mas há melt, sei que é normal na fase inicial, por isso nao tou preocupado.
Actualmente tenho melt na stauregeyne, monte carlo e bucephalandras.

Mesmo sem estar preocupado, tou curioso quanto a razão, se nao pode ser erro meu, visto que actualmente tenho melt nos dois layouts. Este e o de 90 e ambos com melt na monte carlo e stauregyne reppens.

Em comum tem o facto que falhei uma TPA no fim de semana, falhei a de sexta no de 90 e a de sabado no do desafio.
Com os putos nao deu, deixei para a noite e adormeci.

Ambos estao com co2 bem no amarelo, um dos aquarios tem difusor twinstar, o outro inline.

Ja agora posicionamento do mesmo?

Ja tentei

20de38ecb471999be189aa8e40bbeaac.jpg

fba74878b8418a877e4d17ebce04a950.jpg

78043bf1b7a2d8162ebbbf61614a54a8.jpg

A primeira mudei pois ficava junto ao filtro o que não é adequado, a terceira mudei agora pois na segunda fiquei com a ideia que o co2 nao chegava aquela area central do caminho.

Estou a fertilizar com o APT1.


Vou ver se compro testes, para testar a agua, nao va ser problema da agua.
E vou tratar de substituir as plantas com melt.

Enviado do meu SM-A202F através do Tapatalk

  • Gosto 1

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 12 horas, Bruno R. Carvalho disse:

Mesmo sem estar preocupado, tou curioso quanto a razão, se nao pode ser erro meu, visto que actualmente tenho melt nos dois layouts. Este e o de 90 e ambos com melt na monte carlo e stauregyne reppens.
 

Bruno dH e kH possivelmente elevados, eventualmente a tua água não tem capacidade de fazer o efeito tampão resultantes do grande incremento do CO2 e a coisa descontrola-se.

Já lá vai uma semana desde que levou água, já há podas, não quero com isto dizer que as plantas já estão completamente adaptadas mas já há uma transição, se calhar é melhor aliviar um pouco o CO2.

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

11 hours ago, Bruno R. Carvalho said:

Vou ver se compro testes, para testar a agua, nao va ser problema da agua.

Ia falar-te nisso mesmo. Talvez tenha haver com a água da torneira. Em algumas alturas aconteceu-me o mesmo, e em fase avançada do aquário. Até perceber o que estava a acontecer, levou-me algum tempo, mas também não havia muito a fazer. Pode ter haver com estas primeiras chuvas. Há que esperar que a coisa regularize.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tranquilidade, amor e carinho. Isso está no bom caminho.

Passa as fotos no computador e ajusta um pouquinho as cores. Consegues melhor fotos que isso. Até eu que sou daltónico consigo.

Com isso vais ver que não há como correr mal!!!

Continuo a não entender o excesso de TPAS....mas enfim sou só eu!

Abraço 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tranquilidade, amor e carinho. Isso está no bom caminho.
Passa as fotos no computador e ajusta um pouquinho as cores. Consegues melhor fotos que isso. Até eu que sou daltónico consigo.
Com isso vais ver que não há como correr mal!!!
Continuo a não entender o excesso de TPAS....mas enfim sou só eu!
Abraço 
Obrigado Vasco
As fotos, nao tentei editar sequer.
As tpa's diarias, é mais burro velho nao aprende truques, em inglaterra ensinaram-me assim, alias tinha que ser, a agua de londres é rocha liquida, era muito dificil crescer plantas e os primeiros tempos de um aquario eram desafiantes, isso tornou-se ainda mais visivel quando vim para cá, com a agua de cá tenho conseguido resultados que nunca consegui lá, e foi quase instantaneo.
La também tinha que debitar muito mais co2, alias outra má influencia, visto que aqui as vezes tenho o habito de debitar demais, o que tras mais problemas do que resolve.
Mas tirando as primeiras semanas eu até sou relaxado demais com tpa's uma por semana e as vezes fico semanas sem fazer, algo que ja me deram na cabeça como a razão de que os layouts as vezes nao atingem o seu potencial, a minha falta de consistência na manutenção, mas depois de 2019, tento nao viver obcecado com os aquarios.
Montei 2 este ano, em 2019, montava 2 por mês.

Enviado do meu SM-A202F através do Tapatalk

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora foto de hoje, hoje não há nada de especial apontar. É so deixar as plantas crescerem.
dc2c896fccba8e92d3f92a8156a692b6.jpg

306a22395bdfdc73958e404f779f5990.jpg

Enviado do meu SM-A202F através do Tapatalk



Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bruno o melt será da temperatura? 
 

E outra coisa, não dá para por o difusor dentro do filtro? Eu já consegui fazer isso com um cascata e tive bons resultados. 
 

Já agora a tua montagem é a que eu gosto mais do que já apareceram no fórum. 👍

Editado por Gonçalo84
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Discordo! Aquele autocolante ali ao canto... grrrrrr...
O Tozé ainda te vem puxar as orelhas, aquilo é o autocolante do patrocinador.


Enviado do meu SM-A202F através do Tapatalk

  • Haha 1

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bruno o melt será da temperatura? 
 
E outra coisa, não dá para por o difusor dentro do filtro? Eu já consegui fazer isso com um cascata e tive bons resultados. 
 
Já agora a tua montagem é a que eu gosto mais do que já apareceram no fórum.
Obrigado pelo elogio.
O melt parou, baixei o co2 nos dois aquarios e nao houve mais melt, as plantas danificadas, se nao recuperarem, vou substituir, de resto as plantas continuam a crescer bem.

Enviado do meu SM-A202F através do Tapatalk

  • Gosto 1

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.