Bruno Carneir

.Membro Ausente
  • #Conteúdo

    189
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Days Won

    1
  • País

    Portugal

Bruno Carneir last won the day on Dezembro 19 2018

Bruno Carneir had the most liked content!

Reputação

24 :)

Sobre Bruno Carneir

Informação de Perfil

  • Sexo
    Masculino
  • País
    Portugal
  • Concelho
    Trofa (Porto)
  • Localização
    Trofa

Quem visitou o meu perfil

201 visitas ao perfil
  1. Bruno Carneir

    Aquário novo 250 Litros

    Boas. Não sou muito experiente mas sobre alguns assuntos vou deixar a minha opinião. O filtro deve ser talvez a coisa mais importante do teu aquário e como tal deve ser o melhor possível. O recomendado normalmente (pois depende do tipo de peixes que lhe vais introduzir) é que o filtro faça 6x a filtragem do volume do aquário por hora. Sendo de 250 litros o filtro devia no mínimo fazer 1500 l/h. Assim sendo, ambos os filtro que apresentas são insuficientes para esse aquário. O Fluval 106 só faz 505 l/h e o Aqua Nova NCF 1000 só faz 1000 l/h. O ideal seria no mínimo um filtro como o Fluval 406 que já faz 1450 l/h. Mas podes ver outras marcas boas como a JBL ou a Eheim. Dimensões do aquário acho que devias se tiveres essa possibilidade escolher o maior. Pois quanto maior o volume de água mais fácil é de controlar por assim dizer. Pois qualquer instabilidade (picos de amónia ou nitratos) demoram mais tempo a ocorrer em maior volume de água. Em resumo, é mais fácil para iniciar com uma aquário de maior volume. O termostato parece-me bom para este aquário. Substrato e iluminação espera por alguém com mais experiência.
  2. Bruno Carneir

    Permanganato de Potássio

    Boas pessoal, Peço a vossa ajuda quanto a utilização de Permanganato de Potássio. Pretendia adquirir este produto para desinfectar plantas antes de as colocar no meu aquário para evitar a introdução de várias coisas indesejáveis. Após alguma pesquisa apareceu-me este produto como melhor para desinfectar plantas do que a utilização de uma solução de água com lixívia. Tenho no entanto várias questões: 1- Onde comprar este produto? Falaram-me que se vendia comprimidos em farmácias (500 ml/comprimido) ou em pó nas drogarias (100gr, ...). Qual será melhor? 2- Deve ser misturado com água normal (do furo sem cloro) ou em água destilada? 3- Qual a concentração a usar? Em alguns sites aparece 10 mg/l outros 20 mg/l. 4- Durante quanto tempo devo deixar as plantas nessa solução? Alguns casos referem por 20 minutos e noutros em 4h ou até mesmo 8h. 5- As plantas em questão são flutuantes (Salvinia Cucullata e (P i s t i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] Stratiotes). Devo colocar a flutuar a tona dessa solução de permanganato de potássio com água ou devem ser completamente submersas? 6- Após realizar todas esta desinfecção basta lavar bem as plantas com água corrente ou é melhor coloca-las num recipiente com solução de água com condicionador como o Prime? Cumprimentos, Bruno Carneiro.
  3. Bruno Carneir

    Plantas de crescimento rápido

    Obrigado Alvaro Silva. Recomenda o uso de lixívia em relação ao permanganato de potássio? Fiquei com a ideia que este ultimo não era tão agressivo para as plantas como a lixívia. Mas não sei onde comprar o permanganato de potássio? Nem sei que concentrações usar? E depois de fazer este tratamento não sei se basta lavar as plantas ou se ainda tenho de as meter em água com um acondicionador como o Prime?
  4. Bruno Carneir

    Querida, Comprei Mais um Aquário!

    Boas. Faz uma pesquisa pelo Seachem Purigen. Há quem diga que ajuda muita a tornar a água mais cristalina.
  5. Bruno Carneir

    Plantas de crescimento rápido

    Não tinha pensado nisso. Mas obrigado vou então lavar bem as raízes. Numa pesquisa rápida na Internet falam em se fazer quarentena das plantas em soluções de água com lixívia (1 colher sopa de lixívia para 10 litros de água sanitária e meter as plantas por 10 minutos). Também aparece soluções de água com permanganato de potássio. Ou soluções de água com azul de metileno. Sendo que o mais corrente é soluções de água com permanganato de potássio. Não encontrei concentrações apenas para mergulhar as plantas por 10 minutos. Devo fazer alguma dessas coisas além de as passar por água?
  6. Bruno Carneir

    Plantas de crescimento rápido

    Obrigado Alvaro Silva. Agradou-me o facto desta planta absorver muitos nitratos por isso vai ser a primeira a arriscar. Quando tiver as plantas vou colocar algumas então no aquário e estava a pensar colocar outras numa caixa de plástico com água do furo (que tem altos nitratos) que assim se os peixes as comerem ia retirando dessa caixa para o aquário. Será uma boa alternativa? No caso das plantas quando as tiver devo fazer alguma espécie de quarentena como se faz com os peixes ou posso colocar logo no aquário?
  7. Bruno Carneir

    Aquário 300 Litros

    Bom dia a todos, Obrigado pelo teu contributo Vera Santos. Estou um pouco na dúvida sobre a sua durabilidade pois tive este Purigen durante 5 meses no filtro até ficar saturado (cor castanha) e ter de ser regenerado. Fiz a sua regeneração (ficou da cor beje) e voltei a colocar no aquário e passado 1 mês já esta saturado. Não sei se foi por ter tido um surto de nitratos que ele saturou rápido ou se após cada regeneração a durabilidade reduz consideravelmente? Sim foi um bocado por isso. Fiz também alguma pesquisa e em todo o lado aconselhavam a usar o Prime pois alguns acondicionadores de água tem na sua composição um composto (não me recordo do nome) que caso fosse usado produtos com o mesmo inviabilizava uma futura regeneração do Purigen. Por outro lado o Prime era o único acondicionador que uso e tinha cá em casa para usar após a regeneração. Mas a utilização de 4 colheres de sopa de Prime na regeneração caso o Purigen só aguente 1 mês torna-se um produto caro. Cumprimentos, Bruno Carneiro.
  8. Bruno Carneir

    Aquário 300 Litros

    Boas S.S. De facto a durabilidade curta do Purigen e sua regeneração cara (pois gasta muito Prime para ser regenerada) não justifica muito a sua utilização. O meu acho que vou tirar, regenerar e guardar o produto conforme as recomendações para se algum dia tiver alguma crise no aquário o usar. O segundo filtro vai ser comprado a curto prazo. Já ando a tratar disso. Mas o que tenho para já vai-se aguentando pois tenho tido a amónia e nitritos a zero. Quanto aos nitratos em principio vou colocar no aquário plantas flutuantes (salvinia cucullata) que são de rápido crescimento e irão absorver alguns dos nitratos.
  9. Bruno Carneir

    Plantas de crescimento rápido

    Boas Alvaro Silva. Após mais alguma pesquisa vou experimentar colocar a seguinte planta Salvinia cucullata. Algum cuidado especial que deva ter com esta planta?
  10. Bruno Carneir

    Plantas de crescimento rápido

    Boas. Quando refere sem substrato rico pode ser areia como eu tenho? Em relação em eles comerem ou não acho que só mesmo arriscando tal como fiz com as anubias. Se comerem mal também não lhes deve fazer.
  11. Bruno Carneir

    Aquário 300 Litros

    Obrigado RGTorres. Nunca tinha pensado nisso acerca do Purigen. Este fim de semana vou fazer uma TPA e se os nitratos ficarem abaixo dos 10 mg/l vou retirar o purigen para fazer a sua regeneração. E vou acompanhar a evolução de nitratos sem o Purigen. Só o pretendo fazer com valores de nitratos baixos pois assim percebo melhor a sua evolução já que a escala de cores mede de 0 / 2 / 5 / 10 / 20 e acima dos 20 a diferença de valores já é grande para perceber a evolução dos nitratos. Fiz uma TPA na Terça a noite e medi os valores de nitratos logo a seguir em 10 mg/l. Ontem a noite medi novamente e dava-me valores entre os 10 e 20 mg/l. Apesar da dificuldade na leitura de cores a ideia que tenho é que num período de 48h (2 dias) tive um aumento de 5 mg/l. Este é um valor alto ou aceitável? Falta agora perceber a influência do Purigen neste aumento de valores. Sendo que procuro manter os meus peixes até valores máximos de 25 mg/l (ou será muito?) devo ter de fazer as minhas TPAs para ai de 6 em 6 dias.
  12. Bruno Carneir

    Dúvidas com termostatos

    Boas. Outra questão que dificulta chegar a essas temperaturas mais altas quando a temperatura ambiente é muito inferior é as trocas de calor do aquário com o exterior. Não sei se o teu aquário é dos tapados. Mas como no geral não são existem muitas perdas de calor pela parte superior do aquário. Outra situação que prejudica é se encostares a traseira do aquário a uma parede, principalmente se for parede exterior da casa. Se for o caso afasta-o um pouco da parede. Coisas que podes fazer para reduzir essas perdas de calor com o exterior: Como é um aquário de 45 litros mesmo já montado e cheio talvez com ajuda o consigas levantar. Se sim podes coloca-lo sobre uma placa de algum material isolante (esferovite ou até mais bonito cortiça). Na altura não sabia senão tinha feito isso no meu aquário mas agora montado e cheio com 250 litros de água já ninguém lhe pega. Caso tenhas um fundo na parte de trás do aquário podes também colocar na traseira do mesmo uma placa de algum material isolante.
  13. Bruno Carneir

    Plantas de crescimento rápido

    Boas Alvaro Silva. Obrigado pela resposta. Vou pesquisar um pouco sobre elas e meter aqui nesta resposta uma a uma se encaixam ou não (e o porque) no que procuro que assim ajuda a orientar: 1- Anubias sp. - Já lá tenho 2 mas como são de crescimento lento não vão ter a absorção de nitratos que procuro. 2- Aponogeton capuroni, elongatus, ulvaceus. - Requerem substrato fértil (o meu substrato é areia) e CO2 (não tenho) por isso julgo que não se iam dar bem no meu aquário. 3- Cryptocoryne beckettii, pontederifolia e undulate - Encontrei informações contraditórias uns dizem crescimento lento e outros médio, uns dizem necessário substrato fértil e outros não. Qual o mais indicado? 4- Cryptocoryne nevillii - Crescimento é lento, requer CO2 e boa fertilização. 5- Cryptocoryne wendtii - Crescimento é lento e requer boa fertilização. 6- Echinodorus amazonicus, argentinensis, berteroi, bleheri “Amazonense”, bolivianus var. madagalensis, grandiflorus, horemanni, horizontalis, latifolius, macrophyllus, martii “Leopoldina”, parviflorus “Tropica”, quadricostatus, uruguayensis, “African Tiger”, ”Apart”, ”Kleiner Bar”, ”Ozelot”, ”Rubin”, ”Rubin Broad Leaf”, ”Rubin Narrow Leaves”, ”Schlueteri Leopard” e cf. “Osiris” - Requer substrato fértil e utilização C02. 7- Echinodorus cordifolius - No geral dizem ser de crescimento rápido e sem C02. Mas requer substrato fértil. 8- Hygrophila corymbosa, corymbosa”Stricta”, difformis e palustres - Requer substrato fértil e utilização C02. 9- Hygrophila polysperma - Encontrei informações contraditórias uns dizem uns dizem necessário substrato fértil e outros não, uns dizem CO2 e outros não. Qual o mais indicado? 10- Ludwigia sp - No geral dizem ser de crescimento rápido e sem C02 mas recomendado. Mas requer substrato fértil. 11- Microsorum pteropus - Crescimento lento. 12- Nuphar japônica - No geral dizem ser de crescimento rápido e sem C02. Mas requer substrato fértil. 13- Nymphaea alba, amazonum, caerulea, jamesoniana, lotus, sp “Rubra”, sp. “Queen of Siam” - Achei muito bonitas mas não encontrei a informação que pretendia (são plantadas no fundo e depois crescem até a superfície onde aparece as flores? É preciso CO2 ou substrato fértil)? 14- Sagittaria gramínea - Não achei informações. 15- Sagittaria platiphylla e subulata - Crescimento rápido, sem CO2 e não requer substrato fértil. 16- Salvinia cucullata - Crescimento rápido, sem CO2 e não requer substrato fértil. 17- Taxiphyllum barbieri “Musgo de java”, sp. “Flame Moss” e sp. “Spiky Moss” - Aparece-me que requerem CO2. 18- Valisneria americana, gigantea, nana, neotropicalis e spiralis - Crescimento rápido, sem CO2 e não requer substrato fértil. 19- Vesicularia ferriei e montagnei - Crescimento Lento. Em resumo: Plantas que seja necessário CO2 não tenho interesse. Plantas que requeiram substrato fértil no meu substrato de areia não se iam dar bem certo? Sem substrato fértil, CO2 e crescimento rápido sobram as seguintes: Sagittaria platiphylla e subulata Salvinia cucullata Valisneria americana, gigantea, nana, neotropicalis e spiralis Será que essas se aguentam com os meus peixes de água fria? Estas gostei muito mas não sei como são plantadas e se cumprem os requisitos (sem substrato fértil, CO2 e crescimento rápido): Nymphaea alba, amazonum, caerulea, jamesoniana, lotus, sp “Rubra”, sp. “Queen of Siam”.
  14. Bruno Carneir

    Carvão ativado - Fluval 406

    Boas. No Fluval 406 como o percurso da água é debaixo para cima: A cesta debaixo de todo deve ter as Esponjas Fluval Bio Foam e nas cestas de cima as cerâmicas. Senão as cerâmicas vão entupir com a sujidade que devia ficar retida nessas esponjas. Eu no meu tenho na primeira cesta (baixo de todo) as Esponjas Fluval Bio Foam e por cima delas tenho ainda as Fluval Polishing Pads. Na cesta acima tenho num compartimento do cesto os Fluval Biomax e no outro Sera Siporax. A terceira cesta está completamente cheia de Seachem matrix. E na ultima cesta volto a colocar no fundo Fluval Polishing Pads e por cima tenho Seachem Purigen.
  15. Bruno Carneir

    Aquário 300 Litros

    Boas RGTorres,, Além dos valores dos testes que mostram uma melhoria no aquário também notei uma melhoria no comportamento dos peixes. Já não vem tanto a superfície (apenas 1 vem com mais frequência) e o maior de todos já está a começar a comer novamente (mas ainda em muito pouca quantidade). Por isso julgo que está no bom caminho. Nesta TPA de ontem fiz também em simultâneo uma sifonagem do fundo que já se via alguma porcaria por lá espalhada. O filtro não lhe mexi sequer. Então se não faz mal e não tenciono mexer no filtro durante mais uns tempos vou no próximo fim de semana fazer outra TPA de 45%. E ver como dão os valores de nitratos (que vou acompanhar ao longo da semana). Em relação ao Purigen apesar de ter regenerado para ai a 3 semanas com esta crise de nitratos talvez tenha saturado. Quando abrir o filtro da próxima vez já vejo pela sua cor. A minha dúvida é se durante a regeneração do mesmo meto lá outro saco ou mantenho sem nada.

Tempo de vida do fórum


Data de criação do fórum: March 16, 2003 00:00:00