Bruno Carneir

.Membro Ausente
  • #Conteúdo

    253
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Days Won

    2
  • País

    Portugal

Bruno Carneir last won the day on Março 13

Bruno Carneir had the most liked content!

Reputação

33 :)

1 Seguidor

Sobre Bruno Carneir

  • Rank
    Super Membro Júnior

Informação de Perfil

  • Sexo
    Masculino
  • País
    Portugal
  • Concelho
    Trofa (Porto)
  • Localização
    Trofa

Quem visitou o meu perfil

319 visitas ao perfil
  1. Bruno Carneir

    GiveRiver

    Boas. Não te sei responder as dúvidas todas por isso espera por outras opiniões. Em relação a agitação da água da superfície acho que o ideal seria ter toda a superfície com agitação, pois assim conseguirias "oxigenar" mais a água. Acho que um "bico de pato" é utilizado normalmente para reduzir a força de saída da água por isso talvez por isso não consigas uma agitação em toda a superfície. Mas considerando o filtro que tens e o aquário ter mais de 1 metro de comprimento acho difícil conseguires agitação em toda a superfície. No meu caso tenho um aquário com 1 metro de comprimento e só consigo agitação em toda a superfície porque estou a usar 2 filtros Fluval 406. Em relação a alimentação e filtro estou com problema similar. Inicialmente fazia como estas a fazer, mas disseram-me que assim ia reduzir consideravelmente o tempo de vida útil dos filtros. Pois esta-se a ligar e desligar todos os dias 2 vezes. O que faço agora é quando vou dar de comer fechar um pouco a torneira de saída do filtro para reduzir o caudal.
  2. Bruno Carneir

    "Wise Nano Aquarium"

    Boa tarde. Este aquário ainda não teve grandes avanços por falta de tempo que tem sido gasto numas alterações no meu outro aquário de 300 litros. Vinha era pedir a vossa ajuda para seleccionar a iluminação do mesmo. Sendo que vou optar por plantas de mais baixa manutenção algumas das calhas que apresento a seguir é suficiente? - Calha AquaLED 40 -Chihiros A Series 401 Estava a pensar gastar na iluminação até um máximo de 35 euros.
  3. Bruno Carneir

    URGÊNCIA - Pontos Brancos

    Boas. Tens no site da marca as instruções de utilização em português. Deixo aqui os links: 1- Esha 2000 http://www.eshalabs.eu/portugues/products/esha-2000supregsup.pdf 2- Esha Exit http://www.eshalabs.eu/portugues/products/exit.pdf Lê bem o que está nas instruções pois há uma série de factores que podem prejudicar o bom funcionamento destes medicamentos. Por exemplo, que condicionador de água utilizas? Eles aconselham a fazer uma TPA grande sem condicionador de água pois estes reagem com o medicamentos (principalmente o Seachem Prime que muita gente utiliza). Outro exemplo, tens de retirar tudo o que seja carvão activado e resinas (Seachem Purigen) dos filtros antes do tratamento. Quanto ao prejudicarem as plantas julgo que não há problema. Eles nas instruções dizem que em nada afecta as plantas e a biologia do filtro. Eu utilizei a pouco tempo esses produtos e não tive nenhum problema. Já que tens os 2 produtos podes usar em simultâneo os 2 no aquário que assim cobres um maior numero de doenças que possam existir. Esses 2 medicamentos podem ser usados em simultâneo sem problemas e tal esta bem explicado nas instruções. Qual a dureza da tua água? Pois consoante a dureza da água podes ter de usar o dobro das dosagens do Esha 2000. E o Esha Exit caso os pontos brancos não desapareçam podes prolongar o tratamento de 3 dias para 5 dias. No fim dos tratamentos faz uma TPA grande e coloca carvão activado durante 1 semana no filtro para retirares os medicamentos da água. Durante o tratamento a água vai ficar muito verde mas depois da TPA e do carvão ela volta ao normal. Por último, confirma a quanto tempo esses medicamentos foram abertos. Pois 1 deles nas instruções fala que após aberto (mesmo a validade ser de 1 ou mais anos) só pode ser usado durante mais 6 meses.
  4. Bruno Carneir

    Doenças e hospital de peixes

    Boas. Conseguiste perceber qual a causa desse ataque de bactérias para veres se não vai voltar a acontecer? Os telescópios são dos kinguios mais sensíveis. Fizeste o ciclo de azoto no aquário principal? Qual a temperatura do aquário? Qual o filtro que tens? Quantos peixes tens neste momento? Tens de ver que esse aquário é pequeno para esse tipo de peixes de água fria e esses peixes sujam muito a água exigindo um sistema de filtragem muito bom. Lê as informações no seguinte link sobre os kinguios para saberes um pouco mais sobre eles. http://www.aquarismopaulista.com/aquario-kinguios/ Nesse link podes ver que para 2 peixes desses já necessitavas de um aquário de 150 litros. Se não tiveres um bom filtro com a quantidade de sujidade que eles produzem facilmente a água tem pouca qualidade e eles apanham doenças.
  5. Bruno Carneir

    Aquário com Amónia e Nitritos

    Concordo com o que foi dito anteriormente. O ciclo ainda está a decorrer (pois ainda tens amónia e nitritos, e estes só baixam quando fazes TPA) por isso a única coisa agora a fazer é mesmo continuares a fazeres TPAs para manter a amónia e nitritos baixos até o ciclo estar completo. Mas atenção que isso ainda te vai demorar umas semanas. E vai controlando bem com testes pois com TPAs podes medir valores de amónia zero e passado uns tempos esta aumentar caso o ciclo não esteja completo. O melhor é mesmo veres o dia em que montaste o Fluval e veres em que dia calha passados 3 semanas desse dia. Para teres uma ideia de até quando deves fazer TPAs frequentes.
  6. Bruno Carneir

    Aquário com Amónia e Nitritos

    Boas. Como já havia referido no outro tópico que criaste sobre o teu aquário o ciclo de azoto não se faz em pouco tempo nem a adicionares esses supostos "aceleradores de ciclo de azoto". Um ciclo demora sempre entre 30 a 40 dias. Como MrOverclock referiu anteriormente ao trocares o filtro perdeste todas as bactérias que haviam sido criadas e é como se tivesses começado o ciclo de novo a partir do dia que montaste o Fluval. Por outro lado estas a ter dificuldades em baixares os valores mesmo a trocar tanta água pois como tens imensos peixes eles estão constantemente a produzir "porcaria" criando valores altos de amónia. Se já não tens amónia no aquário é porque já tens no filtro as bactérias que transformam amónia em nitritos dai estes estarem altos. Agora vai demorar uns dias até teres bactérias que transformam todos os nitritos em nitratos. E os nitratos só diminuem com TPAs ou se tiveres muitas plantas. Acho que a solução que tens é continuares a fazeres TPAs até as bactérias se criarem no filtro e não tiveres amónia e nitritos no aquário. Está a ser um inicio atribulado mas não desistas pois quando o ciclo se completar vais ver que tudo corre melhor. Edit: quando fizeres as TPAs não faças limpeza do fundo caso tenhas pois existem sempre bactérias que se estabelecem no fundo e vidros do aquário. Se ao fazeres TPAs limpares o fundo e vidros começas a remover essas bactérias atrasando mais o ciclo.
  7. Bruno Carneir

    Aquário 60Lt - Fluval 106 - Caudal excessivo?

    Boas. Não confies em suplementos de bactérias pois não aceleram assim um ciclo de azoto. Isso normalmente é utilizado quando já tens o aquário com o ciclo feito e estabilizado e vais fazer uma limpeza ao filtro em que morrem algumas das bactérias e metes esses suplementos no filtro. No seguinte link tens o ciclo de azoto bem explicado. Que testes estas a usar para medir amónia, nitritos e nitratos? Se forem aqueles rápidos de tiras que medem vários parâmetros de uma só vez não são muito fiáveis. Os mais fiáveis são os testes que usam líquidos. O facto de teres amónia e nitritos a zero e nitratos a esses valores não é 100% certo que o ciclo está feito. Eu diria que mesmo usando esses suplementos o ciclo não está feito. E teres 5mg/l de nitratos podem estar a vir com a água da torneira que usaste para encher o aquário, para isso basta medires a água da torneira e ver se tem os mesmos valores. Se vires pelo gráfico do link anterior em apenas 2 semanas devias estar a medir valores de amónia e nitritos. Por isso está muito atento ao aquário. Quanto a flauta efectivamente consegues reduzir assim a corrente no aquário.
  8. Bruno Carneir

    Aquário 300 Litros

    Obrigado pelos concelhos Luis Gonçalves e neo_2. Já a algum tempo que ando a procura nas lojas do lubrificante próprio para estes o-rings da Fluval, para evitar ter essas tais bolhas e películas de gordura que me chateiam um pouco (até já comprei um skimmer para remover isso). Mas não é fácil arranjar tal produto nas lojas e só encontro online. Mas online aquilo custa menos de 3 euros mas só de portes pago cerca de 7 euros.
  9. Bruno Carneir

    Aquário 60Lt - Fluval 106 - Caudal excessivo?

    Boas. Tenho 2 Fluval 406 no meu aquário e eles usam umas mangueiras pretas corrugadas. Julgo que o teu 106 também as deva trazer. Se sim confirma bem se vai ser fácil ligares uns lily pipes nessas mangueiras pois eles são preparados para ligar a mangueiras normais. Quanto a alavanca do filtro se não estou em erro no manual dizem para no máximo a usar até metade. Ou seja, levantas a alavanca para reduzir o caudal do filtro e no manual dizem para não a levantares mais de metade do que é capaz. Pois deve colocar o rotor do motor sobre mais esforço. Eu pelo sim pelo não, não mexia nela e tentava reduzir a corrente por outras formas. Outra coisa: dizes que montaste o aquário a 2 semanas e já tens 14 peixes nele por isso deduzo que não fizeste o ciclo de azoto. Se não fizeste vai estando atento a amónia e nitritos que podem atingir valores demasiado altos e matar alguns peixes.
  10. Bruno Carneir

    Aquário 300 Litros

    Obrigado Alvaro Silva. A vaselina não faz mal aos peixes? Não te cria películas de gordura na superfície do aquário?
  11. Bruno Carneir

    Flagyl - Desparasitação

    Ele já está assim a 2 meses e continua forte e a nadar bem. Se fosse parasitas internos em 2 meses ele não devia ter melhorado ou piorado? Já me tinham questionado o mesmo. Mas como já anda assim a 2 meses pensei que fosse doença. Para ver se tem alguma pedra na boca como tinha de fazer? Dado a serem animais sensíveis tenho receio de qualquer coisa que envolva mexer neles.
  12. Bruno Carneir

    Aquário 300 Litros

    Boas, Alvaro Silva a ideia por esta solução foi mesmo com a intenção de ter os tubos mais a direito possível e sem cruzamentos. Assim reduzo também o comprimento destes (julgo que melhora na eficiência do filtro ter menos metros de tubagem) e a manutenção será muito mais simples. O acesso aos filtros continua igual no interior dos móveis. E cada uma das mangueiras vou separar em duas metades instalando nos furos do móvel uma curva preta a 90º onde encaixam os tubos, ou seja, assim é só desencaixar os tubos de cada lado dessa curva e limpar. Coisa que actualmente é extremamente difícil por estarem na parte de trás apertados entre o aquário e a parede. Luis Gonçalvez aproveito a perguntar uma coisa já que tem um filtro igual ao meu. Quando tens o filtro fechado e a funcionar se o inclinares para um dos lados ele verte água na zona que separa a cabeça da caixa do filtro? Nos 2 filtros Fluval 406 que tenho quando os inclino para os lados (para retirar algum ar acumulado que não sai por aquela patilha) eles vertem alguma gotas.
  13. Bruno Carneir

    Flagyl - Desparasitação

    Obrigado por toda a ajuda Luis Gonçalves. Pois eu não sei bem qual é o problema dele. O peixe que de momento está mais estanho é o cometa amarelo (pode ver fotos dele no inicio deste tópico). Pois ele por fora está bem (só tem umas escamas brancas de um dos lados mas já para ai a 2 meses) e nada muito bem (de forma mais normal possível), ou seja, visivelmente não aparenta nada. No entanto o comportamento mais estranho é na hora de comer. Deito a comida na água e ele nada muito rápido em direcção a comida e depois ao tentar comer abre muito pouco a boca e raramente consegue engolir os flocos de comida. Existe nele algo que o está a dificultar abrir a boca para comer de forma normal (quando o comprei não era assim, até era o que comia mais). Mas já procurei por estes sintomas e não encontrei nada. E disseram-me para fazer uma desparasitação.
  14. Bruno Carneir

    "Wise Nano Aquarium"

    Muito obrigado Alvaro Silva. Era exactamente algo do género que precisava.
  15. Bruno Carneir

    Aquário 300 Litros

    Luis Gonçalves na válvula do filtro onde encaixa a mangueira amarela nunca verteu água? Alvaro Silva os furos vou fazer de lado no móvel. A ideia era ter as entradas e saídas de água no mesmo lado do aquário certo? Se sim fazia nesse lado do móvel os 4 furos por onde saiam os tubos e subiam logo a direito na lateral do aquário para meter as entradas e saída de água nessa lateral. Assim evitava sair com os tubos por trás do móvel e depois ter de os desviar para a lateral onde ia andar na diagonal.