Studio Nuno Silva Posted October 31, 2023 Share Posted October 31, 2023 Boas a todos, sou um pouco iniciante nestas andanças, mas gostava que me esclarecessem uma duvida. Tenho um aquario de 300ltrs com discus como a casa de inverno é muito fria tive que meter 2 termostatos de 300w da eheim agora tenho oscilacoes na temperatura entre os 29 e 30 em vez dos 28 que tenho programado nos mesmos. Adquri um shelly com sonda e aproveitei e liguei os termostastos a ele. Criei um cenario em que os termostatos ligam aos 28graus e desligam aos 29. A minha pergunta é, posso deixar o shelly comtrolar quando os termostatos ligam ou desligam (fisicamente) o que ate e bom pq me poupa energia ou posso danificar os mesmos tendo esse modo ativo? Desde ja obrigada. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Tozé Nunes Posted November 1, 2023 Share Posted November 1, 2023 Bom dia e bem vindo. Primeiro alertar que este tópico foi colocado na área respectiva nos equipamentos. Em relação à tua questão, os termóstatos têm um sensor que regula a temperatura desejada, se pretendes que seja 28° deveria ser possível que atingindo essa temperatura desligassem. Parece que estão regulados para atingir os 30°, já experimentaste diminuir um grau na roda de topo? Na mesma, nem que seja por precaução, podes usar a sonda para fisicamente desligar os termóstatos não vá um deles avariar e cozer os peixes. A única diferença é que aumentava o raio de ação da sonda para impedir que desligasse os termóstatos quando eles estão a trabalhar a temperaturas mais baixas, ou seja deixava a sonda ligar os termóstatos a partir dos 20° por exemplo. Isto para evitar possíveis danos nos sensores dos termóstatos. Já agora, com a circulação da água pelos filtros há sempre áreas mais e menos quentes, já mediste em vários locais, pode haver discrepâncias que possas resolver colocando os termos em locais específicos e/ou mudando a colocação do in e do out dos filtros. Espero ter ajudado. Quando puderes cria um tópico novo na área dos aquários com esses discus. Adelaide Beehive- a Colmeia Scape no More! E se de repente... Crystal Beach Guesthouse Welcome to the JUNGLE Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts