Lost Bay


Miguel Simões

Recommended Posts

        Boas a todos os amantes da aquariofilia!

        Há poucos mêses atrás, a minha vida tomou posse de uma nova etapa, ser pai, é algo que me fascina todos os dias, por esse motivo e por querer dar mais de mim, optei por abrandar um pouco mais a disponibilidade para os meus aquários, e como não consigo "pausar" o hobby por completo tive de analisar bem alguns pontos para conseguir uma logística aceitável.
        Os principais pontos que tinha de reduzir era nas podas e replantações optando por poucas plantas e de crescimento lento, não ter obstáculos que me dificultassem a limpeza dos vidros e conseguir algo simples e natural, onde se possam ter cores vivas e espaço suficiente para os peixes desfilarem, porque este aquário será o palco principal do meu filho e claro meu também ;)

        Esta montagem não tem nada de "tchanannnnn" ou técnicas X para alcançar Y....é simples, mas inspirada nas incríveis baías do Vietnã em Halong Bay, um local onde praticamente não existe intervenção de mão humana, autênticas baías perdidas.


        Setup

        Nome:  Lost Bay 
        Data montagem:  29-07-2017
        Móvel:  [DIY] Movel ADA Style 60cm
        Aquário:  60*30*36 | Vidro Float | Solaqua Aquários
        Iluminação:  1 calha led made in china +/- 2250lm (estou estupefacto com o resultado) + Vivagrow 60
        Filtragem:  Eheim eXeperience 250 + Lily Pipes vidro
        Termostato: Externo inline 200W Jebo
        Co2:  Pressurizado | Kit Botija 3kg + atomizador + Drop checker | 3bps
        Hardscape: 7kg Dragon Stone | Solaqua Aquários
        Substrato:  NEO Soil Plant 8L, Areia de sílica 1,5kg | Solaqua Aquários
        Flora:  Montecarlo, Blyxa Japónica, Pogostemon Helferi, Limnophila Hippuridoides, ...outras espécies a apurar
        Fauna: Caridinas Japónicas, Boraras Urophthalmoides, .....outras espécies a apurar
   
    Fertilização: E.I. Micros + Macros + Seachem Excel
        Outros:  [DIY] Cooler Slim Alumínio 2 ventoinhas

Esta montagem ainda está a sofrer alterações, as plantas e fauna que menciono não estão todas, será breve, mas para já deixo um pequeno vídeo da montagem.

Espero que gostem!

Cumprimentos,

  • Gosto 1
  • Votar + 9
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom, para mim está bastante tchanann. Não está mais porque não gosto de ver a planta vermelha, acho que esse tipo de montagem não precisa de algo a destacar-se tanto.

Bom video, ganhaste um subscritor

  • Gosto 1
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Miguel!

Isso ficou muito bom, fizeste um bom trabalho tanto no hard scape como na escolha da flora, ficou muito natural e simplista.

Continuação do bom trabalho que tens feito!

Cumprimentos


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

  • Votar + 1

"Se ajudar os outros te parece difícil demais, tenta ao menos não prejudicá-los" (Dalai Lama)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom Miguel, tudo excelente. Só a planta vermelha é que não está aí a fazer nada na minha opinião.

Bom video! :my_cool:

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado @Inácio Sanches, @KukoPT, @Marco Lopes e @Gonçalo84,

Não são os primeiros a criticarem a planta vermelha e nem serão os únicos lol, também tenho essa noção que desequilibra um pouco o layout, o que pretendo ali é subir aquele canto com plantas até ao nível da água, pois não consegui esse efeito apenas com a rocha que tinha, a planta está ali temporariamente, o que vai levar ali é a Limnophila Hippuridoides por detrás da blyxa a fazer altura.

Por falar na blyxa, nunca pensei que apenas 1 pé crescesse tanto, quando as plantei a maior era a do canto esquerdo (era o que pretendia) mas com o tempo a de baixo revelou-se bem maior, aponto para a iluminação, a blyxa muda o comportamento consoante a iluminação disponível, menos luz = mais verde e maior, mais luz = tons de castanho/vermelho e menor, e também dá flor se puxarem um pouco nos fosfatos mas é algo que não vale a pena tentar.....é um risco para a restante flora.

Vou colocando fotos actualizadas quando o resto da flora e fauna chegar.

Obrigado por acompanharem! ;)

Bem haja a todos,
Cumps,

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Dannigs10 disse:

Boas, montagem muito clean sem dúvida! Gostei muito! Em relação às calhas achas que é uma boa solução face ao preço/resultados??

Cumps,

Daniel

Boas Daniel,

Acredita que quando comprei a 1ª torci o nariz até ela me chegar às mãos, vi a iluminação daquilo e fiquei abismado, comprei logo outra mesmo sabendo que não iria durar muito tempo, neste momento estão a trabalhar há 2 mêses e tudo em ordem. Por teimosia minha em não descobrir pelos leds os lúmens disponíveis, senti-me forçado a comprar um medidor de lúmens, com o lúximetro medi uma calha e acusa 2380 lúmens a 30cm de distância da calha, para desviar qualquer erro de leitura fiz também o teste a uma calha com uma lâmpada pl de 24w 1800 lúmens, portanto confirmei a veracidade do luxímetro, está a medir bem.

Até hoje tenho tido muito bons resultados no aquário com estas calhas, mesmo que se queimem irei aproveitar a calha trocando apenas os leds e acrescentando alguns vermelhos também, gosto design da calha.

Vamos ver até onde se aguentam! ;)

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Simples e bonito... A planta vermelha realmente não se enquadra muito bem, mas "primeiro estranha-se e depois entranha-se"

Os teus amanos portam-se melhor que os meus, meti UM no meu aquário e ele já se matou, nem 24h passou dentro do aquário, decidiu passear pela sala!!!

 

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostei, mas sabes. Não entendo muito disto. :)
A Pogostemon Helferi cresce bem na areia ou tens substrato fértil por baixo?

 

Tens o link das calhas de luz?
 

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado @Miguel Neto,
Já pensaste que era demasiado trabalho para apenas 1 e ele decidiu por fim à vida?! :my_biggrin: ...isso também me acontece às vezes mas ainda tenho ido a tempo de os recolocar no aqua.

@Joana M,

Quem é vivo sempre aparece! ....resolveste tropeçar no meu tópico só para me mostrar a língua, que coisa páh! lol
Obrigado ;)

@NGE e @Marco Lopes,

A Pogostemon Helferi está a reagir bem na areia, notei uma pequena adaptação na primeira semana, mas agora vê-se bem a evolução, e as raízes estão bem espalhadas.

Em relação ao link das calhas para os interessados é este:  http://www.ebay.com/itm/20-70cm-4W-5W-6W-8W-10W-Bule-White-Aquarium-Fish-Tank-2835-LED-Lamp-Light-220V-/401141845728?var=670686764638&hash=item5d65eacee0:m:m39SMMxK_TLOPBIK7HR3xxg

As minhas são de 50-60cm 8W.

Obrigado a todos!
Cumps,

  • Votar + 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O video ficou muito bom, gostei muito, quanto ao restos já tínhamos até falado pessoalmente, não me vou repetir, aliás está assinalado pelos comentários feitos e por ti mesmo, a acompanhar.:default_dance:

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, 

Andei aqui para trás e para a frente com o video.. diz tudo não?

Bem sei que estás num objéctivo minimalista ou simplicidade mas não consigo deixar de idealizar o enorme potêncial que aí está embora o aquário já assim esteja lindo. 

E quase que aposto que com o tempo vais mexer mais! :my_wink:

Agora da vermelhinha.. é mesmo a parte que me transporta.. acho que dá um toque de classe ao panorama. Mas isto são gostos pessoais. 

Engraçado perceber os motivos que nos levam a empreender determinados layouts.. e os resultados. 

Um bocado como o velho ditado que diz algo "quando colocamos amor no que fazemos só pode resultar em sucesso".. foi comigo, foi contigo aqui e outros testemunhos que tenho registado por diferentes membros. Uns por razões mais alegres outras menos mas o que é certo é que a palavra "amor" está nesses projectos todos. 

Que mais haja dessa palavra de 4 letras e que surjam mais projectos assim. 

Abração meu caro. 

 

 

 

 

 

  • Votar + 1

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 35 minutos, PAFS disse:

Boas, 

Andei aqui para trás e para a frente com o video.. diz tudo não?

Bem sei que estás num objéctivo minimalista ou simplicidade mas não consigo deixar de idealizar o enorme potêncial que aí está embora o aquário já assim esteja lindo. 

E quase que aposto que com o tempo vais mexer mais! :my_wink:

Agora da vermelhinha.. é mesmo a parte que me transporta.. acho que dá um toque de classe ao panorama. Mas isto são gostos pessoais. 

Engraçado perceber os motivos que nos levam a empreender determinados layouts.. e os resultados. 

Um bocado como o velho ditado que diz algo "quando colocamos amor no que fazemos só pode resultar em sucesso".. foi comigo, foi contigo aqui e outros testemunhos que tenho registado por diferentes membros. Uns por razões mais alegres outras menos mas o que é certo é que a palavra "amor" está nesses projectos todos. 

Que mais haja dessa palavra de 4 letras e que surjam mais projectos assim. 

Abração meu caro. 

 

 

 

 

 

Ya,diz que nao tens mais nada que fazer e por isso metes o video para a frente e para tras,lol

Tou a brincar,é só para provocar o Miguel,lol

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

Citação

 

Ya,diz que nao tens mais nada que fazer e por isso metes o video para a frente e para tras,lol

Tou a brincar,é só para provocar o Miguel,lo

 


 

E boa disposição assim também é necessária !!:default_blush:

Muitas mesmo! :default_dance:

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 02/10/2017 at 21:41, Vera Santos disse:

O video ficou muito bom, gostei muito, quanto ao restos já tínhamos até falado pessoalmente, não me vou repetir, aliás está assinalado pelos comentários feitos e por ti mesmo, a acompanhar.:default_dance:

Obrigado Vera ;)

há 6 horas, Joana M disse:

Ja tinhas saudades minhas..confessa va

Mete foto da "casa das maquinas"..quero ver se está tudo arrumadinho

É verdade Joana, às vezes tenho necessidades de aparvalhar e não te vejo por aqui.....lol

Logo quando chegar a casa faço-te a vontade! :my_biggrin: (estou a falar da foto...lol)
Bjs

há 1 hora, PAFS disse:

Boas, 

Andei aqui para trás e para a frente com o video.. diz tudo não?

Bem sei que estás num objéctivo minimalista ou simplicidade mas não consigo deixar de idealizar o enorme potêncial que aí está embora o aquário já assim esteja lindo. 

E quase que aposto que com o tempo vais mexer mais! :my_wink:

Agora da vermelhinha.. é mesmo a parte que me transporta.. acho que dá um toque de classe ao panorama. Mas isto são gostos pessoais. 

Engraçado perceber os motivos que nos levam a empreender determinados layouts.. e os resultados. 

Um bocado como o velho ditado que diz algo "quando colocamos amor no que fazemos só pode resultar em sucesso".. foi comigo, foi contigo aqui e outros testemunhos que tenho registado por diferentes membros. Uns por razões mais alegres outras menos mas o que é certo é que a palavra "amor" está nesses projectos todos. 

Que mais haja dessa palavra de 4 letras e que surjam mais projectos assim. 

Abração meu caro. 

Olá Paulo,

Antes de mais obrigado pelas tuas palavras, e sim, o video não diz tudo e quem for atento vê alterações no hardscape lol

É verdade Paulo, como já me conheces bem lol, ainda vai ser remexido ao longo destes 4 mêses, até porque eu não consigo fazer uma montagem em apenas 1 vês, o que faço é deixar a flora principal revelar-se e depois da primeira poda ver o que poderá encaixar/preencher melhor aquela zona que nos torçe o nariz, o meu problema não é o vermelho da planta mas sim o tipo de folhagem que ela tem, acaba por destoar um pouco por me parecer "vazia ou pobre", o vermelho vai permanecer naquele canto mas não com aquela folhagem, vai ser substituída pela limnophila hipurridoides, que esta sim é mais preenchida e com uma folhagem que se enquadra com a restante flora, e o melhor da planta é que tem o seu próprio degradê verde/vermelho.

Os restantes pormenores que tenho em mente são apenas apontamentos nada de relevante ;)

O que pretendo com esta montagem é algo natural, bonito mas ao mesmo tempo surreal, o contraste que tentarei criar fará a diferença e talvez denuncie a minha visão, espero que me corra bem! :default_baned:

Um abraço a todos!
Cumps,

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Após 10 semanas, resolvi dar a primeira poda à monte carlo, à blyxa e plantar a Limnophila Hippuridoides, esta última ainda não se vê mas será para breve.

DSC_0462_2017.jpg

@Joana M, conforme solicitado pela sua excelência lol aqui vai uma foto da "casa das máquinas" :default_bleh:

....e não, não está organizado como as apreensões policiais! (ainda não me apeteceu...lol)

DSC_0468_2017.jpg

DSC_0477_2017.jpg

Para a próxima semana, entrada da fauna, tinha inicialmente pensado num cardume de Boraras Urophthalmoides mas mudei de ideias e vou optar por um cardume de Tetras Âmbar, o segundo cardume ainda está por apurar.

Cumps,

  • Votar + 7
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 40 minutos, Inácio Sanches disse:

Gosto do teu detetor de fuga de co2 emoji5.png, mas acho que assim não funciona muito bem....

Gostaste? Diz lá que eu não tive uma idéia fenomenal...looool

Troquei aquele drop por um hang on que por cá tinha, é menos um objecto dentro do aqua.

Cumps

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ai que bonitinho que está..oh entao é a qualidade da Canon que faz que o aqua pareça melhor do que realmente está:default_bleh:

Agora a sério..está muito bonito Miguel,inclusive a casa das maquinas!

 

Em relaçao ao segundo cardume..ja te dei uma ideia,ainda te lembras?

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On ‎07‎/‎10‎/‎2017 at 14:19, Joana M disse:

Ai que bonitinho que está..oh entao é a qualidade da Canon que faz que o aqua pareça melhor do que realmente está:default_bleh:
Agora a sério..está muito bonito Miguel,inclusive a casa das maquinas!
Em relaçao ao segundo cardume..ja te dei uma ideia,ainda te lembras?

Obrigado Joana, e não é Canon, é Nikon mas vai dar tudo ao mesmo! :my_biggrin:

Sim lembro-me do tal cardume, as aplocheilichthys normani (Lamp Eye) salvo erro, são bonitos mas ainda não sei, estou ainda a "apalpar" sugestões do que poderá criar mais impacto nos contrastes e menos impacto na carteira lol.....

Esta semana será colocado o primeiro cardume de 12 tetra âmbar, o laranja e o verde faz um óptimo contraste, junto vem mais 2 intrusos lol....

Depois logo se verá, mas o que for terá de fazer contraste com o laranja e o verde, sugestões aceitam-se!

Cumps,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.