Bruno Carneir

Membro
  • #Conteúdo

    265
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Days Won

    2
  • Country

    Portugal

Bruno Carneir last won the day on Março 13 2019

Bruno Carneir had the most liked content!

1 Seguidor

Informação de Perfil

  • Sexo
    Masculino
  • País
    Portugal
  • Concelho
    Trofa (Porto)
  • Localização
    Trofa

Quem visitou o meu perfil

2353 visitas ao perfil

Bruno Carneir's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

36

Reputação

  1. Boa noite. Obrigado pelo contributo Alvaro Silva. Apesar de nunca ter tido sump parece-me ser em quase tudo melhor que um filtro externo (mais acessível de limpeza, espaço para mais cerâmicas...). Mas a questão do barulho deixa-me muito com o pé atrás uma vez que é para ficar no quarto. Vou ver se aparece alguém experiente em sumps.
  2. Boa tarde. Tenho um aquário de 300 litros de água (deixo uma foto dele) mas vou comprar um maior. Medidas do novo aquário: 1.60x0.50x0.60 metros. Os peixes vão continuar a ser os goldfish. São peixes que gosto muito apesar de sujarem imenso a água. A minha duvida está no sistema de filtragem a escolher. Neste de 300 litros tenho 2 Fuval 406 a funcionar mas para o novo não vai ser suficiente. A primeira vista acho que uma sump talvez fosse o mais indicado. No entanto o novo aquário será instalado na parede falsa atras da cama e tenho ouvido comentários que as sumps por vezes são ruidosas. Quanto a um filtro externo talvez opta-se ou por 2 Fluval FX4 ou 1 Fluval FX6 + 1 Fluval 406. No entanto a experiência que tenho (pelo menos com o Fluval 406) é que cada vez que o limpo é um filme para libertar o ar do interior e a junta da cabeça em ambos se abanar para tirar o ar verte logo água. Em resumo, preferia uma sump (sendo que ia converter o meu aquário de 300 litros numa). No entanto como nunca tive nenhuma não sei quais as vantagens e desvantagens em relação aos filtros externos. Qual recomendam? Cumprimentos a todos. Enviado do meu SM-G935F através do Tapatalk
  3. Boas. Tenho andado um bocado ausente do forum. Mas continua a correr tudo em ordem no aquário. No entanto há uma coisa com a qual luto desde que montei o aquário que são as algas castanhas / diatomáceas. Posso juntar "caracóis" para tratarem destas algas que andam sempre a aparecer? Dão se bem com goldfish? O aquário não é tapado por isso há o risco de saírem fora?
  4. O Fluval 406 parece-me bem para um aquário de 180 litros (desde que não metas peixes de água fria ou ciclideos). Pois esse filtro a vazio faz 1450 l/h e cheio de esponjas e cerâmicas cerca de 900 l/h, que já dá 5x o volume do aquário por hora. Não sei a que preços andam por ai esse filtro. Mas cá ele arranja-se a 130 euros e saiu o novo modelo Fluval 407 e custa cerca de 150 euros.
  5. Bom dia. Para aquários a medida as lojas que o Inácio falou confirmo que fazem e já fui a ambas as lojas e são muito boas para comprar tudo que precisares. Mas pede orçamento a ambas pois a Ecoarium tem tendência a ser mais cara em tudo em geral. A ProAquarium em Rio Tinto também fazem e das 3 lojas costuma ser a que tem melhores preços. Eu compro praticamente tudo para o meu aquário na Maia na loja Paulo Vieira Aquários. Gosto muito da variedade de produtos de aquariofilia que tem. Já agora deixo fotos de alguns modelos dos clips que o Inácio também falou (existem em acrílico e em chapa). Concordo com ele que uma tampa a medida assente nestes clips fica mais bonito.
  6. Boas. Não sou muito entendido de ciclideos do malawi mas tenho a mesma ideia que o Marco Lopes, que eles sujam muito a água. Alias tenho ideia que sujam tanto ou mais do que peixes de água fria ("goldfish") e desses já entendo. Por isso tal como já foi dito acho que os filtros que falaste vão ser um pouco fracos. Pois como o Alvaro Silva falou esses valores L/H que apresentas vão reduzir imenso (em alguns filtros quase para metade) quando encheres o filtro com esponjas e cerâmicas. No meu caso que tenho 300 litros com goldfish tenho 2 filtros Fluval 406 para dar conta da sujidade que eles criam. E mesmo assim todas as semanas tenho de fazer TPAs de 30% ou mais. Espera alguém mais entendido em ciclideos do malawi para ouvir outras opiniões. Mas eu com um aquário desses e peixes que sujam muito via filtros com mais l/h (tipo 2 Fluval 407 para limpeza alternada ou um Fluval FX6).
  7. Obrigado Inácio Sanches. Era o que eu imaginava quanto à alfandega. Acho vou optar por outra solução para o nano devido aos custos. Talvez use para criação de camarões com plantas de baixa manutenção assim posso usar uma calha mais barata e já não gasto em CO2. Tenho de me informar sobre como criar camarões pois só entendo de peixes de água fria.
  8. Boas. A mandarem vir pelo aliexpress não é como no ebay que acima de 22 euros e fora da união europeia tem de se pagar ainda o IVA e taxa alfandegária? Pretendia montar um "nano" e queria comprar uma Chihiros para aqua de 40cm (talvez a A401). No ebay fica-me por volta dos 25 a 30 euros mas como bem fora da união europeia já ia pagar muito mais. E cá em lojas não é fácil de arranjar este modelo e as que encontro já custam mais de 50 euros. E de momento não consigo gastar mais de 30 euros numa calha pois é para um nano e já tenho um de 300 litros onde prefiro investir mais.
  9. Boas. Em relação a Fluval reparei que andavas a referir os da série 6 (106, 206, 306, 406...). Mas se optares por esta marca procura lojas que tenha os série 7 para venda. Saíram a muito pouco tempo para o mercado e a diferença de preço para os série 6 mais vale optares pelos série 7 que são mais evoluídos (ex.: 306 vs 307 estão praticamente ao mesmo preço).
  10. Obrigado. E não faz mal aos peixes ou bactérias a usar dentro de água?
  11. Boas. Fiquei interessado também em usar essas colas para fixar as minhas anubias a pedras e troncos. Posso usar qualquer uma das que apresento a seguir os links? Ou recomendam outras? https://www.aki.pt/tintas-e-drogaria/colas-silicones-fitas-adesivas/cola-de-reparacao/super-cola/supercola3powerflexloctite3gr-p25358.aspx https://www.aki.pt/tintas-e-drogaria/colas-silicones-fitas-adesivas/cola-de-reparacao/super-cola/supercola3controlgelloctite3gr-p14165.aspx https://www.aki.pt/tintas-e-drogaria/colas-silicones-fitas-adesivas/cola-de-reparacao/super-cola/supercola3powereasyloctite3gr-p10261.aspx https://www.aki.pt/tintas-e-drogaria/colas-silicones-fitas-adesivas/cola-de-reparacao/super-cola/supercolagelaxton3gr-p76789.aspx Ou o melhor era mesmo usar a Flourish Glue da Seachem?
  12. Boas. Depois de ler o tópico acho que estás a ser bem acompanhado e com boas sugestões para o novo aquário. Mas fiquei preocupado com uma coisa que não posso deixar de questionar. Dizes que tens 5 goldfish e vais manter num aquário antigo e pelo que percebo é bastante mais pequeno que este novo de 100 litros certo? Qual a dimensão desse aquário? Se pesquisares um pouco sobre esses peixes vais ver que um de 100 litros como queres mal dá para 1 goldfish por isso um mais pequeno não dá de certeza para 5 deles. Para manteres 5 goldfish com boa qualidade de vida para eles precisavas de um aquário com cerca de 300 litros e um filtro externo muito potente. Com isto quero dizer que devias arranjar alguém com um lago daqueles nos jardins para os colocar. Pois eles num aquário pequeno não vão viver vão sobreviver. E peixes desses que deviam durar mais de 10 ou 15 anos depois não duram metade do tempo.
  13. Bruno Carneir

    GiveRiver

    Boas. Não te sei responder as dúvidas todas por isso espera por outras opiniões. Em relação a agitação da água da superfície acho que o ideal seria ter toda a superfície com agitação, pois assim conseguirias "oxigenar" mais a água. Acho que um "bico de pato" é utilizado normalmente para reduzir a força de saída da água por isso talvez por isso não consigas uma agitação em toda a superfície. Mas considerando o filtro que tens e o aquário ter mais de 1 metro de comprimento acho difícil conseguires agitação em toda a superfície. No meu caso tenho um aquário com 1 metro de comprimento e só consigo agitação em toda a superfície porque estou a usar 2 filtros Fluval 406. Em relação a alimentação e filtro estou com problema similar. Inicialmente fazia como estas a fazer, mas disseram-me que assim ia reduzir consideravelmente o tempo de vida útil dos filtros. Pois esta-se a ligar e desligar todos os dias 2 vezes. O que faço agora é quando vou dar de comer fechar um pouco a torneira de saída do filtro para reduzir o caudal.
  14. Boa tarde. Este aquário ainda não teve grandes avanços por falta de tempo que tem sido gasto numas alterações no meu outro aquário de 300 litros. Vinha era pedir a vossa ajuda para seleccionar a iluminação do mesmo. Sendo que vou optar por plantas de mais baixa manutenção algumas das calhas que apresento a seguir é suficiente? - Calha AquaLED 40 -Chihiros A Series 401 Estava a pensar gastar na iluminação até um máximo de 35 euros.
  15. Boas. Tens no site da marca as instruções de utilização em português. Deixo aqui os links: 1- Esha 2000 http://www.eshalabs.eu/portugues/products/esha-2000supregsup.pdf 2- Esha Exit http://www.eshalabs.eu/portugues/products/exit.pdf Lê bem o que está nas instruções pois há uma série de factores que podem prejudicar o bom funcionamento destes medicamentos. Por exemplo, que condicionador de água utilizas? Eles aconselham a fazer uma TPA grande sem condicionador de água pois estes reagem com o medicamentos (principalmente o Seachem Prime que muita gente utiliza). Outro exemplo, tens de retirar tudo o que seja carvão activado e resinas (Seachem Purigen) dos filtros antes do tratamento. Quanto ao prejudicarem as plantas julgo que não há problema. Eles nas instruções dizem que em nada afecta as plantas e a biologia do filtro. Eu utilizei a pouco tempo esses produtos e não tive nenhum problema. Já que tens os 2 produtos podes usar em simultâneo os 2 no aquário que assim cobres um maior numero de doenças que possam existir. Esses 2 medicamentos podem ser usados em simultâneo sem problemas e tal esta bem explicado nas instruções. Qual a dureza da tua água? Pois consoante a dureza da água podes ter de usar o dobro das dosagens do Esha 2000. E o Esha Exit caso os pontos brancos não desapareçam podes prolongar o tratamento de 3 dias para 5 dias. No fim dos tratamentos faz uma TPA grande e coloca carvão activado durante 1 semana no filtro para retirares os medicamentos da água. Durante o tratamento a água vai ficar muito verde mas depois da TPA e do carvão ela volta ao normal. Por último, confirma a quanto tempo esses medicamentos foram abertos. Pois 1 deles nas instruções fala que após aberto (mesmo a validade ser de 1 ou mais anos) só pode ser usado durante mais 6 meses.