TEMPERATURA
Área dedicada a todo o tipo de equipamento relacionado com aquecimento e arrefecimento do aquário. DIY (Faça Você Mesmo) incluído.
83 topics in this forum
-
- 2 followers
- 1 reply
- 2.7k views
Boas a todos, sou um pouco iniciante nestas andanças, mas gostava que me esclarecessem uma duvida. Tenho um aquario de 300ltrs com discus como a casa de inverno é muito fria tive que meter 2 termostatos de 300w da eheim agora tenho oscilacoes na temperatura entre os 29 e 30 em vez dos 28 que tenho programado nos mesmos. Adquri um shelly com sonda e aproveitei e liguei os termostastos a ele. Criei um cenario em que os termostatos ligam aos 28graus e desligam aos 29. A minha pergunta é, posso deixar o shelly comtrolar quando os termostatos ligam ou desligam (fisicamente) o que ate e bom pq me poupa energia ou posso danificar os mesmos tendo esse modo at…
-
- 1 follower
- 1 reply
- 1.7k views
Boa noite a todos, Gostaria de saber se existe alguma opinião sobre este termostato (externo), qual a vossa opinião. Obrigado Cumprimentos Fernando Mesquita
-
- 2 followers
- 1 reply
- 1.6k views
Boas, o inverno está na porta e gostaria de saber se o meu termostato está adequado para meu aquário de 18L ou se vou precisar colocar mais um? o meu tem 50w
-
- 2 followers
- 6 replies
- 2.8k views
Viva, O meu termóstato Eheim 75w que tenho num aquário de 60L está desregulado. Já o tentei calibrar, mas a água vai sempre até mais de 28ºC. Já fiz o que diz no manual e vi alguns vídeos, mas nada resulta. Preciso de vossa ajuda, por favor, pois temo pelo bem estar dos peixes. Saudações, Francisco Pinto
-
- 1 follower
- 3 replies
- 1.1k views
Bom dia, Tenho um aquário de 15L apenas com um Betta. Passou o verão sem termostato, mas esta semana comprei um. Já o coloquei no aquário, mas ainda não o liguei com medo. Posso simplesmente ligar? Isso não vai provocar nenhum choque térmico ao meu Betta? De forma a evitar "corrente" coloquei o filtro encostado ao termostato. Pode estar encostado? ou este vai atingir temperatura alta e "derreter" a borracha do filtro? Obrigada pela ajuda.
-
- 2 followers
- 9 replies
- 1.5k views
Boa tarde a todos, Comprei um termostato de vidro 50w e o fio não me chegava a fixa, troquei por outro de inox, o fio deu certo mais o termostato é enorme e fica com aquela partilha fora da água, tentei deitar mais fica tão feio no aquário 😔 Será que faz mau ficar com a partilha de fora? Obrigada
-
- 1 follower
- 1 reply
- 959 views
Vou montar meu primeiro aquário e pretendo montar tudo direitinho com filtro, bomba, testes de água e o termostato. Não sei como funciona especificamente o termostato, mas pretendo comprar pela internet e eu achei um termostato de 50W, porém meu aquário terá no máximo 30L, tem problema a diferença de 50W para um aquário de 30L?
-
- 2 followers
- 3 replies
- 1.2k views
Boas, tenho um aquário de 200 litros com um termostato de 200W marcado para 24°C e no termómetro marca 29°C, alguém me sabe dizer qual será o problema. Obrigado
-
- 3 replies
- 1.6k views
Boa noite a todos, Gostava de pedir a vossa ajuda e experiência em relação a um termostato que comprei pelo natal. Decidi substituir o meu Eheim de 75w por um Fluval de 100w porque com a chegada do inverno reparei que o de 75w passava muito tempo ligado. O antigo de 75w conseguia colocar a temperatura a 25C sem problemas mas o Fluval não passa dos 23.o primeiro que comprei foi para a garantia com o mesmo problema e trocaram por um novo que chegou hoje mas continuo com o mesmo problema,a temperatura baixou dos 25 para os 23. Mudei o termostato de posição e neste momento está em frente ao outflow mas nem assim tive melhorias. Alguém tem experiência c…
-
- 14 replies
- 7.3k views
Como vão, senhores? Sou novo por aqui. Estou tendo problemas com meu termostato. Vocês poderiam me ajudar? Comprei um Ocean Tech Warmer X-5. Ele é de 25w - mais do que suficiente para meu aquário de 16L. Por 3 dias, deixei ele em 30 graus. Ele chegou em um máximo de 25. Ontem, pensei que ele estivesse descalibrado, portanto, aumentei no máximo, 34 graus. Hoje quando acordei, fui olhar.... 24 graus. Encostei com a mão no termostato e ele realmente está esquentando e a luz está acesa. Posicionei o hang on bem em cima dele para haver circulação. Ontem a tarde ele realmente chegou a 29 - o que me fez acreditar que ele estava funcionando, mas hoje, qua…
-
- 1 follower
- 3 replies
- 1.6k views
Bom dia, O meu aquário já vai nos 30 graus... Já desliguei o termoestato que estava regulado para 25 e tem vindo a subir, mas só agora me preocupa porque 30 graus é muito, principalmente se começar a subir... Hoje antes de vir para o trabalho deixei as janelas abertas, mas estou com receio de não ser suficiente. Já li uns tópicos aqui no forum sobre o assunto, por gelo a flutuar não me parece muito viável porque saio de casa as 7 e meia e só volto as 18... Entretanto descobri um tópico muito antigo, sobre ventoinhas de computador e como adaptar... Alguém sabe como funcionam as ligações? As imagens já não estavam disponíveis. Ontem fiz TPA com água "fria",norm…
-
- 2 followers
- 4 replies
- 4.5k views
Olá boa noite a todos.. amigos estou com um problema no meu aquario, mortes todo dia sendo q todos os parametos da agua esta ok.. e ja estou perdido nao sei oq possa ser.. fazendo uma limpeza no aquario, encostei no termostato e levei um choque ( esqueci ele ligado, não foi de propósito) é normal o termostato dar choque ao encostar no vidro dele?? isso pode ser um motivo das mortes ?? por favor ja estou quase desistindo !!
-
- 1 follower
- 4 replies
- 2.6k views
Boa tarde, A quem já usou dos dois tipos de termostatos (internos e externos), existe algum ponto negativo do externo em comparação para o interno? A vantagem é apenas estar escondido? Vale a diferença de preços? Obrigado.
-
- 2 followers
- 21 replies
- 3.7k views
Agradeço, desde já, a vossa atenção, Tinha um peixe na zona do termómetro e decidi retirá-lo...erradamente levantei o termómetro para o fazer...conclusão: comecei a ver o termómetro a "fumegar" e coloquei-o novamente na água...o plástico que envolvia a resistência partiu automaticamente, ficando só a resistência visível! A minha questão é: devo adquirir novo termómetro, ou este apesar de não ter o invólucro que o envolve ainda está operacional? Obrigada pela ajuda
-
- 1 follower
- 14 replies
- 4.4k views
Boa noite maltinha! Gostaria que me esclarecessem de uma coisa. Tenho o meu termostato na diagonal, e queria e mete-lo na vertical. Precisamente no mesmo sítio, mas na vertical. Mas o problema é que fiz uma elevação no solo, e então o termostato deixou de poder estar na vertical como eu queira. Então o que gostaria de saber, é se posso colocar o termostato na vertical, e enterrando a ponta do mesmo, cerca de 3cm. Outra opção que tenho é meter o termostato na noutra esquina no aquário, mas é onde fica a sucção do sistema de filtragem.... Mas acho que isso é uma desvantagem, pois estou a aquecer água para ir fazer o circuito de filtragem, e quando volta…
-
- 5 replies
- 1.5k views
Boa noite pessoal! Surgiram-me novas questões... Tenho 2 termômetros e acusam temperaturas diferentes! [emoji44] Qual o que está correto? - Um é uma tira de colar da Tecatlantis acusa 28ºC - Outro é de mercúrio da Sera e acusa 32ºC É uma diferença grande entre eles... E não consigo perceber qual o que está correto. E para pior a situação, o termostato de 300W da Ehiem está a 26ºC (mas este provavelmente está descalibrado). Que me aconselham a fazer para saber qual a temperatura correcta? E já agora coloco outra questão... Qual a posição indicada do termômetro? Em cima, meio ou no fundo? Obrigado desde já pela ajuda Enviado do m…
-
- 0 replies
- 1.3k views
Bom, procurei muito na internet e gostaria de saber se o aquecedor heater de 100w pode atingir 40°C, pois quero usar o meu aquecedor para outra aplicação e não sei se ele pode manter essa temperatura, na caixa não diz nada sobre o máximo
-
- 3 replies
- 1.6k views
Boas pessoal. Quero comprar um termostato hydor mas não sei qual comprar. O meu filtro usa mangueiras de 16/22 mas eu no lily pipe outflow estou a usar um 12/16 em que levou um redutor na mangueira. Na vossa opinião acham que devo comprar um 12/16 de 200w ou 16/22 de 200w? A diferença de um para outro são 3€, não sei é se diferem no tamanho também e não sei se vou ter mais perca de caudal. O aquario em questao é 60x30x36 e o filtro um fluval 305. Cumps
-
- 3 followers
- 15 replies
- 4.8k views
Boa Tarde antes de mais 😎 É o seguinte, montei recentemente um aquário de água quente de aproximadamente 45l e a minha dúvida era a seguinte, por norma um termostato de 50w chegaria para aquecer o aquário todo correto? É que tenho um termómetro que comprei ontem e a temperatura no termostato está nos 32º mas no termómetro só me aparece 24-25º e não sobe mais que isso... Queria que a tempertura ronda-se mais ao menos os 27-28º mas não sobe mais do que 24 ou 25º.. será problema do termostato? também já testei outros que tenho cá em casa que estavam parados já á algum tempo e acontece o mesmo.. Estavam parados já à alguns anos mas mesmo assim estarem todos avariados cr…
-
- 1 follower
- 8 replies
- 6.4k views
Olá pessoal, preciso urgentemente de ajuda. Fiz um aquaterario para duas tartarugas bebés no qual deve levar uns 15l de agua, comprei um termostato de 25w da marca sea star tenho filtro para dar movimento na agua regulo o termostato para 25 graus mas fica bem abaixo tipo entre 16 e 20 graus, já tentei fazer a calibração tal como vi em pesquisas mas não está a resultar e já não sei o que fazer. Agradecia a vossa ajuda
-
- 1 follower
- 3 replies
- 1.1k views
Boa tarde. Tenho um aquário de 30 litros e o termostato é de 25W mas na divisão onde tenho o aquário nesta altura de inverno é muito fria e tem sido difícil deixar a temperatura da água nos 25 graus. Colocar um termostato de 75w por exemplo pode ajudar?
-
- 1 follower
- 14 replies
- 5k views
Boas pessoal, Tenho um aquário que descontando o Hardscape, Substrato e 5 cm sem água na parte superior (pois não tem tampa) fica com cerca de 250 litros de água. O aquário tem peixes de água fria (kinguios / carassius auratus) no entanto como está ai o Inverno a chegar não quero que se verifiquem temperaturas baixas nem variações bruscas de temperatura para não ter problemas com ictio. Já tive um dos peixes com essa doença por isso queria adquirir um termostato para manter a temperatura do aquário sempre entre os 20 ºC e 22 ºC e caso volte a ter problemas com ictio posso elevar esses 250 litros de água para os 30 ºC durante 20 dias. Como só pretendo mante…
-
- 1 reply
- 1.9k views
Boas pessoal, gostaria de adquirir um termómetro para o meu nano recife de 95L mas estou na duvida de qual escolher, por ser um aqua de agua salgada gostaria de ser o mais preciso possível ! Sei que existem vários tipos, digitais, em fita etc, gostaria de saber quais os mais fiáveis e um ou dois mais rigorosos possível.
-
- 2 followers
- 3 replies
- 2.5k views
Boa tarde Tenho um termômetro de fita colado no vidro do aquário. Tenho o termostato nos 25 graus o termômetro estava nos 26, nos últimos dias passou para os 28, será porque a temperatura da casa aumentou, porque eu não não aumentei a temperatura. O melhor será um termômetro interior?
-
- 4 replies
- 3.2k views
Soube da exitencia de filtros com termostato. Sabem dizer se são eficazes a manter uma temperatura constante ou estão sujeitos a maior oscilação? E serão mais ou menos económicos? Obrigado
-
- 2 followers
- 58 replies
- 8.2k views
Olá, eu tenho um peixe Betta num aqua de 8L e ultimamente com o frio ele quase não se mexia, como tinha um termostato cá em casa, resolvi utilizar.. porém é de 100w, algum problema? Está nos 22°, e apercebi me que foi aquecendo e só agora sinto o vidro quente, tratei do aqua por volta das 3h, penso que não foi mudança brusca de temperatura..
-
- 1 follower
- 2 replies
- 2k views
Contexto: Aquário de 120 L, com axolote Será possível arrefecer o mesmo com 2 garrafas congeladas postas na superfície da água? Não penso que vá arrefecer muito rápido... Mas precisava de saber a opinião de alguém, pois no verão a minha casa chega aos 34 graus e para um axolote, isso é um grande não não! Já ouvi pessoas a dizerem que depois a temperatura muda muito rapidamente, e os axolotes e qualquer tipo de animal aquático não se dão nada bem com isso... SE não arrefecer muito rapidamente, visto que é um aquário grandinho, poderia utilizar este método? EDIT: Já ouvi falar de pessoas a utilizarem ventoinhas com o aquário aberto, para provocar ainda uma ev…
-
- 1 follower
- 5 replies
- 1.9k views
Boas Malta, Tenho um aqua com 2,00x50x60 mais um sump de 1,20x50x50 tudo sem tampa, a minha duvida é a seguinte, de momento uso 2 termostatos 1 de 300w e outro de 200w mas a minha temperatura não passa dos 25ºc sera que deva adicionar mais um de 300w??ambos estão regulados para 28ºc e dentro do sump (para não falar que a conta da luz aumentou muito demais para o q eu esperava) Agradeço a ajuda Cumps
-
- 1 follower
- 5 replies
- 3.8k views
Boas, A pedido do membro @Marco Lopes, seguiu mais um desafio para aliviar o stress das mãos ! Fazer um cooler mas o obstáculo era a tampa do aquário.......apenas olhei 1 vez para a tampa e era como se já estivesse feito lol O que imaginei foi isto: Portanto, do lado direito a entrada de ar onde são colocadas as ventoinhas, e do lado esquerdo a furação para a saída de ar. Não tenho fotos de todo o processo, ia fazendo conforme a disponibilidade e tb me esquecia de tirar para o passo-a-passo, mas pelas fotos já dá para ter uma noção da bricola, então aqui vai: Está feito, a partir daqui é só ligar o controlad…
-
- 1 follower
- 11 replies
- 3.9k views
Boas, Tinha prometido a alguém fazer este diy, fui aproveitando os espaços livres e aos poucos lá acabei. A minha primeira ideia era fazê-lo da forma mais fácil e clean possível, como não gosto de ver equipamentos pretos no aquário teria de optar por outro material desde que não revelasse ferrugem derivado à humidade. então aqui vai: Material: 2 ventoínhas 12v 80mm*80mm*1cm 6 parafusos próprios para ventoínhas 1 led 3mm azul 3v 1 resistor 470 ohms 1 barra em L de alumínio 1 metro (14mm*10mm) Fios eléctricos/ solda/ Serra ou dremel/ Esquadro/ Alicate Para primeira fase, defini as medidas a olho e fui mancando com um lápis para depo…
-
- 2 replies
- 1.6k views
Posso por uma garrafa de agua congelada dentro do aquario para abaichar a temperatura?
-
- 6 replies
- 3.9k views
Boas! Tenho procurado informação sobre qual a potencia mais adequada para os aquecedores dos nossos aquários....e normalmente as resposta que obtenho apontam para 1w por cada litro de água no aquário. Essa resposta, embora quase unanime, não me satisfaz de todo!!!! _"pois tudo depende da temperatura ambiente, onde se encontra o aquário"_ pensava eu! Quando as informações das marcas de aquecedores....apontam para determinada capacidade (exemplo: da Eheim de 300w dá p/ aquários até 1000 L de água".....tb essa informação nunca me satisfez!!!!!pela mesma razão, que do meu ponto de vista, a potencia do aquecedor deve variar em função da litragem do aquário mas …
-
- 2 replies
- 1.3k views
Boas... Primeiro foram as lampadas que se mudaram para economizadoras....mais tarde em Led. E os termostatos já há alguma coisa que dê calor de 150w e gaste 25w? Por exemplo...
-
- 3 replies
- 1.4k views
Boas pessoal, O caso é o seguinte, tenho de momento um aquario de 250L e estou aqui numas duvidas em relação ao termostato. A ideia é colocar dois em cada ponta para que a agua aqueça uniforme e rapido, o que me aconselham? 150w , 200w, 250w.... A marca será Eheim. Desde já obrigado pela ajuda.
-
- 8 replies
- 2.2k views
Boa noite, deram-me um aquário usado com as seguintes medidas 100x30x40(120 lt), traz biobox com caudal de 300 a 950lt/h que acho que é o suficiente mas o não tem termostato por isso preciso de comprar um, andei a investigar e disseram-me que devo gastar entre 30 a 40kg em arreia/substrato.Por isso estou com duvidas no termostato que devo escolher um de 100 ou 150? Enviado do meu Elephone P7000 através de Tapatalk
-
Members