Old Roots


Gonçalo84

Recommended Posts

Boas pessoal

 

Cá estou eu de novo com uma montagem. Desta vez estou determinado a levar este layout a bom porto e não deixar isto morrer antes do tempo!

 

Setup

Início da montagem:

09/09/23

 

Aquário:

ILA 90x45x45 (170L úteis) com fundo em acrílico branco ice

 

Móvel:

Paulo Vieira Aquários

 

Iluminação:

Twinstar 900SP com dimmer Twinstar

8h no nível 5 de 7

 

Filtragem:

Oase Biomaster Thermo 600

 

Media:

Equo Stilla - 3 cestos

Eheim Substrat Pro - 1 cesto

2 saquetas Seachem Purigen

 

In/out:

Lily pipes MIC

 

Substrato:

ADA Amazônia usado

Neo tabs

Areia de filtro de piscina


CO2:

Botija de 2kg

Redutor de pressão Co2 art com solenóide 12v 

Atomizador Qanvee

 

Aquecimento:

Externo no filtro 300w

 

Hardscape:

Basalto (acho eu)

2 cavacas de zambujo 

 

Fertilização:

🤷‍♂️

 

Flora:

x1 Echinodorus Ozelot

x2 Echinodorus Grisebachii "Bleherae"

x2 Echinodorus Paleafolius 

x1 Hygrophila Pinnatifida

x1 Microsorum Pteropus Mini

x2 Cryptocoryne Wedtii Tropica

x1 Cryptocoryne Wedtii Green

x1 Nymphea Lotus

x1 Hydrocotyle Tripartita

x1 Blyxa Japónica

x1 Phyllanthus Fluitans

x1 Micranthemum Monte Carlo


Fotos:

 

Bancada de ensaios

large.1.jpg

 

Transferência para o aquário

 

large.2.jpg

 

Substratado

large.3.jpg

 

Dia da plantação

 

large.4.jpg

 

Após umas mudanças de plantas e adição de pormenores

large.6.jpg

 

🤘

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uau! Muito bonita, esta montagem. Os meus parabéns. Gosto especialmente da maneira como a madeira se mistura com as rochas, mas acho que te falta aí alguma profundidade. Fico à espera do que vais conseguir fazer com as plantas. Vai actualizando!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado, mas o objetivo não é profundidades, montanhas à distância, golden ratios e etc. Já fiz isso é neste momento não tenho muito tempo para dedicar. 

Este aquário é para ser de baixa manutenção (daí não ter plantas de caule nem nada que precise de podas) e ter uma coisa bonita na sala cheios de plantas de folha larga. Por isso escolhi o nome “old roots”. É para voltar ao início do hobby mas com material moderno, sem coisas de plástico e substratos de areão e filtros de fundo. 
 

Fertilização lean com maior parte das plantas a preferirem fertilização nas raízes. Tpa semanal e limpeza de vidros e pouco mais. 
 

Espero ser um Nature aquarium ADA style em que as echinodorus e a lotus sobressaiam em conjunto com a fauna. 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais um a juntar-se ao grupo.

Quando tempo aperta passamos a escolher coisas mais simples e que visualmente inseridos numa sala ficam um espetáculo para que a vê. Não são para fotografia, são para serem apreciados ao vivo. O próximo nível, foi o que me aconteceu, vender tudo e apenas ficar com um 45p. Ao menos as manutenções demoram 30min.

Um upgrade a pensar. Se tens falta de tempo, passares a lily pipes de inox. Ficam na mesma um espetáculo e são virtualmente sem manutenção. 

Está muito bom e quando essa plantas que mal se vêm crescerem, vai ser "show de bola" na tua sala.

Parabéns Gonçalo

PS- E fauna, que estás a pensar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

8 hours ago, Gonçalo84 said:

Obrigado, mas o objetivo não é profundidades, montanhas à distância, golden ratios e etc. Já fiz isso é neste momento não tenho muito tempo para dedicar. 

Este aquário é para ser de baixa manutenção (daí não ter plantas de caule nem nada que precise de podas) e ter uma coisa bonita na sala cheios de plantas de folha larga. Por isso escolhi o nome “old roots”. É para voltar ao início do hobby mas com material moderno, sem coisas de plástico e substratos de areão e filtros de fundo. 
 

Fertilização lean com maior parte das plantas a preferirem fertilização nas raízes. Tpa semanal e limpeza de vidros e pouco mais. 
 

Espero ser um Nature aquarium ADA style em que as echinodorus e a lotus sobressaiam em conjunto com a fauna. 

Compreendi! Nesse caso está muito bem pensado.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 21 horas, Vasco Ferreira disse:

Mais um a juntar-se ao grupo.

Quando tempo aperta passamos a escolher coisas mais simples e que visualmente inseridos numa sala ficam um espetáculo para que a vê. Não são para fotografia, são para serem apreciados ao vivo. O próximo nível, foi o que me aconteceu, vender tudo e apenas ficar com um 45p. Ao menos as manutenções demoram 30min.

Um upgrade a pensar. Se tens falta de tempo, passares a lily pipes de inox. Ficam na mesma um espetáculo e são virtualmente sem manutenção. 

Está muito bom e quando essa plantas que mal se vêm crescerem, vai ser "show de bola" na tua sala.

Parabéns Gonçalo

PS- E fauna, que estás a pensar?

Verdade Vasco. O tempo é pouco mas a vontade de ter uma paisagem bonita é muita. 
Como dizes, ao vivo é muito melhor do que  na foto. 
Quando as E. palaefolius saírem fora de água, as bleherae chegarem ao cima da água, os nenúfares da lotus a boiar, as cryptos desenvolverem e a Monte Carlo começar a “escorrer” pela madeira abaixo vai ficar top! Pelo menos é essa a ideia. 
 

Já tenho lilys de inox ali guardados. Logo se vê se os ponho. 
 

A fauna estou a pensar em:

15 HYPHESSOBRYCON SERPAE SUPER RED

e um peixe que sei que sempre quis ter

5 PTEROPHYLLUM SCALARE NEGRO

 

sim eu sei que ficam grandes mas também sei que tenho um tempo até serem grandes demais para este aquário. Depois logo se vê. Se calhar mando os para aí para o teu 45p 😏

 

Tambem vou adicionar mais plantas:

 

Aponogeton madagascarienses (mais uma planta da minha infância)

e umas anubias nana e petit para colmatar ali uns buracos. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, o retorno às origens é um exercício nostálgico, mas muito relaxante. Tal como tu, estou convencido que vai ficar maravilhoso com essas plantas. A única que me faz duvidar a longo termo será a Blixa, mas se se aguentar fica aí muito bem. Demoram todas é mais tempo a crescer do que Rotalas (felizmente)…

Serpae e escalares nesse espaço é que é curto, só deve resultar enquanto os escalares forem jovens, depois de adultos, ou os mudas para o tal “45P”, ou vai haver caldeirada! Se tiveres a sorte de ver formar um casal, então vão-se os Serpae e possivelmente os outros “primos” todos. Eu compreendo, os escalares são hipnotizantes, mas efetivamente têm um feitiozinho tramado! Num 120P aguentavas isso sem problema, num 90P não sei, talvez quando as plantas estiverem bem desenvolvidas, mas é arriscado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, C Mocho disse:

Pois, o retorno às origens é um exercício nostálgico, mas muito relaxante. Tal como tu, estou convencido que vai ficar maravilhoso com essas plantas. A única que me faz duvidar a longo termo será a Blixa, mas se se aguentar fica aí muito bem. Demoram todas é mais tempo a crescer do que Rotalas (felizmente)…

Serpae e escalares nesse espaço é que é curto, só deve resultar enquanto os escalares forem jovens, depois de adultos, ou os mudas para o tal “45P”, ou vai haver caldeirada! Se tiveres a sorte de ver formar um casal, então vão-se os Serpae e possivelmente os outros “primos” todos. Eu compreendo, os escalares são hipnotizantes, mas efetivamente têm um feitiozinho tramado! Num 120P aguentavas isso sem problema, num 90P não sei, talvez quando as plantas estiverem bem desenvolvidas, mas é arriscado.

A blixa está a crescer muito bem. Sempre me dei bem com esta planta. 
 

até agora não houve melt em nenhuma planta excepto, claro, algumas folhas das cryptos. Típico. 

 Eu sei que Serpae e escalares pode dar molho, mas queria mesmo os escalares (nem que seja só um ano até estarem grandes demais) e gostava mesmo dos serpae. 
 

Ainda vou pesquisar mais cardumes para ver se abandono os serpae.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

8 minutes ago, Gonçalo84 said:

Ainda vou pesquisar mais cardumes para ver se abandono os serpae.

Põe aí uns Amber Tetra. Assim os Escalares têm a tarefa facilitada 😄.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 16 minutos, JoseCarlosMarques disse:

Põe aí uns Amber Tetra. Assim os Escalares têm a tarefa facilitada 😄.

Já tive. Muito tímidos. O melhor cardume que tive até agora foram mesmo os Hasemania Nana ou tetra cobre. Sempre ativos e sempre em cardume. E ficam com uma cor espetacular debaixo da twinstar. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

54 minutes ago, Gonçalo84 said:

Já tive. Muito tímidos. O melhor cardume que tive até agora foram mesmo os Hasemania Nana ou tetra cobre. Sempre ativos e sempre em cardume. E ficam com uma cor espetacular debaixo da twinstar. 

Eu sou fiel aos neon negros. Parecem sardinhas 🙂 .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Gonçalo84 disse:

queria mesmo os escalares (nem que seja só um ano até estarem grandes demais) e gostava mesmo dos serpae

Pois então força. Sem dúvida que ficará lindo e com uma plantação densa e madura eles terão oportunidade de criar os seus territórios...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 23 horas, C Mocho disse:

Pois então força. Sem dúvida que ficará lindo e com uma plantação densa e madura eles terão oportunidade de criar os seus territórios...

Vamos ver. Ainda estou para decidir. 

para já aqui vai uma foto.

2 semanas de vida!

large.IMG_1699.jpeg

  • Gosto 3
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Welcome back!! 

 

Aqui está, toca a mandar tudo lá pa dentro mexer bem com a colher de pau e deixa refogar! Depois metes o peixe e siga, caldeirada melhor que essa só na Nazaré! 

Fora a brincadeira, gosto do conceito back to basics mas com subtileza e qualidade! Só acho que farias um belo vistaço com uns tetras do Congo por exemplo! Não sei se pretendes meter marisco aí, mas com escalares viram petisco em 3 tempos! 

Quanto ao aquário em si, gosto das plantas que estás a usar, vamos ver quando isso tudo maturar em que ponto vai ficar! E umas valisneria nana não? Ficavam a matar! 

 

Força nisso! 

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 23 horas, ismael_figueira disse:

Welcome back!! 

 

Aqui está, toca a mandar tudo lá pa dentro mexer bem com a colher de pau e deixa refogar! Depois metes o peixe e siga, caldeirada melhor que essa só na Nazaré! 

Fora a brincadeira, gosto do conceito back to basics mas com subtileza e qualidade! Só acho que farias um belo vistaço com uns tetras do Congo por exemplo! Não sei se pretendes meter marisco aí, mas com escalares viram petisco em 3 tempos! 

Quanto ao aquário em si, gosto das plantas que estás a usar, vamos ver quando isso tudo maturar em que ponto vai ficar! E umas valisneria nana não? Ficavam a matar! 

 

Força nisso! 

Obrigado Ismael! Os conguitos não ficam muito grandes? 
Não pretendo marisco sem ser as 6 japónicas que já lá estão. 

Se calhar vou abandonar os escalares já que a cara metade gosta muito dos Colisa Lalia e a pirralha quer um peixe amarelo, portanto vai um Colisa China mel. 
estava a pensar meter 2 cardumes. Uns danio choprae e os serpae mega super extra red. Será que os serpae implicam com os calmos e pacíficos Colisas? Estava a pensar em meter pelo menos 15 para eles se entreterem uns com os outros. 
 

Quanto à valisnéria se fosse era uma gigantea! Mas já tenho (lei-se vou ter) muita coisa à superfície, as flutuantes, a echino paleafolius, a lotus e eventualmente as bleherea, portanto acho que chega de sombras. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os conguitos crescem mas não tanto como os escalares! 

Quanto aos serpae com colisas não sei se será uma boa combinação, vai haver porrada na certa. As colisas são mais tímidas... Já tive serpaes com barbos da Sumatra e a coisa não correu bem para o lado dos barbos... 

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hummm...

se vais para os ananbantídeios (só para te baralhar ainda mais), vê lá os Trichopodus leeri... são calmos, belíssimos, e senhores do seu território, parecem deslisar desafiando a gravidade! Só não recomendo juntá-los a mordedores de barbatanas, porque seria um enorme desperdício. São magníficos quando crescem. Não tem nada a ver com aquelas "coisinhas amorfas" que se veem nas lojas ainda muito jovens!...

Enfim, vai com calma, porque num 90P já podes fazer uma boa seleção de "coisas bonitas"... Podes ter poucos e grandes, muitos pequenos ou uma mistura interessante de médios e pequenos... Todas as opções são maravilhosas, mas tens de procurar espécies compatíveis, senão vai dar mau resultado! É um compromisso inevitável.

Com o tipo de configuração que apresentas, eu procuraria um comunitário (peixes de fundo, meio plano e superfície)... Não é tão fácil como nós gostaríamos, mas é perfeitamente exequível. (eu teria um grande problema, porque gosto imenso de neocaridinas e eles são extremamente condicionantes...).

Ou então assumes uma montagem "monoespécie" e aí escolhes o que quiseres! (concordo que o Tetra do Congo é magnífico). Biótipo não faz sentido, com as plantas que aí tens.

Pensa nisso com calma, pois tenho a certeza que essa montagem te vai dar imensas alegrias!

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Quase um mês depois:

 

large.IMG_1774.jpeg

 

vejo umas filamentosas e ainda há umas diatomacias. 
 

Sobre a fauna optei por 20 rasboras arlequim, 6 Corydora pigmeus e um Colisa Chuna mel, um Colisa cobalto é um lalia! 
 

ainda me falta uma planta para completar a ideia inicial. Conto que chegue na quarta feira. 
 

Já agora partilho o interior do meu Movel para mostrar a minha nova aquisição (leia se diy): um reactor co2! E com isto acabou se as bolinhas de co2! Como não fiz isto antes. Se houver interessados faço um post sobre a máquina.

 

large.IMG_1772.jpeg

 

abraco

Editado por Gonçalo84
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Gonçalo84 disse:

Já agora partilho o interior do meu Movel para mostrar a minha nova aquisição (leia se diy): um reactor co2! E com isto acabou se as bolinhas de co2! Como não fiz isto antes. Se houver interessados faço um post sobre a máquina.

Demora muito? Venha de lá esse post!

 

Ah, e bem vindo de volta! 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

14 hours ago, Gonçalo84 said:

Quase um mês depois:

Está limpinho! Muito bem, Gonçalo. 

Pessoalmente gostaria de ver apenas uma espécie de peixe... talvez os Rasbora em mais quantidade... mas é uma panca minha. Compreendo perfeitamente a tua escolha, e acho que também resulta bastante bem. Qual é a planta que falta? Já pensaste na Juncus Repens, para dar um toque "Filipe Oliveira" ao teu aquário?

14 hours ago, Gonçalo84 said:

Já agora partilho o interior do meu Movel para mostrar a minha nova aquisição (leia se diy): um reactor co2! E com isto acabou se as bolinhas de co2! Como não fiz isto antes. Se houver interessados faço um post sobre a máquina.

Eu estaria super-interessado. Se fizeres esse post, avisa-me, p.f.!

Só por curiosidade... o teu drop-checker parece estar mais amarelo que verde. Alguma razão para isso?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 29 minutos, JoseCarlosMarques disse:

Está limpinho! Muito bem, Gonçalo. 

Pessoalmente gostaria de ver apenas uma espécie de peixe... talvez os Rasbora em mais quantidade... mas é uma panca minha. Compreendo perfeitamente a tua escolha, e acho que também resulta bastante bem. Qual é a planta que falta? Já pensaste na Juncus Repens, para dar um toque "Filipe Oliveira" ao teu aquário?

Eu estaria super-interessado. Se fizeres esse post, avisa-me, p.f.!

Só por curiosidade... o teu drop-checker parece estar mais amarelo que verde. Alguma razão para isso?

Talvez junte mais rasboras um dia. Haja orçamento!

Sem contar com o material (praticamente tudo) que já tinha gastei uns 200 paus nesta montagem só em plantas e em fauna. 
O que não é fácil dado que o BCE decidiu que de repente devia de começar a pagar 2 casas tendo só uma na mesma…

Se receber umas notinhas agora pelos anos vou investir em mais japónicas/otos e depois logo se vê. 
 

Se fosse para concurso obviamente que ia para mono espécie mas este é um comunitário high tech, quero (e as minhas meninas) vários peixinhos diferentes. 

A juncus fica bem no meio de plantas de caule, aqui já vou ter o topo do aquário cheio de folhas (paleofolius, bleheri, madagascariensis e lotus) e nem se ia perceber. Lá para o natal é que a minha visão desta montagem se vai perceber. 
 

O drop está amarelo porque este teste é da Sera, se fosse da JBL estava verde lima. 
 

link para o reactor de co2:

Abraço 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entretanto a lotus apareceu para dizer olá. 
 

large.IMG_1795.jpeg

 

E o Lalia quinou. Ao que parece os colisas Lalias andam com este problema. Um vírus manhoso que felizmente não se propaga para os outros peixes (desde que nao sejam colisas também). Desconfio que o cobalto também tem 😒
 

Se quinar também vou para uns paraíso ou para uns Rams!

  • Triste 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, Gonçalo84 said:

Entretanto a lotus apareceu para dizer olá. 

É uma planta muito bonita! Quando isso começar tudo a crescer, vais ficar aí com um belo quadro.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está cada vez melhor... Vai dar um comunitário à antiga. Gosto muito do look retro, com a escolha das plantas. 

Esse móvel está muito arrumadinho. ficou fixe esse reator. Já tive um em uso, mas acabei por voltar aos difusores. Mais simples, menor risco de fugas, filtro menos limitado, menos trabalho de limpeza.

Se os resultado fosse muito diferente, mas honestamente não notei e pessoalmente um bom difusor a trabalhar tem algo relaxante.

Isso não invalida que venha dai esse tópico a mostrar como tudo isso que fizeste ficou tudo tão profissional

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.