The Scorpium


Miguel Simões

Recommended Posts

Boas a todos,

 

Decidi partilhar pela primeira vez um dos meus aquários desde o início da montagem, nada de especial, trata-se do primeiro plantado e estou certo que vou necessitar de alguma ajuda no que toca a fertilização, pois nos últimos anos só me tenho dedicado à reprodução de red chery e anentome helena.

 

A inspiração neste aquário foi da noite para o dia, alguns esboços e pouco mais, chegou a parte do nome.......bem aqui parecia mais difícil que definir o hardscape, nomes atrás de nomes e nenhum deles me parecia ligado ao aquário...nada fácil! Entretanto chega a minha companheira de elite e eu já desesperado perguntei-lhe "que nome davas a este aquário?" diz ela sem gaguejar "escorpião!"........o quê?? porquê? ....foi quando ela me deu o exemplo abaixo.

 

large.exemplo_escorpiao.jpg.8c1322487363

 

Achei o nome bem engraçado e deixei ficar, após este pequeno dilema que entretanto ficou resolvido meti mãos à obra apesar de me faltar sempre alguma coisa para acabar a montagem, a pica era tanta que nem me lembrei de ir tirando fotos do passo a passo, mas adiante.....ficou assim com o primeiro material que tinha.

 

large.nova_montagem1.jpg.d2eeb5dd6dec995

 

SETUP

Data montagem: 01 Outubro de 2015
 
Aquário: Cocoon 7 (45x30x32) 43L
 
Filtragem: Filtro Biologico de mochila 450L/H Marina Slim S15 com Ceramitek
 
Iluminação: Calha 24w (6500k) 1800 lumens 7h/dia (obrigado ao Rui Alves pela ajuda no upgrade )
 
Termostato: 50W / 25º Tetra
 
CO2: Sistema Water Plant 0,5L Pressurizado | Difusor vidro 1,5cm | Drop cheker vidro | 3 bps > 5h/dia
 
Substrato: Équo Terranera fine 5L | Areia branca 1kg
 
Hardscape: 2kg Dragon Stone | Tronco Red moor branch 20-30cm ADA
 
Flora:
ELEOCHARIS SP.
ICRANTHEMUM "MONTE CARLO"
VESICULARIA FERRIEI(WEEPING MOSS)
MYRIOPHYLLUM MATOGROSSENSE RED
MYRIOPHYLLUM MATOGROSSENSE
ELEOCHARIS ACICULARIS MINI
LIMNOPHILA SESSILIFLORA
ALTERNANTHERA REINECKII MINI
MYRIOPHYLLUM SP. RED
ROTALA ROTUNDIFOLIA
 
Fauna: 20 boraras brigittae + 10 Tetra Pinguim + 8 caridinas japónicas
 
 
Entretanto a introdução da montecarlo e da eleocharis sp, em relação à montecarlo.......ui não sei se é só comigo ou isto é mesmo difícil de fixar no substrato, é tipo colocas de um lado e sai do outro......no fim de uma luta tremenda lá ficou!
 
large.montecarlo.jpg.e55bcadb316bc30c9d7
 
Finalmente com água, em relação ao fundo, ainda estou a testar, este foi uma simples impressão que fiz no photoshop com um dégradé linear azul/branco mas vou testar um dégradé circular de baixo para cima como se se tratasse do pôr ou nascer do sol (com uma luz atrás para realçar a profundidade)
 
medium.montecarlo.jpg.fc092e8ff1a08ff77c
 
Contudo ainda se encontra muito vazio em termos de flora, faltam-me umas plantas altas atrás do tronco que ainda estou a escolher, algum musgo de java e um pouco do christmas moss em cima do centro do tronco, a contornar o tronco vou optar por umas alternanthera reineckii mini.
 
Bem com isto, espero que tenham gostado e claro que espero algumas críticas no intuito de melhorar a coisa :my_biggrin:
 
Cumprimentos,
  • Votar + 6
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Lusky

 

Parece-me bem conseguida a tua montagem, o tronco tem potencial e o "caminho" ficou bem feito ( vai dar tanto trabalho manter a areia limpa sem terranera :naughty: )

 

Quanto ás opções para a plantação do lado esquerdo parece-me bem. Vai colocando a evolução!

 

Abraço

Editado por Diogovs
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Lusky!!

 

Epah..muitos parabéns pelo teu "menino",gosto muito..e o nome está muito bem escolhido,lol.

Ainda está algo "nu" em relaçao a plantas,mas com o tempo acredito que vá ficar altamente..esse tronco com musgo vai ficar muito fixe..

 

Vai actualizando,com fotos se possivel,lol.

 

É um tópico que vou seguir.

 

Cumps,

 

In Paradise!!

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Lusky

 

Parece-me bem conseguida a tua montagem, o tronco tem potencial e o "caminho" ficou bem feito ( vai dar tanto trabalho manter a areia limpa sem terranera :naughty: )

 

Quanto ás opções para a plantação do lado esquerdo parece-me bem. Vai colocando a evolução!

 

Abraço

 

Olá Diogo,

 

Obrigado pelo comentário, esse tronco teve um "vai não vai.." para o aqua por achar um pouco grande, até que tentei várias posições e acabou por ficar assim e agora até gosto da forma que ficou :), a idéia inicial era um pequeno nano mas ao confrontar-me com as medidas vi que não conseguia fazer grande coisa e acabei por montar um nano um pouco maior lol.

 

Sim tens razão, vai ser difícil manter a areia limpa, principalmente quando colocar lá as caridinas, são as principais responsáveis pela desorganização em aquas com susbtratos diferentes, mas como eu sou mais teimoso que elas vou tentar manter isso limpinho :)

 

Cumps,

 

 

Ola Lusky!!

 

Epah..muitos parabéns pelo teu "menino",gosto muito..e o nome está muito bem escolhido,lol.

Ainda está algo "nu" em relaçao a plantas,mas com o tempo acredito que vá ficar altamente..esse tronco com musgo vai ficar muito fixe..

 

Vai actualizando,com fotos se possivel,lol.

 

É um tópico que vou seguir.

 

Cumps,

 

In Paradise!!

 

Obrigado Janekinho!

 

Em relação ao nome, parece que a minha cara metade teve êxito, já sei onde ir buscar nomes para as próximas montagens ;), relativo à flora sim está muito nu, quero ver se compro as restantes plantas o mais breve possível para ver isto tudo composto e ver a evolução das mesmas, é que após as férias o t€mpo já não é muito lol

 

Vou actualizando sempre que puder com muito gosto ;)

 

Cumps,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Parece estar a ficar uma excelente montagem! Em relação à fertilização como pensas fazer?

Boa sorte! :cool2:

 

Cumps,

Daniel

 

Obrigado Dannigs,

 

Ainda falta, estou em pulgas para ver todo o lado esquerdo plantado com vários tons de verde e alguns vermelhos :)

 

Na fertilização como não tenho experiência em plantados, vou apenas usar o Tropica especialized semanalmente, penso ser o mínimo necessário. Agora o minha questão é se devo acrescentar algo mais na fertilização para colmatar com a iluminação e CO2 que estou a dar.

 

Cumps,

Editado por Lusky
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com calma tudo se consegue ;)

Tens só o specialized? e o premium? Eu acho que são ótimos fertilizantes, apesar de serem pouco concentrados, mas para isso basta dar mais do que o recomendado.

Carbono liquido ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dannigs, achas que deva utilizar ambos em simultâneo?

 

Quanto ao premium, estou em dúvida se irei optar por esse em conjunto com o specialized ou se pelo Green Brighty Step 1 (preço um pouco puxado)

 

Em relação ao carbono líquido não pretendo usar, parece ser demasiado tóxico para os peixes, há muitos relatos nesse sentido.

 

Que tipo fertilização usas?

 

Cumps,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu por acaso uso o tropica specialized e o premium...tipo,acabei de fazer agora uma tpa e hoje meti o premium...

 

Janekinho, usas sempre os dois fertilizantes em simultâneo? ...ou numa semana usas o specialized e na outra o premium?

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivas lusky,

 

bem fantástico! adorei o nome e a forma como te expressaste ao explicá-lo lol

 

a montagem está muito bem conseguida para essas dimensões, gosto muito :) como colocaste as pedras apenas as pousaste?

 

gostava de te ajudar na fertilização mas não é a minha praia :( vai dando notícias assim que colocares mais plantas ;)

 

Saudações

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, parece estar muito porreiro, o aquário. E esse tronco também é fantástico. Não flutuou? lol

 

Eu acho que a fauna é muito bonita. Mas eu não metia rasboras espei e boraras brigittae juntas. Não por se darem mal porque penso que não, mas por serem muitos parecidas e quase da mesma cor. Estás a dar contraste ao verde do aquário só com uma cor. Acho que ficava fixe dares um contraste com uma 3ª cor, como uns neons ou mesmo uns nariz de bêbado, por exemplo.

 

De resto, acho que começaste bem. ;)

  • Votar + 1

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, parece estar muito porreiro, o aquário. E esse tronco também é fantástico. Não flutuou? lol

 

Eu acho que a fauna é muito bonita. Mas eu não metia rasboras espei e boraras brigittae juntas. Não por se darem mal porque penso que não, mas por serem muitos parecidas e quase da mesma cor. Estás a dar contraste ao verde do aquário só com uma cor. Acho que ficava fixe dares um contraste com uma 3ª cor, como uns neons ou mesmo uns nariz de bêbado, por exemplo.

 

De resto, acho que começaste bem. ;)

 

Obrigado taiko :)

 

O tronco não flutuou por incrível que pareça, a marca ADA tem peso! ;)

 

Em relação à fauna eu tenho esta idéia:

 

4bb48077c6a5d.jpg

 

hqdefault.jpg

 

Até pode ser que até lá encontre alguma especie de outra cor, neons são bonitos mas eu já tenho em outro aqua, queria algo diferente que sobressaísse nos verdes.

 

Vou tomar a tua dica em consideração e ver se vejo alguma coisa a gosto ;)

 

Cumps,

Editado por Lusky
  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivas lusky,

 

bem fantástico! adorei o nome e a forma como te expressaste ao explicá-lo lol

 

a montagem está muito bem conseguida para essas dimensões, gosto muito :) como colocaste as pedras apenas as pousaste?

 

gostava de te ajudar na fertilização mas não é a minha praia :( vai dando notícias assim que colocares mais plantas ;)

 

Saudações

 

Olá Soares,

 

O hardscape não foi nada demais, a minha intenção está na flora depois de colocada e crescida a tapar maior parte do aqua, em relação às pedras como disse acima, a pica da montagem era tanta que nem me lembrou de tirar fotos, a primeira coisa que fiz foi colar um pouco de esferovite a delinear o caminho para depois nele colar as pedras, fiz isto por 2 situações, uma porque fiquei indeciso entre a areia branca e a red desert sand a assim a qualquer momento poderia tirar a areia branca sem as pedras se deslocarem, a outra é pelo motivo de não haver raízes que passem para o outro lado das pedras entrando na areia.

 

Em relação à fertilização vamos ver se eu me safo bem com o tropica specialized e vou adquirir também o premium, entretanto também irei aguardar que alguém mais entendido se possa manifestar com algumas dica para ajudar com o crescimento.

 

Eu não tenho pressa nenhuma na fauna, pretendo primeiro a flora bem definida para só depois colocar a fauna, assim se pretender aumentar mais no fertilizante estarei mais seguro não havendo vivos, claro que irei colocar 1 vivo para iciciar o ciclo que será o meu betta, com este será o segundo ciclo que ele inicia é muito resistente.

 

Logo que coloque o resto das plantas eu posto.

 

Obrigado Soares pelo comentário ;)

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

montagem bem conseguida, trata de plantar o resto para isso desenvolver tudo ao mesmo tempo.

 

puseste alguma coisa (fértil) debaixo do substrato?

 

a luz não é muita para essa litragem e o termo também não sei se dará conta do recado quando o tempo for mais frio, mas com calma tudo se supera.

 

numa próxima montagem pondera colocar os cantos curvos para trás, tenho os meus áquas assim e gosto muito mais.

 

abraço,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

montagem bem conseguida, trata de plantar o resto para isso desenvolver tudo ao mesmo tempo.

 

puseste alguma coisa (fértil) debaixo do substrato?

 

a luz não é muita para essa litragem e o termo também não sei se dará conta do recado quando o tempo for mais frio, mas com calma tudo se supera.

 

numa próxima montagem pondera colocar os cantos curvos para trás, tenho os meus áquas assim e gosto muito mais.

 

abraço,

 

Boas A.Ferreira,

 

Obrigado pelo comentário! ;)

 

Em relação ao termostato, eu ainda não actualizei mas vous fazê-lo agora, já tenho outro, um da Tetra de 50W.

 

Na iluminação tive de fazer um pequeno upgrade à calha mudei o balastro, os casquilhos e ligações, isto é, tenho uma lampada da Philips PL-L 4P de 24W 1800lm mas a qualquer momento posso colocar uma lampada de 36W 2700lm sem ser preciso alterar o balastro ou casquilhos.

 

Não coloquei nada por baixo do substrato, segundo o Rui da aquaeden este substrato já tem nutrientes necessário para plantados, mas achas que deveria ter colocado mais qualquer coisa mesmo com este substrato?

 

Cumps,

 

PS: Boa dica essa de colocar os cantos redondos atrás ;) nunca tinha pensado nisso!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Eu utilizo os dois em simultâneo mas com dias alternados, se bem que coloco mais do specialized do que o premium, mas sim se pensas no step1 ficas bem servido.

Carbono liquido nunca tive problemas com a fauna, mas também não utilizo todos os dias.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Eu utilizo os dois em simultâneo mas com dias alternados, se bem que coloco mais do specialized do que o premium, mas sim se pensas no step1 ficas bem servido.

Carbono liquido nunca tive problemas com a fauna, mas também não utilizo todos os dias.

 

Cumps

Boa tarde..

 

Eu faço exactamente tal como tu,uso ambos,em dias alternados e tambem uso mais do specialized do que do premium,lol

 

In Paradise!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

já agora uma achega no que respeita à fauna, eu optava apenas pelas rasbora espei, as boraras não gostam de muita luz, as minhas estão sempre escondidas dentro do musgo (tenho 15).

 

abraço,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho um cardume de espei,sao fantasticos..e nunca me deram chatices,ao contrario dos normani..que peixes tao sensiveis.

Até o meu espei que é cego de um olho anda la no meu aqua sem stress,lol.

 

In Paradise!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Eu utilizo os dois em simultâneo mas com dias alternados, se bem que coloco mais do specialized do que o premium, mas sim se pensas no step1 ficas bem servido.

Carbono liquido nunca tive problemas com a fauna, mas também não utilizo todos os dias.

 

Cumps

 

Boas Dannigs,

 

Em bem penso no step 1 mas tambem penso no preço :sorry:

 

Em relação ao carbono líquido, nunca experimentei apenas pesquisei, mas como sabes as informações da net por vezes são contraditórias.

 

boas,

 

já agora uma achega no que respeita à fauna, eu optava apenas pelas rasbora espei, as boraras não gostam de muita luz, as minhas estão sempre escondidas dentro do musgo (tenho 15).

 

abraço,

 

Boas António,

 

"Achega" aceite! ;) se as boraras não gostam de luz está fora de questão ter de comprar um par de óculos de sol para cada um! :roflroll2:

 

Vou ver outra espécie que sobressaia nos verdes, os neons sobressaem mas já os tenho e queria outro diferente.

 

Eu tenho um cardume de espei,sao fantasticos..e nunca me deram chatices,ao contrario dos normani..que peixes tao sensiveis.

Até o meu espei que é cego de um olho anda la no meu aqua sem stress,lol.

 

In Paradise!!

 

Olá Janekinho,

 

Sim realmente os espei são fabulásticos gostei dos teus :), olha no mesmo sitio onde vendem óculos de sol para as boraras, devem vender também óculos graduados para o teu espei!! :) :smile:

 

Vou indo e vou vendo, terá que ser uma espécie pequena e de cardume.

No meu, eu vou por rasbora espei, nariz de bêbado, neon tetra e rasbora galaxy. Acho que qualquer um deles acompanha bem o rasbora espei. ;)

 

Boas taiko,

 

Gostei muito da rasbora galaxy, vou estudar melhor a ficha técnica dele ;)

 

Obrigado e cumprimentos a todos,

Editado por Lusky
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.