Termostatos eheim


Studio Nuno Silva

Recommended Posts

Boas a todos, sou um pouco iniciante nestas andanças,  mas gostava que me esclarecessem uma duvida.

Tenho um aquario de 300ltrs com discus como a casa de inverno é muito fria tive que meter 2 termostatos de 300w da eheim agora tenho oscilacoes na temperatura entre os 29 e 30 em vez dos 28 que tenho programado nos mesmos.

Adquri um shelly com sonda e aproveitei e liguei os termostastos a ele.

Criei um cenario em que os termostatos ligam aos 28graus e desligam aos 29.

A minha pergunta é, posso deixar o shelly comtrolar quando os termostatos ligam ou desligam (fisicamente) o que ate e bom pq me poupa energia ou posso danificar os mesmos tendo esse modo ativo?

Desde ja obrigada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia e bem vindo. Primeiro alertar que este tópico foi colocado na área respectiva nos equipamentos. 

Em relação à tua questão, os termóstatos têm um sensor que regula a temperatura desejada, se pretendes que seja 28° deveria ser possível que atingindo  essa temperatura desligassem. Parece que estão regulados para atingir os 30°, já experimentaste diminuir um grau na roda de topo?

Na mesma, nem que seja por precaução, podes usar a sonda para fisicamente desligar os termóstatos não vá um deles avariar e cozer os peixes. A única diferença é que aumentava o raio de ação da sonda para impedir que desligasse os termóstatos quando eles estão a trabalhar a temperaturas mais baixas, ou seja deixava a sonda ligar os termóstatos a partir dos 20° por exemplo.  Isto para evitar possíveis danos nos sensores dos termóstatos. 

Já agora, com a circulação da água pelos filtros há sempre áreas mais e menos quentes, já mediste em vários locais, pode haver discrepâncias que possas resolver colocando os termos em locais específicos e/ou mudando a colocação do in e do out dos filtros.

Espero ter ajudado. Quando puderes cria um tópico novo na área dos aquários com esses discus.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais